Futebol
Desvendada a mensagem de Rui Borges ao plantel antes do Porto - Sporting
09 Fev 2026 | 11:07
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 10:27 |
Gary Neville não foi capaz de deixar de lado as críticas ao Manchester United depois da derrota com o Brighton, por 2-1. Bruno Fernandes fez dupla com Mason Mount durante o encontro e o antigo capitão dos red devils não ficou convencido com esta solução de Erik ten Hag.
"Não diria que o Manchester United teve azar, contra o Brighton. É muito difícil jogar futebol sem um avançado-centro. Já foi feito, com falsos noves, mas, depois, tens dois extremos especiais, que fazem aqueles movimentos para dentro e para fora", começou por dizer, em declarações à Sky Sports.
"Mas jogar com Mason Mount e Bruno Fernandes como jogadores mais adiantados, com Amad [Diallo] e Marcus Rashford na largura, é quase como se tivessem oferecido uma primeira parte, novamente.. Não jogaram mal, mas foi uma nulidade, na verdade. E é difícil marcar um golo, assim. Amad teve aquela oportunidade, devia ter feito melhor, ao segundo poste. É difícil marcar golos e jogar bem se não tens um bom avançado-centro, quanto mais sem um avançado-centro de todo", vincou Gary Neville.
Em 2023/24, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandes – que está avaliado em 70 milhões de euros – alinhou em 48 partidas: 35 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, seis na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga. Nos 4.285 minutos que disputou, o médio contabilizou 15 golos e 13 assistências na conta pessoal, sendo uma das grandes figuras da turma liderada por Erik Ten Hag.
Bruno Fernandes, recorde-se, saiu do Clube de Alvalade – onde chegou na época de 2017/2018, proveniente de um acordo com os italianos da Sampdoria, por cerca de 9,7 milhões de euros - duas épocas e meia após a sua chegada e rumou a Manchester, aos red devils, onde atua desde então.
Com a Listada verde e branca, Bruno Fernandes realizou 137 encontros, marcou 63 golos, fez 47 assistências e conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, fazendo as delícias dos adeptos leoninos. A ida para Inglaterra ficou fechada por 65 milhões de euros.
Confira aqui este golaço de Bruno Fernandes:
Antigo jogador do Clube de Alvalade realizou a sua antevisão ao Clássico entre leões e dragões, que se disputa esta segunda-feira, 9 de fevereiro
09 Fev 2026 | 11:34 |
Bruno César, conhecido como Chuta-Chuta pela potência do remate de pé esquerdo, representou Benfica e Sporting, sempre orientado por Jorge Jesus. Em Portugal, vestiu ainda as camisolas do Estoril e do Penafiel e, em entrevista ao jornal O Jogo, fez a sua antevisão ao Clássico frente ao Porto
Entre os Sportinguistas, permanece bem presente a memória do golo apontado no Estádio do Dragão, no último triunfo dos leões naquele recinto. Aconteceu na temporada 2015/16, numa altura em que o Sporting lutava pelo título com o Benfica. Na 32.ª jornada, frente ao Porto, Islam Slimani marcou aos 23 e 44 minutos, Herrera empatou pelo meio, e Bruno César fechou o resultado aos 85 minutos, pouco depois de ter entrado em campo.
"Luis Suárez trata-se de um grande jogador"
É esse tipo de momento que o antigo médio admite querer ver repetido no Clássico, agora com a equipa orientada por Rui Borges. Para isso, aponta a influência de Luis Suárez: “Trata-se de um grande jogador e isso nota-se por tudo que tem feito esta época no Sporting. Não o conhecia, tem todo o poder para resolver o jogo”, afirmou Bruno César, alertando ainda para a exigência do desafio frente a um adversário com a “capacidade do Porto”, que está a “jogar muito bem esta temporada”.
"Derrota do Sporting não fecharia o campeonato"
Uma derrota no Dragão poderia voltar a colocar o Sporting a sete pontos do líder, mas, para Bruno César, isso não significaria o fim da luta: “Não fecharia o campeonato, até porque o futebol reserva-nos sempre muitas surpresas”, sublinhou, reconhecendo, ainda assim, que abriria uma “margem de pontos de diferença muito grande”.
Contrariando a leitura de André Villas-Boas, o antigo médio entende que os portistas apresentam vantagem: “Por estar na frente, o Porto está melhor. Porém, o Sporting também está a jogar muito bem”, afirmou. Sobre o atual plantel leonino, Bruno César destacou Daniel Bragança. “Gosto muito do Bragança, tem força, mostra-se durante os jogos e isso encanta-me, até pela idade dele”, comentou.
Recuperando a época 2015/16, admitiu não se recordar da estratégia específica delineada por Jorge Jesus para o clássico, mas salientou a qualidade exibicional da equipa. “Como disse anteriormente, tratou-se de um ano muito bom, jogávamos sempre bem e com bons resultados. No entanto, o futebol às vezes prega algumas partidas e acho que foi isso o que aconteceu nessa época connosco”, acrescentou.
Quanto ao lance falhado por Bryan Ruiz frente ao Benfica, em Alvalade, frequentemente apontado como decisivo na luta pelo título, Bruno César rejeitou personalizações. “Creio que não. O Bryan sempre nos ajudou em vários jogos. Aquele lance poderia ter acontecido com qualquer um, infelizmente foi ele que perdeu. Quando se ganha, ganha todo mundo, quando se perde, perde todo mundo. Ali quem perdeu foram todos os jogadores, adeptos, e o Sporting”.
Antigo lateral esquerdo do Clube de Alvalade esteve em destaque em mais uma jornada da campeonato francês. Desta vez, num contexto 'classique'
09 Fev 2026 | 11:28 |
O PSG goleou em casa o Marselha, por 5-0, mantendo a liderança da Ligue 1, que tinha sido provisoriamente ocupada pelo Lens com a vitória frente ao Rennes, no sábado. A partida ficou marcada pelo domínio parisiense, protagonizado pelo bis de Ousmane Dembelé e um grande desempenho de Nuno Mendes. O ex Sporting - que se prepara para fazer algumas mudanças - assistiu o primeiro golo dos campeões europeus.
O PSG entrou forte e inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, numa jogada coletiva de alto nível a terminar com a assistência de Nuno Mendes e finalização certeira de Dembélé. Aos 37', o internacional francês voltou a fazer a diferença com um golaço, deixando dois adversários pelo caminho antes de fuzilar Jeffrey De Lange.
O domínio parisiense manteve-se após o intervalo. Aos 64 minutos, João Neves recuperou a bola em zona alta e cruzou para a área, com Facundo Medina a desviar inadvertidamente para a própria baliza e dilatando a vantagem parisiense no marcador. Apenas dois minutos depois, Dembélé voltou a desequilibrar e serviu Kvaratskhelia, que fez o 4-0 com um grande remate de primeira
Aos 74 minutos, Kang-In Lee, acabado de entrar, fechou a goleada com uma boa jogada individual após um remate forte rasteiro. O PSG ainda esteve perto do sexto golo, já nos descontos, mas o antigo lateral do Sporting acertou no travessão após excelente combinação dentro da área.
Com a vitória, o Paris Saint-Germain segurou o primeiro lugar na Ligue 1, com 51 pontos, mais dois do que o Lens, que na véspera tinha batido em casa o Rennes (3-1). Já o Marselha segue no quarto posto, com 39, menos três do que o Lyon, de Paulo Fonseca, que no sábado derrotou o Nantes (1-0).
Confira alguns momentos de Nuno Mendes na partida:
De seguida ao encontro frente ao Torreense, técnico da equipa da Cidade do Lis reconheceu a ajuda dada pelo Clube, também realçando o nome de Frederico Varandas
09 Fev 2026 | 11:14 |
Visivelmente emocionado no final do encontro com o Torreense, o treinador da UD Leiria, Fábio Pereira, destacou o apoio recebido por parte do Sporting - que quer 'proteger' jogador - , numa altura em que o clube e a região foram severamente afetados pela depressão Kristin.
O técnico fez questão de enaltecer a solidariedade demonstrada pelos leões e por Frederico Varandas, bem como pelo Alverca, que cedeu o seu campo para a equipa treinar. Fábio Pereira revelou ainda a incerteza sobre onde a equipa irá treinar na próxima terça-feira.
"Os grandes veem-se pela nobreza"
"Aproveito para reforçar o nosso agradecimento ao Sporting e ao seu Presidente pela forma como se disponibilizaram para nos ajudar. Os clubes grandes não se veem só pelos campeonatos que ganham mas, também, pela nobreza de ajudar quem precisa em determinados momentos", afirmou.
"E agradecemos também ao Alverca que ontem cedeu-nos o campo de treinos... e depois o jogo de hoje é quase segundo plano porque nem devíamos ter competido", acrescentou ainda, não deixando o apoio ribatejano de parte nas suas palavras.
Face aos estragos no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, o Sporting ofereceu ajuda aos leirienses, que a aceitaram, e, por isso, o treino do UD Leiria na passada quinta-feira foi realizado na Academia Cristiano Ronaldo. O Clube disponibilizou os relvados da ala da formação e o treino lá decorreu.