Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VARANDAS ATIRA-SE A PINTO DA COSTA: "É UM CORRUPTOR ATIVO" (VÍDEO)

Presidente do Clube de Alvalade deixou várias críticas ao homólogo do Porto, afirmando que o mesmo é "uma vergonha para o desporto"

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Mai 2022 | 11:22 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, presidente do Clube de Alvalade, discursou, no passado domingo (29 de junho), no 19.ª aniversário do Núcleo do Sporting de Carregal do Sal. Durante os 15 minutos em que falou aos adeptos presentes, grande parte das suas palavras foram dirigidas ao Porto e, claro, a Pinto da Costa.


"Pinto da Costa é um corruptor ativo e devia estar banido há décadas"



  • "Não me lembro de ver o FC Porto vencer um campeonato e o Sporting e o seu presidente serem o centro da atenção. Não só não é motivo de preocupação para nós, como também é reconfortante, motivador e encorajador. É a confirmação de que estamos no rumo certo. É a confirmação de que o Sporting já não é visto como o simpático terceiro grande. Como é maravilhoso ouvir o senhor Pinto da Costa com saudades e a elogiar o Sporting do passado recente.. Há gente que, por muito que ganhe, continuará sempre a ser muito pequena e, sobretudo, muito pobre. Não existe maior pobreza que a pobreza do caráter, da integridade e dos valores. São e serão sempre gente muito pobre, ao contrário da grandíssima e honrosa instituição que representam. Instituição essa que jamais será chamada em Alvalade, pelo nosso speaker, por outro nome que não seja FC Porto. Instituição essa que jamais terá os seus jogadores agredidos por elementos da organização do Sporting, que jamais verá em Alvalade o seu presidente a ver-lhe roubado o telemóvel cobardemente e que terá sempre os seus órgãos sociais e colaboradores recebidos em segurança e de forma digna. Instituição essa que jamais verá em Alvalade jornalistas agredidos, ameaçados ou coagidos por colocarem questões no exercício da sua profissão. Porque eles não sabem, nem nunca saberão, o que é ser grande. Porque jamais o Sporting será pobre ou pequeno. Ainda sobre o senhor Pinto da Costa, sou também obrigado a discordar veementemente do senhor Secretário de Estado do Desporto, que recentemente tomou posse. O senhor Pinto da Costa não é, nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional. Basta ouvir uma entre muitas escutas que estão disponíveis na internet sobre o processo Apito Dourado. Como, por exemplo, a de 24 de janeiro de 2004, horas antes de um FC Porto - Estrela da Amadora, onde, horas antes, o senhor Pinto da Costa, através do empresário de jogadores, António Araújo, oferece os serviços sexuais de três prostitutas à equipa de arbitragem liderada por Jacinto Paixão. É verdade que as escutas não foram meio de prova e que o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo, mas esse é um problema para a justiça portuguesa resolver. Mas mesmo não sendo consideradas como prova, também é verdade que essas escutas são reais e aconteceram mesmo. Não é preciso a justiça portuguesa dizer o que quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que devia estar banido do dirigismo há décadas".


"É uma vergonha para o desporto português"

  • "Ao senhor Pinto da Costa, por mais que lhe custe e por mais tentativas que faça para tentar apagar as suas ações, será sempre recordado como corruptor ativo. E eu aqui estarei, até ao último dia da sua presidência, para lhe recordar que é um corruptor ativo e uma vergonha para o desporto português. Ao mesmo tempo que aguardarei, com expectativa, o desfecho do processo Cartão Azul. Um País que reconhece o senhor Pinto da Costa como uma referência, é um País sem valores. E um País sem valores é um País sem futuro. E Portugal nunca poderá ser esse País".

"Se é para referir os feitos dos 40 anos de presidência, então, por favor, que o façam com rigor e com coragem"

  • "Nestas últimas semanas, tive oportunidade de ler inúmeros comunicados e textos de personalidades da nossa praça a felicitarem os 40 anos da presidência do senhor Pinto da Costa e a enumerarem as qualidades, as conquistas e os feitos. Fiquei surpreendido por, na lista dos feitos, não ver nada sobre as vergonhosas escutas do Apito Dourado, nem sobre o facto de este ter fugido para a Galiza horas antes de a Polícia Judiciária ir buscá-lo a sua casa. De ter pagado a familiares seus milhões de euros da Porto, SAD, bem como dos inúmeros casos de coação e intimidação a jornalistas, como a recente agressão, vista por todo o mundo, a um jornalista da TVI, feita por um elemento da comitiva do FC Porto. Se é para referir os feitos dos 40 anos de presidência, então, por favor, que o façam com rigor e com coragem».

"Podem contar com o Sporting nesta luta"

  • "Dirijo-me, novamente, ao senhor Secretário de Estado do Desporto, mas também ao senhor Ministro da Administração Interna. No dia 8 de maio, o País assistiu a um bárbaro assassinato, em plena via pública e aos olhos de todas as pessoas que ali estavam. Ocorreu às portas do Estádio do Dragão, aquando das celebrações do título. É, seguramente, um dos episódios mais brutais de violência de que há memória em Portugal. O que aconteceu foi muito mais grave que o ataque de Alcochete. Apesar de ter tido apenas um centésimo de cobertura mediática. Foi um episódio chocante, que mereceu um comunicado do FC Porto [Varandas leu-o na íntegra] que, pergunto, será que só a mim é que este comunicado faz confusão. O termo que devia estar lá bem vincado não era a lamentar a morte, mas sim a condená-la. Este é um comunicado pobre, cobarde e condicionado. Apelo ao senhor Ministro da Administração Interna para ser implacável na luta contra este crime organizado, que se acha impune à justiça e à lei. Muitos dizem que isto é um problema da sociedade e não do futebol. Mas isso não é verdade. Claro que é da sociedade, mas a origem deste problema está intimamente ligado ao futebol e aos clubes que permitem o seu financiamento ilegal, alimentando este crime organizado. Estes episódios são tão chocantes quanto embaraçosos para o nosso País. Podem contar com o Sporting nesta luta e em todas que venham a acontecer para que o desporto português seja mais limpo, mais transparente, mais saudável e mais digno".

Confira parte das palavras de Frederico Varandas:

https://twitter.com/olhaoquete2igo/status/1531035424403120128?s=20&t=6HTrWuIxLFopb-BG5IO-_g


Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

Clube de Alvalade deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos

Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo
Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo

24 Jul 2026 | 17:49 |

Icon Comentário0

O Sporting deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos. Depois de um período de alguma resistência, a Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, aproximando-se de um acordo que visa melhorar o ambiente de apoio à equipa em Alvalade.


O objetivo da administração, liderada por Frederico Varandas, passa por reunir novamente os diferentes grupos de adeptos na Curva Sul, recuperando a atmosfera que durante anos marcou os jogos do Sporting em casa. As conversações entre as partes têm registado avanços nas últimas semanas.


Entre as condições apresentadas pelo Clube está a atribuição de uma Gamebox com 30% de desconto aos membros das claques, incluindo acesso aos jogos disputados no Pavilhão João Rocha. O protocolo prevê ainda a possibilidade de aquisição da Gamebox Curva Sul e a reserva de um número específico de bilhetes para os encontros realizados fora de casa.


Em contrapartida, os Grupos Organizados de Adeptos terão de desocupar as respetivas sedes, conhecidas como "casinhas". A medida está relacionada com o projeto de requalificação do Estádio José Alvalade, que contempla intervenções nessa zona, à semelhança do que aconteceu anteriormente com outras instalações do Clube.

Com o entendimento alcançado entre o Sporting e a Juve Leo, segundo o jornal 'A Bola', o processo de aproximação entre a Direção e as claques ganha novo impulso, numa altura em que o clube procura recriar um ambiente de maior união e apoio nas bancadas durante a nova temporada.



Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

Proposta já motivou algumas reações negativas nas redes sociais, sobretudo pela diferença em relação aos principais rivais nacionais

Existe a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais dos sócios do Sporting, podendo superar valores praticados por Benfica e Porto
Existe a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais dos sócios do Sporting, podendo superar valores praticados por Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou a proposta de orçamento para a temporada 2026/27, documento que será levado a votação numa Assembleia Geral marcada para 25 de julho. Entre os vários pontos em análise pelos sócios surge a possibilidade de atualização dos valores das quotas mensais, uma medida que tem gerado discussão.


A principal alteração diz respeito à categoria A, destinada aos sócios adultos, que poderá passar dos atuais 13 euros para 14 euros por mês. Caso seja aprovada, esta quota ficará acima dos valores praticados por Benfica e Porto, sendo que também as restantes categorias de associados, como a B, C e D, poderão sofrer aumentos.


A proposta já motivou algumas reações negativas nas redes sociais, sobretudo pela diferença em relação aos principais rivais. A contestação surge numa altura em que o Sporting atingiu um novo máximo histórico de sócios pagantes, ultrapassando os 125 mil associados.


Segundo a Direção, liderada por Frederico Varandas (que viu a Justiça dar-lhe razão num processo contra o Porto), a revisão dos preços das quotas surge como resposta ao atual contexto económico, marcado pelo aumento generalizado dos custos e pela subida das taxas de juro. O Clube considera que estes ajustes são necessários para assegurar a continuidade e evolução das várias atividades e projetos em curso.

O documento apresentado contempla ainda a criação de uma nova categoria de associado, denominada “sócio base”. A modalidade terá menos direitos do que os sócios tradicionais, não permitindo votar, participar em AG's ou integrar processos eleitorais, mas possibilitando o acesso a benefícios como descontos, eventos e atividades promovidas pelo Clube.



Clube

Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas

Ambiente em torno dos leões aquece antes da nova temporada e um dossiê sensível está a provocar forte agitação no Clube de Alvalade

Brigada Ultras Sporting é a única claque do Sporting que está disposta a assinar um acordo com a direção de Frederico Varandas
Brigada Ultras Sporting é a única claque do Sporting que está disposta a assinar um acordo com a direção de Frederico Varandas

15 Jul 2026 | 12:24 |

Icon Comentário0

O Sporting enfrenta um novo foco de tensão fora das quatro linhas. Quando parecia existir margem para aproximar a administração liderada por Frederico Varandas dos grupos organizados de adeptos, o cenário sofreu uma reviravolta e o entendimento ficou seriamente comprometido, deixando um dos projetos mais ambiciosos da SAD praticamente sem efeito.


A proposta apresentada pelo Clube para criar um novo protocolo com as claques encontrou forte resistência. Segundo as informações do jornal Record, Directivo Ultras XXI, Juventude Leonina e Torcida Verde deverão rejeitar o acordo proposto pela SAD, sendo que apenas a Brigada Ultras Sporting estará disponível para assinar o documento.


A intenção da administração passava por recuperar a histórica Curva Sul do Estádio José Alvalade, através da criação de uma Gamebox específica, do apoio financeiro às deslocações dos grupos organizados de adeptos e ainda da implementação de uma zona de safe standing, com lugares em pé protegidos.


Entre os principais motivos para a rejeição estão a obrigatoriedade da identificação através da zona ZCEAP (Cartão do Adepto) e a situação das sedes das claques. Enquanto a Brigada já recebeu ordem para abandonar o espaço que ocupava no estádio, as sedes da Juventude Leonina, Torcida Verde e Directivo continuam envolvidas em processos judiciais, sem que tenha sido encontrada uma solução considerada satisfatória pelos adeptos.

Assim, o objetivo de Frederico Varandas de reunir novamente os grupos organizados na Curva Sul fica, para já, longe de se concretizar. Salvo uma alteração inesperada nas negociações, apenas a Brigada deverá formalizar o protocolo com a administração leonina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"
Clube

Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"

14 Jul 2026 | 09:46

Icon Comentário0
Claque do Sporting recusa assinar acordo e deixa forte recado a Varandas
Clube

Claque do Sporting recusa assinar acordo e deixa forte recado a Varandas

10 Jul 2026 | 10:59

Icon Comentário0
Alvalade vai voltar a viver uma noite histórica! Sporting prepara evento impactante
Clube

Alvalade vai voltar a viver uma noite histórica! Sporting prepara evento impactante

06 Jul 2026 | 09:52

Icon Comentário0