Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VARANDAS DISTRIBUI 'PRESENTES DE NATAL' AOS PROFISSIONAIS DO SPORTING; AMORIM FICOU DE FORA

Presidente leonino vai homenagear personalidades do universo verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Nov 2022 | 00:25 |

Icon Comentário0

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, a gala de entrega dos Prémios Stromp está de volta, num evento que terá lugar a 16 de dezembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa, a partir das 20h00.


Entre os 48 homenageados, o destaque vai para a ausência de Rúben Amorim dos nomeados. O prémio de Técnico do Ano foi para Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol.


Antonio Adán foi eleito futebolista do ano e Manuel Ugarte foi consagrado como jogador revelação, partilhado com o prémio com o andebolista Kiko Costa.


Mateus Fernandes venceu o prémio 'Academia', Alex Merlim conquistou o galardão 'O Atleta do Ano' e Auriol Dongmo averbou o de 'A Atleta do Ano'.

O prémio ‘Dirigente do Ano’ foi atribuído a Francisco Salgado Zenha, membro do Conselho Diretivo do Sporting, e o prémio ‘Saudade’ ao antigo presidente da Assembleia Geral do Clube, Sérgio Abrantes Mendes, e a Antero Silva Resende, antigo presidente da FPF e sócio do Sporting, ambos já falecidos.


Os leões referem que 17 dos premiados nos 'Óscares do Sporting' são-no por escolha (decididos pelos membros do Grupo Stromp), enquanto que 31 por inerência (destinam-se a atletas Sportinguistas medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo ou Campeonatos da Europa ao serviço de Portugal).

 

Confira a lista de premiados:

PRÉMIOS POR ESCOLHA

O Atleta do Ano: Alex Merlim (futsal)

A Atleta do Ano: Auriol Dongmo (atletismo)

Equipa do Ano: Equipa masculina de futsal

Revelação do Ano: Manuel Ugarte (futebol) e Francisco Costa (andebol)

Futebolista do Ano: Antonio Adán

Técnico do Ano: Ricardo Costa (andebol)

Coordenador: Miguel Almeida (ténis de mesa)

Dirigente: Francisco Salgado Zenha (Conselho Directivo)

Academia: Mateus Fernandes

Sócio: Nuno Feliciano Carvalho (Agriloja)

Dedicação: Ricardo Filipe (Filstone, SA)

Saudades: Sérgio Abrantes Mendes e Antero Silva Resende

Especial Funcionário: Paulo Silva Almeida (Departamento de Sócios)

Especial Carreira: Nelson Costa (treinador taekwondo)

Especial Mérito Desportivo: Equipa masculina de natação

 

PRÉMIOS POR INERÊNCIA

Mundial: André Santos (kickboxing)

Mundial: Vicente Pereira, Diogo Matos, João Vaz e André Almeida (natação adaptada)

Mundial: João Soldado (ténis de mesa adaptado)

Mundial: Bárbara Silva (kempo)

Mundial: Sofia Moncóvio e Rita Batista (hóquei em patins)

Mundial: Ângelo Girão, Henrique Magalhães e João Souto (hóquei em patins)

Mundial: Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Rúben Tavares, Lucas Santos, João Félix, José Domingues e Sofia Correia (ginástica)

Europeu: João Costa (tiro)

Europeu: Teresa Bonvalot (surf)

Europeu: Tomás Paçó, João Matos, Erick Mendonça, Miguel Ângelo, Pany Varela, Pauleta e Zicky Té (futsal)

Europeu: Tiago Santos e Hugo Estrela (kickboxing)

Europeu: Equipa masculina de corta-mato

 


Clube

Adepto baleado nos festejos do Sporting queixa-se de ter sido esquecido pelo Clube: "Não tive apoio"

Apesar das críticas, Bernardo Topa garante que continuará a apoiar leões e deixou um apelo à Direção liderada por Frederico Varandas

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio
Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio

30 Jul 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, voltou a pronunciar-se publicamente sobre o caso e deixou críticas à forma como o Clube lidou com a situação, considerando que o apoio prometido pelos responsáveis leoninos acabou por não se concretizar.


Numa mensagem publicada nas redes sociais, recordou o momento em que foi atingido e revelou que a situação teve um forte impacto na sua vida pessoal e profissional. O adepto afirmou que, naquela noite, saiu de casa apenas para festejar a conquista do Sporting, mas acabou por ficar marcado por um episódio traumático, após ter sido atingido por um disparo da Polícia de Intervenção.


O Sportinguista lembrou ainda que recebeu a visita de Frederico Varandas e do diretor de comunicação Gonçalo Vilela Santos no hospital, onde terá sido transmitida a ideia de que o Clube iria acompanhar o processo. Contudo, mais de um ano depois, Bernardo Topa afirma sentir que esse apoio não passou de ações pontuais, como a oferta de artigos da loja oficial e um convite para a tribuna, considerando que ficou aquém do que esperava.


"Não tive qualquer tipo de apoio ou acompanhamento da situação que acreditei ter", escreveu o adepto, que garante ter suportado sozinho várias despesas relacionadas com consultas, cirurgias, reconstrução estética e próteses. Bernardo Topa diz sentir-se "esquecido" pelo Clube e defende que todos os sócios devem ser tratados da mesma forma, independentemente da sua posição ou visibilidade.

Apesar das críticas, o adepto garante que continuará a apoiar o Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas para que situações semelhantes sejam acompanhadas de outra forma no futuro. O processo relacionado com o incidente, segundo o próprio, continua em fase de inquérito.


Veja a publicação:


Clube

Assembleia Geral do Sporting: Confira os resultados das votações

Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios

Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados
Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados

26 Jul 2026 | 10:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados. No final da sessão, Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios.


"Foi um dia de Sporting cheio de participação e de espírito Leonino que culminou, já fora da AG, com a vitória do Sporting no seu jogo de apresentação. Além de a AG ter enchido de orgulho os Sócios, que assim participaram na vida do Clube, tivemos também a coincidência de termos alcançado a vitória no Troféu Cinco Violinos".


Ao todo, participaram na votação 2.408 sócios, correspondentes a 14.208 votos, sendo que o orçamento de rendimentos, gastos e investimentos para o exercício de 2026/27 foi aprovado com 2.118 votos a favor, 265 contra e 25 votos brancos ou nulos.


As contas consolidadas relativas ao exercício económico de 2024/25 também receberam luz verde, ao recolherem 2.219 votos favoráveis, 157 contra e 32 votos brancos ou nulos. Na mesma sessão, os sócios aprovaram ainda a aquisição do espaço correspondente ao Holmes Place Alvalade, no Estádio José Alvalade, por 8,7 milhões de euros, com 2.270 votos a favor, 125 contra e 13 votos brancos ou nulos.

O quarto e último ponto da ordem de trabalhos incidiu sobre a criação de uma nova categoria de sócio, definindo os respetivos direitos e deveres. A proposta foi aprovada com 1.591 votos favoráveis, 778 contra e 39 votos brancos ou nulos, encerrando uma AG em que todas as medidas apresentadas obtiveram aprovação.


Pedro Almeida Cabral considerou que a votação demonstra a confiança dos associados na atual liderança do Clube: "Não nos compete a nós fazer ponderações políticas sobre o estado do Clube e sobre o grau de adesão dos Sócios às propostas. Ainda assim, posso dizer que me parece evidente que estes resultados demonstram uma confiança acentuada no mandato desta Direção. Demonstra que o Clube está unido", afirmou. Antes da reunião magna, Frederico Varandas falou do mercado.


Clube

Negócio fechado! 'Reforço' mais esperado a chegar ao Sporting; Varandas faz acordo bombástico

Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época

Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas
Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas

25 Jul 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.


O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.


Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.


O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.

Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível
Clube

Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível

25 Jul 2026 | 13:56

Icon Comentário0
Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca
Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

24 Jul 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52

Icon Comentário0