Clube
Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"
22 Abr 2026 | 12:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
24 Nov 2022 | 00:25 |
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, a gala de entrega dos Prémios Stromp está de volta, num evento que terá lugar a 16 de dezembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa, a partir das 20h00.
Entre os 48 homenageados, o destaque vai para a ausência de Rúben Amorim dos nomeados. O prémio de Técnico do Ano foi para Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol.
Antonio Adán foi eleito futebolista do ano e Manuel Ugarte foi consagrado como jogador revelação, partilhado com o prémio com o andebolista Kiko Costa.
Mateus Fernandes venceu o prémio 'Academia', Alex Merlim conquistou o galardão 'O Atleta do Ano' e Auriol Dongmo averbou o de 'A Atleta do Ano'.
O prémio ‘Dirigente do Ano’ foi atribuído a Francisco Salgado Zenha, membro do Conselho Diretivo do Sporting, e o prémio ‘Saudade’ ao antigo presidente da Assembleia Geral do Clube, Sérgio Abrantes Mendes, e a Antero Silva Resende, antigo presidente da FPF e sócio do Sporting, ambos já falecidos.
Os leões referem que 17 dos premiados nos 'Óscares do Sporting' são-no por escolha (decididos pelos membros do Grupo Stromp), enquanto que 31 por inerência (destinam-se a atletas Sportinguistas medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo ou Campeonatos da Europa ao serviço de Portugal).
Confira a lista de premiados:
PRÉMIOS POR ESCOLHA
O Atleta do Ano: Alex Merlim (futsal)
A Atleta do Ano: Auriol Dongmo (atletismo)
Equipa do Ano: Equipa masculina de futsal
Revelação do Ano: Manuel Ugarte (futebol) e Francisco Costa (andebol)
Futebolista do Ano: Antonio Adán
Técnico do Ano: Ricardo Costa (andebol)
Coordenador: Miguel Almeida (ténis de mesa)
Dirigente: Francisco Salgado Zenha (Conselho Directivo)
Academia: Mateus Fernandes
Sócio: Nuno Feliciano Carvalho (Agriloja)
Dedicação: Ricardo Filipe (Filstone, SA)
Saudades: Sérgio Abrantes Mendes e Antero Silva Resende
Especial Funcionário: Paulo Silva Almeida (Departamento de Sócios)
Especial Carreira: Nelson Costa (treinador taekwondo)
Especial Mérito Desportivo: Equipa masculina de natação
PRÉMIOS POR INERÊNCIA
Mundial: André Santos (kickboxing)
Mundial: Vicente Pereira, Diogo Matos, João Vaz e André Almeida (natação adaptada)
Mundial: João Soldado (ténis de mesa adaptado)
Mundial: Bárbara Silva (kempo)
Mundial: Sofia Moncóvio e Rita Batista (hóquei em patins)
Mundial: Ângelo Girão, Henrique Magalhães e João Souto (hóquei em patins)
Mundial: Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Rúben Tavares, Lucas Santos, João Félix, José Domingues e Sofia Correia (ginástica)
Europeu: João Costa (tiro)
Europeu: Teresa Bonvalot (surf)
Europeu: Tomás Paçó, João Matos, Erick Mendonça, Miguel Ângelo, Pany Varela, Pauleta e Zicky Té (futsal)
Europeu: Tiago Santos e Hugo Estrela (kickboxing)
Europeu: Equipa masculina de corta-mato
Tensão tornou-se notória no encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Gil Vicente, e preparam-se novas movimentações
18 Mai 2026 | 11:54 |
O encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, do último sábado, dia 16 de maio, ficou também marcado por um reforço significativo do dispositivo policial no topo norte de Alvalade, zona habitualmente ocupada pela Directivo Ultras XXI.
Segundo revela agora o jornal A Bola, o aumento da segurança esteve relacionado com informações recolhidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, através dos spotters destacados para o encontro no Estádio José Alvalade.
Os dados recolhidos pelas autoridades apontavam para uma forte divisão interna no grupo organizado de adeptos, cenário que levantou receios de possíveis confrontos físicos entre elementos ligados às diferentes fações da claque leonina.
A mesma fratura interna poderá, inclusivamente, estar na origem da criação de um novo grupo organizado no mesmo setor do Estádio José Alvalade. Na base do conflito estará um recente processo eleitoral vivido no seio do Directivo Ultras XXI.
Segundo uma das correntes envolvidas, o ato eleitoral terá sido marcado por alegadas irregularidades, situação que culminou na mudança da estrutura diretiva da claque e agravou as tensões entre os apoiantes, que agora se dividiram.
Atualmente, o topo sul de Alvalade continua ocupado por outras claques ligadas ao universo leonino, como a Juventude Leonina, a Torcida Verde e a Brigada Ultras. Ainda assim, entre os grupos organizados de adeptos presentes no estádio, apenas a última é oficialmente reconhecida pelo Conselho Diretivo do Sporting.
Presidente do Clube de Alvalade viverá dias intensos e não quer perder dois dos momentos mais importantes da temporada leonina
09 Mai 2026 | 11:51 |
Frederico Varandas - que prepara mudança drástica - volta a mostrar total envolvimento nas decisões mais importantes do Sporting e já definiu uma verdadeira maratona para acompanhar duas equipas leoninas em momentos decisivos da temporada 2025/2026.
O presidente verde e branco vai deslocar-se até Pesaro, em Itália, para assistir à final da Liga dos Campeões de futsal, onde o Sporting terá pela frente o Palma. O encontro está marcado para domingo, às 17h00, e pode representar mais um troféu europeu para os leões.
A presença de Varandas numa final europeia da modalidade não surpreende, tendo em conta que o líder leonino tem acompanhado regularmente os momentos mais importantes das diferentes equipas do Clube desde que assumiu a presidência.
Mas a viagem não termina em Itália. Depois da final de futsal, Frederico Varandas regressará rapidamente a Portugal para marcar presença, já na segunda-feira, em Vila do Conde, onde a equipa principal de futebol do Sporting enfrenta o Rio Ave.
O encontro da formação orientada por Rui Borges, referente à 33.ª jornada, pode ser determinante nas contas finais do campeonato. Assim, o presidente leonino prepara-se para acompanhar dois momentos cruciais do Clube em menos de 24 horas.
Após uma temporada bem sucedida em muitas maneiras e feitios, Clube de Alvalade varre tudo e todos ao alcançar algo notável
26 Abr 2026 | 15:35 |
O Sporting continua a escrever páginas douradas na sua história e, desta vez, com um feito transversal a várias modalidades. Os leões tornaram-se no primeiro clube a garantir presença nas finais da Taça de Portugal em seis modalidades diferentes na mesma época.
Para já, o emblema verde e branco - que vai receber 20M por um jogador - já levantou dois troféus ligados à prova rainha: no basquetebol, com uma vitória frente ao Porto (86-84), e no voleibol, após um triunfo emocionante diante do Benfica (3-2).
No entanto, o impressionante percurso não fica por aqui. O Sporting ainda vai disputar as finais em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins, mantendo viva a ambição de aumentar ainda mais o palmarés numa temporada que já é histórica. Este domingo, dia 26 de abril, há jornada dupla, com decisões no hóquei em patins frente ao Barcelos e no futsal diante do Benfica.
Mais à frente, os leões voltam a entrar em campo para outras decisões importantes. No futebol, a final do Jamor está marcada para dia 24 de maio, frente ao Torreense, enquanto no andebol o objetivo será alcançar o ‘penta’, num duelo novamente diante do Benfica, agendado para 7 de junho.
Até agora, o melhor registo pertencia ao Benfica, que em 2014/15 marcou presença em quatro finais e venceu todas. O Sporting supera agora essa marca, colocando o seu nome no topo e demonstrando uma consistência rara no panorama desportivo português.