Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0A entrada do Chelsea no capital social da SAD do Sporting está, para já, adiada. Segundo o jornal ‘O Jogo’, o tema não vai ser levado à Assembleia Geral pela Direção presidida por Frederico Varandas, pese embora os Sócios possam questionar o líder dos leões sobre essa temática.
“A prioridade da SAD é fechar a restruturação financeira e não voltar a estar em risco de perder a maioria do capital. Ainda assim, a entrada de um parceiro estratégico foi falada entre a Direção. No entanto, não vai à discussão em Assembleia Geral uma possível incursão do Chelsea por uma parte minoritária da SAD. Não quer dizer que os Sócios não o questionem”, escreve o diário desportivo, na edição desta sexta-feira, 29 de setembro.
Contudo, mesmo que, no futuro, o Varandas e Todd Boehly, dono do Chelsea, se venham a entender, há um grande problema: a UEFA. É que o organismo que tutela o futebol europeu não permite que os proprietários de um clube detenham participações, maioritárias ou minoritárias, num outro emblema, impedindo que ambos participem nas competições europeias.
“Para que um clube (sociedade desportiva) possa participar nas competições da UEFA (Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência) não pode, direta ou indiretamente, deter (ser sócio ou acionista) ou negociar valores mobiliários (ações ou similares) de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA”, explica João Manteigas, em declarações ao jornal ‘A Bola’.
Resta agora saber se, perante estas condicionantes, o dono do Chelsea, Todd Boehly, continua interessado em adquirir pelo menos parte da SAD do Sporting. Recorde-se que, em Portugal, o fundo de investimento dos proprietários do PSG já detém parte da SAD do Braga.
Relembre o momento em que Frederico Varandas anunciou que o Sporting é detentor maioritário da SAD