Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VARANDAS RESOLVEU VMOCS E AGORA HÁ NOVOS PRAZOS

Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões, mostrou-se satisfeito pelo resultado das votações

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na última terça-feira, dia 12 de julho, as VMOC’s do Sporting conheceram um novo capítulo. Em três Assembleias Gerais – uma da SAD e outras duas de obrigacionistas – foram aprovadas as propostas de alteração das condições de vencimento das VMOC’s 2010 e VMOC’s 2014, alargando o prazo para que os proprietários das VMOC’s recomprem as mesmas.



Pontos em discussão


O ponto 1 previa "deliberar sobre a proposta de modificação dos termos e condições da emissão designada por VALORES SPORTING 2010 com o ISIN PTSCP1ZM0001, alterando as condições de vencimento antecipado por opção do titular dos VMOC VALORES SPORTING 2010", sendo que a proposta apresentada pelo Sporting - na condição de accionista - foi aprovada com ampla maioria, obtendo 427.581 votos a favor, zero contra e 24 abstenções.


Já o ponto 2 tinha como objetivo "deliberar sobre a proposta de modificação dos termos e condições da emissão designada por VALORES SPORTING 2014 com o ISIN PTSCP1ZM0000, alterando as condições de vencimento antecipado por opção do titular dos VMOC VALORES SPORTING 2014" e a proposta do Sporting teve o mesmo resultado: 427.581 votos a favor, zero contra e 24 abstenções.

O presidente da mesa da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Bernardo Ayala, destacou a forma "eficiente" como decorreram os trabalhos. Os dois pontos em votação foram aprovados por clara maioria sem votos contra, um detalhe que deixou o dirigente leonino bastante satisfeito.

"Tudo foi feito de um modo eficiente"

"Decorreu tudo da melhor maneira possível num dia importante. Foram três assembleias gerais muito distintas. A primeira foi da SAD e as outras duas foram de obrigacionistas. Uma para as VMOC de 2010 e outra para as de 2014. Decorreram as três muito bem, de modo eficiente e com civismo. Tudo foi feito com muito civismo, de modo eficiente, e tudo o que era para deliberar foi deliberado. Saímos daqui satisfeitos não só com os trabalhos, mas também com os resultados", referiu o dirigente leonino antes de explicar os resultados práticos do encontro.

"Basicamente permitimos aos proprietários das VMOC um prazo mais alargado ao que era permitido"

"Como sabemos as VMOC são convertíveis em ações da SAD, e não foi isso que foi aqui deliberado. O que foi deliberado foram as janelas de tempo em que isso pode ser feito, e para além daquilo que já vinha previsto do passado, foram criadas duas janelas adicionais, uma de 13 de julho a 30 de julho deste ano, e a outra será uma janela recorrente até 2026 de 1 de julho a 30 de julho. Basicamente permitimos aos proprietários das VMOC um prazo mais alargado ao que era permitido".

Desta forma, fica fechado o reforço do clube na SAD, objetivo da administração de Frederico Varandas. O pagamento ao Millenium BCP foi garantido através de uma antecipação de receitas. O valor em dívida seria de quase 84 milhões de euros (83,417 M€), mas a SAD negociou a recompra de cada título por 16,8 cêntimos, bem abaixo do preço de venda, que foi de 1 euro.

Fotografia de Sporting

Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓


Clube

Luís Mendes, antigo responsável do Benfica, acusa Varandas: “Sporting não pagou nada ao banco”

Antigo vice-presidente dos encarnados concedeu uma entrevista na qual afirma que o Clube de Alvalade está a ser beneficiado

Luís Mendes, ex dirigente do Benfica, acusa o Sporting de Varandas de ser beneficiado
Luís Mendes, ex dirigente do Benfica, acusa o Sporting de Varandas de ser beneficiado

  |

Icon Comentário0

Luís Mendes, antigo vice-presidente do Benfica até junho de 2024, concedeu uma entrevista na qual abordou a temática que é o controlo económico que está a ser feito na Liga Portuguesa de Futebol (FPF), agora presidida por Pedro Proença. A verdade é que nem o Sporting conseguiu escapar ao comentário do ex-responsável dos encarnados, com uma acusação.


“Porque se eu for analisar aquilo que foi e está a ser feito na Liga, ao nível, por exemplo, do controlo económico, é um controlo económico incipiente. Eu há dias tive conhecimento, por exemplo, que o Sporting renegociou uma dívida com um banco e desde essa renegociação não voltou a pagar rigorosamente nada ao banco”, começou por dizer, em declarações ao jornal Record.


E nós não temos controlo económico, o qual tem de haver. Para já é um problema do banco, mas também é um problema do Benfica. E é um problema do Benfica porquê? Porque está a concorrer em pé de desigualdade com alguém”, acrescentou o antigo dirigente.


“Acha normal numa indústria que se quer competitiva, equitativa, que hajam entidades que estejam a ter benefícios nesta matéria? Onde é que o controlo económico da Liga está a funcionar e está a atuar para não permitir que aconteçam essas situações”, rematou o antigo vice-presidente dos encarnados.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.



Clube

Depois do anúncio de recompra do Alvaláxia, sabe-se agora quanto irá custar ao Sporting

André Bernardo apresentou a novidade em conjunto com novo Plano Estratégico dos leões e, agora, questão será deliberada em Assembleia Geral

Sporting pretende recomprar o Alvaláxia
Sporting pretende recomprar o Alvaláxia

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou, recentemente, aquando do apresentação do Plano Estratégico para os próximo dez anos, que irá recomprar o Alvaláxia. Sabe-se, agora, que tal operação irá custar aos cofres do Clube de Alvalade 17 milhões de euros.


O valor da operação foi revelado aos Sócios verdes e brancos no na convocatória para a próxima Assembleia Geral, que irá decorrer no próximo dia 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha. Nesse momento, os associados leoninos serão chamados a falar sobre a proposta em cima da mesa que "poderá ser concretizada, juridicamente, por meio de uma das seguintes formas", pode ler-se, continuando.


"Diretamente, mediante a aquisição da fração à entidade proprietária, pelo valor total de 17 milhões de euros" ou "indiretamente, mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária da fração, pelo valor de até 17 milhões de euros", é explicado.


De resto, a convocatória para a AG informa, ainda, que a operação irá precisar de ser aprovada por uma maioria de pelo menos dois terços, ou seja, 66,66%. Assim sendo, a reunião magna terá de "conceder ao Conselho Diretivo todos os poderes necessários para negociar o formato jurídico e os termos e condições específicos e finais da referida aquisição".

No entanto, o financiamento desta mesma ação será um dos pontos mais importantes de debate, até porque a convocatória menciona a "constituição de hipoteca" sobre a fração (empréstimo) ou um "penhor sobre as ações (...) destinadas a assegurar o pagamento em contratada da mencionada aquisição", acrescenta-se.



Futebol

ESTÁ FECHADO! VARANDAS CONTINUA NO MERCADO: SPORTING TEM NOVO REFORÇO PARA A ESTRUTURA DO CLUBE

Clube de Alvalade mexe nesta janela de transferências

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Vilela Santos vai voltar ao Sporting para integrar a estrutura de comunicação do Clube, num cargo que não será o de diretor, extinto com a saída de Miguel Braga, em maio.


O responsável é quadro da LPM Comunicação e acompanhou Frederico Varandas entre 2018 e 2019, no início do seu primeiro mandato. Durante largos anos foi jornalista na Media Capital e Grupo Imprensa.


O Presidente do Clube verde e branco tem assim novo reforço na estrutura do clube, após ter feito várias contratações desde o futebol até às modalidades, num ano em que o Sporting quer conquistar múltiplos troféus para o Museu.


Varandas foi reeleito Presidente do Sporting em março de 2022, com 85,8% dos votos, derrotando os candidatos Ricardo Oliveira e Nuno Sousa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."
Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

 

Icon Comentário0
Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD
Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

 

Icon Comentário0
"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0