
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting procura, este sábado, dia 12 de abril, responder da melhor forma ao resultado negativo da última jornada, em que perdeu pontos com o Braga. Os pupilos de Rui Borges defrontam o Santa Clara, nos Açores, e Vasco Matos, treinador dos insulares, conversou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão à partida entre açorianos e leões.
Começou por falar de um trunfo para o jogo: "Sabemos da pressão que o Sporting tem para vencer e nós temos que saber lidar com essa pressão que está do outro lado. Tem muito a ver com o nosso trabalho, temos de perceber os momentos do jogo, a nossa estratégia, o trabalho ao longo da semana e acima de tudo temos que ser uma equipa extremamente competitiva, ambiciosa e muito agressiva", disse Vasco Matos.
Vasco Matos, que está castigado e não vai poder estar no banco durante a partida, referia-se, então, à pressão que existe em Alvalade depois do empate com o Braga. Em plena luta pelo título, mais algum deslize dos leões vai significar que deixam de depender apenas de si próprios para conquistarem o bicampeonato.
Prosseguiu, sobre uma possível vingança depois da partida da 1ª volta (0-1 em Alvalade): "Aquilo que controlamos é o nosso trabalho e temos muita ambição interna, somos extremamente competitivos e temos uma grande fome de ganhar. Sabemos que do outro lado está uma equipa pressionada porque tem de ganhar, mas isso não nos pode tirar lucidez do que temos que fazer, temos que ser muito assertivos em todas as nossas ações", explicou Vasco Matos.
Por último, uma palavra especial acerca de Aurélio Pereira: "Uma pessoa muito importante para muitas gerações no futebol português, inclusive para mim, na minha formação como atleta e como pessoa", atirou Vasco Matos, acerca do Senhor Formação.
Jovem extremo dos leões, que até já viu a sua transferência confirmada, rumo ao Chelsea, estará a dar muito que pensar ao treinador verde e branco
|
A poucas horas do apito inicial do Santa Clara - Sporting, Rui Borges tem ainda algumas dúvidas em relação ao 11 titular que vai lançar nos Açores. O técnico, que já convocou Pedro Gonçalves para a deslocação às ilhas, continua com algumas questões por responder, nomeadamente em relação às alas, onde se destaca Geovany Quenda.
Rui Borges não deve mexer muito na equipa em relação ao jogo com o Braga. Rui Silva começa na baliza, atrás de uma linha que deverá ser composta por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio - segundo A Bola, a haver surpresa, será St. Juste.
À frente do trio defensivo deverão voltar Morten Hjulmand e Zeno Debast, uma vez que Hidemasa Morita não está apto para reencontrar a antiga equipa. Nas alas, surgem as maiores dúvidas: do lado direito, Rui Borges está entre a irreverência de Geovany Quenda, na posição onde começou a temporada, e a consistência defensiva de Iván Fresneda.
Do lado esquerdo do terreno, três opções para o técnico: Matheus Reis, caso queira uma opção mais defensiva; Maxi Araújo, que já jogou várias vezes com Rui Borges nessa posição, ou Geny Catamo, que ocupou o lugar muitas vezes com Ruben Amorim.
A frente de ataque vai contar com Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, como tem sido habitual. O outro elemento do trio de ataque vai depender das escolhas que Rui Borges faça nas alas, uma vez que deverão ser Geovany Quenda ou Geny Catamo a ocupar o lugar em falta na ofensiva verde e branca nos Açores.
Equipa da capital espanhola recebeu, recentemente, boas notícias em relação à sua saúde financeira, e já tem plano para o mercado de transferências
|
É o último clube a entrar na corrida por um dos jogadores mais cobiçados do mundo. O Atlético Madrid viu a sua saúde financeira reforçada, e parece disposto a deixar uma fortuna no Sporting para levar Viktor Gyokeres para a capital espanhola e fazer dele a estrela da equipa às ordens de Diego Simeone.
Tudo se prende com uma renovação de contrato entre os colchoneros e a Nike, marca de vestuário desportivo que patrocina o clube da capital de Espanha. O valor que era pago ao clube dobrou com a entrada em vigor do novo vínculo entre as duas partes (dos 15 para os 30 milhões de euros, por ano), e o emblema madrileno ganha, assim novo fôlego para atacar o mercado de verão.
A imprensa espanhola conta mesmo que esta nova capacidade financeira vai motivar uma megaoperação por parte do Atlético de Madrid que pode deixar muitos milhões em Portugal. Isto porque um dos nomes que surge mais alto na lista do clube espanhol é o de Viktor Gyokeres, avançado sueco do Sporting.
Cresce, assim, a lista de interessados no avançado sueco. Depois de vários clubes da Premier League já terem demonstrado a vontade em levar o Viking de Alvalade, também de Espanha surgem rumores. A imprensa do país vizinho conta ainda que os colchoneros estariam dispostos para avançar também por Carreras, lateral do eterno rival de Lisboa do Sporting.
Resta saber como Diego Simeone utilizaria Viktor Gyokeres, e se estes seriam os únicos reforços do Atlético de Madrid, nomes que iriam obrigar a um investimento avultado. Para o ataque, o treinador dos colchoneros já conta com Julian Alvarez, contratado ao Manchester City na última temporada, e Alexander Sorloth, que chegou do Villareal também no verão de 2024, para além de Griezmann ou outros nomes menos utilizados.
Médio promissor das camadas jovens dos leões tem sido uma cara recorrente nas convocatórias do treinador verde e branco durante período de lesões
|
A equipa, e os adeptos, do Sporting receberam, recentemente, ótimas notícias: o regresso de Pedro Gonçalves às convocatórias de Rui Borges. No entanto, o retorno do médio internacional português deixa alguém sem espaço na equipa principal dos leões e o treinador principal parece ter feito a sua escolha: Henrique Arreiol, jovem médio defensivo.
O jovem leão tinha feito parte das últimas convocatórias de Rui Borges, muito em virtude das várias ausências que se faziam notar no plantel verde e branco. Perde, agora, definitivamente, espaço na equipa principal, e volta aos trabalhos da equipa B dos leões. Deve fazer parte do conjunto que vai defrontar o Atlético no próximo domingo, dia 13 de abril.
Lembrar que Pedro Gonçalves está ausente dos relvados, e das opções dos técnicos verdes e brancos, desde 10 de novembro - dia do Braga - Sporting da 1ª volta do campeonato. Mais uma volta inteira, ou mais de seis meses depois, Pote está de volta. O médio é, de resto, mais um dos regressos que se têm sentido nas últimas semanas, e que têm obrigado a ajustes constantes nas convocatórias de Rui Borges.
A altura da lesão de Pote coincidiu com o período em que Ruben Amorim deixou o Sporting e João Pereira assumiu o comando técnico dos leões. O antigo treinador verde e branco chegou a apostar em Arreiol como solução para o meio campo, quando as lesões começaram em Alvalade, mas o jogador tinha, entretanto, perdido espaço com Rui Borges - que preferiu Eduardo Felicíssimo ou Alexandre Brito para a mesma posição.
Eduardo Felicíssimo é, de resto, um dos jovens que está convocado para o Santa Clara - Sporting. De uma lista que já contou com vários nomes, restam apenas dois das camadas jovens dos leões esta jornada: para além do médio defensivo, está também Francisco Silva (guarda redes).