
Futebol
Marco Silva desiste e Sporting fica com caminho aberto para contratar craque
01 Set 2025 | 16:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Jun 2024 | 15:31 |
Frederico Varandas foi o convidado deste sábado de Daniel Oliveira no Alta Definição. O Presidente do Sporting recordou os tempos antes de contratar Rúben Amorim ao Braga e como Hugo Viana foi fundamental no processo, apesar de ter sido aconselhado a não pagar a cláusula de rescisão do técnico,
"Fui e ainda bem que fui (aconselhado). Foi uma decisão marcante. Teve muito a ver com a intuição mas também a parte racional. Lembro-me do primeiro jogo dele. Acabei o jogo e fiquei preocupado, foi o primeiro sentimento que tive. Fui falar com o [Hugo] Viana. Entendemo-nos muito bem. Senti que as coisas não estavam bem também em virtude da questão financeira. Quando não há dinheiro, não há dinheiro", começou por dizer Frederico Varandas.
"Tínhamos de começar com calma. Quando começamos a ver a fase de evolução do Rúben, perguntei ao Viana se dava para falar com ele. O Viana começa-se a rir. O Rúben tinha uma cláusula de 10 milhões. Eu e o Viana fomos ao Norte. O que é que eu senti? Primeiro, a parte racional. Depois, a parte intuitiva que sinto que é 'louca', mas o acreditar que o Rúben tem o olhar", acrescentou Varandas.
"Fechamos a porta, entramos no elevador, o Viana olha para mim, ri-se e diz '10 milhões é muito dinheiro'. E eu: 'Viana, qual é o melhor treinador para o Sporting? Eu não tenho dúvidas, tu tens?'. A única pessoa que estava alinhada comigo era mesmo ele. Ele nunca quis sequer sugerir outra coisa. Se calhar já devia ter ido buscar o Rúben há mais tempo. Depois, havia a questão do dinheiro. Disse ao Viana que a decisão estava tomada lá em baixo, depois de sairmos do elevador", terminou o Presidente dos leões.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Jogador tinha tudo acertado com novo emblema, mas negócio sofreu um volte face perto do fecho da janela de transferências
01 Set 2025 | 16:45 |
Tomás Handel pode mesmo ser desviado. O jogador do Vitória de Guimarães tinha tudo acertado para se tornar no mais recente reforço do CSKA de Moscovo, mas o negócio entre os clubes da Cidade Berço e da capital russa pode mesmo sofrer um volte face.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o emblema de D. Afonso Henriques acabou por riscar a proposta dos moscovitas e o médio defensivo de 24 anos deverá rumar ao Estrela Vermelha - clube que se sagrou campeão europeu em 1990/91 - num negócio que pode render 3 milhões de euros para a SAD vimaranense.
Muito recentemente, Tomás Handel até tinha vindo a ser recompensado pelo Vitória de Guimarães, naquela que pode ter sido uma jogada para que o luso-austríaco não saísse dos minhotos. Após a saída de Bruno Varela para o futebol da Arábia Saudita, o antigo internacional jovem português foi promovido a capitão de equipa.
Vale a pena recordar que, tal como avançado por um Exclusivo no nosso Jornal, o trinco de 24 anos fez parte da lista de potenciais reforços do Sporting. O jogador foi visto como uma possibilidade numa altura em que Hidemasa Morita mostrou não ter intenções de renovar com o Clube, com a direção verde e branca a tentar tirar proveito da bola relação que o jogador teria com Rui Borges.
Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - tem sido um dos jogadores mais preponderantes do Vitória e é dos atletas com mais mercado, podendo render um bom encaixe financeiro à SAD liderada por António Miguel Cardoso, numa temporada em que não pode contar com o encaixe financeiro das competições europeias.
Ainda assim, antigo jogador dos leões está confiante de que equipa de Rui Borges vá conseguir colmatar a saída de peso do plantel
01 Set 2025 | 16:40 |
José Eduardo lamenta a saída de Conrad Harder do Sporting. O ponta de lança está a caminho dos alemãs do Leipzig por uma verba a rondar os 26 milhões de euros, mas o antigo jogador do Clube de Alvalade sente que o avançado ainda tinha muito para dar ao serviço dos leões.
José Eduardo: Tenho muita pena (...) Um jogador com 20 anos, com vontade de ganhar, com o sentido de oportunidade que ele tem, podia desenvolver uma carreira muito boa no Sporting
"A forma como o Harder se dirigiu aos adeptos e se despediu das bancadas foi significativa... Tenho muita pena. porque acho que um jogador com 20 anos, com vontade de ganhar, com o sentido de oportunidade que ele tem, podia desenvolver uma carreira muito boa no Sporting, mas há que dar o benefício da dúvida ao treinador e à direção, porque eles é que estão com os jogadores dia após dia. Saberão, por isso, fazer essa avaliação com mais dados que os que eu tenho enquanto adepto. Acho que é um jogador com características únicas e que bem trabalhadas poderiam ser muito bem aproveitadas pelo Sporting", começou por dizer, em entrevista ao 'Notícias ao Minuto'.
Ainda assim, José Eduardo está confiante de que a equipa de Rui Borges vai conseguir colmatar a saída do dinamarquês: "Quando se vão buscar jogadores é sempre com a perspetiva de que eles irão melhorar a equipa. Os rendimentos é que já variam de variadíssimos fatores. Atualmente vejo uma equipa equilibrada, se os jogadores vierem certamente apresentarão outro tipo de qualidades, de características, mas depois depende da sua adaptação à equipa, depende do treinador", referiu.
José Eduardo e o mercado: "Não temos capacidade para ir buscar jogadores de topo mundial"
O ex-leão fez uma análise ao mercado realizado pelo Sporting: "Não estamos a ir buscar jogadores fora de série, sejamos claros. Não temos capacidade para ir buscar jogadores de topo mundial, enfim, vai buscar jogadores bons, mas... Acho que a equipa fica mais forte. Vamos ver a sua adaptação, as oportunidades que são dadas pelo treinador", rematou José Eduardo.
Conrad Harder dá assim por terminada a sua passagem pelo Sporting. Chegando no verão de 2024, proveniente do Nordsjælland, o jovem realizou um total de 52 jogos de Leão ao peito. Nos 1.669 minutos realizados, apontou 12 golos e sete assistências. O seu último tento pelos verdes e brancos chegou na deslocação à Madeira, na goleada por 4-1 frente ao Nacional.
Internacional português dos tricky trees é um dos principais alvos de Frederico Varandas neste fecho do mercado de transferências
01 Set 2025 | 16:18 |
O Nottingham Forrest recusou uma proposta do Botafogo por Jota Silva. O avançado internacional português é um dos principais alvos de mercado do Sporting, neste fecho de mercado de transferências, visto que é um pedido especial de Rui Borges feito à direção leonina.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema do Rio de Janeiro apresentou um negócio pelo ‘camisola 20’ dos tricky trees de 19 milhões de euros fixos. A este valor podem juntar-se mais 1M a cada 20 jogos realizados pelo fogão. No total, o acordo pode chegar a um valor máximo de 23M.
Já a última proposta do Sporting teve moldes diferentes aos do Botafogo. Tentando um forcing final por Jota Silva, a SAD leonina apresentou um empréstimo válido por uma temporada, com uma taxa de 2 milhões de euros, com a possibilidade de mais 2M por objetivos: 1M caso realizasse 50% dos seus jogos pelo Clube de Alvalade e outro milhão caso atingisse a marca dos 15 golos.
No caso da proposta apresentada pela direção de Frederico Varandas, o negócio tinha em vista também uma cláusula de compra obrigatória no verão de 2026, que veria o antigo extremo do Vitória de Guimarães ingressar a definitivo nos leões, a troco de 16 milhões de euros. Ainda assim, este negócio recebeu nega do proprietário dos tricky tees, Evangelos Marinakis.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.