Clube
Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF
13 Fev 2026 | 11:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
10 Nov 2022 | 14:53 |
Esta é a segunda parte do artigo. Saiba tudo o que Vicente Moura disse sobre Bruno de Carvalho: Leia mais AQUI. No livro ‘Crónica Olímpica’, apresentado esta quarta-feira, 9 de novembro, Vicente Moura dispara forte sobre Bruno de Carvalho, ao mesmo tempo que deixa elogiosas palavras a alguns membros da Direção com quem privou mais de perto. Mentiroso, sem carater, demagogo e populista são alguns dos ‘mimos’ com que o antigo líder do Comité Olímpico Português utiliza para descrever a pessoa que presidiu à Direção da qual fez parte durante cinco anos. (continuação)
Bruno de Carvalho: "Confiava inteiramente no seu discernimento"“Trabalhador incansável, confiava inteiramente no seu discernimento e capacidade de exercer o poder, desvalorizando em parte, preocupações organizativas, e, totalmente as opiniões dos que o acompanhavam nos órgãos sociais”. “Quando o resultado nos era adverso (nas modalidades), o Presidente evidenciava grande desconforto e, findo o jogo, sem mais, abandonava o pavilhão”. “À medida que que ele (Bruno de Carvalho) se tornava popular e mediático, ia acentuando as suas relações diretas com setores organizados de adeptos, Sócios ou simpatizantes do Clube, em detrimento dos laços com que os que se encontravam próximos dele”. “Bruno Carvalho, enquanto Presidente do Clube, infelizmente, tanto para ele como para o Sporting, trocou as virtudes da discussão plural e democrática dos assuntos (…) pela decisão autocrática das questões”. “No decorrer do segundo mandato, ficou patente que as algumas das suas opções careciam de serenidade e maior ponderação”.
"O seu discurso iniciou o declínio que conduziu à sua destituição"“O seu discurso (na noite da reeleição) iniciou o declínio que conduziu à sua destituição e ao seu desprestígio pessoal”. “Bruno de carvalho continuou a evidenciar a sua incompreensão acerca das dificuldades que caracterizam o desporto”. “A impressão que se tinha do seu comportamento era que o que verdadeiramente mais lhe importava no resultado positivo era a possibilidade de ele extrair prestígio e benefícios”. “A irresponsabilidade e demagogia com que conduzia os assuntos do Sporting, a que se associava uma incapacidade de ler os sinais que continuamente lhe chegavam da opinião pública e de um conjunto cada vez mais alargado de Sócios, fizeram com que não só eu, mas vários outros destacados sportinguistas tivéssemos passado a considerar prejudicial a sua permanência no Clube”.
“Bruno Carvalho reduziu a cinzas tudo o que construíra”“Acometido de vertigens populistas e autoritárias, sem se dar conta, abriu a caixa de Pandora, que o levaria à catástrofe”. “A história que me contara no início do primeiro processo eleitoral (…) era uma enorme mentira. Bruno de Carvalho não só mentiu quando me referiu os presumíveis investidores russos (Saiba mais AQUI), como iludiu, de uma forma geral, o conjunto dos seus apoiantes. Esta circunstância, por si só, diz muito do seu caráter”. “Nem todos os indivíduos estão à altura da responsabilidade do exercício dessa autoridade e que, a partir do momento em que deixam de acatar as normais legais e a moral, a confundem com autoritarismo. O apego do individuo a um cargo não pode fazê-lo esquecer das restrições que naturalmente estão associadas ao seu exercício”.
“Bruno de Carvalho usou a sua imagem pública em proveito próprio”“Entre o que Bruno de Carvalho afirmava e a forma como se comportava, tanto no Clube como na sua vida privada, evidenciava-se uma substancial diferença”.
Fotografia de Sporting
Eleições do emblema verde e branco terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março
16 Fev 2026 | 14:28 |
A candidatura de Bruno Sorreluz, mais conhecido por Bruno ‘Sá’, foi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting. O empresário, de 45 anos, entregou a lista no dia 12 de fevereiro e vai agora concorrer contra Frederico Varandas.
A novidade foi anunciada pelo próprio Bruno Sá, proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Estádio José Alvalade. O candidato recorreu às redes sociais para partilhar a notícia e agradecer tanto aos apoiantes como àqueles que duvidaram da capacidade da sua equipa em reunir os requisitos necessários.
B. Sorreluz: “É oficial! Vamos a votos"
“É oficial! Vamos a votos. Obrigado a todos os que acreditaram e tornaram possível esta missão, mas um agradecimento também a quem não acreditou e colocou em causa a capacidade da fantástica equipa que me acompanha”.
O empresário - que criticou recentemente Frederico Varandas - sublinhou ainda a preparação da sua equipa para enfrentar a campanha eleitoral: “Conseguir, em tão pouco tempo, os requisitos legais para formalizar a candidatura, mostra que estamos preparados para tudo. Vamos à campanha”, escreveu.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Candidato às próximas eleições do Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais após a formalização da sua intenção
13 Fev 2026 | 14:36 |
Bruno Sá entregou esta quinta-feira as assinaturas para a oficialização da sua candidatura à presidência do Sporting. E se inicialmente evitou revelar os nomes que integram a sua lista acabou por deixar críticas pelo facto de estes terem sido tornados públicos. Numa mensagem nas redes sociais da sua candidatura intitulada "há momentos na vida em que o silêncio deixa de ser opção", o candidato não se deixou ficar.
"Minutos depois [de falar aos jornalistas], os nomes que integram as listas da minha candidatura já circulavam em grupos de WhatsApp e, de seguida, na Imprensa, quando estavam apenas na posse de quem os recebeu oficial e confidencialmente", frisou, garantindo: "Já manifestei, por telefone, o meu profundo desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. João Palma."
"Como pode um candidato sentir confiança?"
"Como pode um candidato sentir confiança num processo em que informação sensível é exposta desta forma? Que garantias existem? Situações destas podem configurar uma violação grave dos deveres institucionais de reserva, confidencialidade e proteção de dados pessoais", escreve.
"A verdade é que este episódio não surge isolado. Tenho aguentado, em nome da elevação e do respeito pelo Sporting, um conjunto de situações que preferi não expor publicamente. Mas o que aconteceu hoje ultrapassa todos os limites", lançou, considerando que o episódio, que "ultrapassa todos os limites, não surge isolado", atirando: "Qual é o receio de eu ir a votos?", questionou Bruno Sá.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Antigo administrador da SAD leonina, entre 2016 e 2022, anuncia razões de não ser adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube
13 Fev 2026 | 13:10 |
O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".
"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"
“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.
"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.
"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"
Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".
Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".