Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VICE-PRESIDENTE DE BRUNO CARVALHO ELOGIA COLEGAS DE DIREÇÃO, MAS ‘DESTRÓI’ O ANTIGO PRESIDENTE – PARTE II

Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas com nota elevada, em contraste com avaliação muito negativa que faz do ex-líder do Sporting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Nov 2022 | 14:53 |

Icon Comentário0

Esta é a segunda parte do artigo. Saiba tudo o que Vicente Moura disse sobre Bruno de Carvalho: Leia mais AQUI. No livro ‘Crónica Olímpica’, apresentado esta quarta-feira, 9 de novembro, Vicente Moura dispara forte sobre Bruno de Carvalho, ao mesmo tempo que deixa elogiosas palavras a alguns membros da Direção com quem privou mais de perto. Mentiroso, sem carater, demagogo e populista são alguns dos ‘mimos’ com que o antigo líder do Comité Olímpico Português utiliza para descrever a pessoa que presidiu à Direção da qual fez parte durante cinco anos. (continuação)

Bruno de Carvalho: "Confiava inteiramente no seu discernimento"
“Trabalhador incansável, confiava inteiramente no seu discernimento e capacidade de exercer o poder, desvalorizando em parte, preocupações organizativas, e, totalmente as opiniões dos que o acompanhavam nos órgãos sociais”. “Quando o resultado nos era adverso (nas modalidades), o Presidente evidenciava grande desconforto e, findo o jogo, sem mais, abandonava o pavilhão”. “À medida que que ele (Bruno de Carvalho) se tornava popular e mediático, ia acentuando as suas relações diretas com setores organizados de adeptos, Sócios ou simpatizantes do Clube, em detrimento dos laços com que os que se encontravam próximos dele”. “Bruno Carvalho, enquanto Presidente do Clube, infelizmente, tanto para ele como para o Sporting, trocou as virtudes da discussão plural e democrática dos assuntos (…) pela decisão autocrática das questões”. “No decorrer do segundo mandato, ficou patente que as algumas das suas opções careciam de serenidade e maior ponderação”.
"O seu discurso iniciou o declínio que conduziu à sua destituição"
“O seu discurso (na noite da reeleição) iniciou o declínio que conduziu à sua destituição e ao seu desprestígio pessoal”. “Bruno de carvalho continuou a evidenciar a sua incompreensão acerca das dificuldades que caracterizam o desporto”. “A impressão que se tinha do seu comportamento era que o que verdadeiramente mais lhe importava no resultado positivo era a possibilidade de ele extrair prestígio e benefícios”. “A irresponsabilidade e demagogia com que conduzia os assuntos do Sporting, a que se associava uma incapacidade de ler os sinais que continuamente lhe chegavam da opinião pública e de um conjunto cada vez mais alargado de Sócios, fizeram com que não só eu, mas vários outros destacados sportinguistas tivéssemos passado a considerar prejudicial a sua permanência no Clube”.
“Bruno Carvalho reduziu a cinzas tudo o que construíra”
“Acometido de vertigens populistas e autoritárias, sem se dar conta, abriu a caixa de Pandora, que o levaria à catástrofe”. “A história que me contara no início do primeiro processo eleitoral (…) era uma enorme mentira. Bruno de Carvalho não só mentiu quando me referiu os presumíveis investidores russos (Saiba mais AQUI), como iludiu, de uma forma geral, o conjunto dos seus apoiantes. Esta circunstância, por si só, diz muito do seu caráter”. “Nem todos os indivíduos estão à altura da responsabilidade do exercício dessa autoridade e que, a partir do momento em que deixam de acatar as normais legais e a moral, a confundem com autoritarismo. O apego do individuo a um cargo não pode fazê-lo esquecer das restrições que naturalmente estão associadas ao seu exercício”.
“Bruno de Carvalho usou a sua imagem pública em proveito próprio”
“Entre o que Bruno de Carvalho afirmava e a forma como se comportava, tanto no Clube como na sua vida privada, evidenciava-se uma substancial diferença”.


Fotografia de Sporting




Clube

Varandas deixa mensagem de Natal aos adeptos do Sporting num ano de sonho para os leões

Presidente leonino manifestou desejo de que 2026 seja “à imagem dos últimos anos”, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido

Numa mensagem de Natal, Varandas reforçou ainda a ambição desportiva do Sporting, frisando que a expetativa é continuar num percurso “cheio de vitórias”
Numa mensagem de Natal, Varandas reforçou ainda a ambição desportiva do Sporting, frisando que a expetativa é continuar num percurso “cheio de vitórias”

25 Dez 2025 | 10:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas dirigiu-se aos adeptos do Sporting com uma mensagem de Natal e Ano Novo, na qual expressou o desejo de que 2026 seja um ano de continuidade em relação aos últimos tempos marcado por sucesso, estabilidade e conquistas, reforçando a ambição de manter o Clube competitivo.


Frederico Varandas: "Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos"


"Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos, cheio de vitórias. Viva o Sporting!", sublinhou, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido e a consolidação de um projeto que, segundo o mesmo, tem dado resultados dentro e fora de campo.


Num vídeo partilhado através do canal oficial, o dirigente fez questão de agradecer a todos os que contribuem para o sucesso do Sporting, desde atletas a treinadores, passando pelos funcionários e adeptos, lembrando que “nada se conquista sozinho” e que os triunfos são fruto de um esforço coletivo.

Por fim, mostrou confiança no futuro e deixou uma nota de esperança, afirmando acreditar que o Sporting continuará a “honrar a sua história”. Na última temporada, os leões conquistaram o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos e também a primeira dobradinha desde 2002. Atualmente é o segundo classificado da Liga, está nos quartos de final da Taça de Portugal, nas meias-finais da Taça da Liga e em posição de apuramento para a próxima fase na Liga dos Campeões.


Frederico Varandas está a preparar a recandidatura à presidência do Sporting para 2026, sendo que as eleições estão marcadas para março do próximo ano. Recentemente, na gala Stromp, confirmou essa intenção em avançar para um terceiro mandato, até 2030.


Clube

Frederico Varandas deixa grande aviso aos rivais do Sporting: "Somos o número um em Portugal"

Presidente do Clube de Alvalade deu uma entrevista ao diário 'Bild', na qual abordou a evolução dos leões no decorrer das últimas temporadas

Frederico Varandas acabou por analisar a evolução recente da equipa do Sporting e da estrutura que tem vindo a liderar em Alvalade
Frederico Varandas acabou por analisar a evolução recente da equipa do Sporting e da estrutura que tem vindo a liderar em Alvalade

09 Dez 2025 | 07:21 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas viajou para a Alemanha antes da restante equipa do Sporting, que se prepara para o embate frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O Presidente dos leões abordou a evolução do Clube nas últimas temporadas, em entrevista ao diário 'Bild', tendo ainda analisado o caminho dos verdes e brancos e comparado a equipa de Rui Borges com outros emblemas da Liga dos Campeões.


Frederico Varandas: "Bayern Munique - Sporting? Só temos a ambição e sonhos dos jogadores"


"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", começou por dizer o líder dos leões.


Frederico Varandas: "Sporting atravessava uma grande crise"

De seguida, Frederico Varandas recordou a forma como chegou à presidência leonina em 2018: "O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva".


"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", explicou ainda Frederico Varandas.

Além disso, o Presidente do Sporting afirmou que, desde então, "nunca mais" voltou a trabalhar como médico, à exceção do período da Covid-19. Fora isso, Varandas destacou o momento atual do Clube de Alvalade, seja ao nível de títulos ou de evolução dos mais variados parâmetros.

Frederico Varandas: "Sporting vive um dos melhores períodos da sua história"

"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", ressalvou.

Quando questionado sobre se, a curto ou médio prazo, a SAD do Sporting pretende concretizar uma nova venda avolumada - como Bruno Fernandes e até Viktor Gyokeres -, Frederico Varandas não andou em rodeios: "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel".


Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"
Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

24 Nov 2025 | 19:49

Icon Comentário0
Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"
Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

19 Nov 2025 | 08:24

Icon Comentário0
Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0