
Futebol
Futebol na TV (14 de maio): Cristianinho em ação, Sérgio Conceição joga final e Real Madrid sonha
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting perdeu, no passado domingo, dia 12 de novembro, diante do Benfica, no Estádio da Luz, num jogo referente à 11.ª jornada da Liga Betclic Portugal, por 2-1, com o golo verde e branco a ser assinalado pelo ponta-de-lança sueco, Viktor Gyokeres, após um passe de Marcus Edwards.
No momento da celebração, o camisola 9 fez o seu habitual festejo, colocando as mãos por baixo dos olhos recriando uma máscara, e Edwards fez questão de o acompanhar na maneira com que viveram o primeiro golo do jogo, que colocou o Clube de Alvalade em vantagem no marcador.
De leão ao peito desde julho, o avançado de 25 anos assinalou, no reduto dos encarnados, o seu 12.º golo da presente temporada, estabelecendo-se assim como o segundo melhor marcador da Liga Portuguesa, com sete golos. Os restantes foram assinalados na Liga Europa (dois) e Taça da Liga (hat-trick frente ao Farense).
Com esta derrota, os pupilos de Rúben Amorim partilham atualmente a liderança, em igualdade pontual – 28 pontos. O próximo jogo dos verdes e brancos para a competição nacional é apenas no dia 4 de dezembro, frente ao Gil Vicente, no Estádio José Alvalade.
Antes disso, os verdes e brancos terão dois jogos de exigência máxima para a Taça de Portugal e Liga Europa. Defrontam, dia 26 de novembro, a equipa do Dumiense para a quarta eliminatória da prova rainha, e viajam até Bérgamo, quatro dias depois, para enfrentar a Atalanta para a quinta jornada do grupo D da Liga Europa.
Confira aqui o momento:
Antigo jogador do Clube de Alvalade destacou a qualidade de jogador dos verdes e brancos que deve ser opção inicial de Rui Borges no próximo jogo
|
Morten Hjulmand não poderá dar o seu contributo à equipa do Sporting, na receção ao Vitória de Guimarães, devido a castigo. O médio e capitão dos verdes e brancos viu o quinto cartão amarelo no campeonato, no dérbi frente ao Benfica, e deverá ser substituído no onze leonino por Hidemasa Morita. Delfim, antigo jogador do Clube de Alvalade, elogiou o jogador japonês e sublinhou a importância da equipa controlar a posse de bola.
“É uma situação complicada, a equipa está entrosada com o onze habitual, com Hjulmand, o capitão, como um dos jogadores-chave. Contudo, creio que o Sporting terá uma motivação de tal forma crescente que o colega que o substituir fará um bom serviço. Morita tem sido opção, tem entrado, é um jogador distinto do Hjulmand, mas tem uma excelente leitura do jogo, e pode ser auxiliado pelos restantes colegas do meio-campo”, começou por referir Delfim, em declarações ao jornal O Jogo.
O antigo médio internacional português realça também a importância "do Sporting conseguir manter a bola": "Depende da quantidade de tempo em que o Sporting não tiver a bola, e do desgaste físico, principalmente nos jogadores que estiveram lesionados e estão a retomar. Uma coisa é fazer minutos com bola, a gestão do esforço é totalmente diferente do que quando se está à procura da bola. O desgaste será muito maior, as substituições serão feitas em função dessa posse, ou não, de bola”.
De resto, vale sublinhar que a equipa do Sporting tem conseguido bons resultados nos jogos em que não pôde contar com Hjulmand. No campeonato, na ausência do capitão, os leões venceram nas deslocações aos terrenos de Nacional (6-1) e Farense (5-0) e nas receções a Estoril (3-1) e Estrela da Amadora (3-0). O único resultado negativo foi o empate diante do AVS, fora (2-2).
Entretanto, a equipa verde e branca começa, esta quarta-feira, a preparar a receção aos vimaranenses, na Academia de Alcochete. O Sporting – Vitória de Guimarães está marcado para as 18h do próximo sábado, no Estádio José Alvalade. Vale sublinhar que, em caso de vitória, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional.
Banda portuguesa conquista Europa com “Deslocado” e celebra apuramento à Sporting: com referência ao avançado sueco nos festejos
|
Portugal está na final da Eurovisão 2025 e, curiosamente, o momento mais falado da noite não foi apenas a atuação da banda madeirense NAPA com a canção “Deslocado”. Foi, sim, a forma como celebraram: com uma referência inesperada ao craque do Sporting, Viktor Gyökeres. O baterista do grupo, João Rodrigues, não hesitou em puxar da máscara do avançado sueco quando se confirmou o apuramento para a grande final.
A atuação aconteceu esta terça-feira, em Basileia, na Suíça, e rapidamente conquistou o público e o júri. Portugal garantiu um dos dez lugares na final marcada para sábado, e a celebração foi bem leonina. João Rodrigues ergueu os braços, entrelaçou os dedos e colocou as mãos no rosto e fez o famoso gesto de Gyökeres, imortalizado em vários golos ao serviço dos leões. A imagem correu as redes sociais e não faltaram sportinguistas a elogiar a homenagem.
O Sporting reagiu nas redes sociais, no seu Instagram com dois emojis que remetem ao festejo icónico de Gyokeres, demonstrando que a onda de apoio não fica apenas dentro das quatro linhas. A ligação entre o clube e a cultura portuguesa parece estar mais forte do que nunca, agora também em palco europeu.
O avançado de 26 anos chegou ao Sporting na época passada e tornou-se rapidamente uma peça-chave no plantel leonino. Na temporada 2023/2024 tornou-se o melhor marcador do Campeonato Português e ajudou a equipa liderada ainda por Ruben Amorim, de conquistar o título nacional. Agora ao serviço do Rui Borges, Gyokeres tem superado as expectativas e já soma 38 golos e 8 assistências em 32 jogos da Liga Portugal Betclic. Neste momento, é um dos favoritos a vencer a Bota de Ouro.
A final da Eurovisão está marcada para este sábado e os olhos dos sportinguistas estarão certamente divididos entre o futebol... e a música. O Sporting joga a grande final do campeonato com o Vitória de Guimarães, às 18h no Estádio José de Alvalade. A equipa de Rui Borges, após ter empatado na Luz, segue na liderança da Liga Portugal em vantagem no confronto direto, em relação aos encarnados, e promete deixar tudo em Alvalade na última jornada da temporada 2024/25 e conquistar o bicampeonato.
Equipa vimaranense lamenta ausência de dois jogadores fundamentais na deslocação ao reduto dos verdes e brancos, na última jornada do campeonato
|
A equipa do Vitória de Guimarães já prepara o encontro diante do Sporting, a contar para a 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Para a partida no Estádio José Alvalade, o treinador dos vimaranenses, Luís Freire, sabe que não poderá contar com o central Filipe Relvas e o médio Tomás Handel, que vão cumprir castigo.
O defensor brasileiro e o centrocampista português viram o quinto cartão amarelo do campeonato, no encontro frente ao Farense – no qual foram titulares -, no passado domingo, e, segundo os regulamentos da Liga, ficam suspensos por um jogo. Vale lembrar que o Vitória de Guimarães foi derrotado na receção aos algarvios por 1-2.
Perante estas baixas, Luís Freire está obrigado a efetuar duas alterações no onze titular do Vitória de Guimarães. De acordo com o jornal A Bola, o central internacional venezuelano Mikel Villanueva deve assumir o lugar de Filipe Relvas, no eixo defensivo. Já no meio campo, o lugar habitualmente ocupado por Tomás Handel deve ser entregue a Tiago Silva, que cumpriu castigo no jogo frente ao Farense.
Do lado do Sporting, o treinador Rui Borges também não poderá contar com Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio, devido a castigo. O médio dinamarquês completou a série de cinco cartões amarelos no campeonato, no dérbi frente ao Benfica, enquanto o lateral-direito português foi expulso já depois do apito final do encontro no Estádio da Luz.
A equipa verde e branca começa, esta quarta-feira, a preparar a receção aos vimaranenses, na Academia de Alcochete. O Sporting – Vitória de Guimarães está marcado para as 18h do próximo sábado, no Estádio José Alvalade - que terá "casa cheia". Vale sublinhar que, em caso de vitória, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional.