Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Abr 2025 | 09:59 |
Apesar de Pedro Gonçalves ter regressado aos relvados após grave lesão em novembro, e ter sido destaque nas últimas semanas, parece não ser o jogador mais influente da equipa de Rui Borges, segundo o jornalista Hugo Forte que esteve presente no programa A Bola das 6, no canal BOLA TV, e o comparou a outro avançado do campeonato português.
Num dos momentos mais inesperados do programa, o jornalista lançou um exercício provocador: e se Viktor Gyokeres jogasse no Benfica e Vangelis Pavlidis vestisse a camisola do Sporting? A troca teórica incendiou a conversa com uma declaração bombástica: O sueco, atualmente melhor marcador da Liga, “marcava 40 golos à vontade” ao serviço das águias, na perspetiva do comentador. Mas o mais impressionante é que, mesmo com esse cenário hipotético, os números falam por si: Gyokeres continua a ser um fenómeno no Sporting.
O avançado leonino soma, até ao momento, 47 golos em 46 jogos esta temporada, uma média que desafia a lógica. Com mais 11 assistências, Gyokeres não é só matador, como também ajuda a criar várias oportunidades de golos. O seu impacto no Sporting vai muito para além da estatística: é presença, força, velocidade e uma capacidade de decisão que transforma qualquer lance em perigo iminente. No campeonato português, já leva 34 golos, mais do dobro de Pavlidis, o segundo classificado na lista de melhores marcadores.
O jornalista, ao comparar ambos, sublinha a diferença de estilos: enquanto Gyokeres parte com a bola dominada e desmonta defesas com arrancadas explosivas, Pavlidis é um finalizador clássico, mais dependente do serviço dos colegas. O grego, com 27 golos e 9 assistências pelo Benfica esta época, está longe da brutal influência de Gyokeres em Alvalade.
O avançado de 26 anos não só é o melhor marcador da liga, como já conquistou os corações dos sportinguistas. E se os rivais sonham com o que ele poderia fazer com outra camisola, nós já sabemos bem o que ele faz com a nossa: história. E a cada golo, aproxima-se mais de ser uma lenda em Alvalade.
O Sporting defronta hoje às 20h45, o Rio Ave no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. O encontro é válido para a segunda-mão das meias finais para a Taça de Portugal. A equipa liderada por Rui Borges segue com vantagem, por ter vencido os vila condenses em no Estádio José de Alvalade por 2-0. De recordar que a 31ª jornada para a Liga Portugal será no Estádio do Bessa, no próximo domingo às 20h30, frente ao Boavista, que luta para não descer de divisão, um jogo importante para o campeonato português. Reveja aqui as opções de Rui Borges para a eliminatória da Taça de Portugal.
Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário
06 Dez 2025 | 19:43 |
Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.
Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.
Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).
Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.
Nas redes sociais, jornalista apontou falhas à dupla do emblema verde e branco, apesar de ter ilibado um dos homens da frente da equipa leonina
06 Dez 2025 | 16:54 |
Rafael Soares analisou o dérbi entre Benfica e Sporting (1-1). Nas redes sociais, o jornalista apontou falhas a Geny Catamo e Francisco Trincão, que "protagonizou a pior definição do jogo", mas ilibou Luis Suárez das críticas, apontado o avançado colombiano como uma das melhores unidades do lado leonino.
R. Soares: "Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita"
"Foi uma das melhores oportunidades de golo no dérbi. Não aparece nos resumos nem na estatística, mas Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita", começou por escrever na rede social 'X' (antigo Twitter), antes de referir que Richard Ríos se evidenciou a Hidemasa Morita na luta pelo meio-campo.
"Ficou sempre a ideia que este era o tipo de jogo para Ríos. Encheu o meio-campo. Superiorizou-se a Morita, lança Dedic no 1-1 e executa um dos remates mais perigosos num lance iniciado por si em condução. Ainda está num lance perigoso de bola parada. Momento alto da época".
R. Soares: "Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting"
Rafael Soares saiu ainda em defesa de Luis Suárez, mas criticou a prestação de Geny Catamo: "Geny construiu uma aura à volta dos dérbis como se marcasse e jogasse sempre bem. Perante a exibição que estava a fazer e o desconforto de Quenda, Alisson até podia ter entrado mais cedo. Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, será jogado às 17h45, na Allianz Arena.
Veja a publicação:
Conhecido adepto do Clube de Alvalade, num tom sarcástico, deixou críticas a pilar do emblema verde e branco, após duelo no Estádio da Luz
06 Dez 2025 | 16:33 |
João Maria Jonet não ficou satisfeito com o empate do Sporting no reduto do Benfica (1-1). O conhecido adepto do Clube de Alvalade, num tom irónico, deixou críticas à postura adotada por Rui Borges ao encontro da 13.ª jornada da Liga portuguesa frente aos encarnados.
J. M. Jonet: "O Sporting tem um treinador mesmo muito bom, pá"
"O Sporting tem um treinador mesmo muito bom, pá. A sério, capaz de acalmar a equipa, capaz de mexer com critério e quando precisamos. Excelente, mesmo. 10/10. Renovem para sempre", escreveu o agora vereador na Câmara Municipal de Cascais, na rede social 'X'.
No Estádio da Luz, Pedro Gonçalves adiantou os leões, aos 12 minutos, mas o ucraniano Georgiy Sudakov repôs a igualdade, aos 27, naquele que foi o quarto empate dos encarnados em sete encontros em casa no campeonato e o primeiro em que os bicampeões nacionais cederam pontos fora do seu reduto.
Com o resultado alcançado no dérbi, o Sporting segue no segundo lugar, com 32 pontos, enquanto o Benfica é terceiro, com 29, sendo que o Porto, que soma 34, poderá reforçar a liderança nesta ronda, caso vença na visita ao Tondela, no domingo, dia 7 de dezembro.
Já neste sábado, dia 6 de dezembro, os titulares no Estádio da Luz realizaram trabalho de recuperação, enquanto os restantes jogadores treinaram normalmente às ordens de Rui Borges. Geny Catamo, que ficou maltratado após uma entrada dura de Gianluca Prestianni no final do jogo e saiu do estádio a coxear, cumpriu a recuperação com os colegas (Saiba mais AQUI).
Veja a publicação: