
Futebol
Ruben Amorim dá murro na mesa e dispara contra referência do Man United: "Crítico em relação a tudo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cinco adeptos 'casuals' do Benfica foram detidos pela GNR na noite de domingo, em Fafe, por posse de armas proibidades e de material pirotécnico. A situação ocorreu poucas horas antes do clássico frente ao Porto, disputado no Estádio do Dragão, que terminou com a vitória das águias por 4-1. Os detidos, com idades entre os 19 e os 30 anos, são suspeitos de pertencer à claque No Name Boys, e estavam vestidos de preto, sem adereços do clube, uma das características dos 'casuals', adeptos mais violentos e organizados que evitam identificação direta com os emblemas que apoiam.
Segundo a GNR, os cinco jovens foram intercetados junto a uma associação desportiva em Fafe, após denúncias de distúrbios e rebentamento de petardos. No local, as autoridades realizaram revistas pessoais de segurança, que levaram às detenções. Os adeptos estavam supostamente a preparar-se para se deslocar ao Porto, onde se realizou o clássico da Liga Betclic.
Na operação, a GNR apreendeu um verdadeiro arsenal: cinco objetos preparados para agressão, incluindo cabos de picareta, tacos de snooker e uma faca, além de 22 artigos pirotécnicos, entre petardos e bombas. Foram ainda confiscados três protetores bocais, que indiciam a preparação para confrontos físicos.
Na manhã desta segunda-feira, os detidos foram presentes ao Tribunal de Fafe para conhecerem as medidas de coação. As autoridades estão a investigar a ligação dos indivíduos a episódios de violência em outros jogos e encontros entre claques rivais, não sendo descartada a possibilidade de novos detidos ou reforço da vigilância em futuros jogos de risco elevado.
Este episódio volta a acender o alerta sobre os perigos do fenómeno das claques ilegais e da cultura ‘casual’ em Portugal. Apesar dos esforços das autoridades, os confrontos entre adeptos continuam a ser uma ameaça real à segurança pública nos dias de jogo, especialmente nos clássicos entre os três grandes. É de recordar o núcleo do Sporting que foi vandalizado há pouco tempo, por elementos dos adeptos rivais.
Leões entram em ação na Academia Cristiano Ronaldo em encontro importante para as contas do título, estando obrigados a conquistar os três pontos
|
A programação do Futebol na TV desta terça-feira fica marcada pela entrada em ação, às 11h00, dos sub-23 do Sporting na receção ao Famalicão, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase final da Liga Revelação, num encontro em que os verdes e brancos estão obrigados a vencer para subir na tabela classificativa, isto já depois da equipa principal ter empatado diante do Braga.
Nota também para o Espanha – Portugal, às 18h00, em futebol feminino, num jogo relativo à fase de grupos da Liga das Nações. Após o desaire em solo nacional, por 4-2, as lusas vão tentar fazer história e vencer a turma do país vizinho, numa tarefa que se avizinha como muito complicada.
Destaque ainda, naturalmente, para a Liga dos Campeões. O Arsenal – Real Madrid (Transmissão na Sport TV 5) e o Bayern Munique – Inter (Transmissão na DAZN 1) são os dois primeiros encontros dos quartos-de-final da prova milionária. A bola começa a rolar às 20h00.
Confira a programação do Futebol na TV desta terça-feira, 8 de abril:
Antigo jogador da equipa verde e branca foi assobiado todas as vezes que tinha a bola nos pés, no último jogo frente à equipa leonina
|
João Moutinho, antigo jogador do Sporting, foi bastante criticado na passada segunda-feira, no encontro que contava para a vigésima oitava jornada da Primeira Liga. A partida, entre a equipa leonina e o Braga, decorreu às 20h45 no Estádio José de Alvalade, e o ambiente foi repleto de emoções ao longo de todo o jogo.
O antigo jogador leonino, de 38 anos anos, encontra-se a jogar pela equipa bracarense desde a temporada 2023/24. Depois de ter sido transferido para o Sporting em 1999, onde fez grande parte da sua formação, esteve a servir o símbolo do leão até à temporada 2009/10, tendo subido à equipa principal em 2004. Ao longo das épocas foi considerado um pilar no meio-campo e uma das figuras mais importantes da equipa. A sua melhor temporada foi em 2009, onde em 50 jogos, registou nove golos e três assistências.
Em 2010 foi transferido para o Porto, por onde passou três temporadas. Para os adeptos do Sporting foi um ato de deslealdade e de rompimento total com a ligação ao clube, que o ajudou a formar-se e a garantir-lhe um lugar em campo onde pudesse mostrar as suas habilidades e afirmar-se.
No último jogo do Sporting, na passada segunda feira, foi a vez de a equipa leonina receber a equipa bracarense. Apesar de já se terem passados vários anos desde a troca do clube de Alvalade pelo Porto, a verdade é que os sportinguistas não esqueceram a traição, nem parece que vão esquecer! Todas as vezes que o antigo jogador leonino tinha a bola nos pés, o ambiente mudava radicalmente, ficando o Estádio José de Alvalade repleto de assobios, gritos e insultos para com o médio, agora atual jogador do Braga. É de recordar o resultado dos leões com o adversário, da passada segunda-feira.
João Moutinho, após ter estado três épocas no Porto, rumou ao Mónaco na temporada 2013/14, onde esteve cinco épocas. O médio sempre demonstrou bons resultados e era sempre utilizado no onze inicial. A sua época com melhores registos foi em 2014/15, com 52 jogos, cinco golos e oito assistências. Rumou ainda à Premier League, ao serviço do Wolverahmpton onde também esteve presente cinco temporadas, entre 2018 e 2023. Apesar de ter passado por vários clubes, João Moutinho demonstrou mais consistência e segurança no clube leonino.
Jogador deixou Alvalade no verão de 2024, e rendeu uma pequena fortuna aos cofres dos leões, mas a primeira época longe de Lisboa não está a correr bem
|
Mateus Fernandes assumiu-se como uma das pérolas do Sporting na temporada passada, e o clube decidiu vender o jovem médio por cerca de 15 milhões de euros para o Southampton, clube inglês que milita na Premier League. Mas a primeira época do jogador fora de Alvalade não tem corrida da melhor maneira.
Russell Martin tinha começado a época no comando técnico dos Saints, mas foi despedido depois de um mau arranque que deixou o Southampton em posição de descida na Premier League. Simon Rusk ficou como treinador interino, até à entrada de novo técnico principal: Ivan Juric.
O treinador croata liderou a equipa de Mateus Fernandes durante um total de 108 dias. Nos 14 jogos que fez à frente dos Saints, perdeu 12, e acabou, tal como o seu antecessor, despedido do clube antes da época acabar.
A temporada 24/25 é, de resto, um ano marcado por recordes negativos por parte do Southampton. Depois da série negativa de Juric, os Saints tornaram-se na equipa a ver a despromoção confirmada mais cedo na história da Premier League. Os jogadores da equipa já foram informados da saída do treinador croata.
Ivan Juric tinha assinado pelo Southampton em dezembro de 2024, vindo da Roma, de onde tinha sido despedido. Quando assinou contrato com os Saints, uma cláusula previa a rescisão do vínculo caso a equipa de Mateus Fernandes fosse despromovida, o que acabou por acontecer. Quanto ao médio português, pode mesmo deixar o clube no final da temporada.