
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vítor Pinto voltou a falar de Viktor Gyokeres. Numa altura em que o goleador sueco está cada vez mais próximo ser oficializado no Arsenal - após ter sido castigado no Sporting por Frederico Varandas - o comentador desportivo desafiou o avançado a explicar o que se passou nos últimos tempos.
Vítor Pinto: "Se for minimamente inteligente, Gyokeres vai proteger o legado que tem no Sporting"
“Se for minimamente inteligente, Gyokeres vai proteger o legado que tem no Sporting, as conquistas que alcançou e ajudou o Sporting a juntar ao seu palmarés e também, se for inteligente, não vai alienar algum sentimento de gratidão que possa existir na massa associativa do Sporting”, disse, ao Record na Hora.
Apesar de a situação já estar resolvida, Vítor Pinto acredita que o goleador devia justificar as semanas recentes: “Mais à frente, não demorará muito ao Viktor Gyokeres fazer um ajuste de contas, mas na primeira instância ele vai ser profissional e não vai, creio, entrar em choque com o Sporting. Se o Viktor Gyokeres acredita que verdadeiramente que foi traído, que houve uma quebra de confiança, que o Sporting lhe faltou à palavra, que dê uma entrevista. Ele vai ter de se explicar no que é que se fundamenta”.
Vítor Pinto: "Independentemente do que se passou, a verdade é que Viktor Gyokeres faz uma grande época desportivamente"
Em jeito de conclusão, o especialista não consegues esquecer o trabalho realizado pelo sueco no tempo em que este vestiu a Listada verde e branca, mas lamenta a forma como saiu de Alvalade: “Independentemente do que se passou, a verdade é que Viktor Gyokeres faz uma grande época desportivamente. Mesmo quando este lesionado tentou sacrificar-se a jogar pela equipa, mais do que um jogo superou os minutos que lhe estavam atribuídos pela unidade de performance”.
“Nesse aspeto, muitos adeptos do Sporting vão conseguir ter algum reconhecimento por ele. Simplesmente, na hora de saída e para estar a sair por uma verba que era basicamente aquilo que o Sporting pedia no início, a questão que os Sportinguistas que falam connosco colocam é ‘porquê?’”, terminou Vítor Pinto.
Na apresentação aos Sócios para a temporada 2025/26, Clube de Alvalade revelou a ordenação dos seus jogadores e existem mudanças
|
O Sporting apresentou os novos números das camisolas para 2025726. Antes do início do encontro frente ao Villarreal, a contar para o Troféu Cinco Violinos - que terminou com uma vitória verde e branca por 1-0 - os pupilos de Rui Borges foram chamados um a um, pela nova ordenação, com destaque para Conrad Harder, novo 'camisola 9'.
No setor mais recuado, o guarda-redes Rui Silva passou de usar a 24 para a 1, sucedendo assim a Franco Israel, que é reforço do Torino. Já Diogo Travassos, vai utilizar o número 19 nas costas, naquela que será a sua primeira época com a equipa principal dos leões.
Ainda assim, é na frente de ataque que existem mais alterações. Geovany Quenda vai passar a utilizar o número 7, Geny Catamo o 10, Rodrigo Ribeiro com o 28 e Conrad Harder será o novo ‘camisola 9’ do Sporting. O dinamarquês deixa assim o 19 que utilizou na temporada passada e ocupa o lugar na numeração deixado disponível depois da saída de Viktor Gyokeres.
Os adeptos verde e brancos passaram também a conhecer os novos números que serão utilizados pelos reforços desta temporada. Na baliza, João Virgínia irá jogar com o 12 nas costas. Mais à frente no terreno, Giorgi Kochorashvili vai envergar o 14, Alisson Santos o 27 e Rayan Lucas o 60.
Apenas faltam saber qual será a numeração dos jogadores que, ao que tudo indica, serão os novos reforços do Sporting para a temporada 2025/26, sendo eles Luis Suárez e Georgios Vagiannidis. O ponta-de-lança colombiano e o lateral-direito grego estão cada vez mais próximos de serem oficializados pelo Clube de Alvalade.
Treinador foi o responsável por descobrir o futebolista, que levou SAD dos verdes e brancos a pagar quantia choruda pela sua contratação
|
Sebastião Macias foi o responsável pela chamada de Luis Suárez - que já tem data de apresentação oficial - à seleção principal da Colômbia. O atual treinador da equipa B do Estoril era adjunto de Carlos Queiroz à data e admite que, apesar da potência, o novo avançado do Sporting "não é nada de especial" no jogo aéreo.
Sebastião Macias: "Tive de justificar ao 'professor' [Carlos Queiroz] o porquê da sua chamada"
"Observava os jogos dele e, quando foi chamado pela primeira vez para a seleção da Colômbia, fui eu que tive de justificar ao 'professor' [Carlos Queiroz] o porquê da sua chamada. Passava ao Oceano [Cruz] e era ele que reportava ao chefe de equipa", disse, ao jornal Record.
O técnico não esquece os primeiros vislumbres do novo reforço do Sporting, justificando a aposta no avançado: "A facilidade com que ele procurava a baliza era fora do normal. Vivíamos uma realidade pós-Falcão e havia escassez no capítulo da finalização. Os golos que o Luis Suárez marcava naquela altura eram os mesmos que continua a marcar hoje".
Sebastião Macias: "É muito forte no remate de pé direito, de pé esquerdo e a finalizar cruzamentos a meia-altura"
"Já era forte no ataque à profundidade, mostrando grande eficácia na condução da bola, surgindo com frequência na cara do guarda-redes e, entrelinhas, associava-se bem. Tem três momentos em que é muito forte. No remate de pé direito, de pé esquerdo e na forma como finaliza os cruzamentos a meia-altura. Nas situações de um-contra-zero, só com o guarda-redes também é eficaz. Porque sabe procurar bem os espaços nas costas da defesa", acrescentou.
Apesar dos elogios, Sebastião Macias revela algumas lacunas a Luis Suárez: "A capacidade de remate com o pé esquerdo ou com o pé direito. Sempre em força. Tem um remate muito potente. Quando as coisas lhe correm bem, tem uma capacidade incrível de colocar a bola no ângulo com muita potência. No jogo aéreo não é nada de especial".
Sebastião Macias: "Luis Suárez vai engrenar e conquistar rapidamente os adeptos do Sporting"
"Se as coisas correrem bem e a equipa tiver sucesso, Luis Suárez vai engrenar e conquistar rapidamente os adeptos do Sporting. Tem tudo aquilo que os adeptos apreciam num avançado. O que os adeptos gostavam no Viktor Gyokeres era a forma como enfrentava os adversários no um-para-um e a sua capacidade de remate", terminou Sebastião Macias.
Génio do Clube de Alvalade gerou apreensão aos adeptos que assistiam à partida do Troféu Cinco Violinos, no Estádio do Jamor e preocupou treinador
|
Pedro Gonçalves gerou alguma preocupação entre os adeptos leoninos. Na vitória do Sporting por 1-0 frente ao Villarreal, a contar para o Troféu Cinco Violinos, o jogador caiu com algumas queixas físicas, mas felizmente, o lance acabou por não passar de um susto para Rui Borges.
Ainda no decorrer da primeira parte do encontro de apresentação aos Sócios do Clube de Alvalade, após uma disputa de bola com o costa-marfinense Nicolas Pépé, Pote sentiu algumas complicações físicas no joelho esquerdo, que acabaram por não impedir o avançado dos leões de continuar em campo.
Pedro Gonçalves apenas acabou por ser substituído apenas aos 55 minutos da partida, quando deu a vez a Geovany Quenda. Ao contrário do ‘camisola 8’ do Sporting, quem ficou de fora do encontro no Estádio do Jamor foram Rui Silva, Georgi Kochorashvili e Maxi Araújo, todos por precaução.
Assim, os três atletas anteriormente mencionados podem estar em causa para o início oficial da temporada 2025/26 do emblema verde e branco, quando a comitiva de Rui Borges defrontar o Benfica, a dia 31 de julho, em partida a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.