
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jun 2024 | 12:19 |
Por de trás das conquistas e dos troféus, existe sempre umtrabalho que normalmente não está visível a olho nu, e, o caso do Sporting, nãoé diferente. Foi Adélio Cândido, adjunto de Rúben Amorim desde que partilharam ideias ao serviçodo Casa Pia e um dos braços direitos da peça-chave dos leões, que ajudou aplanear e delinear a estratégia que levou os verdes brancos a conquistarem osegundo título nacional em quatro épocas. Em entrevista ao podcast“Pró-Desporto”, o adjunto abriu o jogo e confessou todos os truques e segredosda conquista do título: e a resposta foi surpreendente.
“O Rúben é muito apaixonado pelo treino, mas também umapessoa aberta. Dentro da equipa técnica, o Carlos [Fernandes] trabalhou esteano com os avançados, o Emanuel [Ferro] com os médios e eu com a linhadefensiva. Existem muitas séries no [Amazon] Prime de futebol americano, sobreesse tipo de treinos mais individualizado. Vemos muito isso”, começou por dizerAdélio, confirmando que o desporto americano desempenhou um papel muitoimportante nesta jornada do Sporting.
“O Rúben já viu todos os documentários no [Amazon] Primesobre futebol americano. Eles trabalham de forma muito intensa e é mais táticoe com mais vídeos e jogadas. Há coisas que dá para aproveitar", completouo adjunto de 27 anos, admitindo ainda que o técnico prefere comandar planteiscurtos ‘para toda a gente estar motivada’.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020,oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquercoisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, otécnico liderou 212 encontros, tendo vencido 148, empatado 33 e perdido 31,sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Desde que chegou ao Sporting, juntamente com Rúben Amorimpara comandar a equipa principal dos leões, em 2019/2020, Adélio Cândido já festejou cinco títulos: doisCampeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça (2021/22) e duas Taçasda Liga (2020/21 e 2021/22).
Rui Borges optou por deixar o jovem médio dos leões fora da lista de convocados para a partida da oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:49 |
Rui Borges optou por deixar João Simões fora da ficha de jogo do Sporting - Braga e o jogador ficou confuso com a decisão, sabe o Leonino. O médio tentou perceber o motivo para ter sido deixado de lado após o jogo frente ao Napoli, no qual foi titular e até um dos destaques dos leões na partida.
Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.
No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.
Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Plantel principal dos verdes e brancos veio de folga após o empate com o Braga, válido para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:18 |
Rui Borges aproveitou o regresso da equipa do Sporting aos trabalhos para colocar os pontos nos i's junto do seu plantel. Depois de três dias de folga, com muitos jogadores ausentes devido à paragem para as seleções, o técnico dos leões quis deixar uma mensagem.
Antes de arrancar com a sessão de trabalhos, o treinador dos verdes e brancos optou por se dirigir ao plantel e abordou tudo o que correu mal no empate frente ao Braga (1-1), tanto como apontou rapidamente para o próximo objetivo do Sporting, que é o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, Rui Borges pediu ao seu grupo seriedade na preparação do jogo frente ao Paços de Ferreira e que todos encarem o adversário da Liga 2 com o maior respeito, uma vez que a deslocação ao seu terreno é tradicionalmente complicada.
Vale lembrar que o Sporting também deverá ter agendado um jogo particular para uma das próximas sessões de trabalho, mas ainda não se conhece o adversário escolhido. O objetivo da equipa técnica passa por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador da formação verde e branca fez questão de mostrar a desilusão que sente nas suas mais recentes declarações aos meios de comunicação
10 Out 2025 | 12:46 |
Georgios Vagiannidis não quis esconder a sua frustração após a derrota da Grécia na última quinta-feira, 9 de outubro, por 3-1, com a Escócia. O jogador do Sporting, que foi titular na partida, fez o rescaldo da terceira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026.
Vagiannidis: "O jogo virou do nada"
"Os primeiros sentimentos são negativos, é difícil. Não acho que nada tenha corrido mal em termos do nosso plano de jogo, entrámos com muita dinâmica, dominámos desde o primeiro minuto e não consentimos qualquer oportunidade. Mas o futebol é assim, nem sempre o melhor vence. O jogo virou do nada, mas o futebol é assim", começou por dizer, em declarações à Alpha.
Afastado do Sporting para representar o seu país, Vagiannidis também abordou o que mudar para o próximo jogo, no qual estará frente a frente com o seu capitão no Clube de Alvalade, Morten Hjulmand, uma vez que irá defrontar a Dinamarca.
"A única coisa positiva que posso tirar de hoje é que não há necessidade de mudar muito no nosso plano, porque funcionou na maior parte do tempo. Fizemos o que sabemos fazer bem, manter a bola, criar oportunidades, não permitir oportunidades atrás de transições. Temos de estar mais focados nas bolas paradas, que não são o nosso ponto forte", atirou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em sete partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 440 minutos, nos quais conseguiu fazer uma assistência para os companheiros de equipa.