Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Por de trás das conquistas e dos troféus, existe sempre umtrabalho que normalmente não está visível a olho nu, e, o caso do Sporting, nãoé diferente. Foi Adélio Cândido, adjunto de Rúben Amorim desde que partilharam ideias ao serviçodo Casa Pia e um dos braços direitos da peça-chave dos leões, que ajudou aplanear e delinear a estratégia que levou os verdes brancos a conquistarem osegundo título nacional em quatro épocas. Em entrevista ao podcast“Pró-Desporto”, o adjunto abriu o jogo e confessou todos os truques e segredosda conquista do título: e a resposta foi surpreendente.
“O Rúben é muito apaixonado pelo treino, mas também umapessoa aberta. Dentro da equipa técnica, o Carlos [Fernandes] trabalhou esteano com os avançados, o Emanuel [Ferro] com os médios e eu com a linhadefensiva. Existem muitas séries no [Amazon] Prime de futebol americano, sobreesse tipo de treinos mais individualizado. Vemos muito isso”, começou por dizerAdélio, confirmando que o desporto americano desempenhou um papel muitoimportante nesta jornada do Sporting.
“O Rúben já viu todos os documentários no [Amazon] Primesobre futebol americano. Eles trabalham de forma muito intensa e é mais táticoe com mais vídeos e jogadas. Há coisas que dá para aproveitar", completouo adjunto de 27 anos, admitindo ainda que o técnico prefere comandar planteiscurtos ‘para toda a gente estar motivada’.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020,oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquercoisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, otécnico liderou 212 encontros, tendo vencido 148, empatado 33 e perdido 31,sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Desde que chegou ao Sporting, juntamente com Rúben Amorimpara comandar a equipa principal dos leões, em 2019/2020, Adélio Cândido já festejou cinco títulos: doisCampeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça (2021/22) e duas Taçasda Liga (2020/21 e 2021/22).