Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogos

Sporting e Porto empatam na Taça de Portugal e há novo encontro no horizonte

Clube de Alvalade ia em busca da dobradinha, mas jogo não foi além da igualdade no marcador, no Estádio do Jamor, obrigando a novo compromisso

Empate a uma bola na final da Taça de Portugal, obrigou a realização de uma finalíssima entre Sporting e Porto
Empate a uma bola na final da Taça de Portugal, obrigou a realização de uma finalíssima entre Sporting e Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting disputou a final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor, contra o Porto, no dia 21 de maio de 2000. No final do encontro, e após um prolongamento, o marcador assinalou um empate por 1-1, que forçava a decisão da ‘Prova Rainha’ a uma finalíssima. O autor do golo solitário dos leões foi Pedro Barbosa (56’).


Neste jogo de decisão, o treinador Augusto Inácio apostou num 11 inicial verde e branco composto por Peter Schmeichel, Abdelilah Saber, Beto, André Cruz, Rui Jorge, Aldo Duscher, Luís Vidigal, Pedro Barbosa, Ivone de Franceschi, Beto Acosta e Kwame Ayew. Já do lado do Porto, Fernando Santos lançou Hilário, Carlos Secretário, Aloísio, Ricardo Silva, Rubens Júnior, Esquerdinha, Paulinho Santos, Chaínho, Capucho, Mário Jardel e Drulovic.


Início a frio


O Sporting entrou em campo sabendo que podia conquistar a dobradinha, depois de se ter consagrado campeão nacional após uma vitória de 4-0 frente ao Salgueiros, na última jornada do campeonato. Mesmo com esta informação em mente, foi o Porto que começou melhor a partida. Aos 4 minutos do jogo, Mário Jardel marcou um golo como os que o tornou conhecido, através de uma cabeçada forte que deu o melhor seguimento a um cruzamento de Rubens Júnior e fez assim o 1-0 no jogo.

Apesar de ser o Sporting a ter de correr atrás do resultado num jogo difícil, foi o Porto que manteve o domínio da partida, criando mais oportunidades de perigo e guardando a bola da posse dos leões. Mas os jogadores do Clube de Alvalade não baixaram os braços e foram em busca do golo que os relançasse no encontro.


Jogo valeu pelo golo

O Sporting saiu dos balneários decidido a mudar o rumo da partida, na segunda parte e, assim o fez. Os comandados de Augusto Inácio partiram para o ataque e conquistaram um canto à direita do seu ataque. Chamado a bater a reposição de bola, o defesa-central André Cruz fez um cruzamento para a entrada da pequena área portista, que encontrou o capitão e símbolo para muitos Adeptos, Pedro Barbosa, que fez o 1-1 aos 56 minutos de jogo.

Tudo decidido na finalíssima

O tempo regulamentar terminou com um empate a uma bola, que se manteve depois nos 30 minutos de prolongamento no jogo. Numa altura em que a final da Taça de Portugal não era decidida através de grandes penalidades, foi necessária a realização de uma finalíssima para decidir o grande vencedor da ‘Prova Rainha’.

O jogo da finalíssima foi disputado no dia 25 de maio, quatro dias depois da decisão original da Taça de Portugal e, infelizmente para o lado dos adeptos Sportinguistas, os leões orientados por Augusto Inácio saíram derrotados da partida por 2-0, fazendo a equipa do Porto sair triunfante do Estádio Nacional do Jamor.


Wiki Leonino

Sporting derrota Benfica e adia decisão pela final da Taça de Portugal

Clube de Alvalade sai vitorioso do confronto decisivo com os encarnados e acaba por deixar a definição em aberto para a próxima partida

Adeptos leoninos comemoram vitória do Sporting sobre o Benfica fora de casa, que mais atarde se tornou numa classificação para a final da Taça de Portugal
Adeptos leoninos comemoram vitória do Sporting sobre o Benfica fora de casa, que mais atarde se tornou numa classificação para a final da Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

No dia 24 de junho de 1945. o Sporting visitou o Benfica para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os verdes e brancos levaram a melhor no dérbi, por 2-3, com os golos de Peyroteo (2’ e 68’) - histórico goleador do Clube - e Jesus Correia (65’) e conseguiram empatar a eliminatória no agregado. Com isto, os leões tiveram de jogar uma terceira partida para definir quem seria o finalista.


Joaquim Ferreira, técnico leonino, alinhou com Azevedo, Octávio Barbosa, Álvaro Cardoso, António Lourenço, Ismael, Veríssimo Alves, Manuel Marques, Albano, Jesus Correia, João Cruz e Fernando Peyroteo. János Biri, líder húngaro dos encarnados, avançou com Mário da Rosa, Gaspar Pinto, Francisco Moreira, Joaquim Alcobia, Eduardo Cerqueira, Francisco Ferreira, Espírito Santo, Joaquim Teixeira, Rogério Pipi, Arsénio e Julinho.


Entrada vencedora


O Sporting entrou muito forte na partida, desde logo a dominar qualquer zona do campo por completo. Fernando Peyroteo, que é o maior goleador da história dos verdes e brancos, não perdeu tempo e fez o 1-0, surpreendendo o eterno rival logo aos dois minutos.

Ainda na primeira parte, já perto do intervalo, o Benfica soube responder com um golo. O responsável por fazer a bola bater nas redes defendidas por Azevedo, guarda-redes do Sporting, foi Espírito Santo. O médio das águias marcou o seu único golo na partida aos 41 minutos.


Depois do intervalo, ambas as equipas demoraram a entrar realmente no jogo. O Sporting conseguiu chegar-se à frente novamente, mas desta vez por Jesus Correia. O remate certeiro do avançado leonino surgiu aos 65 minutos, para deixar o Clube de Alvalade na frente do marcador.

O Sporting continuou a carregar para cima do eterno rival, com Fernando Peyroteo a aparecer novamente. O craque histórico do Clube verde e branco foi o responsável por fazer o 3-1 e deixar os verdes e brancos na frente da eliminatória. Ainda assim, o Benfica não se deixou ficar.

A vitória não escapou

Depois de imensas tentativas, os encarnados conseguiram empatar a eliminatória ao marcar golo aos 90 minutos, mesmo a acabar o encontro. Francisco Ferreira trouxe a esperança para as águias, que acabaram por perder para o Sporting na terceira mão. Os verdes e brancos aproveitaram a final com o Olhanense e venceram por 1-0, erguendo assim, mais uma Taça de Portugal.


Wiki Leonino

Sporting apanha susto, mas acaba a vencer título ao Porto

Conjunto verde e branco quase viu o troféu a fugir, mas no final de contas tudo correu bem e o Clube de Alvalade conseguiu derrotar os dragões

Adeptos do Sporting puderam comemorar a vitória dos leões sobre o Porto na finalíssima a contar para a decisão do título da prova rainha
Adeptos do Sporting puderam comemorar a vitória dos leões sobre o Porto na finalíssima a contar para a decisão do título da prova rainha

  |

Icon Comentário0

O Sporting encontrou o Porto num confronto que decidia o vencedor da Taça de Portugal no dia 24 de junho de 1978. Os verdes e brancos saíram a sorrir da finalíssima com o rival do norte, após triunfarem por 2-1 na partida. Os golos leoninos foram de Vítor Gomes (55’) e de Manuel Fernandes (62’) – histórico já perfilado pelo Leonino.


Rodrigues Dias, técnico dos leões, avançou com Botelho, Artur Correia, Augusto Inácio, Laranjeira, Paulo Menezes, Ademar, Aílton Ballesteros, Vítor Gomes, Salif Keita, Manuel Fernandes e Manoel Costa. José Maria Pedroto, treinador da equipa portista, alinhou com Fonseca, Gabriel, Simões, Teixeirinha, Adelino Teixeira, Octávio Machado, Taí, Carlos Brandão, Duda, Fernando Gomes e Seninho.


E começa a finalíssima!


Mário Luís, árbitro da partida, não teve grandes dificuldades na primeira parte, já que apesar de ter sido um jogo disputado nestes 45 minutos, o português só apitou remates certeiros no segundo tempo, que começou desde logo com grande domínio da equipa verde e branca.

O primeiro remate certeiro da segunda parte surgiu da genialidade de Vítor Gomes. O craque português abriu o marcador da finalíssima, aos 55 minutos, depois de empurrar a bola para o fundo das redes defendidas por Fonseca, o guarda-redes da equipa portista na temporada.


O Sporting continuou a carregar e, aos 62’, apareceu o 2-0 no placar. Desta vez, o suspeito do costume, que ainda não tinha marcado no jogo, conseguiu superar a defesa dos dragões e ampliou a vantagem para a equipa vestida de verde e branco. Assim, os leões já ganhavam algum conforto.

O golo do susto

Quando parecia estar tudo bem, Seninho surpreendeu a defesa Sportinguista e fez o 2-1 para o Porto. O remate certeiro do avançado surgiu aos 80 minutos, ou seja, ainda faltavam 10 para terminar. Depois do golo, o conforto desapareceu e o Sporting sofreu até ao final.

A verdade é que a partida que decidia o título terminou com o 2-1 no marcador e o Sporting pôde, finalmente, depois de uma final que parecia interminável, comemorar a oitava Taça de Portugal da sua história. Os verdes e brancos conseguiram impedir que o Porto conseguisse o segundo título da prova rainha seguida.


Wiki Leonino

Sporting leva três do Benfica e está eliminado de competição da FPF

Conjunto verde e branco sai derrotado de jogo desastroso diante do eterno rival e fica fora da competição criada pela Federação Portuguesa de Futebol

Sporting perdeu, por 3-0, diante do Benfica, e ficou eliminado da Taça FPF, num jogo realizado no dia 23 de junho de 1977
Sporting perdeu, por 3-0, diante do Benfica, e ficou eliminado da Taça FPF, num jogo realizado no dia 23 de junho de 1977

  |

Icon Comentário0

No dia 23 Junho de 1977, o Sporting e o Benfica encontravam-se para disputar o eterno dérbi a contar para a Taça FPF. O Clube de Alvalade foi derrotado, por 3-0, pelo eterno rival. Os golos das águias surgiram de Manuel Bento (guarda-redes) - que estava na derrota na Taça de Portugal em 1974 -, Artur Correia e Shéu.


João Laranjeira, treinador dos leões, avançou para campo com Luís Matos, Vítor Gomes, João Laranjeira (capitão), José Mendes, Da Costa, Valter Costa, Camilo, Baltasar, Manoel, Manuel Fernandes, Libânio Teresa e João Laranjeira. John Mortimore, técnico das águias, alinhou com Manuel Bento, Artur Correia, Eurico Gomes, António Bastos Lopes, Alhinho, Shéu, Vítor Martins, José Luís, Fernando Chalana, Nené e Nelinho.


A partida para esquecer


O golo surpreendente da partida, que teve palco no antigo Estádio da Luz, surgiu do guarda-redes dos encarnados, Manuel Bento. O remate certeiro não aconteceu de baliza a baliza, mas sim através de uma grande penalidade, que acabou por ser bem convertida pelo internacional português.

Os outros dois golos também foram do conjunto da Luz. A equipa da casa viu Artur Correia e Shéu contribuírem para a pesada derrota do Sporting. Com o 3-0 no marcador, os leões terminaram a fase de grupos em terceiro lugar, atrás do eterno rival e do primeiro classificado Estoril, que foi o único clube a avançar para a próxima etapa.


A Taça Federação Portuguesa de Futebol, conhecida como 'Taça FPF', foi uma competição organizada pela Federação exclusivamente em 1976/77. Nesta temporada, houve uma edição para cada uma das três principais divisões portuguesas, resultando em três campeões de diferentes escalões do futebol nacional.

A época atípica

No Campeonato Nacional, a equipa de Alvalade acabou na segunda posição da tabela classificativa, com 42 pontos. O vencedor esta edição da principal competição no futebol português foi o Benfica, que levantou o título com uma vantagem de nove pontos relativamente ao Sporting.

Na Taça de Portugal a história não foi diferente. O Sporting teve uma campanha ainda mais complicada de defender, depois de ter sido eliminado nos quartos de final 3-0 para o Porto. O vencedor deste clássico, foi também o clube que festejou o título da prova rainha depois de triunfar na final sobre o Braga.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting dá lição ao Benfica e avança para a final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Sporting dá lição ao Benfica e avança para a final da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Porto leva a melhor sobre o Sporting (com polémica à mistura) e título fica no Norte
Wiki Leonino

Porto leva a melhor sobre o Sporting (com polémica à mistura) e título fica no Norte

 

Icon Comentário0
Sporting perde Taça de Portugal para o Benfica num jogo desastroso
Wiki Leonino

Sporting perde Taça de Portugal para o Benfica num jogo desastroso

 

Icon Comentário0