
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting B venceu o Atlético por 2-1, na manhã deste domingo, num jogo a contar para a nona jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, e aproximou-se do primeiro lugar da classificação. Ainda assim, a partida ficou marcada pela lesão sofrida por Lucas Anjos, que saiu com o ombro esquerdo imobilizado, já na reta final do encontro.
O lance aconteceu ao minuto 81 da partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. Numa jogada de ataque da equipa leonina, Lucas Anjos aproximava-se com perigo da grande área do Atlético e foi travado em falta pelo avançado do clube da Tapadinha, Nicolas Souza, que viu o cartão amarelo. A forma aparatosa como o jogador do Sporting B caiu no relvado terá provocado a lesão no ombro esquerdo, tendo sido logo assistido pela equipa médica dos leões.
Sem condições de continuar em jogo, Lucas Anjos saiu de campo agarrado ao ombro esquerdo, visivelmente combalido e com dores. Para o seu lugar, o treinador do Sporting B, João Gião, lançou Salvador Blopa. Ainda por saber está a gravidade da lesão do avançado de 20 anos, que deverá ser apurada nas próximas 48 horas. No pior dos cenários, o jovem atacante poderá mesmo falhar os restantes jogos da temporada, sendo certo que é baixa confirmada para o próximo encontro da formação B leonina, diante do Belenenses.
Na presente temporada, Lucas Anjos – que está no Sporting desde os 10 anos – já participou em 19 jogos da equipa B verde e branca, tendo feito duas assistências. Em 2024/25, já fez também a estreia na equipa principal do Clube de Alvalade – jogou seis minutos no embate (0-0) frente ao Borussia Dortmund, na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.
Com a vitória diante do Atlético - a 13ª em 32 jogos na presente temporada – a equipa comandada por João Gião segue no segundo lugar da tabela classificativa da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com 15 pontos amealhados, na luta pela subida à Segunda Liga. O Lusitânia de Lourosa é líder, com 19 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 20 de abril, às 18h00, diante do Belenenses, no Estádio do Restelo.
Diretor executivo do jornal Record acredita que pupilo de Rui Borges será uma peça nuclear para a equipa nesta reta final de temporada
|
Pedro Gonçalves regressou, este sábado, dia 12 de abril, aos relvados, entrando na reta final da vitória do Sporting no reduto do Santa Clara (1-0), em jogo da 29.ª jornada da Liga portuguesa, depois de longa ausência de cinco meses. Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, acredita que o português vai ser decisivo nesta reta final de temporada.
"O dérbi na Luz, que cada vez mais se veste como uma espécie de final de campeonato"
"O jogo dos Açores era, à partida, aquele que mais perigos escondia para o Sporting antes do dérbi na Luz, que cada vez mais se veste como uma espécie de final de campeonato, duas semanas antes da mais que provável final de Taça de Portugal entre os dois grandes lisboetas", começou por escrever no seu espaço de opinião no diário desportivo.
Sérgio Krithinas refere ainda que o triunfo deixou Rui Borges mais descansado: "A vitória, ainda que magra e com uma exibição pouco exuberante (os leões fizeram o mínimo de remates num jogo da Liga, apenas sete), deixa Rui Borges a respirar de alívio e a lançar, nem que seja por algumas horas, a pressão para o outro lado da Segunda Circular, onde os caminhos do calendário são bem mais sinuosos".
"Não precisará de muito tempo para voltar a ser decisivo"
Por fim, enaltece o regresso de Pote, que não jogava pelo Sporting desde dia 10 de novembro de 2024 na vitória por 4-2 no terreno do Braga: "Outra boa notícia foi obviamente o regresso de Pote, após cinco meses de paragem. Não precisará de muito tempo para voltar a ser decisivo", concluiu.
De recordar que, após o encontro, o internacional português falou sobre o problema físico que o afetou e lançou uma declaração enigmática, referindo que tudo se tratou de um erro seu: "Não foi nada de especial, apenas um erro meu e agora espero ter voltado de vez e ainda mais forte" (Recorde AQUI).
Conhecido adepto do Clube de Alvalade coloca em causa pilar do emblema verde e branco lamenta os pontos perdidos pela equipa nos últimos tempos
|
O Sporting regressou às vitórias no campeonato, este sábado, com o triunfo frente ao Santa Clara, nos Açores, por 1-0. Ainda assim, o empate caseiro (1-1) diante do Braga, na jornada anterior, continua a dar que falar no universo leonino. Manuel Moura dos Santos, conhecido adepto do Clube de Alvalade, lamentou esse resultado e criticou Rui Borges.
“O Sporting poderá ter entregue o campeonato ao Benfica após o empate (derrota) em casa com o Braga. Mais uma vez Rui Borges entregou a 2.ª parte ao adversário para defender um resultado de 1-0. O Braga chegou ao empate aos 87 minutos, tornando praticamente impossível qualquer hipótese de recuperação”, começou por afirmar Manuel Moura dos Santos, num texto de opinião publicado no jornal O Jogo.
De seguida, o adepto do Sporting recordou outros encontros em que a equipa leonina perdeu pontos – Guimarães, Porto, Aves SAD e Arouca – e criticou Rui Borges, questionando se é o treinador certo para orientar os leões: “Rui Borges não consegue mudar o chip, e perceber que é treinador de equipa grande que não joga para segurar resultados, mas sim para dominar e ganhar os jogos que disputa. Bem sei que Rui Borges enfrentou muitas dificuldades, com castigos e lesões de jogadores nucleares, que custaram 10 pontos ao Sporting. Não sei se era possível fazer melhor, mas tenho muitas dúvidas que Rui Borges seja o treinador que o Sporting precisa”.
Lembrando o excelente início de campeonato da equipa verde e branca – com 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas - Manuel Moura dos Santos considera que, se o Sporting falhar a conquista do campeonato, “será provavelmente um dos mais mal perdidos da sua história”. E destaca os pontos perdidos pela formação leonina desde novembro: “Desde essa altura até hoje, não fizemos outra coisa que não fosse entregar “o ouro ao bandido”. Equipas como o Sporting, Benfica e Porto, quando empatam, perdem. O empate é uma derrota mitigada”.
Por fim, o comentador mostrou-se satisfeito com o triunfo dos leões frente ao Santa Clara. Para Manuel Moura dos Santos, a vitória do Sporting foi “justa”, num jogo “difícil, intenso e nem sempre bem jogado” e no qual a turma leonina “não foi capaz de matar o jogo”, apesar dos açorianos não terem criado “uma única oportunidade de golo”. O adepto do Clube de Alvalade destaca ainda o regresso à competição de Pote, após lesão: “Saúda-se o seu regresso pela importância que tem no jogo do Sporting. Vamos ver se face à carreira da equipa não chega tarde demais”.
Dada a onda de lesões que tem afetado plantel verde e branco, comentadora visa técnico dos leões por ainda não ter lançado futebolista leonino
|
Manuel Mendonça, jovem médio que atua na equipa B do Sporting, onde é capitão, bem como na equipa sub-19 que disputou a UEFA Youth League, ainda não foi aposta esta temporada para Rui Borges. Sofia Oliveira critica o técnico por ainda não ter lançado o jogador.
"A percepção de talento que Rui Borges tem deixado é outro dos motivos da desilusão. Alexandre Brito e Felicíssimo à frente de Henrique Arreiol e os zero minutos de Manuel Mendonça na equipa principal - quando é o único médio disponível com um perfil diferente - não se entende", pode ler-se na rede social 'X'.
Certo é que, este domingo, dia 13 de abril, o Sporting B recebeu e venceu o Atlético por 2-1, em jogo da nona jornada da fase de subida da Liga 3. Os leões inauguraram o marcador precisamente por Manuel Mendonça, aos 38 minutos, num grande golo de pé direito.
O médio de 20 anos já foi, inclusive, chamado a cinco convocatórias da equipa A, um deles precisamente no embate frente ao Borussia Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões (0-0). Contudo, o futebolista ainda não soma qualquer minuto pela formação principal.
Natural do Algarve, Manuel Mendonça representa o Sporting desde 2014 e tem vindo a consolidar a sua evolução no Clube de Alvalade. No último mercado de inverno, clubes de Espanha e Alemanha demonstraram interesse com contratar o internacional sub-20 português.
Veja o tweet de Sofia Oliveira: