Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

3x4x3 DE RÚBEN AMORIM EM ANÁLISE

Rúben Amorim é fiel à sua tática, mas de onde vêm e quais os seus benefícios? Análise do Leonino ao sistema preferido do nosso treinador

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Ago 2020 | 16:14 |

Icon Comentário0

Não há dúvidas de que Rúben Amorim é fiel às suas ideias e uma delas é a sua vertente tática. Desde que assumiu o comando técnico do SC Braga e que depois se transferiu para Alvalade, a ideia de jogo é um 3x4x3. Neste sentido, a direção do Sporting CP fez investimentos significativos em jogadores que se adaptassem melhor à ideia de jogo do seu treinador principal. Como se pode verificar nas imagens anteriores, esta é a forma como o Sporting CP se compôs na reta final do campeonato. A imagem em cima indica a última vitória leonina, por 1-0, contra o CD Santa Clara em Alvalade. Em baixo, na primeira imagem, encontra-se o último jogo da temporada do Sporting CP, em que perdeu no Estádio da Luz por 2-1.


Contudo, esta disposição dos jogadores em campo não é nova e assenta naquela que é, para muitos, a melhor equipa da história. Numa altura em que o futebol ficava cada vez mais intenso e com as equipas cada vez mais bem preparadas com novas metodologias de treino, Johan Cruijff mudou completamente a ideia do que era uma tática. Tática deixará de ser apenas a colocação de jogadores em campo, mas passaria a ser também a movimentação de cada um dos seus jogadores. Em ano de revolução portuguesa, em 1974, a seleção holandesa, então comandada pelo mítico 14 holandês, fez isso como nenhuma outra equipa o tinha feito. Alterou a tática de quatro defesas que era, até então, comumente usada para um 3x4x3 onde existia uma maior largura do campo, mas não era apenas isso. Todos deviam de estar integrados no ataque e ajudar à defesa. A ideia era bastante simples: com bola, trocar posições para criar espaços e, sem ela, pressão e cobertura para eliminar linhas de passe. Ficou conhecido como “futebol total” e a Holanda foi assim duas vezes vice-campeã do mundo, em 1974 e em 1978, ficando assim inventado o “carrossel holandês”.


A década seguinte trouxe mais do que apenas o disco, trouxe também uma inovação tática. Ao som de sucessos como o Thriller de Michael Jackson, Carlos Bilardo, pensou numa forma de contrariar uma tática que estava a ser moda. Se as equipas tentavam copiar a ideia de “futebol total”, então já não havia extremos tão diagonais e o selecionador argentino na altura pensou então em se adaptar a esta nova forma de ver o jogo. Ora, se os adversários jogavam sem extremos, era um desperdício jogar com  quatro defesas. Como tal, recuou um jogador do meio campo para a defesa e fez avançar os laterais que passavam a ter menos responsabilidade defensiva e mais liberdade para atacar, passando a jogar em 3-5-2. Em situações defensivas, os alas recuavam formando um 5-3-2. Isto permitiu que, em 1986, a Argentina, com Diego Maradona, brilhasse e conquistasse o mundial desse ano e fosse vice em 1990, para além do terceiro lugar na Copa América em 1989.


Estas duas décadas foram, aliás, as únicas onde o futebol com  três defesas teve mais impacto. Agora, 40 anos depois, Rúben Amorim pretende voltar a essa vertente tática, utilizando os chamados extremos-interiores (jogadores do ataque que procuram atacar as chamadas “segunda-bola”, fazer diagonais e atrair defesas para que os defesas/médios-ala consigam ter todo o corredor junto à linha para eles) contando com Nuno Santos, Vietto, Jovane Cabral e Plata para essa função. Nas alas, pede-se intensidade e capacidade física e o Sporting CP encontrou em Antunes e Porro dois jogadores com essas características. Igualmente, é preciso ter em conta que a última linha defensiva, em vez dos habituais quatro defesas, passa a contar apenas com três e como tal, o Clube verde e branco viu no canhoto Feddal qualidade e experiência para impedir os avançados adversários. No meio-campo pede-se mais intensidade e foi isso que Pedro Gonçalves deu à equipa do Famalicão na época transata, algo que levou os leões a pagarem 6,5 milhões de euros por 50% do seu passe.

Na segunda imagem, em baixo, será um possível 11 inicial que Rúben Amorim terá em mente para os objetivos do Sporting CP esta época. Os leões estão a estagiar em Lagos, no Algarve, até domingo e vão ter mais dois jogos de preparação. O primeiro, já na próxima sexta-feira diante do Portimonense. O segundo, no domingo frente ao Belenenses SAD.


Depois do desaire (derrota por 2-1) frente ao Farense, o treinador vai procurar a resposta dos seus jogadores à sua vertente tática e ideia de jogo para que os leões voltem rapidamente às vitórias.


Futebol

Jorge Mendes mete-se nos negócios do Sporting e 'ajuda' a fechar reforço para Rui Borges

Emblema verde e branco já chegou a entendimento com o jogador e encontra-se agora a ultimar detalhes finais de mais uma transferência

Sergi Altimira está muito perto de ser reforço do Sporting, de Rui Borges, num processo em que Jorge Mendes teve um papel determinante
Sergi Altimira está muito perto de ser reforço do Sporting, de Rui Borges, num processo em que Jorge Mendes teve um papel determinante

25 Jun 2026 | 13:51 |

Icon Comentário0

Sergi Altimira já não foge ao Sporting, num processo em que Jorge Mendes teve um papel determinante na condução das negociações entre todas as partes. O médio espanhol, de 24 anos, chega proveniente do Bétis e o acordo prevê uma transferência na ordem dos 18 milhões de euros, mais 2 milhões mediante objetivos.


Os leões já chegaram a entendimento com o jogador e encontram-se agora a ultimar os detalhes finais do negócio com o clube andaluz. A operação está praticamente fechada, restando apenas formalizar a documentação para que a transferência seja oficializada.


O Sporting conseguiu assim ultrapassar a concorrência do Leipzig, que também estava fortemente interessado na contratação do internacional espanhol. A intervenção no processo acelerou a decisão dos verdes e brancos, que pretendiam garantir rapidamente o reforço do meio-campo.


Altimira é visto pela estrutura leonina e por Rui Borges como um médio versátil, capaz de atuar tanto como ‘seis’ como ‘oito’, sendo comparado em termos de perfil a jogadores de forte presença física e capacidade de construção. A sua chegada surge numa fase em que persistem dúvidas quanto ao futuro de Morten Hjulmand em Alvalade.

Perante as indefinições em outros dossiers, como o de João Palhinha, o Sporting optou por avançar de forma decisiva por Altimira para evitar perder o jogador para o mercado alemão ou inglês. O objetivo passa por garantir estabilidade imediata no setor intermédio e fechar o plantel o mais rapidamente possível.



Futebol

Contratação de Sergi Altimira significa novo recorde no Sporting

Com uma participação muito ativa neste mercado de transferências, SAD verde e branca garantiu mais um reforço para a próxima temporada

Altimira, médio espanhol de 24 anos, assinará um contrato com o Sporting para as próximas cinco temporadas
Altimira, médio espanhol de 24 anos, assinará um contrato com o Sporting para as próximas cinco temporadas

25 Jun 2026 | 13:09 |

Icon Comentário0

O Sporting atingiu um novo recorde de investimento no mercado de transferências ao fechar a contratação de Sergi Altimira, operação que eleva o gasto total da SAD para a temporada 2026/27 para 79,8 milhões de euros em valores fixos. O médio espanhol de 24 anos chega proveniente do Bétis, numa transferência avaliada em 18 milhões de euros, podendo ascender aos 20 milhões mediante objetivos.


Depois de uma nova investida nas últimas horas, a estrutura leonina, liderada por Frederico Varandas, conseguiu fechar o acordo com o emblema andaluz, garantindo assim a última peça para o reforço do meio-campo. O atleta - que foi elogiado por Beto Pimparel - deverá viajar para Lisboa nos próximos dias.


O Leipzig também demonstrou interesse no internacional espanhol e chegou mesmo a reunir com o jogador em maio, mas não avançou com proposta formal ao Betis. Perante a insistência do Sporting, que já tinha tentado a contratação por valores inferiores, o clube espanhol acabou por aceitar a segunda abordagem dos leões.


A chegada de Altimira encerra o planeamento do meio-campo leonino para esta janela de mercado, depois das contratações de Silas Andersen, Pedro Lima e Doumbia. João Palhinha chegou a ser o alvo prioritário para a posição, mas as dificuldades nas negociações com o Bayern Munique levaram a SAD a apostar em definitivo no médio catalão.

O Sporting prepara também um conjunto de saídas importantes do plantel. Entre elas está a provável transferência de Morten Hjulmand, capitão dos leões, que deverá deixar Alvalade por cerca de 40 milhões de euros, num processo que já levou o clube a antecipar a sua substituição no setor intermédio.



Futebol

Extremo do Sporting quer conquistar confiança de Rui Borges para ganhar titularidade

Com o início dos trabalhos dos verdes e brancos marcados para o dia 1 de julho, jogador pretende conquistar um lugar entre as escolhas do técnico

Com o início da pré-época do Sporting marcada para o dia 1 de julho, Rui Borges estará atento a possíveis revelações entre os jogadores
Com o início da pré-época do Sporting marcada para o dia 1 de julho, Rui Borges estará atento a possíveis revelações entre os jogadores

25 Jun 2026 | 12:28 |

Icon Comentário0

O mercado de transferências de janeiro trouxe Luís Guilherme até ao Clube de Alvalade. O jogador chegou de malas e bagagens e pronto para lutar por um lugar nas escolhas iniciais de Rui Borges com a concorrência pesada de Pote, Trincão e Geny Catamo.


No entanto, num momento crescente na equipa, uma lesão travou as oportunidades do extremo, que apesar de ter mostrado um bocadinho daquilo que pode acrescentar, parte agora, para 2026/27 com a ambição de conquistar a confiança do técnico.


Contratado ao West Ham por 14 milhões de euros (mais 3 milhões por objetivos) e com um contrato até 2030 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões, estreou-se a marcar no quinto jogo de verde e branco e revelou-se “muito feliz” e com ambição de alcançar mais “espero poder ajudar da melhor maneira possível”.


No entanto, uma entorse no pé esquerdo sofrida nas vésperas da 2.ª mão dos oitavos da Champions diante do Bodo/Glimt, atirou Luís Guilherme para fora das hipóteses de Rui Borges. Foram quatro semanas afastados dos relvados e, apesar do seu regresso, em abril, a forma física continuou condicionada, fazendo com o extremo apenas realizasse mais 206 minutos na temporada.

Desta forma, o mercado de verão pode até favorecer Luis Guilherme. Com Pote e Trincão - que já entrou em campo no Mundial - na iminência de uma possível saída, o brasileiro pode conseguir agarrar um lugar no onze inicial. Assim, a pré-época será fundamental para encher as medidas a Rui Borges e provar que está pronto para assumir a responsabilidade e exigência do Clube. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Andraz Sporar elogia jogador do Sporting: "Acho que ele também aprendeu algumas coisas comigo"
Futebol

Andraz Sporar elogia jogador do Sporting: "Acho que ele também aprendeu algumas coisas comigo"

25 Jun 2026 | 10:52

Icon Comentário0
Indiscutível do Sporting não vai para Madrid porque não se enquadra no perfil desejado
Futebol

Indiscutível do Sporting não vai para Madrid porque não se enquadra no perfil desejado

25 Jun 2026 | 11:23

Icon Comentário0
Negócio quase fechado! Biel vai sair do Sporting e rumar a clube que luta pelo acesso à Liga Europa
Futebol

Negócio quase fechado! Biel vai sair do Sporting e rumar a clube que luta pelo acesso à Liga Europa

25 Jun 2026 | 11:09

Icon Comentário0