
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2020 | 15:14 |
Não há dúvidas de que Rúben Amorim é fiel às suas ideias e uma delas é a sua vertente tática. Desde que assumiu o comando técnico do SC Braga e que depois se transferiu para Alvalade, a ideia de jogo é um 3x4x3. Neste sentido, a direção do Sporting CP fez investimentos significativos em jogadores que se adaptassem melhor à ideia de jogo do seu treinador principal. Como se pode verificar nas imagens anteriores, esta é a forma como o Sporting CP se compôs na reta final do campeonato. A imagem em cima indica a última vitória leonina, por 1-0, contra o CD Santa Clara em Alvalade. Em baixo, na primeira imagem, encontra-se o último jogo da temporada do Sporting CP, em que perdeu no Estádio da Luz por 2-1.
Contudo, esta disposição dos jogadores em campo não é nova e assenta naquela que é, para muitos, a melhor equipa da história. Numa altura em que o futebol ficava cada vez mais intenso e com as equipas cada vez mais bem preparadas com novas metodologias de treino, Johan Cruijff mudou completamente a ideia do que era uma tática. Tática deixará de ser apenas a colocação de jogadores em campo, mas passaria a ser também a movimentação de cada um dos seus jogadores. Em ano de revolução portuguesa, em 1974, a seleção holandesa, então comandada pelo mítico 14 holandês, fez isso como nenhuma outra equipa o tinha feito. Alterou a tática de quatro defesas que era, até então, comumente usada para um 3x4x3 onde existia uma maior largura do campo, mas não era apenas isso. Todos deviam de estar integrados no ataque e ajudar à defesa. A ideia era bastante simples: com bola, trocar posições para criar espaços e, sem ela, pressão e cobertura para eliminar linhas de passe. Ficou conhecido como “futebol total” e a Holanda foi assim duas vezes vice-campeã do mundo, em 1974 e em 1978, ficando assim inventado o “carrossel holandês”.
A década seguinte trouxe mais do que apenas o disco, trouxe também uma inovação tática. Ao som de sucessos como o Thriller de Michael Jackson, Carlos Bilardo, pensou numa forma de contrariar uma tática que estava a ser moda. Se as equipas tentavam copiar a ideia de “futebol total”, então já não havia extremos tão diagonais e o selecionador argentino na altura pensou então em se adaptar a esta nova forma de ver o jogo. Ora, se os adversários jogavam sem extremos, era um desperdício jogar com quatro defesas. Como tal, recuou um jogador do meio campo para a defesa e fez avançar os laterais que passavam a ter menos responsabilidade defensiva e mais liberdade para atacar, passando a jogar em 3-5-2. Em situações defensivas, os alas recuavam formando um 5-3-2. Isto permitiu que, em 1986, a Argentina, com Diego Maradona, brilhasse e conquistasse o mundial desse ano e fosse vice em 1990, para além do terceiro lugar na Copa América em 1989.
Estas duas décadas foram, aliás, as únicas onde o futebol com três defesas teve mais impacto. Agora, 40 anos depois, Rúben Amorim pretende voltar a essa vertente tática, utilizando os chamados extremos-interiores (jogadores do ataque que procuram atacar as chamadas “segunda-bola”, fazer diagonais e atrair defesas para que os defesas/médios-ala consigam ter todo o corredor junto à linha para eles) contando com Nuno Santos, Vietto, Jovane Cabral e Plata para essa função. Nas alas, pede-se intensidade e capacidade física e o Sporting CP encontrou em Antunes e Porro dois jogadores com essas características. Igualmente, é preciso ter em conta que a última linha defensiva, em vez dos habituais quatro defesas, passa a contar apenas com três e como tal, o Clube verde e branco viu no canhoto Feddal qualidade e experiência para impedir os avançados adversários. No meio-campo pede-se mais intensidade e foi isso que Pedro Gonçalves deu à equipa do Famalicão na época transata, algo que levou os leões a pagarem 6,5 milhões de euros por 50% do seu passe.
Na segunda imagem, em baixo, será um possível 11 inicial que Rúben Amorim terá em mente para os objetivos do Sporting CP esta época. Os leões estão a estagiar em Lagos, no Algarve, até domingo e vão ter mais dois jogos de preparação. O primeiro, já na próxima sexta-feira diante do Portimonense. O segundo, no domingo frente ao Belenenses SAD.
Depois do desaire (derrota por 2-1) frente ao Farense, o treinador vai procurar a resposta dos seus jogadores à sua vertente tática e ideia de jogo para que os leões voltem rapidamente às vitórias.
Avançado chegou, este sábado, dia 30 de agosto, à capital portuguesa para reforçar leões; Dianteiro apanhou um voo proveniente de Atenas
30 Ago 2025 | 14:34 |
Fotis Ioannidis chegou, este sábado, dia 30 de agosto, à capital portuguesa para reforçar o Sporting. O dianteiro apanhou um voo proveniente de Atenas, tendo deixado uma declaração aos jornalistas, referindo que se aconselhou com Georgios Vagiannidis antes de chegar a Alvalade.
Os leões vão pagar 22 milhões de euros fixos ao clube grego, que pode encaixar outros três milhões mediante objetivos, relacionados com o desempenho desportivo de Ioannidis. O emblema helénico também deverá assegurar 25% de uma futura mais-valia.
Fotis Ioannidis: "Muito obrigado. Estou muito feliz por aqui estar"
"Muito obrigado. Estou muito feliz por aqui estar", afirmou o novo avançado do Sporting, em resposta aos jornalistas, admitindo anda ter falado com o compatriota Georgios Vagiannidis, que também assinou pelos leões neste verão: "Claro que falei com ele", referiu o futuro pupilo de Rui Borges.
O avançado prepara-se para fazer os exames médicos e assinar pelo emblema leonino. O internacional grego vai rubricar um contrato válido para as próximas cinco temporadas e poderá mesmo estar presente para assistir ao Clássico frente ao Porto, em Alvalade.
Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma cinco jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.
Novas exigências do agente do jogador poderão ter sido gota de água para o Rennes; Futebolista deverá seguir para a Alemanha nos próximos dias
30 Ago 2025 | 14:22 |
O futuro de Conrad Harder afinal poderá passar pela Alemanha. O Lepizig pretende assegurar a contratação do dinamarquês ainda antes do fecho do mercado e apresentou uma proposta por cerca de 23 milhões de euros mais 4 mediante objetivos.
A turma germânica surge agora como destino mais provável para o avançado do Sporting. O clube da Bundesliga, que já tinha feito contactos com o empresário, avançou para as negociações após saber das dificuldades da equipa francesa em fechar a transferência.
De acordo com a imprensa internacional, as novas exigências do agente do jogador poderão ter sido gota de água para o Rennes, que já no passado tinha manifestado saturação perante as dificuldades nas negociações. A transferência para o clube francês está em sério risco.
Recorde-se que já o Milan saiu também da corrida pelo ponta de lança do Sporting, depois de se ter cansado de esperar pela conclusão da transferência. Por outro lado, Fotis Ioannidis vai ser reforço para o ataque e chega este sábado a Lisboa para ser oficializado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 24 milhões de euros - participou em quatro partidas: uma enquanto titular e três na condição de suplente utilizado. Nos 103 minutos que tem de utilização, o ‘camisola 9’ do Clube de Alvalade já apontou um golo.
Jogador está a atrasar processo para abandonar Clube de Alvalade, algo que não estava nos planos dos responsáveis verdes e brancos
30 Ago 2025 | 13:48 |
Ricardo Esgaio não tem facilitado a vida ao Sporting, sabe o Leonino. O Clube de Alvalade pretende rescindir contrato que liga o o 'camisola 47' aos leões, mas o mesmo não tem intenções de dizer adeus ao emblema verde e branco nesta janela de mercado.
“Os responsáveis do Sporting respeitam muito Ricardo Esgaio, mas não estão dispostos a pagar o que está a ser pedido pelos seus representantes. Ou as coisas mudam a continuidade é um cenário em cima da mesa”, revelou uma fonte próxima do processo ao Leonino, dando conta do estado das negociações.
A verdade é que Ricardo Esgaio não coloca de parte a possibilidade de abandonar o Sporting neste defeso, contando com alguns interessados. Porém, o lateral de 32 anos também se encontra confortável na capital portuguesa e não vê com maus olhos o cenário de continuar em Alvalade até final do contrato.
Na temporada passada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo.
Ao todo, ao serviço do Sporting, Ricardo Esgaio contabiliza 192 partidas com a Listada verde e branca, nas quais apontou dois golos e fez 19 assistências. O atleta conquistou seis títulos pelos leões: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.