Futebol
Números de Viktor Gyokeres falam por si e estrela do Sporting alcança feito impressionante
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Não há dúvidas de que Rúben Amorim é fiel às suas ideias e uma delas é a sua vertente tática. Desde que assumiu o comando técnico do SC Braga e que depois se transferiu para Alvalade, a ideia de jogo é um 3x4x3. Neste sentido, a direção do Sporting CP fez investimentos significativos em jogadores que se adaptassem melhor à ideia de jogo do seu treinador principal. Como se pode verificar nas imagens anteriores, esta é a forma como o Sporting CP se compôs na reta final do campeonato. A imagem em cima indica a última vitória leonina, por 1-0, contra o CD Santa Clara em Alvalade. Em baixo, na primeira imagem, encontra-se o último jogo da temporada do Sporting CP, em que perdeu no Estádio da Luz por 2-1.
Contudo, esta disposição dos jogadores em campo não é nova e assenta naquela que é, para muitos, a melhor equipa da história. Numa altura em que o futebol ficava cada vez mais intenso e com as equipas cada vez mais bem preparadas com novas metodologias de treino, Johan Cruijff mudou completamente a ideia do que era uma tática. Tática deixará de ser apenas a colocação de jogadores em campo, mas passaria a ser também a movimentação de cada um dos seus jogadores. Em ano de revolução portuguesa, em 1974, a seleção holandesa, então comandada pelo mítico 14 holandês, fez isso como nenhuma outra equipa o tinha feito. Alterou a tática de quatro defesas que era, até então, comumente usada para um 3x4x3 onde existia uma maior largura do campo, mas não era apenas isso. Todos deviam de estar integrados no ataque e ajudar à defesa. A ideia era bastante simples: com bola, trocar posições para criar espaços e, sem ela, pressão e cobertura para eliminar linhas de passe. Ficou conhecido como “futebol total” e a Holanda foi assim duas vezes vice-campeã do mundo, em 1974 e em 1978, ficando assim inventado o “carrossel holandês”.
A década seguinte trouxe mais do que apenas o disco, trouxe também uma inovação tática. Ao som de sucessos como o Thriller de Michael Jackson, Carlos Bilardo, pensou numa forma de contrariar uma tática que estava a ser moda. Se as equipas tentavam copiar a ideia de “futebol total”, então já não havia extremos tão diagonais e o selecionador argentino na altura pensou então em se adaptar a esta nova forma de ver o jogo. Ora, se os adversários jogavam sem extremos, era um desperdício jogar com quatro defesas. Como tal, recuou um jogador do meio campo para a defesa e fez avançar os laterais que passavam a ter menos responsabilidade defensiva e mais liberdade para atacar, passando a jogar em 3-5-2. Em situações defensivas, os alas recuavam formando um 5-3-2. Isto permitiu que, em 1986, a Argentina, com Diego Maradona, brilhasse e conquistasse o mundial desse ano e fosse vice em 1990, para além do terceiro lugar na Copa América em 1989.
Estas duas décadas foram, aliás, as únicas onde o futebol com três defesas teve mais impacto. Agora, 40 anos depois, Rúben Amorim pretende voltar a essa vertente tática, utilizando os chamados extremos-interiores (jogadores do ataque que procuram atacar as chamadas “segunda-bola”, fazer diagonais e atrair defesas para que os defesas/médios-ala consigam ter todo o corredor junto à linha para eles) contando com Nuno Santos, Vietto, Jovane Cabral e Plata para essa função. Nas alas, pede-se intensidade e capacidade física e o Sporting CP encontrou em Antunes e Porro dois jogadores com essas características. Igualmente, é preciso ter em conta que a última linha defensiva, em vez dos habituais quatro defesas, passa a contar apenas com três e como tal, o Clube verde e branco viu no canhoto Feddal qualidade e experiência para impedir os avançados adversários. No meio-campo pede-se mais intensidade e foi isso que Pedro Gonçalves deu à equipa do Famalicão na época transata, algo que levou os leões a pagarem 6,5 milhões de euros por 50% do seu passe.
Na segunda imagem, em baixo, será um possível 11 inicial que Rúben Amorim terá em mente para os objetivos do Sporting CP esta época. Os leões estão a estagiar em Lagos, no Algarve, até domingo e vão ter mais dois jogos de preparação. O primeiro, já na próxima sexta-feira diante do Portimonense. O segundo, no domingo frente ao Belenenses SAD.
Depois do desaire (derrota por 2-1) frente ao Farense, o treinador vai procurar a resposta dos seus jogadores à sua vertente tática e ideia de jogo para que os leões voltem rapidamente às vitórias.
Sorteio realizou-se esta segunda-feira e não foi muito simpático para a turma de Mariana Cabral
|
0O futebol feminino do Sporting terá pela frente o Real Madrid na última ronda de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. O sorteio, que se realizou esta segunda-feira, ditou o embate entre as leoas e as espanholas.
A primeira mão está agendada para os dias 18/19 de setembro e será disputada na casa das verdes e brancas. A segunda volta joga-se uma semana depois (25/26 de setembro) na casa do Real Madrid.
Na edição transata da prova, o Real Madrid terminou no último lugar do grupo D, com apenas um ponto, atrás do Paris FC (sete pontos), BK Hacken (11 pontos) e Chelsea (14 pontos). Para fechar à fase de grupos, o emblema espanhol deixou pelo caminho o Valerenga (5-1, no conjunto das duas mãos).
No campeonato nacional, o Real Madrid terminou no segundo lugar, com 73 pontos em 30 jogos. O Barcelona conquistou o título, com 88 pontos em 30 partidas (29 triunfos e um empate).
Para chegar a esta fase, o futebol feminino do Sporting derrotou o Eintracht Frankfurt (2-0, com golos de Cláudia Neto e Ana Borges) e o Breidablik (2-0, com duas finalizações certeiras de Telma Encarnação).
Confira todos os jogos desta fase da competição:
- Sporting vs Real Madrid
- Juventus vs PSG
- Paris FC vs Manchester City
- Kacken vs Arsenal
- Fiorentina vs Wolfsburg
- Osijek vs Twente
- Benfica vs Hammarby
- Galatasaray vs Slavia Praha
- Roma vs Servette
- Vorskla vs Celtic
- Anderlecht vs Valerenga
- Polten vs mura
Atleta é um dos grandes valores do Clube de Alvalade e técnico dos verdes e brancos deu luz verde ao negócio, mostrando-se de olhos postos no futuro
|
0Após ter sido anunciado oficialmente como reforço do AVS até ao final da época, Rodrigo Ribeiro é o único jogador que ainda não integrou o plantel no estágio decorrido em Fornos de Algodres. O avançado de 19 anos cedido pelo Sporting só deverá viajar até ao norte do país após a próxima partida da seleção sub-20 de Portugal.
Rodrigo Ribeiro foi titular no triunfo dos jovens lusos diante da Noruega, por 2-1, e voltará à ação nesta segunda-feira, às 17h00, frente à Polónia, em jogo a contar para a Liga de Elite do escalão, no Algarve. Só após este compromisso, é que o avançado seguirá caminho para a Vila das Aves, onde será orientado por Vítor Campelos.
A integração do avançado no plantel do AVS chega na altura perfeita, tendo em conta as perspetivas em ser titular já na próxima partida, devido à ausência de Nenê, que sofreu uma lesão no último encontro da equipa, ficando de baixa durante as próximas jornadas. De resto, este é o grande objetivo do empréstimo do comandado de Rúben Amorim, que pretende somar minutos e regressar à casa mãe, para brilhar com a Listada verde e branca.
Esta época, Rodrigo Ribeiro foi utilizado por Rúben Amorim em duas oportunidades (Porto e Rio Ave), somando um total de 18 minutos em campo. Em 2023/24, Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas cinco jogos pelo Nottingham Forest, equipa treinada por Nuno Espírito Santo, nos quais disputou 15 minutos. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ter sido aposta do técnico português, também não foi utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand, Conrad Harder ou Iván Fresneda.
Leões regressam à maior competição de clubes do Mundo, após ausência de uma temporada
|
017h59' - Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase de 'grupos' da Liga dos Campeões.
17h52' - O Sporting vai deslocar-se ao reduto do PSV.
17h52' - O Sporting vai receber o Lille.
17h47' - O Sporting recebe o Arsenal.
17h43' - O Sporting vai visitar o Club Brugge.
17h38' - Vão ser agora sorteadas as equipas do pote 2.
17h33' - Sporting vai deslocar-se ao reduto do Leipzig. No que diz respeito às equipas do pote 1, as contas estão fechadas: City (c) e Leipzig (f). A ordem dos encontros só será conhecida no sábado.
17h30' - Sporting vai defrontar o Manchester City, em casa.
17h30' - Arranca o sorteio.
17h25' - Veja o vídeo da UEFA sobre o novo formato da Liga dos Campeões.
17h22' - Agora sim! O sorteio propriamente dito está prestes a começar.
17h15' - Cristiano Ronaldo: "Tenho de fazer uma menção especial ao Real Madrid. A Champions é como o ketchup. Quando abres, sai logo mais".
17h14' - Cristiano Ronaldo: "É um prazer estar aqui. Os recordes falam por si [na Liga dos Campeões]. Quando ouves a música, é incrível. Foi muito especial. Ganhei muitas vezes e marquei muitos golos. É fantástico estar aqui. [Futuro?] Nunca sabemos o que vai acontecer".
17h11' - Čeferin: "Tenho um problema com Cristiano Ronaldo. É que ele já não joga a melhor competição do Mundo".
17h10' - Segue-se agora a homenagem a Cristiano Ronaldo, o melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões.
17h08' - Gianluigi Buffon homenageado pela UEFA. Čeferin afirma mesmo que o italiano foi o melhor guardião de sempre.
17h05' - Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA, sobe ao palco.
17h03' - Arranca o sorteio.
17h00' - Sorteio está prestes a começar.
16h30' - Cristiano Ronaldo já chegou ao sorteio da Liga dos Campeões:
15h30' - Confira os valores dos plantéis das equipas presentes nesta edição da Liga dos Campeões:
15h30’ – As datas dos jogos da fase de liga também já são conhecidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
15h30' – Equipas do mesmo país (Sporting e Benfica) não podem medir forças nesta fase.
15h30’ – Relativamente aos adversários do Sporting, os leões podem enfrentar as seguintes equipas (duas por cada pote):
15h30' – O novo formato da Champions consiste numa liga de 36 equipas, em que cada clube disputará oito encontros (quatro em casa e quatro fora de portas), sendo que todos eles com emblemas diferentes.
Os oito primeiros classificados seguem diretamente para os oitavos-de-final; os emblemas entre o 9.º e o 24.º apuram-se para um play-off e, daí para baixo, os clubes ficam eliminados das competições europeias, deixando de existir a ‘descida’ para a Liga Europa. As restantes fases da prova ficam iguais, ou seja, eliminatórias a duas mãos até à grande final.
15h30’ – A edição 2024/25 da Liga dos Campeões fica marcada por várias novidades, sobretudo no que diz respeito ao formato, mas não só.
15h30’ – O Sporting está de regresso à prova, após uma ausência de uma temporada.
15h30’ – O sorteio da fase de liga da Liga dos Campeões realiza-se esta quinta-feira, às 17h00.
Números de Viktor Gyokeres falam por si e estrela do Sporting alcança feito impressionante
0
Garantia de Pedro Proença! Viktor Gyokeres alcança feito inédito no século XXI pelo Sporting
0
Lesão de Kovacevic? Há quem defenda que até pode ser bom para o Sporting: "Não é um problema"
0