summary_large_image
RAFAEL LEÃO TEM QUE PAGAR TUDO
Fiquei surpreendido (e quero acreditar que é mentira) com a notícia veiculada em alguns órgãos de comunicação social esta semana, de que o Sporting CP e o jogador estão em negociações.
Imagem de destaque27 Jun 2020, 15:52

Há cerca de 3 meses, os Sportinguistas tiveram uma boa notícia, o Tribunal Arbitral do Desporto deu razão ao Sporting no caso da rescisão de Rafael Leão e condenou o jogador a pagar 16,5 milhões de euros ao nosso Clube.

Escrevi nessa altura que até era uma boa notícia para o Sporting CP e para os Sportinguistas, mas que, mesmo assim, ainda alguém devia 16,5 milhões de euros ao Sporting CP, pois, se o Lille, que nada pagou ao nosso Clube por Rafael Leão, o vendeu ao Milan por 35 milhões de euros, irmos agora receber “só” 16,5 milhões de euros, era manifestamente pouco e injusto.

Na altura dessa decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, recordo que ainda não havia decisão do processo do ataque à Academia de Alcochete e, como sabemos, estava até construída a tese da acusação por terrorismo, com o firme propósito de atacar e ferir o Sporting CP de morte, criando a forte ilusão de um suposto suporte legal para que os jogadores profissionais pudessem rescindir com justa causa. Muitos ficaram surpreendidos, nós Sportinguistas, não. O Sporting CP tinha toda a razão.

Aos Sportinguistas não interessa agora se Rafael Leão quis voltar ao Sporting CP depois de assinar pelo Lille, ou se, durante toda a sua carreira, possa não ganhar os tais 16,5 milhões de euros que deve ao nosso clube.

Há uma decisão de um tribunal, esta decisão, devido à sua materialidade nas contas do Clube, foi já comunicada à CMVM e, como espero que no articulado do acordo arbitral das partes esteja escrito que não é passível de recurso, ao jogador só lhe resta pagar, e ao Sporting receber o que lhe é devido.

Fiquei surpreendido (e quero acreditar que é mentira) com a notícia veiculada em alguns órgãos de comunicação social esta semana, de que o Sporting CP e o jogador estão em negociações, e que, inclusive, o nosso Clube “pondera ajustar o montante que o avançado foi condenado a pagar na circunstância de se atingir uma plataforma de acordo a breve trecho”.

Não sei como este possível acordo será posteriormente contabilizado e justificado perante a CMVM, mas não o será facilmente, pois, quem leu as notícias, parece que o Sporting CP está disposto a baixar o valor da indemnização. Isto é lesivo do Sporting CP. Isto não pode acontecer. Rafael Leão tem que pagar tudo.

Todos os que acompanharam este folhetim, perceberam que houve sempre empresários e intermediários por detrás das decisões de Rafael Leão e que, naturalmente, e à semelhança do jogador, já devem ter lucrado com a sua assinatura pelo Lille, e mais tarde, com a sua transferência para o Milan. Alegadamente, e para cúmulo, é também referido nessas notícias que “o diálogo com empresários à mesa é mais fácil”. Até parece que é o Clube que tem uma sentença desfavorável.

Em suma, jogador, empresários e clubes, já todos ganharam efetivamente dinheiro com este processo, o Sporting CP só tem uma decisão favorável do Tribunal Arbitral do Desporto. Nos cofres de Alvalade ainda não entrou dinheiro nenhum, e bem sabemos a falta que ele faz.

Nunca nos iremos esquecer que, mesmo que Rafael Leão pague os 16,5 milhões de euros, acrescidos de juros, será sempre muito inferior ao que seria devido ao Sporting CP.

Um dia, os empresários e intermediários vão perceber que há valores acima do dinheiro e que, realmente, é verdade que os jogadores são idolatrados por aqueles que amam o futebol, porém, a verdadeira paixão no desporto rei são os nossos clubes, e o nosso grande amor é o Sporting Clube de Portugal.

  Comentários