Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Adversário do Sporting na sétima jornada da Liga dos Campeões, o Leipzig recebeu e goleou, por 4-0 o Augsburgo. Após uma série de três jogos sem vitórias, em partida relativa à quinta jornada da Bundesliga, a equipa voltou aos triunfos.
Na primeira parte, o emblema detido pela Red Bull rapidamente assumiu a vantagem do jogo com um bis do esloveno Benjamin Sesko, marcado aos 11 e 15 minutos, que foi crucial para o sólido triunfo dos anfitriões que, ainda assim, ampliaram a vantagem com golos do belga Lois Openda (46') e do neerlandês Xavi Simons (57'), após Jeffrey Gouweleeuw ter falhado uma grande penalidade para os visitantes (27').
Com esta goleada, o Leipzig subiu ao segundo lugar da Bundesliga, mantendo-se a um ponto de distância do atual líder da tabela classificativa, o Bayern Munique, clube onde atua o ex Sporting João Palhinha - que vive um momento complicado na Baviera.
O Sporting e o Leipzig irão defrontar-se no dia 22 de janeiro de 2025, no penúltimo jogo válido para a fase de liga da Champions League, na RB Arena. Para já, a formação comandada por Rúben Amorim soma três pontos na prova, depois de ter vencido o Lille, por 2-0. Os germânicos perderam 2-1, diante do Atlético de Madrid.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven.
Antigo guarda-redes dos verdes e brancos relembra arranque espetacular que viveu na época em questão, mas faz reparo sobre o treinador da época
|
0Tomislav Ivkovic, croata de 64 anos, foi guarda-redes do Sporting no plantel de 1990/91,ano em que o emblema verde e branco fez um arranque de campeonato tal e qual o da época atual, com Rúben Amorim no comando técnico - sete vitórias nas sete primeiras jornadas da Liga.
O ex Sporting relembrou, ao jornal A Bola, que “O ambiente no balneário era muito bom. Tivemos um arranque fantástico e naquela altura desfrutávamos muito mais do jogo, não éramos tão disciplinados e não pensávamos em jogar apenas para os pontos, sem pensar no bom futebol”.
O treinador, na altura, era o brasileiro Marinho Peres. Uma figura acarinhada do futebol e que comandou o Clube de Alvalade durante duas épocas, contratado por Sousa Cintra. “Era um treinador carismático, que tinha excelente relação com os jogadores mas aquela nossa equipa era muito ‘esperta’, muito difícil, e precisava de um treinador mais duro e disciplinador do que Marinho Peres, que era muito boa pessoa”, confessou .
“Não sei como Rúben Amorim é como pessoa e treinador. Naquela altura tinha de ser um treinador que não pensasse apenas em fazer bons jogos, que nós fizemos… mas sofremos mais golos do que o normal para uma equipa como o Sporting, tínhamos menos rigor defensivo”, reconhece Ivkovic, que acabou por comparar as duas equipas que tiveram o mesmo arranque de época, mas em contextos diferentes.
Na época 90/91, o Sporting só não venceu um jogo, na 12.ª jornada, contra o Chaves, que terminou empatado a 2-2. Na temporada atual, o clube leonino segue, à sétima jornada, com zero derrotas ou empates, no primeiro lugar da tabela classificativa, com 21 pontos conquistados.
Avançado dos leões foi substituído na partida diante do Estoril e, entretanto, observado pelo departamento médico do Clube de Alvalade
|
0Viktor Gyokeres preocupou os adeptos leoninos, ao fazer gelo no joelho após ser substituído frente ao Estoril. No entanto, não passou de um susto, uma vez que o potente avançado verde e branco está apto para o PSV - Sporting da Liga dos Campeões.
O 'camisola 9' dos leões foi avaliado pelo departamento médico do Clube de Alvalade, no treino do passado sábado, que lhe deu luz verde para os próximos embates. Ainda assim, Rúben Amorim está muito atento a um possível contratempo com o joelho do avançado.
Uma vez que o ponta de lança chegou do Coventry com uma lesão crónica e teve, obrigatoriamente, de ser operado no final da última época, o técnico leonino terá agora um cuidado redobrado com o jogador, gerindo a sua forma física sempre que conseguir.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em nove encontros (825 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Dirigente alemão garante fazer contas com futebolista que venceu título com Rúben Amorim ao serviço do Clube de Alvalade
|
0João Palhinha tem tido vida complicada no Bayern de Munique. Desde que se mudou para a Baviera, o ex Sporting soma apenas 139 minutos ao longo de quatro jogos (34 minutos por encontro). Ainda assim, Christoph Freund diz contar com o médio internacional português.
"Estamos muito, muito, felizes com o Palhinha. Vamos precisar dele. Temos muitos jogos pela frente. Ele está confiante e a treinar muito bem", disse o diretor desportivo dos bávaros, ao Abendzeitung, garantindo que o centrocampista não está 'esquecido'.
As declarações do dirigente germânico surgem depois de mais um encontro em que o ex Sporting não saiu do banco. O Bayern empatou (1-1) frente ao Bayer Leverkusen e Vincent Kompany escolheu uma dupla de meio-campo composta por Aleksandar Pavlovic e Joshua Kimmich.
Em 2023/24, João Palhinha – avaliado em 55 milhões de euros – cumpriu o segundo ano consecutivo com a camisola do Fulham, da Premier League. O médio foi aposta em 39 partidas: 33 na Premier League, cinco na Taça da Liga e uma na Taça de Inglaterra, tendo somado 3.208 minutos, apontado quatro golos e assistido os companheiros de equipa numa ocasião.
Ao serviço do Sporting, João Palhinha realizou 95 jogos, nos quais chegou a fazer o gosto ao pé em sete ocasiões. Com o emblema de Alvalade ao peito, o médio conquistou um Campeonato Nacional (na temporada de 2020/21), duas Taças da Liga (nas épocas de 2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (em 2021).