
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na madrugada de quinta para sexta-feira, o Palmeiras recebeu e bateu o Bragantino, por 2-1, graças aos golos de Raphael Veiga e Rony, aos 21 e 55 minutos, respetivamente, o que valeu ao conjunto comandado por Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting, um grande ‘salto’ para a segunda posição do campeonato brasileiro.
Após o apito final, no Allianz Parque, o treinador português Abel Ferreira mostrou-se bastante satisfeito com a vitória sobre o compatriota, Pedro Caixinha, e, em conferência de imprensa, o ex-Sporting fez uso de uma metáfora curiosa de forma a explicar a simbiose entre os planos que tem em mente e o modo como os atletas o materializam em campo.
"Cada jogo é diferente. Para haver uma boa dança, é preciso haver um bom par. Quando a minha mulher dança comigo, sou pé de chumbo. Por mais que ela queira, não consigo, não é o meu forte", declarou, em declarações reproduzidas pelo portal canarinho UOL Esporte.
"Sou pé de chumbo. O Bragantino tem uma filosofia de jogo parecida à nossa, é uma equipa que está sempre à procura do golo e que sabe o que quer. Os jogadores sabem o que fazem dentro de campo, e eu dou os parabéns por isso", rematou.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Antigo futebolista do Famalicão rumou à Arábia Saudita e falou de ex colega que tem estado na agenda do emblema verde e branco para 2025/26
|
Zaydou Youssouf esteve na mira do Sporting, mas acabou por rumar aos sauditas do Al Fateh. O futebolista falou sobre o Famalicão, sua antiga equipa, e deixa rasgados elogios a Gustavo Sá, médio que tem estado na agenda do Clube de Alvalade para 2025/26.
"Impressiona muito, tanto fisicamente como tecnicamente"
"O Sá é um jogador incrível, tem toda a capacidade para atuar nos principais clubes da Europa, pela qualidade. Impressiona muito, tanto fisicamente como tecnicamente", disse ao jornal 'O Jogo'. Gustavo Sá de apenas 20 anos, revela ser uma estrela em ascensão no campeonato português. Está desde a temporada 2018/19 a servir o Famalicão e estreou-se pela equipa principal em 2022. O médio tem demonstrado ser um pilar do meio campo dos minhotos, tendo somado em 29 partidas, três golos e seis assistências. Na temporada passada, também registou números impressionantes
Apesar de estar a milhares de quilómetros de Portugal, Youssouf não esquece o ambiente competitivo da Liga e elogia o trabalho de Hugo Oliveira. “É um treinador que gosta de ter bola, de ter o controlo do jogo, dando muita liberdade aos jogadores na fase ofensiva. Percebeu-se que podia funcionar e fará grandes coisas no clube", explicou.
Com 95 jogos pelos minhotos, Zaydou deixou Portugal com a sensação de missão cumprida e seis milhões de euros nos cofres do Famalicão. Agora, a competir na mesma liga onde Cristiano Ronaldo defende o Al Nassr, o médio internacional pelas Ilhas Comores acompanha de perto o momento do antigo clube. "Estou a acompanhar os bons resultados e não estou nada surpreendido, porque há realmente imensa qualidade. Acredito que vão continuar assim até ao fim da liga. Foi um grande prazer jogar no Famalicão e não escondo a tristeza que foi sair", afirmou.
Com estes números impressionantes, o Sporting fica de olho no médio para reforçar o plantel para a próxima época. Mas, até lá, foca-se em conquistar o bicampeonato e a Taça de Portugal. O próximo encontro do Sporting será com o Moreirense no Estádio José de Alvalade. Reveja aqui a revolução do plantel dos cónegos que querem tirar pontos à equipa de Rui Borges.
Pupilo de Rui Borges ocupa décimo lugar numa tabela liderada apresentada pelo Observatório do Futebol; Lamine Yamal está no primeiro posto
|
Geovany Quenda tem vindo a brilhar pelo Sporting, pelo que ocupa o décimo lugar no mais recente estudo apresentado pelo Observatório do Futebol (CIES) que elenca os dez jovens nascidos de 2007 em diante com mais partidas disputadas em competições seniores.
O ranking agora divulgado é liderado por Lamine Yamal, do Barcelona, que já participou 117 partidas oficiais e tem uma média de 59,7 jogos por ano desde a estreia. Ainda assim, a presença de Geovany Quenda neste top mostra o impacto que o jovem tem tido no futebol sénior.
Apesar de já ter sido vendido ao Chelsea, com o seu colega de formação, Dário Essugo, o talento verde e branco vai continuar em Alvalade por mais uma temporada, com a transferência para os blues a acontecer apenas no início de 2026/27. Esta permanência por mais um ano permite ao Sporting continuar a contar com um dos jogadores mais promissores da nova geração, que tem dado nas vistas tanto a nível interno como internacional.
Com apenas 17 anos, o jovem extremo tem sido uma peça-chave no Sporting, somando já 48 jogos, três golos e seis assistências esta temporada, contribuindo de forma decisiva para a campanha dos leões rumo ao bicampeonato. A equipa liderada por Rui Borges ocupa o primeiro lugar da Liga Portugal, com 69 pontos, os mesmos que o Benfica. Encontra-se em vantagem pela diferença de golos e também pelo facto de ter vencido em casa frente ao encarnados, por 1-0. Recorde aqui o reforço de sonho que o Sporting quer agarrar para os próximos anos.
O Sporting venceu nos Açores, o Santa Clara, na 29ª jornada da Liga Portugal, com golo apontado aos 50 minutos por Geny Catamo. Os leões voltaram a liderar a tabela classificativa após deslize do Benfica em casa, frente ao Arouca (2-2). Os jogadores estão mais unidos do que nunca para conquistarem o bicampeonato, feito que não acontece na história do clube há 70 anos.
Veja a publicação do CIES:
Conhecido adepto do Clube de Alvalade critica comunicado lançado recentemente pelas águias e teme que futuro de Bruno Lage possa estar comprometido
|
Carlos Barbosa Cruz, conhecido adepto do Sporting, falou sobre o recente comunicado lançado pelo Benfica a criticar as arbitragens em Portugal. O presidente do Grupo Stromp ataca o clube encarnado e refere que o futuro de Bruno Lage no comando das águias depende do título de campeão
Num texto de opinião publicado no jornal Record, o advogado e comentador desportivo começa por afirmar que a conquista do campeonato será fundamental para a reeleição de Rui Costa como presidente do clube da Luz, no ato eleitoral que se vai realizar em outubro: “Já se percebeu que no Benfica, está muito mais em causa do que um campeonato. Para começar, está em causa uma liderança. Rui Costa sabe perfeitamente que só terá hipóteses de ganhar as eleições em outubro, se apresentar os resultados que têm escasseado […]. O certo é que Rui Costa investiu muito dinheiro neste campeonato e seria para lá de dececionante para o universo benfiquistas, se a equipa mais cara de sempre do futebol português não chegasse à frente no final. Resumindo, este campeonato é a apólice de seguro da sua reeleição, com todas as subversões e ansiedades que esta confusão de planos, inevitavelmente provoca”.
"Bruno Lage também sabe que se falhar a conquista, terá uma guia de marcha"
De seguida, Carlos Barbosa da Cruz defende que a continuidade do treinador Bruno Lage também depende da conquista do título: “Depois está em causa um emprego. Bruno Lage também sabe que se falhar a conquista, terá uma guia de marcha; pior ainda, face a alguns desempenhos pouco edificantes que tem tido em matéria de comunicação, nem é seguro que fique, mesmo ganhando. No entretanto Bruno Lage vai apostando na empatia com os adeptos, para ver se lhe aguentam o lugar no final da época”. Na opinião do adepto do Sporting, está também “em causa o modelo de gestão” do Benfica: “No Benfica houve substituição de presidente, mas a ideia de quem observa de fora, é que tudo o mais, no essencial, ficou na mesma. Já não sei que protocandidato produziu um estudo que demonstrava que a taxa de retenção dos ganhos na SAD era a mais baixa dos três grandes, por outras palavras os custos de estrutura e de contexto absorvem tudo, ou falando bem e claro, há muito boa gente que vive à conta deste estado de coisas”.
Carlos Barbosa da Cruz fala ainda de “instabilidade emocional” nas hostes encarnadas, que tem provocado “o atual estado de desassossego mediático e comportamental, numa sucessão de comunicados, indignações, críticas que são feitas às arbitragens”. O advogado critica o comportamento de Rui Costa no final do Benfica-Arouca, quando confrontou o árbitro António Nobre, no final do jogo: “Por muito grande que seja a revolta, o presidente de um clube com a dimensão do Benfica não confronta diretamente os árbitros no túnel. Ao fazê-lo exterioriza alguma falta de dimensão para a função, não deixa bem visto o seu clube, nem o futebol português, que sai claramente menorizado com estes episódios terceiro-mundistas. Pessoalmente tenho a melhor das impressões de Rui Costa, mas desta vez não fica bem na fotografia, e estou para ver o que o Conselho de Disciplina, tão severo com alegados excessos verbais, irá decidir”.
"A equipa mais prejudicada esta época por erros de arbitragem continua, infelizmente a ser o Sporting"
A terminar, Carlos Barbosa da Cruz deixa críticas às arbitragens e aponta o Sporting como a equipa mais prejudicada, em 2024/25: “Por muito alto e estridente que seja o ruído, não abafa uma realidade indesmentível: a equipa mais prejudicada esta época por erros de arbitragem continua, infelizmente a ser o Sporting”.