
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Esteves, ala emprestado pelo Sporting ao AZ Alkmaar, fez uma assistência pelo Jong AZ (equipa B dos neerlandeses) diante do Telstar. O jogo terminou empatado a uma bola e foi a contar para jornada 21 da segunda Liga.
O ala de 19 anos somou assim os primeiros minutos oficiais no novo emblema, depois de ter sido suplente utilizado, num empate (2-2) frente ao Borussia Dortmund, em encontro de cariz amigável diante da equipa germânica.
Gonçalo Esteves chegou a estrear-se na equipa principal na época 2021/22, somando 10 jogos na equipa A e demonstrando qualidades que deixaram os adeptos leoninos com ‘água na boca’. No entanto, Rúben Amorim não ficou satisfeito com a evolução do atleta, que terminava contrato no final da época.
O jogador tinha apenas um jogo realizado em 2023/24, ao serviço da equipa B, numa derrota da turma de Filipe Çelikkaya por 3-1 frente ao Caldas, o que demonstra a escassez de tempo de jogo com a Listada verde e branca, algo que pretende encontrar nesta nova etapa.
Vale reforçar que o internacional jovem português reforça o emblema dos Países Baixos por empréstimo, que contempla uma opção de compra no valor de 2 milhões de euros, ficando o Sporting com 30% de uma possível futura venda.
Confira a assistência de Gonçalo Esteves:
Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês
|
Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.
Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.
Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.
No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.
Jogador que foi muito importante para a conquista do campeonato com o antigo treinador deu entrevista em que falou dos momentos menos bons
|
Uma das figuras de destaque do Sporting de Ruben Amorim, campeão da época passada, Geny Catamo concedeu uma entrevista em que abordou o período que vive no Sporting. O extremo é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos, muito por culpa dos golos ao Benfica no jogo do título da edição passada do campeonato português.
Antes de mencionar esse momento, o objetivo para o resto da época: "Ser bicampeão. E deixar um legado e uma história neste grande clube (...) Sinto-me um leão. E sinto também uma grande responsabilidade de representar o grande clube que o é o Sporting. De resto, é desfrutar", começou por dizer Geny Catamo.
Lembrou, depois, o dérbi em que foi decisivo. É, para si, o golo mais especial da carreira: "Foi no jogo com o Benfica, na época passada [vitória do Sporting, por 2-1, a 6 de abril de 2024]. Dizem que deu o título... Mas faltavam ainda muitos jogos. Ajudou a dar aquele passo importante que nos levou a ganhar o título", explicou o internacional por Moçambique.
Falou, também, da estreia de leão ao peito, quando estava "muito tenso": "Estava ansioso para fazer tudo bem. Entrei durante o jogo, foi contra o Portimonense. Estávamos a perder 2-1, mas ganhámos 3-2", partilhou Geny Catamo - que vai estar ao serviço da sua seleção brevemente.
Por último, confessou como lida com os momentos negativos: "Tento afastar-me muito das coisas de que não gosto. Não gosto de ver notícias e comentários. Só gosto de fazer as coisas que me mantêm bem e feliz (...) Gosto de ficar com o meu filho e jogar Playstation". Admitiu, ainda, ter Messi e Mahrez como inspirações, e deixou uma palavra para os colegas: "É o que nos define, a união do grupo".