
Futebol
Pedido de Rui Borges estava fechado no Sporting, mas negócio pode ter ido por água abaixo
29 Ago 2025 | 14:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2024 | 10:29 |
O Sporting de João Pereira foi jogar e perder, à Bélgica, frente ao Club Brugge, em partida a contar para a Liga dos Campeões. A derrota não foi a única notícia da noite, uma vez que os leões trouxeram do jogo três jogadores com queixas físicas, a juntar a um lote considerável que já existia antes da sexta jornada da prova milionária. Vai crescendo o número de lesões no plantel, que não facilita a vida ao novo treinador leonino.
De Brugge, o treinador português trouxe Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Franco Israel com queixas, sendo que o guardião foi o único que terminou a partida. Esta época, no total, foram já 14 diferentes jogadores do Sporting que se viram obrigados a perder jogos devido a lesão - e três deles foram obrigados a parar por mais que uma vez (Nuno Santos, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio).
As lesões não aconteceram todas ao mesmo tempo, é certo, mas os indisponíveis neste momento são suficientes para reduzir claramente ao opções do técnico leonino. Frente ao Boavista, João Pereira já sabe que não poderá contar com Nuno Santos, Pote, Morita e Daniel Bragança - todos devem voltar no início de 2025, à exceção de Nuno Santos, que está de fora até ao fim da época - e fica agora à espera de atualização sobre os três elementos que saíram de Bélgica com queixas.
O cenário é mais negativo, sobretudo, no meio campo. Dos jogadores de campo previstos para ocupar a posição de médio na equipa do Sporting na presente temporada, apenas Morten Hjulmand está apto para jogar, pelo que João Pereira já foi obrigado a chamar jogadores das camadas jovens dos leões - João Simões, Henrique Arreiol e Alexandre Brito, por exemplo, no último jogo - para colmatar estas ausências no miolo do terreno.
Relembre-se que o quadro clínico do plantel Sportinguista não se deve alterar em breve: a lesão de Nuno Santos é de longa recuperação, e Pote, Bragança e Morita têm lesões musculares e estarão de fora cerca de um mês. Falta agora a atualização do estado de Quaresma, Franco e Inácio, e que, claro está, o hospital de Alvalade não receba clientes novos.
Treinador da formação azul e branca fez conferência de imprensa antes do clássico, onde deixou bicada ao Clube de Alvalade
29 Ago 2025 | 15:34 |
Francesco Farioli falou acerca das expulsões dos adversários do Sporting, neste início de temporada. Nestas primeiras três jornadas da Liga Portugal Betclic, os pupilos de Rui Borges jogou em superioridade numérica por duas vezes: frente ao Arouca e Nacional. Ainda assim, o técnico do Porto mostrou-se preparado para esse cenário.
Francesco Farioli: "Foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting"
“Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não”, responde o treinador azul e branco, na conferência de antevisão do clássico do próximo sábado.
A verdade é que Francesco Farioli parece ter memória curta. Nos últimos 13 confrontos entre Sporting e Porto, a turma de Alvalade teve 13 expulsões para apenas uma dos dragões. No último Clássico no Estádio do Dragão, a formação de Rui Borges acabou mesmo por jogar com nove homens, após as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande.
Fora das partidas frente ao Sporting, a última temporada passada do Porto foi marcada pelo número de vezes que os azuis e brancos jogaram contra 10 homens. Ao logo de toda a época 2024/25, os pupilos de Vítor Bruno e Martin Anselmi jogaram com mais um jogador em campo por 14 ocasiões diferentes.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Jogador que não foi opção do técnico verde e branco nos leões foi oficializado como novo reforço de histórico emblema da Premier League
29 Ago 2025 | 14:43 |
Mateus Fernandes foi, esta sexta-feira, 29 de agosto, anunciado como o mais recente reforço do West Ham. Em comunicado, o histórico clube da Premier League anunciou a contratação do antigo jogador do Sporting, que foi 'dispensado' por Ruben Amorim, num negócio que ronda os 44 milhões de euros, sendo que os leões têm direito a 3 milhões.
“Estou muito feliz por estar aqui. Estou entuasiasmo para representar o West Ham. É um grande passo para mim. É um grande Clube: o projeto, o estádio, a cidade. Quero praticar um bom futebol. O mais importante é deixar tudo em campo”, afirmou Mateus Fernandes nas primeiras declarações enquanto reforço do emblema da Premier League.
Aquando da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, por 15 milhões de euros, o Sporting reservou 10% de uma futura mais-valia. Ora, contas feitas, os leões recebem uma verba a rondar os 3 milhões (10% da mais-valia, que se fixa, mais coisa menos coisa, nos 30 milhões de euros).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros – somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. De resto, o médio formado no Sporting chamou a atenção de diversos emblemas da Premier League.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes como reforço do West Ham:
Atleta dos verdes e brancos tem futuro em aberto no Clube de Alvalade. Últimos dias do mercado de transferências prometem ser agitados
29 Ago 2025 | 14:39 |
José Mourinho foi, esta sexta-feira, despedido do comando técnico do Fenerbahçe. Ora, com esta mudança, o emblema turco pode voltar a focar atenções em Geny Catamo. Os responsáveis do Sporting estão dispostos a negociar, mas apenas pelo preço certo, que seria uma verba a rondar os 20/25 milhões de euros.
“Despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipa profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira”, escreveu o emblema de Istambul, através de um comunicado na sua conta oficial da rede social ‘X’.
O despedimento de José Mourinho do Fenerbahçe pode ter influência no mercado do Sporting, uma vez que os turcos eram um dos emblemas de olhos na compra de Geny Catamo, juntamente com Galatasaray e Aston Villa. Ainda assim, o técnico lusitano negou qualquer interesse pelo ala moçambicano.
“Eu acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Honestamente, acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar agora. É um contrassenso. Acho que não existe nada com o Geny”, afirmou José Mourinho, na sua última conferência de imprensa, que foi em antevisão à partida com o Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma quatro partidas, sempre na condição de titular. Nos 278 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência pela turma de Rui Borges.