
Futebol
Rui Borges diz que jogador do Sporting vai render, mas não no imediato: "Vai ajudar-nos no futuro"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Juventus, adversário do Sporting nos quartos-de-final da Liga Europa, vai de mal a pior. Depois dos problemas com justiça, agora são as lesões que afetam o plantel dos italianos, com Federico Chiesa e Paul Pogba a juntarem-se ao lote de indisponíveis.
Na antevisão da receção ao Hellas Verona – agendada para este sábado, 1 de abril, às 19h45 –, Maximiano Allegri, treinador da Juventus, referiu que está a “tentar com que Chiesa esteja pronto” para o jogo frente ao Inter de Milão, na terça-feira, às 20h00.
Um eventual regresso antecipado de Chiesa pode levar ao agravamento da lesão, o que, por consequência, pode fazer com que este volte a parar e seja obrigado a falhar o embate frente ao Sporting.
Já sobre Paul Pogba, o treinador italiano diz que não tem data de retorno para o internacional francês: “Não sei quando voltarei a contar com Pogba”.
Na primeira mão dos quartos da Liga Europa, o Sporting desloca-se ao reduto da Juventus no próximo dia 13 de abril, às 20h00. Uma semana depois, dia 20, também às 20h00, a turma de Amorim decide a eliminatória no Estádio José Alvalade.
Sporting e Juventus já mediram forças por duas vezes. Na temporada 2017/18, na fase de grupos da Liga dos Campeões, a turma de Alvalade perdeu, por 2-1, no terreno dos italianos e empatou, a uma bola, em Alvalade, com golo de Bruno César (20’).
Futebolista reforçou Clube de Alvalade no mercado de verão e tem tido dificuldades em afirmar-se com a Listada verde e branca, abrindo espaço à saída
|
Ria Bose deverá deixar o Sporting no mercado de verão. Neste Exclusivo Leonino, o nosso jornal revela que a lateral internacional jovem inglesa tem tido algumas dificuldades em Alvalade e uma transferência no próximo defeso está em equação por parte da estrutura do futebol feminino dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a ex Chelsea estará praticamente riscada das contas da temporada 2025/26. Chegada de uma realidade diferente, a atleta não se ambientou à equipa, sendo muito pouco utilizada ao longo da época, apesar de também ter estado indisponível devido a lesão.
Assim sendo, os responsáveis do Sporting estão a analisar a saída, não tendo ainda certezas dos termos de negócio, uma vez que o potencial de Ria Bose poderá dar alguma margem de manobra. Caso surja uma proposta de empréstimo vantajoso, a defesa poderá ser cedida.
“O Sporting é um grande Clube e uma excelente oportunidade. Ainda estou nos primeiros dias aqui, mas já me sinto em casa. Estou muito feliz por assinar por um Cube tão grande”, disse a jogadora, aos meios de comunicação verdes e brancos, aquando da oficialização.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ria Bose soma apenas sete minutos de jogo, tendo sido lançada aos 83' da vitória por 2-0 diante do Torreense, ainda na quinta jornada da Liga BPI - veja AQUI a classificação detalhada - , disputada a 5 de outubro de 2024. Desde então, não mais entrou nas contas, nem alinhou pela equipa B.
Ícone do cClube leonino foi um líder dentro e fora de campo, destacando-se como jogador, árbitro e dirigente, deixando um legado inigualável
|
Jorge Gomes Vieira nasceu a 23 de fevereiro de 1898, em Lisboa, e desde jovem demonstrou uma paixão inabalável pelo Sporting. Aos 13 anos, tornou-se sócio do clube e pouco depois começou a representar a equipa nas camadas jovens. Em 1915, com apenas 16 anos, estreou-se oficialmente pela equipa principal, como defesa-esquerdo, num Dérbi frente ao Benfica.
O seu talento e dedicação rapidamente o tornaram peça fundamental do Sporting. Vieira destacou-se pela sua liderança dentro de campo, chegou a capitão da equipa, com a braçadeira a ser-lhe passada por Francisco Stromp, tornando-se assim numa referência incontestável no clube.
A sua carreira como jogador foi marcada por feitos memoráveis, incluindo a conquista do Campeonato de Portugal e sete títulos regionais de Lisboa. Com uma ligação inquebrável ao Sporting, permaneceu no clube durante 18 épocas, um recorde de longevidade no Clube verde e branco.
Para além de brilhar com a camisola verde e branca, Jorge Vieira fez história na seleção nacional. Em 1921, participou no primeiro jogo da equipa das quinas, contra a Espanha, e tornou-se depois numa presença regular, somando 17 internacionalizações. A sua liderança foi também reconhecida a nível internacional, tendo sido capitão de Portugal nos Jogos Olímpicos de 1928.
Paralelamente à carreira de jogador, destacou-se como árbitro, tornando-se o primeiro português a alcançar estatuto internacional na arbitragem. A sua competência foi reconhecida pelo próprio Rei de Espanha, que lhe concedeu a Cruz de Prata da Ordem de Mérito.
Após pendurar as chuteiras em 1932, Jorge Vieira continuou a sua ligação ao desporto, desempenhando papéis como treinador, selecionador nacional de juniores e dirigente em diversas instituições. Em 1973, foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade, tal como José Alexandre Baptista, e em 1981, foi homenageado com a Medalha da Ordem do Infante D. Henrique.
Morreu a 6 de agosto de 1986, sendo, na altura, o Sócio número 1 do Sporting. O seu legado continua a inspirar gerações de sportinguistas, perpetuando a imagem do "Capitão Perfeito" que sempre defendeu o clube com garra, lealdade e paixão incomparáveis.
Leões saíram do Signal Iduna Park com uma igualdade a zeros e não conseguiram recuperar da desvantagem de 3-0 da primeira mão
|
O Sporting despediu-se da Liga dos Campeões, depois de empatar (0-0) em Dortmund. Os verdes e brancos não conseguiram recuperar da desvantagem de 3-0 da primeira mão, no Estádio de Alvalade, e dão por terminada a sua participação nas competições europeias.
Sem alguns dos habituais titulares como Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, e com muitas alterações, a equipa de Niko Kovac esteve por cima. A primeira situação do jogo surgiu ao minuto 27. Karim Adeyemi deixou em Marcel Sabitzer para o disparo, mas estava lá Rui Silva a impedir males maiores. Ao minuto 37, foi a vez de Guirassy tentar surpreender Rui Silva com um pontapé de fora da área, mas o português encaixou com segurança.
No segundo tempo, o Borussia Dortmund mostrou-se mais acutilante e a querer fazer funcionar o marcador. Aos 57 minutos, os alemães tiveram à sua disposição uma grande penalidade. Adeyemi caiu na área, num lance com Rui Silva e o árbitro apontou para o castigo máximo. Na conversão, Serhou Guirassy permitiu a defesa ao internacional português de 31 anos.
Com o nulo no marcador, Afonso Moreira e Alexandre Brito entraram na partida e mostraram bons pormenores. No entanto, aos 69 minutos, os alemães atiraram ao poste. Giovanni Reyna apareceu em boa posição, mas faltou pontaria para abrir a contagem. Quatro minutos mais tarde, Emre Can cabeceou para o fundo da baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Nos minutos finais, o Clube de Alvalade conseguiu aproximar-se da baliza de Gregor Kobel com algum perigo. Conrad Harder por duas vezes disparou à baliza: Primeiro num cabeceamento e, pouco depois, o dinamarquês desviou, mas ao lado da baliza do guardião suíço e, desta forma, os leões dizem adeus à prova milionária com um nulo na Alemanha.
Confira o resumo do jogo: