Futebol
Varandas arrasa Villas Boas de alto a baixo; Presidente do Sporting diz que Porto mentiu
17 Fev 2026 | 16:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Out 2024 | 23:15 |
Frederico Varandas concedeu, este domingo, dia 20 de outubro, uma entrevista à RTP. A permanência de Rúben Amorim no Sporting foi tema de conversa, mas o líder máximo dos leões explicou que apesar de Hugo Viana rumar ao Manchester City, tal não significa que o atual técnico dos leões tome o mesmo caminho.
"Hoje temos uma relação de amizade os três. Hoje é um facto que Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2026. E hoje é um facto que o Hugo Viana para o ano será o diretor desportivo do Manchester City. Amizades, amizades, clubes à parte. O caminho segue. E para mim isso não é um assunto. Vivo do que eu controlo e do presente e do futuro", começou por dizer.
"Repare, hoje, e dá-me um certo gozo pessoal, hoje ver muita gente a alertar e de uma forma até dramática como é que vai ser sobre a saída do Hugo Viana. Gosto de relembrar que essas pessoas há seis anos criticavam o Hugo Viana, porque não sabia fazer planeamentos, não sabia organizar o plantel, etc. Fico muito reconhecido, até pelo Hugo. Essas pessoas hoje, sem o dizerem publicamente, é uma certa confissão que estavam enganadas. O que eu lhe posso garantir… E o Hugo Viana naquela altura tinha trabalhado poucas semanas como diretor desportivo de um Belenenses. Era esta a sua experiência pessoal. Mas nós acreditámos no Hugo Viana e eu sabia o potencial que ele tinha", declarou.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 225 encontros, tendo vencido 158, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Futebolista tem sido aposta de Rui Borges na presente temporada desportiva e o seu nome não passa despercebido além-fronteiras
18 Fev 2026 | 09:22 |
Reconhecido publicamente por Rui Borges em várias ocasiões, Iván Fresneda, da geração de 2004, assumiu-se como titular indiscutível no lado direito da defesa do Sporting. A regularidade exibicional tem-lhe valido crescente projeção, refletida também na evolução ao serviço das seleções jovens de Espanha: estreou-se recentemente nos sub-21 e aponta agora à equipa principal.
As prestações consistentes do 'camisola 22' não têm passado despercebidas. Segundo revela o jornal Record, vários clubes espanhóis têm acompanhado atentamente o lateral, que chegou a Alvalade em agosto de 2023, proveniente do Real Valladolid, por 9 milhões de euros.
No último mercado de transferências surgiram, a partir de Itália, informações sobre uma alegada proposta do Napoli já perto do fecho da janela. Contudo, a mesma fonte confirma que tal cenário não correspondeu à realidade, embora o nome de Fresneda esteja referenciado por vários emblemas da Serie A.
Utilizado com bastante regularidade por Rui Borges na presente temporada, o jogador internacional sub-21 por Espanha tem contrato válido com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 30 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 18 na Liga Portugal, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.186 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.
Verdes e brancos regressam aos trabalhos esta quarta-feira, 18 de fevereiro, e são esperadas novidades para o treinador dos leões
18 Fev 2026 | 09:10 |
O Sporting regressa esta manhã de quarta-feira, 18 de fevereiro, aos treinos na Academia, após dois dias de folga concedidos por Rui Borges no rescaldo do encontro com o Famalicão. As atenções centram-se agora na possível reintegração sem limitações de Fotis Ioannidis nos trabalhos do grupo.
O avançado grego, de 26 anos, acabou por ficar fora da ficha de jogo frente aos famalicenses, apesar de ter estado em dúvida até perto da hora do apito inicial. Ainda assim, existe esperança entre os responsáveis leoninos de que possa regressar às opções para a deslocação a Moreira de Cónegos.
Ioannidis está afastado da competição há cerca de mês e meio, desde que voltou a ressentir-se do joelho esquerdo no encontro diante do Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro. Tratando-se de um problema semelhante ao que já o tinha afastado entre novembro e dezembro, após o jogo com o Santa Clara, o departamento médico tem acompanhado o processo com especial cautela, procurando garantir que não existe risco de recaída numa zona particularmente sensível.
Nas últimas semanas, o internacional helénico iniciou corrida no relvado da Academia, trabalho com bola e progressiva recuperação do ritmo competitivo. Está, por isso, a um curto passo de voltar aos convocados, podendo estar disponível para o desafio de sábado, desde que se apresente sem qualquer resquício de dor no joelho.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade ainda chegou a estar a vencer por 2-1, mas permitiu reviravolta ao rival eterno e está no último lugar da tabela
17 Fev 2026 | 18:02 |
A equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Benfica por 4-2, esta terça-feira, dia 17 de fevereiro, em partida da sexta jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o sexto encontro consecutivo sem vencer, após o empate frente ao Leixões na ronda anterior.
No Caixa Futebol Campus, no Seixal, os verdes e brancos entraram da pior forma no encontro e viram as águias colocarem-se na frente do marcador graças ao remate certeiro de Duarte Soares (3'). Aos 7', Os leões reagiram de imediato, com Rayhan Momade a avançar em velocidade no corredor esquerdo, a entrar na área e a rematar para o fundo da baliza. Aos 9', o mesmo Rayhan Momade voltou a arrancar em velocidade, enganou o defesa adversário e fez o bis. Ainda antes do intervalo, Francisco Neto (43') rematou de fora de área e empatou as contas.
No regresso dos balneários, o dérbi manteve-se equilibrado até aos 67 minutos, altura em que a formação da casa fez o 3-2. Francisco Neto, que recebeu um passe de Duarte Soares com a parte exterior do pé direito, adiantou a bola sobre um defesa leonino e não deu hipóteses a Tiago Leitão. Aos 85', André Gomes fez o 4-2.
Com esta derrota - a 11.ª em 25 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto têm dois pontos e continuam na oitava e última posição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo no sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Santa Clara, pelas 11h00, em Alcochete.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Leitão (Guarda-redes), Daniel Costa, Miguel Alves (C), Lucas Taibo, Rafael Mota, Zaid Bafdili, Micael Sanhá, Rafael Camacho, Délcio Aurélio, Manuel Kissanga e Rayhan Momade.
Varandas arrasa Villas Boas de alto a baixo; Presidente do Sporting diz que Porto mentiu
17 Fev 2026 | 16:05
Ex Sporting saiu aos 63' do Girona - Barcelona e Flick acabou o jogo pior do que estragado
17 Fev 2026 | 14:34
Relatório de Luís Godinho no Porto - Sporting diz que dragões ofereceram camisolas aos árbitros
17 Fev 2026 | 13:32