Futebol
Exclusivo Leonino - Defesa da liga espanhola quer jogar no Sporting, mas Borges fecha-lhe a porta
11 Jan 2026 | 15:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Nov 2024 | 16:17 |
Desde que chegou a Inglaterra para liderar o Manchester United, a vida pessoal de Ruben Amorim tem despertado grande curiosidade, tanto em Portugal como no Reino Unido. O jornal britânico Mirror destacou recentemente uma história curiosa que envolve o treinador e um dos seus maiores arrependimentos, algo que ainda hoje é tema de brincadeiras no seio da sua família.
A carreira de Rúben Amorim no futebol começou cedo, mas sempre foi acompanhada por uma forte exigência familiar. Desde jovem, a mãe estabeleceu um compromisso inabalável com ele: poderia continuar a treinar e perseguir o sonho de ser jogador profissional, mas apenas com a condição de não abandonar os estudos. Esse acordo foi respeitado até aos 17 anos, quando Amorim assinou o seu primeiro contrato profissional e decidiu deixar os estudos, ficando pelo 11.º ano.
Numa entrevista ao Expresso, Amorim confessou que essa decisão lhe pesa até hoje. "Fiz um acordo com a minha mãe: tinha de continuar a estudar até que assinasse o meu contrato profissional, coisa que aconteceu aos 17 anos. Hoje, arrependo-me imenso. Se tivesse esperado uns meses, tinha feito os exames e concluído o 12.º ano", revelou. Esta reflexão, resgatada pelos meios de comunicação ingleses, ilustra um lado mais humano do técnico que hoje é conhecido pela sua competência e sucesso no desporto.
A formação académica é, aliás, um tema recorrente nas dinâmicas familiares de Amorim. Enquanto o treinador não terminou o ensino secundário, a sua mulher prosseguiu os estudos e tornou-se engenheira eletrotécnica, um feito que frequentemente dá azo a brincadeiras e provocações entre o casal. "A minha mulher é engenheira eletrotécnica e atira-me isso à cara todos os dias", contou, de forma bem-humorada. A cumplicidade entre os dois reflete-se também na forma como lidam com essas diferenças de percurso.
Muito antes de imaginar que viria a ser treinador de um dos maiores clubes do mundo, Ruben Amorim já mostrava a ambição que o caracterizou como jogador e agora como técnico. Embora carregue este arrependimento, a sua trajetória evidencia que o sucesso não depende apenas de um diploma, mas também da paixão, disciplina e persistência. Hoje, ao liderar o Manchester United, Amorim vive o sonho de qualquer profissional do futebol, ao mesmo tempo que se mantém fiel aos princípios que o moldaram.
Jogador do Al Hilal foi recentemente associado ao Clube de Alvalade e existem novidades sobre o rumor desta janela de transferências
12 Jan 2026 | 07:03 |
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Kaio César, jogador que atua no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Apesar dos recentes rumores vindos do Médio Oriente, o jogador não está no radar dos leões para este defeso.
Numa primeira instância, a imprensa saudita avançou que tanto o Sporting como o Atlético Mineiro teriam feito chegar propostas pelo atacante de 21 anos que já passou pelo Vitória de Guimarães, mas tal não terá um fundo de verdade, pelo menos no que aos verdes e brancos diz respeito.
O jornal Record desmente, na sua edição desta segunda-feira, dia 12 de janeiro, o interesse do Clube de Alvalade na presente janela de transferências. Ainda assim, o jogador do Al Hilal já chegou a ser referenciado pelo Sporting no ano de 2025, mas as intenções terão caído por terra.
Em maio de 2025, o atacante de 21 anos estava descontente na Arábia Saudita, depois de ter tido uma 'briga' com Jorge Jesus, naquele que seria o último encontro do ex Sporting ao leme do Al Hilal. Num duelo frente ao Al Ahli, para a Liga dos Campeões Asiática, o técnico lançou o atleta, substituindo-o nove minutos depois, algo que deixou o jogador furioso.
A irritação de Kaio César foi visível, com o canhoto a reclamar da decisão do técnico, que não se deixou ficar e ripostou o desagrado do pupilo. Jorge Jesus acabaria por ser demitido do Al Hilal, mas a estrutura saudita não gostou da atitude do ex-Vitória de Guimarães, que acabou por não sair do banco no último encontro, diante do Al Raed.
O extremo deixou o Vitória de Guimarães, no mercado de inverno de 2025, para rumar ao clube então orientado por Jorge Jesus. Sob comando técnico do ex-treinador do Sporting, o jogador depressa conquistou a titularidade, apesar de não ter tido um grande impacto na equipa. Avaliado em 4,5 milhões de euros, Kaio César fez quatro golos e seis assistências em 34 jogos pelo Al Hilal.
Internacional grego saiu lesionado do encontro frente ao Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, e promete complicar as contas dos leões
12 Jan 2026 | 06:44 |
Fotis Ioannidis não estará disponível para o Sporting - Casa Pia e as más notícias não ficam por aqui. O internacional grego - que se lesionou frente ao Vitória de Guimarães - vai cumprir um rigoroso plano de recuperação antes de regressar à competição e ainda não existe data para que tal aconteça.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que revela que o jogador será obrigado a parar, apesar de não se tratar de uma lesão grave. Uma vez que é um problema reincidente, este procura cuidados redobrados e exige um restabelecimento total, para que não sejam corridos riscos de agravamento da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito.
Assim sendo, a mesma fonte escreve que o departamento médico do Sporting não aponta, para já, qualquer prazo concreto para o regresso de Fotis Ioannidis às opções de Rui Borges. Tudo irá depender da evolução do avançado nos próximos dias, mas é certo que irá desfalcar os leões na receção aos gansos, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro.
Uma vez que se trata de um elemento com importância no plantel, a reavaliação do grego será diária, mas Rui Borges também não pretende correr riscos na utilização do ponta de lança antes do tempo, uma vez que este pode ter uma palavra a dizer no ciclo que se aproxima para os leões: Casa Pia (16), PSG (20), Arouca (24) e Athletic Bilbao (28).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade já terá praticamente tudo acertado para garantir a chegada do extremo senegalês a Portugal, mas há um pormenor por resolver
12 Jan 2026 | 06:32 |
Souleymane Faye está fechado como reforço do Sporting e é esperado em Lisboa a qualquer momento para realizar os habituais exames médicos e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o Clube de Alvalade. Os leões já terão tudo resolvido com o Granada, entre verbas e percentagens, mas o extremo senegalês ainda não teve ordem para viajar e já se sabe o motivo.
De acordo com o 'Ideal', de Espanha, Faye ainda não está em Portugal devido à falta de entendimento entre as partes quanto ao plano de pagamentos da operação. O jornal Record revela que tal não deverá ameaçar a conclusão da transferência, mas pode ser suficiente para continuar a alimentar este impasse que já dura alguns dias.
Ainda assim, pelo menos para já, continua de pé a possibilidade de Souleymane Faye se juntar aos treinos da equipa do Sporting já na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro. Para que tal aconteça, ainda há algum caminho a percorrer entre os leões e o emblema da segunda divisão espanhola.
O jornal português revela que o faseamento dos valores também foram reajustados e, depois de ter sido alcançada uma base de negócio na ordem dos 6 milhões de euros (+2M possíveis de bónus), os verdes e brancos terão chegado ao acordo de pagar mais 'à cabeça' e, em contrapartida, o Granada concordou em abdicar dos montantes variáveis. Desta forma, o Sporting deverá desembolsar 6,5M fixos, com os espanhóis a manterem o direito a 10% de uma futura venda.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Exclusivo Leonino - Defesa da liga espanhola quer jogar no Sporting, mas Borges fecha-lhe a porta
11 Jan 2026 | 15:11
Médio que vai sair do Sporting faz golaço ao Porto B, mas leões perdem 2-1
11 Jan 2026 | 17:37
Sporting com concorrência por craque português da liga italiana; Tottenham e Newcastle na corrida
11 Jan 2026 | 17:07