Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Amorim revela arrependimento; Ex Sporting diz que...

Novo treinador do Manchester United tem sido o centro das atenções desde que chegou a Inglaterra, e o jornal Mirror destacou recentemente uma história curiosa que envolve o técnico de 39 anos

Rúben Amorim revela o arrependimento de ter saído da escola cedo
Rúben Amorim revela o arrependimento de ter saído da escola cedo

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou a Inglaterra para liderar o Manchester United, a vida pessoal de Ruben Amorim tem despertado grande curiosidade, tanto em Portugal como no Reino Unido. O jornal britânico Mirror destacou recentemente uma história curiosa que envolve o treinador e um dos seus maiores arrependimentos, algo que ainda hoje é tema de brincadeiras no seio da sua família.


A carreira de Rúben Amorim no futebol começou cedo, mas sempre foi acompanhada por uma forte exigência familiar. Desde jovem, a mãe estabeleceu um compromisso inabalável com ele: poderia continuar a treinar e perseguir o sonho de ser jogador profissional, mas apenas com a condição de não abandonar os estudos. Esse acordo foi respeitado até aos 17 anos, quando Amorim assinou o seu primeiro contrato profissional e decidiu deixar os estudos, ficando pelo 11.º ano.


Numa entrevista ao Expresso, Amorim confessou que essa decisão lhe pesa até hoje. "Fiz um acordo com a minha mãe: tinha de continuar a estudar até que assinasse o meu contrato profissional, coisa que aconteceu aos 17 anos. Hoje, arrependo-me imenso. Se tivesse esperado uns meses, tinha feito os exames e concluído o 12.º ano", revelou. Esta reflexão, resgatada pelos meios de comunicação ingleses, ilustra um lado mais humano do técnico que hoje é conhecido pela sua competência e sucesso no desporto.


A formação académica é, aliás, um tema recorrente nas dinâmicas familiares de Amorim. Enquanto o treinador não terminou o ensino secundário, a sua mulher prosseguiu os estudos e tornou-se engenheira eletrotécnica, um feito que frequentemente dá azo a brincadeiras e provocações entre o casal. "A minha mulher é engenheira eletrotécnica e atira-me isso à cara todos os dias", contou, de forma bem-humorada. A cumplicidade entre os dois reflete-se também na forma como lidam com essas diferenças de percurso.

Muito antes de imaginar que viria a ser treinador de um dos maiores clubes do mundo, Ruben Amorim já mostrava a ambição que o caracterizou como jogador e agora como técnico. Embora carregue este arrependimento, a sua trajetória evidencia que o sucesso não depende apenas de um diploma, mas também da paixão, disciplina e persistência. Hoje, ao liderar o Manchester United, Amorim vive o sonho de qualquer profissional do futebol, ao mesmo tempo que se mantém fiel aos princípios que o moldaram.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting terá novo guarda-redes, mas há um senão

Emblema verde e branco está no mercado em busca de um novo nome para as balizas verdes e brancas; Atuais opções não convencem em pleno

Exclusivo Leonino - Varandas no mercado em busca de um guarda-redes para o plantel do Sporting em 2024/25
Exclusivo Leonino - Varandas no mercado em busca de um guarda-redes para o plantel do Sporting em 2024/25

  |

Icon Comentário0

O Sporting está no mercado em busca de um novo guarda-redes, sabe o Leonino. No entanto, apesar de a administração verde e branca querer um novo 'número 1' para as balizas do Clube de Alvalade, a chegada do novo reforço deve acontecer apenas na próxima janela de verão.


Ao que o nosso Jornal apurou, os erros de Franco Israel e Vladan Kovacevic neste início de época expuseram algumas fragilidades, pelo que os responsáveis do Sporting já andam à caça de um novo guardião. As atuais opções no plantel não oferecem as garantias desejadas, daí que os dirigentes reconheçam que é preciso dar ‘sangue novo’ à equipa.


Diego Callai, terceiro na hierarquia, ainda vai ter de esperar para ser opção com maior regularidade na equipa principal. O prodígio de 20 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade, mas a pouca utilização até ao momento inviabiliza essa possibilidade.


Apesar de ainda não ter sido apresentada qualquer proposta por nenhum guardião, os leões procuram um jogador à semelhança da contratação de Antonio Adán, em 2020, ou seja, alguém de créditos firmados e que chegue com currículo para pegar de estaca no onze da equipa leonina.

Apesar de tudo, os leões querem continuar com Franco Israel para a próxima temporada ainda que com um papel de menor destaque. O guarda-redes tem contrato assinado com os verdes e brancos até 2027, mas a Direção decidiu que irá melhorar as condições do jogador uruguaio de 24 anos (Saiba mais AQUI). Já a permanência de Vladan Kovacevic em 2025/26 ainda estará a ser considerada.



Futebol

Adepto do Sporting visa Nuno Almeida: "Não guardo grandes recordações"

Conhecido Sócio do emblema leonino tece duras críticas ao Conselho de Arbitragem e antevê uma 'promoção' ao ex árbitro de 49 anos

Carlos Barbosa da Cruz, adepto do Sporting, ataca Nuno Almeida
Carlos Barbosa da Cruz, adepto do Sporting, ataca Nuno Almeida

  |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz visou o ex árbitro Nuno Almeida. O presidente do Grupo Stromp criticou o estado da arbitragem no futebol português e, antevendo uma possível promoção ao antigo juiz da Associação de Futebol de Faro, refere que "não tem as melhores recordações" do mesmo.


"O Record de segunda-feira publica uma extensa entrevista com o ex-árbitro Nuno Almeida. Nessa entrevista, o dito cujo, para além de se desdobrar em rasgados elogios a Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves, por acaso, atuais presidentes do Conselho de Arbitragem e da APAF, confessa que "foi abordado para fazer parte de um projeto de arbitragem que lhe agradou". Fica claro para todos, com este enquadramento, que Nuno Almeida será o próximo homem-forte da arbitragem, no caso, mais que provável, de Pedro Proença ganhar as eleições para a FPF. É mais uma oportunidade que se perde, porque seguramente, com Nuno Almeida vai ser mais do mesmo".


"Poucos setores da vida estarão, no post 25 de abril, tão capturados pelo corporativismo sistémico, como a arbitragem. O atual presidente do Conselho de Arbitragem saiu da APAF para este lugar e o seu papel tem sido não o de gerir a arbitragem, mas de defender os árbitros. E quando não o faz, lá está a APAF, a servir de providencial rabejador".


"Com esta mentalidade, não há maus árbitros, apenas dias menos bons. A sobranceria com que o CA se apressou a escalar o Cláudio Pereira, depois de terem surgido notícias que iria estagiar uns tempos na jarra, é disso prova cabal. Este modelo, em circuito fechado, não serve nem à arbitragem, nem ao futebol. Em 2023 surgiu a ideia de entregar a gestão da arbitragem a uma comissão independente e externa, à semelhança do que ocorre noutras ligas".

"Rapidamente me apercebi, pelas declarações de variados setores, que este projeto iria colidir de frente com numerosos interesses instalados e condenado inexoravelmente ao oblívio, o que é o estado atual das coisas. Lamento que assim tivesse sido, porque mesmo que esta solução implicasse alterações no enquadramento legal, tinha o condão de traduzir um esforço de transparência e meritocracia, que a arbitragem bem necessita. Não desejo mal ao Nuno Almeida, mesmo que, como árbitro não guardo dele as melhores recordações. Agora ir para a FPF gerir o sistema tal como até agora, não lhe vai dar, garantidamente, um lugar na história", rematou.



Futebol

Ex treinador de João Pereira analisa Sporting: "Inexplicável"

Técnico que conviveu de perto com substituto de Ruben Amorim diz ter dificuldades em compreender grave crise de resultados que leões atravessam

Paulo Alves analisa João Pereira, treinador do Sporting
Paulo Alves analisa João Pereira, treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Paulo Alves considera "inexplicável" o momento vivido pelo Sporting. O técnico, que passou pelo Clube de Alvalade enquanto jogador, foi treinador de João Pereira no Gil Vicente e diz não entender a grave crise de resultados que os leões atravessam neste momento.


"Compete aos responsáveis definir exatamente o que é que pretendem. A situação é inexplicável, para mim é incompreensível esta 'décalage' tão grande em termos exibicionais e de resultados", disse ao jornal Record. "Alguma coisa na transição há de ter acontecido, porque os jogadores estão inseguros, estão na dúvida e não têm estabilidade emocional para produzir boas exibições"


"Acho que se joga tudo um pouco mais a nível emocional, a nível mental. Em termos de jogo, em termos táticos, podemos perceber algumas diferenças e nuances, mas ainda é pouco tempo para se definir, ou para se determinar se há, de facto, mudanças muito profundas a nível técnico-tático", analisou.


"Por isso digo, eventualmente alguma coisa no discurso do João, nos primeiros dias, possa ter criado alguma confusão ou não foi bem compreendido, que levou à perda desses laços. O Sporting tem de rapidamente reatar esses laços, o entusiasmo, o compromisso coletivo, porque nenhum sistema ou estratégia vai resultar sem os jogadores aportarem isso para dentro de campo".

"Conheço o João Pereira. Obviamente, lidei com ele quase há 20 anos e há sempre um processo de maturação, as pessoas vão ganhando experiência. O João tem um coração enorme, dá tudo de si. É uma pessoa de uma entrega a todos os níveis excelente. Agora, não sei se o João - e tem-se notado no discurso, na comunicação - está perfeitamente à vontade, seguro daquilo que são as exigências do Sporting neste momento".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Amorim safa-se de boa na Liga Europa; Ex Sporting apanhou susto
Futebol

Amorim safa-se de boa na Liga Europa; Ex Sporting apanhou susto

 

Icon Comentário0
Geny já teve alcunha de vencedor da Bola de Ouro; Ala do Sporting…
Futebol

Geny já teve alcunha de vencedor da Bola de Ouro; Ala do Sporting…

 

Icon Comentário0
Adversário do Sporting na Liga dos Campeões segura pilar da equipa
Futebol

Adversário do Sporting na Liga dos Campeões segura pilar da equipa

 

Icon Comentário0