
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim fez a antevisão ao encontro com o Benfica, este sábado, dia 11 de novembro. Em conferência de imprensa, o técnico explicou que o dérbi entre leões e águias (2-2) da temporada passada, em Alvalade, foi o mais marcante que viveu.
"O Benfica está a lutar pela liderança, apesar dos jogos europeus. Há uns meses estivemos num dérbi em que o Benfica podia ser campeão. Foi o mais marcante que vivi. Envolvia muita coisa, talvez fosse a gota de água. Não temos ilusões. O Benfica não está mais mais fragilizado", começou por dizer.
"Estão na máxima força, vai lutar pela liderança. Acho que nós estamos mais fortes do que estávamos há uns meses. Trabalhamos os dois sistemas do Benfica, mas demos mais ênfase ao sistema mais antigo", continuou o técnico.
"Ao longo das semanas ouvimos e lemos sobre a crise do Benfica. É tentar olhar para os resultados no campeonato. Estamos a discutir a liderança no campeonato. Não estamos iludidos com isso. Temos que ganhar o jogo porque é importante. Sabemos a qualidade do adversário e do treinador. Querems muito ganhar este jogo", disse.
Benfica e Sporting defrontam-se, este domingo, dia 12 de novembro, a partir das 20h30, no Estádio da Luz, num duelo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões estão no primeiro lugar com 28 pontos. Os encarnados são segundos com 25.
Confira, na íntegra, a conferência de imprensa:
https://www.youtube.com/watch?v=I_Ofb8FnZig
Presidente dos leões já vai tentando resolver algumas situações mais complicadas, e perceber se consegue colocar alguns jogadores sem espaço
|
Com o campeonato prestes a entrar na reta final e na sua fase decisiva, os responsáveis do Sporting, liderados por Frederico Varandas, já vão preparando a próxima época em Alvalade. O Presidente verde e branco procura resolver algumas situações do plantel leonino e está perto de receber notícias por Sotiris Alexandropoulos.
Chegado a Alvalade no verão de 2022, a troco de quatro milhões de euros, o médio com características defensivas nunca se conseguiu impor ou encontrar muito espaço no plantel do Sporting. Acabou por somar empréstimos: primeiro rumou ao Olympiacos, da Grécia.
Regressou ao Sporting, de novo sem sucesso, e voltou a ser cedido, desta feita ao Standard de Liége, clube da primeira divisão belga que se encontra atualmente a disputar a segunda fase do play-off do campeonato, que dá acesso a lugares nas competições europeias na próxima temporada.
O médio somou um total de 31 participações em partidas esta temporada ao serviço dos belgas, apesar de apenas oito terem sido na condição de titular. Soma um total de 863 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto, encontrou o seu espaço na equipa.
A Frederico Varandas resta-lhe... aguardar. O Presidente do Sporting deverá estar perto de saber quais são as pretensões dos belgas. Caso queiram manter o jogador, será depois necessário perceber se a solução passará por outro empréstimo, ou pela compra em definitivo pelo passe do médio grego, sendo que não estão estipulados quaisquer valores para a venda de Sotiris no contrato atual que foi desenhado entre leões e o Standard.
Treinador verde e branco tem gostado muito de trabalhar com um elemento em específico na Academia Cristiano Ronaldo, e recompensou o jogador
|
Rui Borges tem, desde que chegou ao Sporting, lidado com muitas ausência nos plantel verde e branco, e sido obrigado a encontrar soluções constantemente. A Academia Cristiano Ronaldo tem sido uma boa ajuda para esse propósito e há um jovem que terá agradado em específico - falamos de Eduardo Felicíssimo.
O médio tem aproveitado da melhor forma as ausência no Sporting para mostrar trabalho a Rui Borges. Inicialmente, surgia mais atrás na lista de opções, mas as lesões de Daniel Bragança, Morita e João Simões obrigaram ao treinador a mais uma procura por soluções, onde se destacou Eduardo Felicíssimo.
Ainda com as opções condicionadas, Rui Borges quer manter o jogador a trabalhar com o plantel principal durante mais tempo. Relembrar que Hidemasa Morita continua com dificuldades físicas, e que, com Zeno Debast e Morten Hjulmand a serem preparados para a titularidade, Eduardo Felicíssimo surge como a opção imediatamente a seguir a esses dois jogadores.
Nos últimos jogos parece vir em trajetória descendente, mas essa situação apenas se deve prender com a natureza das partidas. Foi totalista com o Estrela da Amadora, suplente utilizado com Rio Ave e Braga, e não saiu do banco contra o Santa Clara.
Essa situação não reflete a confiança de Rui Borges no jovem jogador. Apesar de ter menos tempo de jogo, o treinador do Sporting manteve o jovem a trabalhar com a equipa principal com vista á partida do Moreirense, para a qual deve voltar a ser convocado. Henrique Arreiol, por outro lado, voltou à equipa B dos leões.
Presidente verde e branco já perspetiva uma venda que pode ser importante para a saúde financeiro do Clube de Alvalade, que vai ter um verão intenso
|
Depois de vários meses sem ser opção no Sporting, com três treinadores diferentes em 24/25, Marcus Edwards foi emprestado ao Burnley. O jogador inglês, que tem estado em bom plano na segunda divisão britânica, está cada vez mais perto de ver o seu futuro defendido e encher os cofres de Alvalade com muitos milhões de euros.
Quando o Sporting emprestou Marcus Edwards ao Burnley, ficou prevista no seu contrato uma cláusula de compra obrigatória no valor de 11 milhões de euros (10 fixos, mais um em bónus), no caso de o clube inglês atingir a promoção direta para a Premier League, algo que o extremo iria tentar ajudar a equipa a alcançar.
Esse cenário está cada vez mais perto de se verificar, uma vez que a poucos jogos do final da temporada, o Burnley encontra-se no segundo lugar do Championship, com 88 pontos, os mesmos que o líder Leeds United. O duo da frente tem cinco pontos de vantagem para o terceiro lugar, primeira posição de apuramento para os play-offs de promoção. Caso a atual equipa de Marcus Edwards termine numa das duas primeiras posições, a cláusula de compra do inglês aciona automaticamente.
Nessa eventualidade, o Frederico Varandas e o Sporting já vão fazendo contas à vida. Devem faturar um valor a rondar os 6,5 milhões de euros, uma vez que o Clube de Alvalade só detém 65% do passe de Marcus Edwards (o resto pertence ao Tottenham Hotspurs, clube onde foi formado).
Com dois golos e uma assistência desde que trocou Alvalade pelo Burnley, Marcus Edwards vai aparecendo em bom plano na segunda divisão inglesa, o que já lhe mereceu muitos elogios por parte do novo treinador, Tim Sherwood.