
Futebol
Reforço do Sporting faz confissão: "Comecei a ir ao psicólogo, porque deixei de gostar do jogo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Aurélio Pereira, um dos maiores nomes na formação de talentos do futebol nacional, faleceu esta terça-feira aos 77 anos , e foi homenageado por André Pinotes Batista. Numa crónica comovente, o consultor de comunicação, escreveu com 'tinta de gratidão' e destacou a importância de Aurélio como prospetor, escultor e alquimista de talentos. O texto rapidamente emocionou adeptos, atletas e amantes do futebol.
Na homenagem, Pinotes Batista relembra nomes como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Ricardo Quaresma, Nani ou Paulo Futre, referindo que todos eles, "Escreve-se pela história de todos os que, pela sua prospeção e arte, calçaram as chuteiras antes de com ele aprenderem a ser gente". O deputado sublinha que Aurélio viu “ouro onde outros viam barro” e que foi “jardineiro de um viveiro que alimentou seleções, clubes, sonhos e biografias”, escreveu,
A homenagem vai além dos grandes nomes: “Hoje, escrevem todos. Os que se cumpriram e chegaram ao topo, à fama e aos milhões, e muitos, muitos mais que, na Academia, se fizeram homens, apesar da vida os ter desaguado em mares mais discretos”. Palavras que mostram o impacto humano e silencioso do trabalho de Aurélio Pereira, mesmo longe dos holofotes.
Pinotes Batista descreve ainda o antigo formador como o homem que forjou “o ADN de Leão” e guardião de um segredo raro: “Saber esperar. Saber ensinar. Saber corrigir. Saber amar o jogo.” E acrescenta que dizer apenas que foi quem descobriu Cristiano Ronaldo “é redutor” e talvez “a sua maior proeza”.
A crónica termina com a certeza de que o futebol não esquece: “Aurélio Pereira partiu, mas o seu legado não vai a lado nenhum. O futebol agradece. O futebol não esquece.” Uma despedida emotiva e justa a uma figura ímpar, que viveu para descobrir e formar os melhores. Ficará para sempre na memória de todos os sportinguistas e de todos os amantes de futebol. É de recordar que o seu funeral, já tem data marcada.
Plantel verde e branco poderá sofrer alterações durante o próximo mercado de transferências de verão e SAD vai estudando hipóteses
|
O Arsenal tem 234 milhões de euros para investir no verão. O clube de Londres quer vencer a Premier League, título que escapa desde 2003/04, e tem três craques bem referenciados para reforçar o plantel de Mikel Arteta, com Viktor Gyokeres, estrela do Sporting, à cabeça.
Segundo informação avançada pelo jornal Mirror, ao sueco juntam-se Nico Williams do Athletic Bilbau e Martin Zumbimendi da Real Sociedad, mas nenhum dos três jogadores será tarefa fácil para Andrea Berta, novo diretor desportivo do emblema inglês.
Gyokeres é pretendido por vários colossos, tendo o Arsenal de lutar contra diversos emblemas de renome Mundial. Martin Zubimendi é pretendido pelo Real Madrid e a possibilidade de continuar em Espanha e vencer a Champions pode pesar na decisão. Por outro lado, Nico Williams terá, segundo a fonte em questão, pedido um salário estratosférico para rumar ao Emirates.
Recentemente foi revelado que grande parte da quantia que os gunners têm disponível poderia ser investida num avançado que não o 'camisola 9' do Sporting. No entanto, é pouco provável que os londrinos gastem tanto com apenas uma contratação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Antigo futebolista do Benfica, agora no papel de comentador, aponta dedo a decisão tomada pela estrutura dos verdes e brancos durante os últimos tempos
|
Pedro Gonçalves está de regresso aos treinos do Sporting. Após ausência prolongada, o génio dos verdes e brancos é opção para Rui Borges, mas José Calado afasta-o do onze inicial, criticando a atitude do Clube de Alvalade durante o tempo em que o jogador esteve afastado.
"Titularidade? Isso não. Assim seria atirar abaixo todo o trabalho que deve ter sido feito durante estes cinco meses. Ainda por cima Rui Borges disse que só regressaria em duas semanas e já está no relvado mais cedo", começou por dizer o antigo jogador do Benfica, na CMTV.
"Culpa foi do Sporting. Pote não merecia isto"
"Acho sinceramente que houve muita polémica, muitas insinuações e muito mistério à volta desta lesão, por culpa do Sporting. O Pote não merecia isto", concluiu José Calado, criticando o silêncio dos responsáveis do Clube de Alvalade durante o tempo em que o 'camisola 8' esteve afastado dos relvados.
A expectativa agora é que o internacional português seja opção na partida diante do Santa Clara, numa altura crucial da temporada. Com o meio-campo bastante desfalcado, é possível que o craque verde e branco 'queime os últimos cartuchos' do ano a jogar a médio, papel que já cumpriu em diversas ocasiões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Assista às declarações de José Calado:
Antigo jogador dos verdes e brancos ficou pouco satisfeito com atitude de peça-chave do Clube de Alvalade num momento delicado da temporada
|
Fernando Mendes ficou perplexo com o ataque de Rui Borges a Conrad Harder. As palavras do técnico verde e branco não caíram bem à grande maioria dos adeptos do Sporting, que criticaram a atitude do treinador, após o empate (1-1) na receção à formação do Braga.
"As desculpas evitam-se. Se fosse jogador, não gostava de ouvir aquilo. Não me parece que (seja correto), por muita razão que possa ter, ou muito chateado que possa estar... Não sou treinador nem estou na posição dele, mas podia apenas ter dito 'é opção', como começou a dizer, e bem", referiu, na CMTV.
O antigo lateral-esquerdo do Sporting garante que nos tempos em que ainda estava nos relvados "nunca viu" episódio semelhante, garantindo que "Rui Borges ficou chateado com a pergunta" feita pela imprensa e terá respondido da pior forma, devido ao momento de pressão.
Entretanto, no primeiro treino depois do episódio infeliz, o treinador do Sporting terá conversado com o avançado e explicado que, dada a circunstância, terá utilizado as palavras erradas. O jogador compreendeu a situação e desculpou o técnico dos verdes e brancos.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 40 jogos: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.420 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e cinco assistências.
Assista às palavras de Fernando Mendes: