Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting vai defrontar, em Alvalade, o Manchester City – futuro clube de Hugo Viana – em jogo a contar para a quarta jornada da fase liga da Liga dos Campeões. Em conferência de imprensa, Bernardo Silva, internacional português e jogador do City, falou com os jornalistas sobre a mudança de Rúben Amorim para Inglaterra.
“Antes de [Rúben Amorim] chegar, o Sporting vinha de um período de quase 20 anos sem ganhar um campeonato. Atualmente, o Sporting é uma grande máquina. Manchester United? Não lhe desejo grande sorte, mas ele merece estar num dos melhores clubes do mundo”, começou por dizer Bernardo Silva, sem desejar boa sorte ao treinador que será seu rival nas próximas épocas.
De resto, o internacional português prosseguiu com elogios à equipa comandada por Rúben Amorim: “Os números estão à vista de todos. Ele mudou completamente o paradigma do Sporting. Tanto que, para mim, é de longe a melhor equipa a jogar futebol em Portugal. Mas estamos focados em conquistar os três pontos na Liga dos Campeões”, atirou o português do Manchester City.
As duas equipas têm encontro marcado para terça feira, dia 5 de novembro, às 20h00, em Alvalade. O último encontro entre as equipas não é de boa memória para o Sporting: o City eliminou os leões dos oitavos de final da Liga dos Campeões da época 22/23, com agregado de 5-0 a favor dos ingleses.
Já a penúltima vez que as equipas se encontraram traz melhores sensações para os lados de Alvalade: foi na famosa eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa na época 11/12. O Sporting, na altura comandado por Sá Pinto, conseguiu eliminar os milionários do Manchester City através dos golos marcados fora, com vitória por 1-0 em casa (golo foi o ‘calcanhar de Xandão’) e derrota por 3-2 em Manchester (golo de Wolswinkel, de Matías Fernández de livre direto, e uma defesa incrível de Rui Patrício a salvar o Sporting nos últimos instantes do jogo).
Confira aqui as declarações de Bernardo Silva:
Técnico do emblema verde e branco utilizou expressão de forma errada e vem sendo muito escrutinado pela imprensa portuguesa desde então
|
0João Pereira utilizou a expressão "erro de casting" de forma errada, na flash-interview do duelo com o Arsenal. Em conferência de imprensa, quando confrontado com a situação, afirmou não se recordar de ter utilizado as palavras em questão. Em análise ao ocorrido, Vítor Pinto, sub-diretor do jornal Record, fez algumas considerações.
"O João Pereira não se considerou a si próprio no "erro de casting", porque evidentemente é o tipo de lapso linguístico que se dá para esse tipo de aproveitamento", começou por dizer. "Vai ser sempre aproveitada a questão do erro de casting se alguma coisa correr mal no Sporting", acrescentou.
Além disso, não esconde que será uma expressão que perseguirá o técnico até ao fim da época: "Claramente que não vai ser esquecida. Mas só depende de uma pessoa apagar e eliminar a memória do tal erro de casting, tornar isso numa mera anedota", disse.
"João Pereira, claramente, ainda está em défice como comunicador, não há forma nenhuma de ocultar isso", confessou, fazendo uma comparação: "Com a exceção de José Mourinho, claramente o Ruben Amorim foi o melhor comunicador que já vi e isso é muito importante para vincar o carisma do treinador".
"A passagem da mensagem, a afirmação carismática do técnico, a aura que cria e a confiança que transmite aos adeptos tem muito a ver com a forma como se posiciona e pronuncia. Se o João Pereira tiver este tipo de intervenção mais temerosa, mais contida, mais contraída, será mais difícil projetar uma imagem de confiança", terminou.
Jogador que passou pelos açorianos abordou o próximo duelo entre a equipa de Vasco Matos e os leões, afirmando que a formação leonina pode ter uma dificuldades
|
0Nélson Faria, antigo avançado do Santa Clara, acredita que a equipa açoriana pode voltar a surpreender o Sporting, líder do campeonato, no jogo deste sábado em Alvalade. Aos 43 anos, o antigo futebolista recorda o único jogo em que os insulares conquistaram pontos em casa dos leões, há 23 anos, eacredita que as dificuldades atuais dos verdes e brancos, incluindo a goleada sofrida com o Arsenal (5-1) e a recente mudança de treinador, podem ser oportunidades a explorar pela equipa de Vasco Matos na 12.ª jornada.
"Neste jogo, pode ser que seja o Sporting a estar mais preocupado, ainda mais após uma derrota por 5-1 e agora tem pela frente a equipa sensação do campeonato, uma equipa que está a habituar os seus adeptos a ganhar em qualquer campo", disse ao jornal Record.
“Era um Sporting muito forte, campeão em título, mas tivemos uma entrada muito forte. Mas sofremos muito ao longo do jogo e o Sporting dispôs de várias oportunidades. Foi a nossa união, a forma abnegada como encarámos o jogo e o acreditar que era possível pontuar que nos valeram", recordou.
“A situação agora é idêntica. Antes como agora, o Santa Clara possui um grande plantel e o Sporting está recheado de jogadores de craveira internacional, mas há 23 anos conseguimos conquistar um ponto e julgo que agora é novamente possível o Santa Clara voltar a pontuar em Alvalade”, acrescentou.
"O Sporting vai querer entrar muito forte no jogo para tentar limpar a imagem deixada frente ao Arsenal, mas uma boa entrada do Santa Clara poderá provocar dúvidas nos jogadores do Sporting. Se isso acontecer, o Santa Clara poderá acreditar que pode vir a alcançar algo. Acredito que uma boa entrada no jogo e acreditar que é possível pode ser benéfico para o Santa Clara, porque a pressão está toda do lado do Sporting", concluiu.
Previsão foi levada a cabo e coloca os leões nos primeiros oito da competição ao fim das oito jornadas da fase inicial, com passagem privilegiada para a próxima ronda
|
0O Sporting perdeu, pela primeira vez, à quinta jornada da Liga dos Campeões, frente ao Arsenal. O resultado atirou os leões para o décimo lugar da fase inicial da prova, com 10 pontos somados após cinco jornadas. Ainda assim, algumas projeções dão o Clube de Alvalade na próxima fase da competição... e com acesso direto.
De acordo com previsões feitas pelo supercomputador da Opta, empresa especializada em dados desportivos, a equipa de João Pereira vai terminar as oito jornadas desta fase liga em oitavo lugar, a última posição que concede apuramento direto para os oitavos de final da competição - as equipas entre o nono e o vigésimo quarto posto jogam um playoff de acesso aos oitavos de final, e as equipas abaixo da vigésima quarta posição são eliminadas da prova.
A confirmar-se este cenário, o Sporting jogaria, na próxima fase da prova milionária, com o nono ou o décimo, ou então com o vigésimo terceiro ou vigésimo quarto classificados, dependendo dos resultados no playoff. Segundo a Opta, os possíveis adversários seriam Lille, Monaco, Dinamo Zagreb e... Real Madrid, que neste momento ocupa exatamente a última posição que dá acesso ao playoff.
Segundo o Opta, a classificação final estaria organizada da seguinte maneira: nos primeiros oito lugares, por ordem decrescente, Liverpool; Inter de Milão; Barcelona; Borussia Dortmund; Atalanta; Arsenal; Bayer Leverkusen e Sporting.
Depois, em lugar de playoff: 9.º - Lille; 10.º - Monaco; 11.º - Bayern Munique; 12.º - Aston Villa; 13.º - Atlético de Madrid;14.º - Brest; 15.º - AC Milan; 16.º - Manchester City;17.º - PSV;18.º - Benfica;19.º - Juventus; 20.º - Celtic; 21.º - Feyenoord; 22.º - Club Brugge; 23.º - Dínamo Zagreb; 24.º - Real Madrid. Por fim, eliminadas da competição: 25.º - Paris Saint-Germain; 26.º - Shakhtar Donetsk; 27.º - Estugarda; 28.º - Sparta Praga; 29.º - Sturm Graz; 30.º - Girona; 31.º - Estrela Vermelha; 32.º - Salzburgo; 33.º - Bologna; 34.º - Leipzig; 35.º - Slovan Bratislava; 36.º - Young Boys.