
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2025 | 20:56 |
Edevaldo, é o treinador brasileiro que orientou Biel nas camadas jovens Fluminense, onde o extremo atuava antes de se mudar para o Bahia. O técnico, que também passou pelo Porto enquanto jogador, e chegou a ser internacional pela canarinha, deu uma entrevista ao jornal 'Record', onde abordou vários aspetos acerca de Gabriel Teixeira, a mais recente contratação do Sporting.
Começou por falar no tempo em que orientou Biel: "Na altura, eu estava no futebol profissional. Ele estava nos sub-20, foi promovido aos sub-23 e acabou por representar o profissional. Sempre foi muito bom atleta, no que diz respeito a força, velocidade e habilidade. 'Entende' muito bem a linha de fundo, tem a facilidade de ir e voltar e é muito bom na finalização", começou por explicar.
Prosseguiu, sobre a mudança para Lisboa: "O Sporting está a receber um atleta tranquilo, jovem, o que é muito importante. Acredito que vai adaptar-se muito bem ao futebol português (...) Na cabeça dele, agora, está apenas o Sporting. O rendimento que ele vai apresentar é que poderá despertar o interesse de clubes de campeonatos mais exigentes", atirou Edevaldo.
Por último, fez uma comparação com outro jogador brasileiro que brilhou em Portugal, no Vitória de Guimarães, e depois no Sporting, e que hoje em dia vai fazendo as delícias dos adeptos de futebol com os seus desempenhos no Barcelona: falamos de Raphinha.
"Os dois são idênticos a jogar. Ambos procuram ganhar a linha de fundo e driblar os adversários que surgem pela frente. É lógico que o Raphinha está na frente, pela idade, mas quem sabe se, no futuro, Biel não conseguirá atingir esse nível. Ambos são peritos em 'agulhar', que na linguagem do futebol significa ir para cima dos adversários e tirar vantagem no drible", concluiu Edevaldo, hoje em dia treinador adjunto do Fluminense.
Avançado dos leões fez a antevisão do primeiro encontro oficial da temporada, sendo esperado que faça parte das opções iniciais de Rui Borges
30 Jul 2025 | 13:40 |
Depois de Rui Borges, foi a vez de Francisco Trincão fazer a antevisão do confronto entre Sporting e Benfica, a contar para a Supertaça. O internacional português foi o escolhido para falar aos jornalistas, revelando que o dérbi que abre a temporada 2025/25 não se avizinha fácil, mas que os verdes e brancos estão preparados.
Francisco Trincão: "Dérbis? São sempre resolvidos no detalhe e, no fim, quem estiver melhor vai ganhar"
“Sabemos que é um jogo difícil, mas a pré-época serviu para nos preparar e agora é ganhar o jogo”, revelou o avançado de 25 anos que, de seguida, analisou o confronto entre leões e águias no Estádio do Algarve, em comparação aos quatro confrontos entre as duas partes na época passada.
“Os jogos acabam por ser muito semelhantes, porque as equipas mudaram jogadores, mas as dinâmicas são as mesmas, e depois é um dérbi. São sempre resolvidos no detalhe e, no fim, quem estiver melhor vai ganhar”, revelou o bicampeão pelo Clube de Alvalade à comunicação social”.
Francisco Trincão: "Funções do capitão? Passar o que é o Sporting e o que é sentir o Sporting"
Em jeito de conclusão, Francisco Trincão falou da sua nova função enquanto um dos capitães de equipa do Sporting e a sua adaptação a este papel: “O Morten faz o papel de capitão na perfeição. O que eu tento fazer é ajudar os mais novos e, como já cá estou há alguns anos, passar o que é o Sporting e o que é sentir o Sporting a quem vai chegando”.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica, em jogo válido para o Supertaça Cândido de Oliveira. O duelo que marca o arranque oficial da temporada 2025/26 joga-se pelas 20h45, no Estádio do Algarve.
Atual dirigente máximo do Clube de Alvalade tem vindo a encher o Museu de troféus e é já o mais titulado da história do emblema leonino
30 Jul 2025 | 13:32 |
Sousa Cintra mostrou ser fã do trabalho realizado por Frederico Varandas na presidência do Sporting. A figura que liderou o Clube de Alvalade entre 1989 e 1995 - que também já teve oportunidade de abordar a novela em trono da saída de Gyokeres - acredita que o atual dirigente máximo dos leões ficará para sempre na história dos verdes e brancos.
Sousa Cintra: "Frederico Varandas? É certamente um dos melhores Presidentes que o Sporting teve"
“Ele é certamente um dos melhores Presidentes que o Sporting teve. Tem feito um trabalho brilhante em todas as frentes e por isso há que reconhecer mérito”, confessou o empresário de 80 anos em declarações ao jornal Record, antes de entrar a fundo naqueles que acredita serem as maiores obras de um dos seus sucessores.
“Equilibrou as finanças do Clube, deixou-o numa boa situação financeira, fez ótimas contratações e conquistou muitos troféus. Desejo que consiga continuar nesta senda de êxitos”, afirmou José Sousa Cintra, que estima a melhor das sortes a Frederico Varandas enquanto Presidente do Sporting.
Sousa Cintra: "Frederico Varandas? Ainda agora, no caso da saída de Gyokeres, esteve muito bem"
Outro exemplo dado de boa liderança do antigo médico do Clube, dado pelo dirigente máximo que liderou os leões entre 1989 até 1995, foi a forma como este lidou com a novela em torno da saída de Viktor Gyokeres: “Ainda agora, no caso da saída do Gyokeres, esteve muito bem. Defendeu o Sporting e foi um exemplo não só para o próprio Clube, mas para os outros”.
Este não foi o primeiro episódio em que Sousa Cintra se colocou ao lado de Frederico Varandas na saída do goleador sueco, quando já tinha revelado ainda neste mês de julho que estava “100% de acordo com Frederico Varandas. As pessoas não podem brincar com o Sporting. Confio que o Presidente vai decidir bem”.
Emblema italiano não desiste do capitão leonino e pretende voltar a sondar o Clube de Alvalade, que tem apenas uma condição para vender o médio
30 Jul 2025 | 13:31 |
Morten Hjulmand continua a ser cobiçado pela Juventus. Recentemente, o emblema italiano mostrou-se disposto a ‘oferecer’ o médio Douglas Luiz como parte do negócio pelo capitão do Sporting, oferta prontamente rejeitada por Frederico Varandas. Apesar de ainda não ter recebido uma nova proposta, sabe-se que o Clube de Alvalade coloca apenas uma condição para vender Hjulmand: o pagamento da cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.
Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o internacional dinamarquês é visto como o jogador ideal para o novo sistema tático de Igor Tudor, técnico da Juventus, com a direção do clube de Turim a planear assim uma nova investida pelo jogador de 26 anos.
Para além disso, o historial de Morten Hjulmand no futebol italiano fortalece ainda mais as ambições da Juventus, tendo em conta que o dinamarquês atuou no meio campo do Lecce durante duas épocas e meia, antes de rumar até ao Sporting por cerca de 18 milhões de euros.
Numa primeira instância, a Juventus tentou garantir a contratação de Hjulmand junto do Sporting por valores a oscilarem entre os 30 e os 40 milhões de euros. No entanto, Frederico Varandas manteve-se firme e informou que seria escusado voltarem a fazer propostas nesses valores.
Assim, a Direção do Sporting deixa bastante clara a sua posição no que toca à saída do capitão leonino de Alvalade. Sem o pagamento total da multa de rescisão, Morten Hjulmand não sairá do Clube de Alvalade, pelo menos durante esta época.