Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Paços de Ferreira recebeu, e venceu, o Académico de Viseu, no passado domingo, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a Liga 2. O destaque, no entanto, foi um jogador que já passou pelo Sporting: o experiente Antunes, que protagonizou um momento dramático quando, ainda durante a primeira parte, chegou a abandonar o relvado do campo da sua equipa.
Tal terá acontecido porque, perto do intervalo, quando os visitantes iam vencendo por 2-1, o antigo lateral dos leões terá ouvido vários insultos vindos das bancadas, provenientes dos adeptos da própria equipa. Isto motivou o jogador a sentar-se no chão, em lágrimas, afirmando que não queria continuar na partida.
Rapidamente, os companheiros do antigo internacional português, bem como grande parte da equipa técnica do Paços de Ferreira, se juntaram ao pé de Antunes, na tentativa de o demover da vontade de abandonar o jogo - algo que fizeram em vão, uma vez que o jogador acabaria mesmo por se levantar e se dirigir para os balneários.
No entanto, a história não terminou nesse momento: o lateral voltou no início da segunda parte e regressou ao jogo. Se, quando saiu, a equipa corria atrás do resultado, no apito final do árbitro o placar mostrava 4-3 para a equipa da casa - uma remontada tremenda por parte de Antunes e dos companheiros.
No final do encontro, foi possível ver o antigo defesa verde e branco e festejar o triunfo importante com os adeptos pacenses, usando a braçadeira de capitão que tinha até chegado a mandar para o chão durante a partida. O treinador da equipa da capital do móvel, Ricardo Silva, deixou também elogios ao jogador na flash interview do jogo: "Já estou no futebol há 20 anos e posso-lhe dizer que o Antunes é o maior profissional que eu apanhei, de todos".
Avançado dos verdes e brancos tem demonstrado ótima aptidão e um gosto especial pelo encontro entre leões e dragões desde que chegou a Alvalade
|
0O Sporting defronta na próxima terça feira, dia 7 de janeiro, o Porto, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. Ainda antes da partida começar, Rui Borges já tem algumas boas notícias: a primeira delas é um Viktor Gyokeres embalado - porque começou o ano com um hat-trick em Guimarães - mas também inspirado, uma vez que vai encontrar a equipa grande contra a qual mais fatura.
O avançado sueco chegou ao Clube em 2023, proveniente do Coventry, e desde então já disputou cinco clássicos contra o Porto. Nesses cinco jogos, saltam à visto duas estatísticas: em primeiro lugar, apenas não esteve ligado a nenhum golo em um desses cinco desafios em que participou; em segundo lugar, marcou quatro golos e realizou quatro assistências - uma média superior a uma contribuição de golo por jogo contra os dragões.
As duas primeiras contribuições vieram logo em dezembro de 2023, meses depois de ter chegado a Portugal, quando as duas equipas se defrontaram pela primeira vez desde que Gyokeres chegou ao Clube: um golo e uma assistência, em vitória por 2-0 do Sporting. No jogo seguinte, em abril de 2024, saltou do banco para bisar no dragão e salvar um empate para os leões.
Foi ao terceiro jogo que ficou em branco, sem qualquer golo ou assistência, na final da Taça de Portugal perdida pelos verdes e brancos no prolongamento. Na Supertaça, já nesta temporada 24/25, voltou a assistir, por duas vezes - apesar da derrota dos leões nas grandes penalidades. As equipas defrontaram-se mais uma vez, para a Liga Portugal Betclic, e o sueco voltou a marcar, na vitória leonina por 2-0.
Para além de querer manter o bom registo contra um dos rivais preferidos, Viktor Gyokeres também quererá cumprir outro objetivo: o de alcançar o título de melhor marcador da Taça da Liga. Neste momento segue na primeira posição, empatado com Pavlidis, com dois golos marcados. Terá de marcar mais que o grego durante a final four para alcançar o galardão.
Novo técnico dos leões já terá identificado certos aspetos que necessitam de melhorar na Equipa dos leões e o Presidente vai aceder ao pedido
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro do ano passado, e, como tal, vive a primeira janela de transferências como treinador dos leões, e tem a primeira oportunidade para começar a desenhar a equipa à sua imagem. Segundo avança o jornal 'Record', é isso mesmo que quer fazer, e a primeira posição para melhorar é a de lateral-direito.
Tal acontece, em primeira instância, porque com as alterações que o novo treinador verde e branco vem impondo no sistema tática da equipa, o papel de ala (usado no 3x4x3) se extingue, para dar lugar ao lateral-direito (num 4x4x2). Esta mudança tática pede também características diferentes aos jogadores que ocupam aquela posição, e é nesse sentido que Rui Borges acredita que o plantel beneficiaria de um reforço.
O pedido vem, também, no sentido de dar profundidade ao plantel: Geovany Quenda e Gany Catamo deixaram de contar para a posição - devido à alteração daquilo que o treinador leonino pede ao lateral no seu sistema - e Iván Fresneda parece cada vez mais na porta de saída do Clube verde e branco, com a mudança a dever efetivar-se depois da Taça da Liga.
Os jogadores que têm ganho espaço com a mudança são, naturalmente, Ricardo Esgaio, mas também Eduardo Quaresma, que Rui Borges já tinha elogiado naquele papel especifico: "O Quaresma é um central de raiz mas tem caraterísticas para ser um grande lateral – não esquecendo que é um grande central. É competente duelos defensivos e ofensivamente é ‘abusado’, no sentido de ser dinâmico".
O treinador do Sporting - que até já tinha admitido ir 'pescar' ao antigo clube - disse, de resto, as seguintes palavras na antevisão à partida em Guimarães: "Agarro-me sempre aos jogadores que tenho e não me queixo de nada. Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma, vamos com os que temos, e seremos muito competentes com os que temos".
Elemento que fez parte do plantel dos leões e chegou a ser internacional português abordou o momento atual em Portugal antes da Taça da Liga
|
0Nas vésperas da final four da Taça da Liga, e numa altura em que a liderança do campeonato português está em aberto, Beto Pimparel prestou declarações em que abordou o momento atual do futebol português. O antigo guarda redes do Sporting, que também passou pelo Braga e pelo Porto, aproveitou para antever a meia final entre leões e dragões da próxima terça feira, dia 7 de janeiro.
"É verdade que, na minha opinião, o Sporting foi a equipa que apresentou o melhor futebol no início da temporada. Tem um plantel forte e pode produzir um futebol de alta qualidade", começou por dizer o antigo internacional português.
Deixou, no entanto, algumas ressalvas: "É muito difícil dizer quem é favorito. A Taça da Liga é uma competição de eliminatórias, onde qualquer equipa pode surpreender. O FC Porto tem um ADN de eliminatórias, o Benfica continua a ser o Benfica, e o SC Braga já nos habituou a estar nas decisões", partilhou, partilhando depois que oferece 25% de chances a cada equipa para vencer o troféu.
Falou, ainda, sobre a competitividade do futebol português na presente temporada: "Este ano tem sido um ano atípico, um ano de percalços para os três grandes, onde não se esperavam certos resultados. O Benfica, por exemplo, perdeu pontos contra o SC Braga, e o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal".
Por último, Beto mencionou a importância desta competição, e uma possível discussão da prova através dos pontapés de grande penalidade: "É um título que pode alavancar a confiança para o resto da temporada. Toda a gente quer ganhar. Até nos Legends já toda a gente quer ganhar (...) A pressão não é mais do que a exigência de se ganhar. Futebol é exigência".