
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A Seleção Nacional sub-20 de andebol foi, este domingo, 17 de julho, derrotada, por 37-35, na final do Campeonato da Europa, pela Espanha (Saiba mais AQUI e AQUI). Apesar do desaire, Francisco Costa esteve a um excelente nível, marcando 11 golos. Em todo o europeu, o jovem prodígio verde e branco apontou 58 golos (!), sendo o melhor marcador da prova. Nos seis encontros que disputou, Kiko apresentou uma média de 9,6 golos por partida. O segundo classificado foi Thomas Arnoldsen, da Dinamarca, com 54 golos. https://twitter.com/RasmusBoysen92/status/1548036261629140995 Os números apresentados por Francisco Costa ganham outra dimensão sabendo que estamos a falar de um jovem de 17 anos que realizou uma fantástica temporada de leão ao peito: 263 golos em 48 jogos.
Fotografia de Sporting
Jogador, que é referência na equipa bicampeã do Clube de Alvalade concedeu entrevista e revelou as dificuldades devido a tantos festejos
|
A equipa de andebol do Sporting venceu o Porto, na última jornada do campeonato, numa altura em que já tinham confirmado a conquista do título nacional. No Pavilhão João Rocha os jogadores levantaram a Taça perante os seus adeptos, e Salvador Salvador falou com os canais oficiais do Clube de Alvalade acerca das conquistas dos últimos anos.
Salvador Salvador: "Consigo perceber que é complicado para a cabeça, para a voz e para o fígado"
"Peço desculpa aos sportinguistas, são tantos festejos, semana atrás de semana. Consigo perceber que é complicado para a cabeça, para a voz e para o fígado. Fora de brincadeiras, este grupo, para além de ser uma família, é fantástico. Temos crescido a cada semana que passa. Um agradecimento especial a todos os que vêm aqui e cantam pelo Sporting. Para a semana, vamos tentar vencer a Taça de Portugal", começou por dizer, com algum humor à mistura.
Martim Costa, outra das grandes figuras da equipa, também comentou a conquista: "Está a ser uma época incrível, falta uma competição que queremos ganhar. Nunca nenhuma equipa ganhou sete títulos consecutivos em Portugal e queremos marcar uma era e fazer história".
Martim Costa: "Falta uma competição que queremos ganhar"
Por último, foi Natán Suárez a falar com os Sportinguistas: "Nunca estive num pavilhão como este. Muitos jogadores do Nantes e de outras equipas disseram-me que isto é incrível e este apoio ajuda-nos muito a ganhar as taças que estamos a ganhar".
"A ambição e a atitude que há neste grupo é algo nunca vi, e levo muitos anos como profissional. Sabemos que ninguém ganhou sete títulos consecutivos e esta equipa tem muita ambição. Queremo-nos despedir em grande desta época", rematou o leão, em declarações à Sporting TV.
Técnico da equipa verde e branca concedeu uma entrevista recente, e falou dos objetivos depois do segundo título nacional consecutivo
|
A equipa de andebol do Sporting conquistou, recentemente, o bicampeonato nacional, depois de uma tremenda época em todas as frentes. Ricardo Costa, técnico verde e branco, concedeu uma entrevista ao jornal Record, onde falou da temporada, das conquistas e do que ainda está para vir.
Ricardo Costa: "Era importante naquele momento levantarmo-nos após uma derrota"
Começou por analisar o campeonato: "Fizemos uma primeira fase do campeonato com aquele momento na Luz [derrota com o Benfica na 15ª jornada] que foi importante, porque se nos apontavam como crónicos candidatos a ganhar o campeonato, era importante naquele momento levantarmo-nos após uma derrota e sabermos que não estava nada ganho, à imagem do que tinha acontecido no ano passado, quando acabámos sem nenhuma derrota. No ano passado, na fase final, quando perdemos no Dragão abanámos um pouco. E julgo que este ano, ao perdermos um pouco antes, esse toque foi importante. Mas acho que fomos a equipa mais regular e a melhor do campeonato".
"Nós tivemos o jogo com o Benfica fora nesta fase final, depois do que nos aconteceu contra o Nantes. Tivemos dois dias para nos levantar, e fizemos um grande jogo na Luz, um jogo de equipa. E nesse jogo, o Martim e o Kiko praticamente não jogaram, num duelo que seria decisivo para as contas do campeonato. E depois daquilo que nos aconteceu contra o Nantes, como diz um amigo meu ‘caímos da cadeira’, era importante levantarmo-nos como equipa, e aí também se vê a importância de termos um plantel não centrado em dois ou três jogadores, mas sim num conjunto que deu uma resposta categórica", atirou de seguida Ricardo Costa.
Ricardo Costa: "Nenhuma equipa em Portugal conseguiu vencer sete troféus seguidos, nós vamos em seis"
Depois, apontou a mais troféus, começando pela Taça de Portugal: "Queríamos fazer também aquilo que fizemos no ano passado, que foi conquistar o triplete. Há poucas equipas que o fizeram duas vezes consecutivas. Nenhuma equipa em Portugal conseguiu vencer sete troféus seguidos, nós vamos em seis, e só por si a final da Taça de Portugal é sempre um momento alto diante do nosso grande rival no andebol. Queremos acabar bem a época e não com um sabor a derrota. Queremos ganhar e juntar a 4ª Taça de Portugal consecutiva".
"Numa equipa como o Sporting, é sempre importante vencer, sempre. E se não vencermos, temos de lutar por estar nas decisões. Por aquilo que temos vindo a fazer, pela responsabilidade que temos enquanto equipa, exigimos a nós próprios sempre a conquista do campeonato, independentemente se é o bi, o tri ou tetra. Nós queremos vencer, vamos prepararmo-nos com certeza, mas esta época ainda não acabou e temos que olhar para a Taça", rematou Ricardo Costa, já a pensar no tricampeonato do Clube de Alvalade.
Equipa verde e branco disputou, esta tarde, a partida contra o conjunto portista, a contar para a última jornada do campeonato nacional
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 39-36, este sábado, dia 31 de maio, em jogo da sexta jornada do grupo A da fase final do campeonato nacional. Os leões já se tinham sagrado bicampeões nacionais na última jornada, e terminam a Liga da melhor maneira possível.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, o Sporting não entrou bem num encontro que começou equilibrado, mas que viu o Porto ganhar vantagem de forma gradual. Quando o árbitro apitou para o intervalo, o marcador apontava 18-21 para a equipa do Porto.
Na etapa complementar, o Sporting demonstrou porque é o bicampeão nacional. Uma entrada fortíssima ajudou a virar o encontro, e a força do público no Pavilhão João Rocha ajudou a equipa a manter a vantagem no marcador e a festejar no final do encontro, depois de vitória por 39-36.
Kiko Costa e Martim Costa foram os melhores marcadores do lado leonino, com sete e seis golos marcados, respetivamente. Salvador Salvador e Orri Þorkelsson (cinco) foram os senhores que se seguiram num jogo em que os verdes e brancos demonstraram toda a sua força.
Com esta vitória - a 42.ª em 53 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar 50 pontos – o número que vale o bicampeonato nacional ao Sporting. Os leões vão tentar, agora, conquistar a dobradinha: disputam a final da Taça de Portugal com o Porto, no próximo sábado, dia 7 de junho, pelas 17h00.