Futebol
Confirmado! Casa Pia tem novo treinador interino e João Gião fica no Sporting
04 Nov 2025 | 19:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Mar 2024 | 10:36 |
O Sporting derrotou o Estrela da Amadora por 2-1, a passada sexta-feira, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Com golos de Paulinho (23′) e Nuno Santos (40′), os leões arrecadaram um triunfo importante antes do dérbi com o Benfica. Em análise ao encontro, Vítor Serpa, colunista do jornal A Bola, ressalvou um aspeto importante que acredita ter influenciado a prestação da turma de Amorim.
"O Sporting poderia viver uma liderança feliz, mas a angústia de chegar ao título não o consente", afirma o jornalista desportivo. Procede a explicar o comentário: " [O Sporting] Tem um avanço pontual que ainda lhe permite uma tarde ou uma noite menos conseguida. No entanto, é impossível pensar-se que esta equipa não vai ter cada vez maior angústia no caminho para o título. Um caminho que vai ser sempre a subir e por isso exigirá mais esforço, mais concentração, mais sofrimento, mais paixão", diz Vítor Serpa.
O colunista destaca algo que o técnico de Alvalade havia já referido, mostrando-se visivelmente de acordo: "Rúben Amorim tinha alertado para a importância deste jogo e chegou a surpreender quando disse que era mais importante do que o dérbi. O que o treinador do Sporting queria mesmo dizer aos seus jogadores é que estavam proibidos de pensar nos jogos com o Benfica para a Taça e para o campeonato, porque à medida que essa terra prometida do título nacional se vai aproximando, mais longe ela parece estar e por isso os jogadores estarão submetidos a uma pressão imensa que gera instabilidade emocional, perturba o espírito, gasta energias a dobrar."
"Não foi nada fácil a vitória frente ao décimo terceiro classificado da Liga", chuta o colunista d'A Bola, que embora diga que "Não foi brilhante a exibição do Sporting", acaba, contudo, por elogiar ao emblema verde e branco "uma certa classe operária, que lhe permitiu virar o resultado e controlar o jogo com o menor risco possível."
"Foi, de facto, preciso correr muitos quilómetros para este Sporting dar mais um pequeno passo na concretização de um sonho que, nas atuais condições, seria trágico não concretizar", continuou Vítor Serpa, destacando o suor da equipa triunfante, já cansada: "Percebe-se, em cada jogador, que as botas pesam mais e a bola queima. As coisas já não estão a sair com a mesma fluidez, Gyokeres continua a ser importante, mas não tanto demolidor; a organização continua sólida, mas a equipa sente cada vez mais a necessidade de ter bola, de a proteger do adversário, porque a convicção no golo não é a mesma."
Com mais ou menos quilómetros percorridos, a verdade é que o Sporting conseguiu garantir uma vitória importante – a 33.ª em 44 jogos esta temporada –, mantendo a liderança do campeonato nacional, com 68 pontos, mais um do que o Benfica, atual segundo classificado da competição, com 67 pontos e mais um jogo do que os leões. O Porto fecha as contas do pódio, com 58 pontos, mas ainda não disputou a partida desta jornada.
Situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca, dada a prática pouco usual antes do encontro da quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 20:22 |
Os adeptos do Sporting foram obrigados a tirar os sapatos à entrada para o Juventus Stadium, em Turim, antes do duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Ao que o nosso Jornal apurou, a situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca.
A polícia e os membros da segurança do estádio dedicaram-se a inspecionar minuciosamente todos os adeptos, deixando-os descalços, um por um, para garantir que não introduzissem nenhum objeto proibido, de forma a evitar a entrada de engenhos pirotécnicos no recinto.
Apesar de não ser inédita, esta prática é mais recorrente em provas da UEFA. A revista de segurança rigorosa visa aumentar a segurança dos adeptos presentes nos estádios. As revistas são normalmente mais complexas nos encontros das provas europeias. Ainda assim, a 'inspeção' não costuma ser tão profunda.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, o Sporting procura um triunfo inédito em Itália. Os leões podem dar um passo importante para garantir, no mínimo, a presença no play-off da Liga dos Campeões, sendo que o calendário de dezembro antecipa visitas à Luz e a Munique no espaço de cinco dias.
Antes da partida, o emblema verde e branco estava na 11.ª posição com seis pontos conquistados. Por outro lado, a Juventus, agora orientada por Luciano Spalletti - que elogiou um jogador do Sporting na conferência - soma apenas dois pontos e estava na 25.ª posição da tabela, fora da zona de apuramento para a próxima fase.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas
04 Nov 2025 | 19:49 |
Vitor Roque tem estado em destaque no Palmeiras e voltou a despertar a atenção de Ruben Amorim. Depois de o jogador ter rejeitado rumar ao Sporting no mercado de verão de 2024, o técnico do Manchester United pode voltar à carga pelo avançado e oferecer 50 milhões de euros.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
Segundo o 'Fichajes', além do Manchester United, também Chelsea e Tottenham estão atentos ao atleta: "Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para futebolista que não tem sido aposta de Rui Borges
04 Nov 2025 | 19:36 |
Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting, pode voltar a ser, mais uma vez, cedido na reabertura do próximo mercado, em janeiro, e desta vez para a Bundesliga, sendo que já há negociações em andamento pelo futebolista que tem atuado na equipa B dos verdes e brancos.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação: