Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Mar 2024 | 10:36 |
O Sporting derrotou o Estrela da Amadora por 2-1, a passada sexta-feira, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Com golos de Paulinho (23′) e Nuno Santos (40′), os leões arrecadaram um triunfo importante antes do dérbi com o Benfica. Em análise ao encontro, Vítor Serpa, colunista do jornal A Bola, ressalvou um aspeto importante que acredita ter influenciado a prestação da turma de Amorim.
"O Sporting poderia viver uma liderança feliz, mas a angústia de chegar ao título não o consente", afirma o jornalista desportivo. Procede a explicar o comentário: " [O Sporting] Tem um avanço pontual que ainda lhe permite uma tarde ou uma noite menos conseguida. No entanto, é impossível pensar-se que esta equipa não vai ter cada vez maior angústia no caminho para o título. Um caminho que vai ser sempre a subir e por isso exigirá mais esforço, mais concentração, mais sofrimento, mais paixão", diz Vítor Serpa.
O colunista destaca algo que o técnico de Alvalade havia já referido, mostrando-se visivelmente de acordo: "Rúben Amorim tinha alertado para a importância deste jogo e chegou a surpreender quando disse que era mais importante do que o dérbi. O que o treinador do Sporting queria mesmo dizer aos seus jogadores é que estavam proibidos de pensar nos jogos com o Benfica para a Taça e para o campeonato, porque à medida que essa terra prometida do título nacional se vai aproximando, mais longe ela parece estar e por isso os jogadores estarão submetidos a uma pressão imensa que gera instabilidade emocional, perturba o espírito, gasta energias a dobrar."
"Não foi nada fácil a vitória frente ao décimo terceiro classificado da Liga", chuta o colunista d'A Bola, que embora diga que "Não foi brilhante a exibição do Sporting", acaba, contudo, por elogiar ao emblema verde e branco "uma certa classe operária, que lhe permitiu virar o resultado e controlar o jogo com o menor risco possível."
"Foi, de facto, preciso correr muitos quilómetros para este Sporting dar mais um pequeno passo na concretização de um sonho que, nas atuais condições, seria trágico não concretizar", continuou Vítor Serpa, destacando o suor da equipa triunfante, já cansada: "Percebe-se, em cada jogador, que as botas pesam mais e a bola queima. As coisas já não estão a sair com a mesma fluidez, Gyokeres continua a ser importante, mas não tanto demolidor; a organização continua sólida, mas a equipa sente cada vez mais a necessidade de ter bola, de a proteger do adversário, porque a convicção no golo não é a mesma."
Com mais ou menos quilómetros percorridos, a verdade é que o Sporting conseguiu garantir uma vitória importante – a 33.ª em 44 jogos esta temporada –, mantendo a liderança do campeonato nacional, com 68 pontos, mais um do que o Benfica, atual segundo classificado da competição, com 67 pontos e mais um jogo do que os leões. O Porto fecha as contas do pódio, com 58 pontos, mas ainda não disputou a partida desta jornada.
Presidente do clube azul e branco aproveitou o ambiente do duelo entre leões e dragões de segunda-feira para mandar visar emblema leonino
06 Fev 2026 | 16:46 |
André Villas-Boas aproveitou, ao final da manhã desta sexta-feira, a presença no "Trophy Tour" do Campeonato do Mundo que vai decorrendo, no Estádio do Dragão, para lançar o tão aguardado Clássico entre Porto e Sporting, e o presidente dos dragões mandou uma "bicada" aos leões.
A.V. Boas: "Onda verde por parte de alguns meios de comunicação social"
"O campeonato terá o seu epílogo no final de maio, e é lá que queremos ver o Porto em primeiro lugar. O resto é "show off" e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar essa propagação dessa onda verde por parte de alguns meios de comunicação social, alguns deles com microfones vermelhos, outros azuis, mas com tendência para o verde", disse, perante à imprensa presente.
O antigo técnico do "clube da invicta" continuou apontar o dedo aos jornalistas. "Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social, a tentarem aproveitar-se de uma derrota do Porto. Entendo a excitação de alguns meios, que estão claramente alinhados de verde, este ano e em anos passados, no sentido de empolgar ainda mais o encontro", afirmou.
A.V. Boas: "O adversário é difícil"
Apesar das provocações, Villas-Boas não tem dúvidas que vai enfrentar um Sporting muito competitivo. "O adversário é difícil, é bicampeão nacional, encontra-se num momento mais forte do que o Porto, que vem desta derrota com o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, a nossa forma, a nossa ambição e motivação", referiu.
De lembrar que nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting.
Incidente ocorreu nos instantes finais da partida (minuto 90+6), num lance infeliz entre os dois jogadores que obrigou à substituição do adversário
06 Fev 2026 | 16:28 |
Luis Suárez lamentou publicamente a grave lesão sofrida por Antoine Baroan, jogador do AFS SAD, durante o jogo entre as duas equipas referente aos quartos de final da Taça de Portugal. O incidente ocorreu nos instantes finais da partida (minuto 90+6), num lance infeliz entre os dois jogadores.
O futebolista adversário acabou por sofrer uma grave fratura na perna esquerda. Em declarações posteriores, o atacante colombiano dos leões afirmou sentir-se "destroçado" pelo sucedido, sublinhando que nunca houve intenção de magoar o colega de profissão.
Publicamente, esta sexta-feira, o avançado dos leões recorreu às redes sociais para lamentar o sucedido: "Sinto profundamente a lesão de Baroan, foi um momento difícil que me deixou destroçado. Desejo-lhe toda a força do mundo para a sua recuperação", confessou.
Também esta sexta-feira, o próprio atleta dos avenses, que estava em estreia pelo clube depois de ter chegado por empréstimo do Rapid Bucareste, fez questão de abordar a situação. Já no hospital, expressou-se através das redes sociais. "Pessoal, está tudo bem. Estou em boas mãos no hospital", assumiu. Também o Sporting enviou uma mensagem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 34 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.679 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 25 golos e fez quatro assistências.
Veja a publicação:
Treinador que passou pelas camadas jovens do Benfica trabalhou com o ponta de lança internacional português no Toluca, do México
06 Fev 2026 | 16:12 |
Paulinho trocou o Sporting pelo Toluca em julho de 2024, num negócio que colocou um ponto final na trajetória do avançado português nos leões, Clube pelo qual conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Allianz Cup e uma Supertaça ao cabo de três épocas e meia. Na altura, a mudança deu-se pela mão do treinador Renato Paiva, que revelou que o internacional português saiu do Sporting devido a... Viktor Gyokeres.
"É uma história muito curiosa. Estou um dia em casa e o representante do Paulinho liga-me a perguntar se eu precisava de um 9. Disse-lhe: "Temos aqui um jogador quase fechado, mas diz-me quem é, por curiosidade". Ele disse-me que era o Paulinho. E eu: "Paulinho?". "Sim, Paulinho do Sporting", disse. E eu: "Ups... Paulinho do Sporting?". E ele: "Sim, Paulinho do Sporting. Ele quer sair porque o Gyokeres é titular indiscutível, está a marcar muitos golos e o Paulinho não está a jogar tanto", revelou, em entrevista ao diário "AS" mexicano.
O técnico de 55 anos disse como convenceu a estrutura do clube a contratar o ponta de lança. "Na última reunião o Santiago San Román (vice-presidente do Toluca) disse-me: Por nós ok, a decisão é tua, estás 100% seguro que é o homem que precisamos?". E eu respondi: "Não estou 100, estou 200% seguro", pode ler-se.
A transferência pelo jogador entre leões e Toluca acabou por ser consumada. No fim de contas, o internacional português de 33 anos custou 7,75 milhões de euros aos cofres do emblema mexicano, num negócio com outros 250 mil euros mediante objetivos.
Ao serviço da equipa do Toluca, Paulinho - avaliado em 6 milhões de euros - já leva 48 golos e 10 assistências em 71 jogos disputados, isto além de ter conquistado uma Liga mexicana clausura, outra Liga mexicana apertura e uma taça dos campeões do México.