Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2026 | 11:45 |
Fotis Ioannidis contraiu no encontro frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup, um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo, uma lesão semelhante à sofrida diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro, e só volta em fevereiro.
A Unidade de Performance do Clube de Alvalade não quer arriscar um milímetro que seja no processo de recuperação do atacante grego, pois não pretende mais recaídas, não apontando um prazo específico para o retorno do avançado à competição.
No entanto, segundo é apurado pelo jornal A Bola, o camisola 89 poderá retornar no encontro diante do Nacional, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, em partida agendada para o fim de semana de 1 de fevereiro. Nesta perspetiva, Ioannidis falhará o encontro desta terça-feira com o PSG, o de sábado diante do Arouca e, ao que tudo indica, a deslocação a Bilbau para o encontro com o Athletic, referente à última jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
A ausência do helénico para Rui Borges - que já fez a antevisão à partida frente ao PSG -, surge numa altura em que já foi confirmada a saída de Rodrigo Ribeiro rumo aos alemães do Augsburgo. O técnico tem recorrido, na posição específica de ponta de lança, a Rafael Nel, um jogador mais móvel do que Ioannidis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Pilar dos leões foi alvo de um retrato aprofundado por parte do jornal francês, que recuou ao passado do mesmo antes do duelo com o PSG
20 Jan 2026 | 11:41 |
Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG, em Alvalade. A publicação francesa foi ouvir quem privou com o técnico leonino enquanto jogador. O jornal sublinha que o treinador - que conta com várias baixas para o duelo com o PSG - nunca chegou à elite enquanto futebolista.
L’Équipe: "Nunca saboreou a elite como jogador"
"Nunca saboreou a elite como jogador", escreve, contrastando o percurso discreto nas quatro linhas com o estatuto atual do técnico. Aos 44 anos, é apresentado como o homem forte do Sporting, depois de ter conduzido os leões à dobradinha na época passada, um feito que o clube não alcançava desde 2002.
Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, reforça a ideia de que o perfil de líder já era visível nos tempos de jogador. "O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas", recorda ao diário desportivo. O dirigente destaca ainda traços que se mantêm intactos: "Era um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo uma pessoa muito positiva".
Segundo o L’Équipe, a chegada de Rui Borges a Alvalade não foi isenta de desconfiança. Numa fase inicial, o treinador optou por adaptar o modelo, utilizando três centrais, num esquema mais próximo daquele que Ruben Amorim havia implementado. "Voltou ao seu sistema esta época", sublinham, apontando os resultados como prova da aposta certa.
Com um estilo de jogo atrativo e números expressivos, os "50 golos marcados em 18 jogos do campeonato", Rui Borges já deixou marca também na Europa, com três vitórias consecutivas em casa na Liga dos Campeões: "Trabalhou toda a carreira para um projeto como o do Sporting e não tenho dúvidas de que continuará a ter sucesso e chegará ao topo", disse Carlos Correia.
Líder do emblema francês está em Portugal em virtude do encontro da sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões
20 Jan 2026 | 11:18 |
Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, passou pela capital portuguesa, esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, e marcou presença no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, num momento descontraído antes do jogo com o Sporting. A visita foi partilhada por Pedro Cardoso, fervoroso adepto do Clube de Alvalade e proprietário do estabelecimento.
O líder do emblema francês está em Portugal em virtude da sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual os parisienses vão defrontar os leões no Estádio José Alvalade. O encontro está agendado para as 20h00 desta terça-feira e promete ser decisivo para as aspirações europeias de ambas as equipas.
No post publicado, pode ler-se uma mensagem de boas-vindas: "A 'preparação' do PSG - Paris Saint-Germain para o jogo, em Alvalade, com o Sporting, da UEFA Champions League, também passou pelo Solar dos Presuntos. Sempre uma enorme satisfação, receber o presidente Nasser Al-Khelaifi!"
Os leões já disputaram seis jogos na prova, somando dez pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, triunfaram na receção ao Marselha, por 2-1, empataram com a Juventus, em Turim (1-1), venceram o Club Brugge, em casa, por 3-0, e foram derrotados pelo Bayern na última ronda (3-1).
Já o treinador Luis Enrique, em antevisão ao encontro frente à turma de Rui Borges, desdobrou-se em elogios relativos ao Clube de Alvalade e não exclui a hipóteses de um dia vir mesmo a ser o técnico do emblema verde e branco (Recorde AQUI as palavras).
Veja a publicação:
Treinador do Clube de Alvalade acredita verdes e brancos vão conseguir dar a volta ao mau momento o mais rapidamente possível
20 Jan 2026 | 10:37 |
A equipa B do Sporting sofreu a quinta derrota consecutiva na recepção ao Torreense por 2-1. No final do encontro, o técnico João Gião fez a análise ao duelo e acredita que os jovens leões vão conseguir dar a volta ao mau momento o mais rapidamente possível.
João Gião: "O resultado acaba por ser justo pelas oportunidades que nos criaram”
“Primeira parte bastante dividida, o Torreense justamente chegou à vantagem ao intervalo. Muito boa reação mental nossa, satisfeito por essa reações. Com justiça chegámos ao empate, o adversário colocou gente com muita qualidade e energia, mas o resultado acaba por ser justo pelas oportunidades que nos criaram”, começou por dizer aos meios de comunicação oficiais do Clube de Alvalade.
João Gião: “A perder, tem de ser sempre nos limites não tenho nada a apontar aos rapazes em termos de atitude"
O técnico - que falou da sua chegada ao Clube - referiu que deixar tudo em campo é imperativo para os pupilos leoninos: “A perder, tem de ser sempre nos limites não tenho nada a apontar aos rapazes em termos de atitude, agressividade e entrega. Alguns não jogavam há algum tempo, numa competição muito exigente. Foi uma derrota nos detalhes, perto do fim, mas reconheço que o Torreense acaba por ser um justo vencedor”.
João Gião abordou ainda a estreia de Sandro Ferreira, de apenas 16 anos, na segunda liga: “É a nossa função. Com muitas ausências abre-se espaço para outros. Teve 12, 15 minutos em campo, numa competição extremamente exigente e faz falta sentir as sensações de duelo com jogador de Liga 2. Em função das ausências, não estão uns, outros têm de assumir, temos de dar continuidade a este processo de desenvolvimento individual dos jogadores”, completou.
Neste momento, o Sporting B está no terceiro lugar da tabela classificativa, à condição, com 29 pontos. Em primeiro está o Marítimo, com 39 pontos. A próxima partida está marcada para segunda-feira, dia 26 de janeiro, frente à União de Leiria, às 18h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.