AVES NUNCA VENCEU EM ALVALADE E SÓ MARCOU UMA VEZ
Na estreia de Rúben Amorim, Sporting CP defronta o Desportivo das Aves. Partida realiza-se este domingo, pelas 17h30
Redação Leonino
Texto
7 de Março 2020, 09:45

A equipa de futebol do Sporting CP recebe, este domingo, 8 de março, pelas 17h30, no Estádio José de Alvalade, o Desportivo das Aves. A partida fica, inevitavelmente, marcada pela estreia de Rúben Amorim ao comando do conjunto verde e branco.

Na apresentação como treinador principal do Sporting CP (LER AQUI), Rúben Amorim afirmou que “o desafio imediato é o Desportivo das Aves” e a verdade é que, caso os leões queiram terminar no pódio da Liga NOS, este será um dos jogos mais acessíveis até ao final do campeonato. É que, nos 11 jogos que faltam disputar, a turma de Alvalade terá, por exemplo, que se deslocar aos redutos de Vitória de Guimarães, FC Porto, SL Benfica.

No entanto, nem tudo são más notícias no reino do leão. No treino desta sexta-feira, Rúben Amorim já contou com Jérémy Mathieu a 100% e, sendo assim, o central francês poderá integrar as escolhas do treinador português para a partida do próximo domingo.

De resto, curiosidade para perceber qual o sistema tático em que o Sporting CP se irá apresentar, visto que, no SC Braga, Rúben Amorim jogava com três centrais. Todavia, Jorge Silas também o fazia no Belenenses e, em Alvalade, não o conseguiu fazer com o sucesso desejado.

Quanto ao confronto direto, o registo é favorável ao Sporting CP. Nos cinco encontros realizados na casa do leão, a turma de Alvalade venceu quatro e empatou apenas um. O empate aconteceu a 23 de fevereiro de 2007. Na altura, o conjunto de Paulo Bento empatou, a zero, frente ao Desportivo das Aves do professor Neca. De resto, nota para o facto de apenas por uma vez os avenses terem marcado no Estádio José de Alvalade. Na temporada passada, num jogo em que o Sporting CP acabaria por vencer, por 4-1, Rodrigo Defendi inaugurou o marcador.

Na partida da primeira volta, os leões venceram, por 1-0, com Bruno Fernandes a converter uma grande penalidade já nos minutos finais.

 

Aves não vence há quatro jogos

Relativamente ao Desportivo das Ave, o conjunto de Nuno Manta Santos não vence desde o dia 2 de fevereiro, ou seja, há quatro jogos. Na altura, numa partida frente ao Marítimo, os avenses triunfaram no Estádio dos Barreiros, por 2-1, com golos de Ricardo Mangas e Reko Silva. Nos últimos cinco jogos,

Atualmente no último lugar da Liga NOS, com apenas 13 pontos, o Desportivo das Aves é 10.º ataque mais concretizador da prova, com 23 golos marcados, e a pior defesa, com 45 tentos sofridos. No capítulo estatístico, nota ainda para o facto de os avenses serem a equipa com mais derrotas (18) do Campeonato Nacional.

A jogar fora de portas, a turma de Nuno Manta Santos apresenta um registo bastante negativo. Em 11 jogos, somou nove derrotas, um empate e uma vitória. Porém, nos últimos dois compromissos fora da vila das Aves, o Desportivo das Aves não perdeu, tendo vencido, como anteriormente referido, no Estádio dos Barreiros, por 2-1, e empatado, a uma bola, frente ao FC Famalicão.

No capítulo individual, destaque para Welinton Júnior. Esta época, o avançado brasileiro, que chegou à vila das aves proveniente do Coritiba, já leva 10 golos marcados e duas assistências, tendo o último deles sido apontado na derrotada da sua equipa, por 3-1, frente ao Paços de Ferreira. Logo de seguida, Mehrdad Mohammadi, com sete finalizações certeiras e cinco assistências. Se tivermos apenas em consideração os jogos realizados para a Liga NOS, estes dois jogadores representam 60% dos golos do conjunto de Nuno Manta Santos.

O jogo entre Sporting CP e CD Aves realiza-se este domingo, 8 de março, pelas 17h30, no Estádio José de Alvalade.

Os leões ocupam, atualmente, o quarto lugar da Liga NOS, com 39 pontos. No terceiro lugar, está o SC Braga, com 44.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários