
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
As críticas de Rui Borges a Conrad Harder, depois do jogo com o Braga, continuam a causar polémica. Mesmo depois do treinador do Sporting ter pedido desculpa ao jovam avançado, o técnico continua a ser criticado pela sua intervenção. Bruno Fernandes, editor do jornal Record, diz que Rui Borges “errou” ao repreender publicamente o atacante.
Num comentário feito no canal televisivo Now, o jornalista começa por afirmar que Rui Borges cometeu um “erro de comunicação em toda a linha”, na conferência de imprensa que se seguiu ao empate frente aos minhotos. E, portanto, fez bem em “pedir desculpas” em privado ao avançado dinamarquês, no treino de ontem da equipa verde e branca.
Bruno Fernandes considera ainda que Rui Borges levou a cabo um “arraso completo a um ativo do Sporting”, que já deu “muito jeito”, por exemplo, “quando Gyokeres esteve em período de gestão” física. O jornalista destaca também que Harder é o segundo melhor marcador do Sporting esta época, com nove golos em todas as competições, apenas atrás de Viktor Gyokeres (44).
Prosseguindo a sua ideia, o editor do jornal Record realça que Harder foi um jogador “muito caro” para o Sporting – custou 19 milhões de euros, no início da temporada - e que “sempre quis ajudar o clube” e “sempre manifestou uma atitude proativa”, não tendo registado qualquer tipo de problemas até à data.
A terminar, Bruno Fernandes reitera a crítica à postura de Rui Borges: “Um treinador de equipa grande nunca pode ir para uma conferência de imprensa de cabeça quente”. Rui Borges não pode ir para a sala de imprensa do Estádio José Alvalade com aquela postura”. O jornalista deixa ainda um conselho ao treinador do Sporting: “Acho que, no mínimo, na próxima conferencia de imprensa, deve retratar-se, não só sobre as críticas a Harder, mas também sobre o reconhecimento da necessidade de dar explicações aos jornalistas".
Confira as declarações de Bruno Fernandes:
Emblemas que têm longa história de confrontos desejam o avançado verde e branco, mas Direção leonina está tranquila quanto ao futuro
|
Viktor Gyokeres está a 'queimar os últimos cartuchos' como jogador do Sporting. A saída é praticamente certa, tendo vários interessados na sua contratação. Chelsea e Manchester United, históricos rivais ingleses, ponderam avançar pelo 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada pelo jornal The Guardian, os blues - que recentemente deixaram 72 milhões de euros em Alvalade - estão a avaliar a situação do sueco, sendo que também Benjamin Sesko, (Leipzig) e Liam Delap (Ipswich) entram nas opções para a equipa comandada por Enzo Maresca, que ainda não terá tomado uma decisão concreta.
O mesmo se passa em Old Trafford. Ruben Amorim quer um novo ponta de lança, mas o nome do matador a ser atacado pelo Manchester United é, para já, uma incógnita. Os red devils, além de Gyokeres, têm Delap, Hugo Ekitike (Eintracht Frankfurt) e Victor Osimhen (Nápoles) bem referenciados.
A fonte em questão garante que a prioridade para o clube do ex-treinador do Sporting é mesmo um homem para a frente de ataque, mas, de momento, ainda é necessário avaliar todas as opções de investimento, visto que todos os alvos custarão uns bons milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
'Camisola 8' dos verdes e brancos voltou a treinar às ordens de Rui Borges e prepara-se para ser opção do técnico na partida diante do Santa Clara
|
O regresso de Pedro Gonçalves - que já treinou sem qualquer limitação - deixa alguns companheiros em xeque. O 'camisola 8' tem sido peça-chave do onze inicial desde que chegou ao Sporting, mas, para entrar na equipa de Rui Borges, alguém terá de ser demovido da condição de titular.
Durante a caminhada em Alvalade, Pote foi utilizado maioritariamente como extremo-esquerdo, o que atira Geovany Quenda para o banco de suplentes, cenário que dificilmente será visto no plantel verde e branco, sendo o internacional jovem português um dos jogadores mais importantes.
Desta forma, Quenda poderá recuar no terreno e o sacrificado passa a ser Iván Fresneda. O lateral espanhol está no melhor momento de forma desde que chegou ao Sporting, mas poderá voltar a ter um papel menos preponderante entre os titulares de Rui Borges.
A solução também poderá passar por colocar Pote no meio-campo, como já se sucedeu em diversas ocasiões. Zeno Debast deixaria o onze inicial e o recém-regressado faria dupla com Morten Hjulmand, numa altura em que os restantes médios estão todos a combater contra lesões.
Se a solução passar por manter Quenda na ala-direita, Geny Catamo vai saltar da posição de extremo-esquerdo, que ocupou frente a Rio Ave e Braga. O futuro do moçambicano passará pelo banco de suplentes, ou pela ala-esquerda, retirando tempo de jogo a Maxi Araújo e/ou Matheus Reis.
Médio é muito apreciado pela estrutura do Clube de Alvalade, que já tem plano para contratar o jovem, como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino
|
O Inter está muito interessado nas contratação de Gustavo Sá. O Sporting é um dos emblemas na luta pelos serviços do jovem médio do Famalicão e vê o internacional sub-21 por Portugal 'arrecadar' vários pretendentes numa altura em que o mercado de verão está prestes a abrir.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os italianos não largam o jogador e ponderam mesmo encetar uma ronda negocial com os Minhotos durante os próximos dias. Como, Fiorentina e Atalanta também têm o futebolista debaixo de olho.
A mesma fonte explica que na Premier League, Gustavo Sá também é bem cotado. O interesse de Inglaterra poderá pesar na decisão final - quer do clube, quer do atleta -, uma vez que o valor da libra poderá influenciar uma venda ou um contrato melhorado em Inglaterra.
Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Sporting estão dispostos a oferecer um jogador ao Famalicão, para facilitar as negociações por Gustavo Sá. Ainda assim, a SAD verde e branca terá de desembolsar uma quantia razoável para garantir o médio.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 13 milhões de euros - disputou 28 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem de 20 anos soma 2.112 minutos, tendo marcado três golos, feito seis assistências e tendo um papel fundamental no meio campo da equipa.