Futebol
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Abr 2025 | 17:05 |
Bruno Lage quebrou o silêncio e reagiu com emoção à morte de Aurélio Pereira, o eterno descobridor de talentos que marcou gerações no Sporting e no futebol português. Em conferência de imprensa, o treinador deixou palavras sentidas e destacou o papel único que Aurélio teve na formação de jogadores em Portugal.
"Manifestar os nossos sentimos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção, não só no Sporting, mas em termos nacionais"
"Manifestar os nossos sentimos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção, não só no Sporting, mas em termos nacionais. É uma referência, acredito eu.", afirmou Lage. A declaração surgiu após ter sido questionado sobre o impacto da morte de Aurélio Pereira, que morreu esta segunda-feira aos 80 anos.
"Acredito que seja uma referência para eles"
Para Bruno Lage, Aurélio Pereira é mais do que um nome importante: é um símbolo do que melhor se fez na formação em Portugal. O técnico fez questão de comparar a importância de Aurélio com a de Jaime Graça, figura que também marcou profundamente a sua vida e a carreira. "Todas as pessoas que trabalham com ele têm o mesmo carinho que nós temos pelo Jaime Graça, que foi uma pessoa muito importante. Acredito que seja uma referência para eles", disse.
Aurélio Pereira foi responsável pela descoberta de talentos como Cristiano Ronaldo, Paulo Futre, Luís Figo e Nani, entre tantos outros nomes que passaram pela formação do Sporting. O seu legado transcende o clube de Alvalade, sendo reconhecido por diversas personalidades do futebol nacional, que hoje lamentam a sua partida.
A equipa de Alvalade já apresentou uma nota de condolências nas suas redes sociais, relembrando a história da referência do futebol português. Aurélio Pereira foi homenageado em vida pelo 'seu' Sporting, tendo recebido dois Prémios Stromp e um Leão de Ouro. Em 2012, o clube leonino atribuiu o seu nome ao principal estádio da Academia do Sporting, de forma a realçar o impacto que teve não só na história do futebol nacional como no Sporting. Em 2016 viu Portugal ser Campeão da Europa com 10 jogadores descobertos por si, o que valeu o epíteto de "Os Aurélios". Em 2017 conquistou a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa e em 2018 a UEFA distinguiu-o com a Ordem de Mérito, como forma de agradecer pelo contributo inigualável para o futebol nacional e europeu. São milhares as mensagens de homenagem a Aurélio Pereira, deixadas nas redes sociais pelos sportinguistas e também pelos amantes de futebol.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.
A horas do início do grande duelo frente ao Porto, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, comitiva verde e branca é perturbada
09 Fev 2026 | 15:29 |
O estágio do Sporting em Vila Nova de Gaia ficou marcado por dois episódios de perturbação durante a última madrugada. Material pirotécnico foi deflagrado nas imediações do hotel onde o Clube se encontra alojado, interrompendo o descanso da comitiva verde e branca na véspera do duelo frente ao Porto.
O primeiro incidente ocorreu por volta da 1h30 da manhã e prolongou-se durante alguns minutos. Ao contrário do que é habitual neste tipo de situações, o episódio voltou a repetir-se cerca de duas horas e meia depois, por volta das 4h00, com nova deflagração de tochas e petardos junto à unidade hoteleira.
A comitiva leonina tinha chegado ao Norte ao início da noite de domingo, após uma viagem de autocarro com cerca de três horas de duração. Tal como é prática recorrente em deslocações desta natureza, o Sporting ficou instalado em Vila Nova de Gaia para preparar o Clássico.
Dada a importância do encontro, o presidente Frederico Varandas acompanhou a equipa durante o estágio. Depois de forte apoio na saída de Alvalade e de alguma receção à chegada ao hotel, a madrugada acabou por ser marcada por estes distúrbios, que voltaram a interferir com a preparação da equipa antes de um jogo decisivo.
Recorde-se que o emblema verde e branco entra hoje em campo, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Confira o vídeo:
Dirigente dos ribatejanos afirma que apesar da partida do atleta para fora do país, a sua permanência na Liga não teria sido impossível
09 Fev 2026 | 13:43 |
Vendido ao Génova por 8 milhões de euros, num negócio que pode chegar a 10 milhões, Alex Amorim foi a maior transferência da história do Alverca. O presidente da SAD, José Miguel Albuquerque, explicou recentemente que o médio brasileiro era um jogador seguido por todos os clubes portugueses, como o Sporting, com capacidade financeira para o contratar.
"Sabemos que precisamos de vender para a nossa operação continuar a crescer"
"É com naturalidade que todos os clubes com capacidade para pagar esta transferência tivessem o Alex Amorim perfeitamente identificado, como têm seguramente todos os outros. E obviamente que nós sabemos o nosso lugar e sabemos o nosso momento no tempo, sabemos que precisamos de vender para a nossa operação continuar a crescer e, portanto, temos contactos saudáveis e fluidos com todos os clubes que poderiam pagar uma transferência desse género", começou por dizer, no programa Negócios Record.
"Portanto, sabiam que se quisessem vir a jogo, poderiam vir a jogo. E nós também tínhamos interesse nisso, ou seja, ter essa porta aberta para negociar a qualquer momento qualquer jogador que um Benfica, um Sporting, um Porto, um Braga, para falar das equipas com mais músculo, queiram fazer", afirmou o presidente da SAD ribatejana.
Recorde-se que o futebolista, que estava na mira do Sporting - que condena adepto - , chegou a Portugal no verão passado proveniente do Fortaleza cerca de 300 mil euros. A receita da recente transferência para o Génova, foi parcialmente dividida com o clube brasileiro, que tinha direito a 30 por cento do valor do negócio (cerca de €2,4M).
Alex Amorim - avaliado em 2,5 milhões de euros - afirmou-se nos primeiros seis meses da época como um dos pilares da equipa de Custódio, que ocupa um tranquilo 10.º lugar na tabela com 24 pontos: foi titular em todos os jogos da Liga e marcou dois golos.
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Matheus Reis 'safa' rescisão com o Sporting após problemas iniciais; Todos os detalhes
09 Fev 2026 | 12:50
Porto - Sporting: Suárez e Samu em luta acesa pelo primeiro golo no Clássico
09 Fev 2026 | 12:15