Clube
Após queixa do Porto em relação a Varandas, Presidente do Sporting é absolvido pela FPF
13 Fev 2026 | 11:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
09 Out 2020 | 12:31 |
Rui Calafate atirou a ‘matar’ a quase tudo o que mexe no Sporting Clube de Portugal. O comentador leonino falou ontem, dia 8 de outubro, para o Rugido Verde, no programa Primeiro Tempo, sobre o Presidente do Clube, possíveis candidatos e outros conhecidos Sportinguistas. E não poupou nas balas. Críticas, muitas. Referências positivas a Luís Filipe Menezes e Bruno de Carvalho poupado.
Sete vítimas mortais
Vítima n.º 1: Frederico Varandas – “É um Godinho Lopes que faz surf”
“O próximo Presidente vai ter uma grande tarefa”.
“Atual Presidente está a ser um predador de recursos para o futuro. As receitas antecipadas (…), um plantel fraco (…)”.
“Se vender o Pedro Gonçalves para o ano, e a proposta for de 20 milhões amanhã, metade vai para o Famalicão, e como custou 6,5 milhões, o lucro é 3,5 milhões. Isto é voltar àquele tempo do Godinho Lopes, em que alienava passes para pagar salários”.
“Frederico Varandas faz lembrar o Godinho Lopes, com uma diferença: é um Godinho Lopes que faz surf. É mais cool. Mas muito parecido”.
“Frederico Varandas não está a ser um bom Presidente”.
“Sporting está fraco no futebol e nos poderes fora do futebol”.
Vítima n.º 2: Augusto Inácio – “Augusto Inácio dará um bom diretor desportivo”
“Augusto Inácio, para quem confiar nele, dará um bom diretor desportivo, (…) vice-presidente para o futebol (…)”.
“Uma grande instituição é um centro de poder. Quem não sabe lidar com as rodas do poder, se não houver vitórias, é trespassado”.
“Inácio nunca esteve no poder”.
“Inácio nunca lidou com poder a sério. O poder a sério não é o poder só do futebol”.
“É importante lidar com os tais senhores feudais”.
“Problema do Inácio: não sei quem é a mão atrás do arbusto ou as mãos atrás do arbusto. Não acredito que seja o Inácio per si que diga ‘eu vou ser candidato’”.
“Dá a cara como Presidente, e depois há outras pessoas na SAD”.
“Bruno de Carvalho não é a mão por detrás do arbusto. Tenho a certeza que não é”.
“Se forem determinadas pessoas, a candidatura do Inácio morre em cinco minutos”.
“Há pessoas que são tóxicas, (…) e será Bruno de Carvalho o primeiro a dizê-lo”.
Vítima n.º 3: Paulo Lopo – “É uma espécie de Luís Filipe Vieira de Alvalade”
“É ridículo, é folclórico ter um Paulo Lopo a dizer que quer ser candidato a Presidente do SCP”.
“Assume que foi sócio do Benfica, do Porto e do Sporting. É uma espécie de Luís Filipe Vieira de Alvalade”.
Vítima n.º 4: Samuel de Almeida – “É o tipo mais pedante do Sporting”
“É um tipo simpático, bem falante. Mas o padre Joaquim de Boticas e o padre Ernesto de Celorico da Beira também são bem falantes mas não podem ser presidentes do Sporting”.
“Perde a noção. Quando toma o folego parece um pavão”.
“É o tipo mais pedante do Sporting”.
Vítima n.º 5: Nuno Sousa – “É preciso experiência de alguma liderança”
“Tipo simpático”.
“Está no seu direito (de ser candidato) (…). Depois tem 1% ou meio por cento”.
“Caem no ridículo, mas é um problema deles”.
“É preciso experiência de alguma liderança. Terem sido chefe de turma, pelo menos uma vez”.
“Trabalha na EDP, não tem um cargo de topo, tem um cargo secundário. Não tem um cargo fantástico”.
“Sporting não pode ser para amadores”.
Vítima n.º 6: Godinho Lopes – “Godinho Lopes não foi um bom presidente”
“Godinho Lopes não foi um bom presidente”.
Vítima n.º 7: Henrique Monteiro – “Conhece muito pouco da realidade de Sporting”
“É um comentador. Nem sabia que era Sportinguista”.
“Erra bastante”.
“Sobre o Sporting, está mal informado e conhece muito pouco da realidade de Sporting”.
Calafate e Menezes disponíveis para… proteger Clube
Segundo o comentador verde e branco, Luís Filipe Menezes “está disponível para subscrever uma candidatura séria”, assim como para proteger o Clube de eventuais oportunistas. “Eu e o doutor Luís Filipe Menezes, mais um grupo de pessoas sérias, tenho a certeza que não vamos deixar cair o Sporting nas mãos de oportunistas”.
Eleições do emblema verde e branco terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março
16 Fev 2026 | 14:28 |
A candidatura de Bruno Sorreluz, mais conhecido por Bruno ‘Sá’, foi oficialmente validada, cumprindo todos os pressupostos exigidos pelos estatutos do Sporting. O empresário, de 45 anos, entregou a lista no dia 12 de fevereiro e vai agora concorrer contra Frederico Varandas.
A novidade foi anunciada pelo próprio Bruno Sá, proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Estádio José Alvalade. O candidato recorreu às redes sociais para partilhar a notícia e agradecer tanto aos apoiantes como àqueles que duvidaram da capacidade da sua equipa em reunir os requisitos necessários.
B. Sorreluz: “É oficial! Vamos a votos"
“É oficial! Vamos a votos. Obrigado a todos os que acreditaram e tornaram possível esta missão, mas um agradecimento também a quem não acreditou e colocou em causa a capacidade da fantástica equipa que me acompanha”.
O empresário - que criticou recentemente Frederico Varandas - sublinhou ainda a preparação da sua equipa para enfrentar a campanha eleitoral: “Conseguir, em tão pouco tempo, os requisitos legais para formalizar a candidatura, mostra que estamos preparados para tudo. Vamos à campanha”, escreveu.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Candidato às próximas eleições do Clube de Alvalade deixou uma mensagem nas redes sociais após a formalização da sua intenção
13 Fev 2026 | 14:36 |
Bruno Sá entregou esta quinta-feira as assinaturas para a oficialização da sua candidatura à presidência do Sporting. E se inicialmente evitou revelar os nomes que integram a sua lista acabou por deixar críticas pelo facto de estes terem sido tornados públicos. Numa mensagem nas redes sociais da sua candidatura intitulada "há momentos na vida em que o silêncio deixa de ser opção", o candidato não se deixou ficar.
"Minutos depois [de falar aos jornalistas], os nomes que integram as listas da minha candidatura já circulavam em grupos de WhatsApp e, de seguida, na Imprensa, quando estavam apenas na posse de quem os recebeu oficial e confidencialmente", frisou, garantindo: "Já manifestei, por telefone, o meu profundo desagrado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. João Palma."
"Como pode um candidato sentir confiança?"
"Como pode um candidato sentir confiança num processo em que informação sensível é exposta desta forma? Que garantias existem? Situações destas podem configurar uma violação grave dos deveres institucionais de reserva, confidencialidade e proteção de dados pessoais", escreve.
"A verdade é que este episódio não surge isolado. Tenho aguentado, em nome da elevação e do respeito pelo Sporting, um conjunto de situações que preferi não expor publicamente. Mas o que aconteceu hoje ultrapassa todos os limites", lançou, considerando que o episódio, que "ultrapassa todos os limites, não surge isolado", atirando: "Qual é o receio de eu ir a votos?", questionou Bruno Sá.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Antigo administrador da SAD leonina, entre 2016 e 2022, anuncia razões de não ser adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube
13 Fev 2026 | 13:10 |
O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".
"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"
“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.
"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.
"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"
Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".
Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".