Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Barbosa da Cruz, adepto do Sporting, critica ex árbitro

Figura proeminente do universo leonino assinou o seu texto de opinião no jornal 'Record' e não deixou de criticar o organismo que tutela a arbitragem em Portugal

Carlos Barbosa da Cruz, do Sporting, critica arbitragem
Carlos Barbosa da Cruz, do Sporting, critica arbitragem

  |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz, Presidente do Grupo Stromp, e figura importante do universo leonino, assinou o seu texto de opinião no jornal 'Record' com alguns comentários acerca do estado da arbitragem, e das organizações que a tutelam, em Portugal e deixa críticas ao árbitro Nuno Almeida.


"O Record de segunda-feira publica uma extensa entrevista com o ex-árbitro Nuno Almeida. Nessa entrevista, o dito cujo, para além de se desdobrar em rasgados elogios a Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves, por acaso, atuais presidentes do Conselho de Arbitragem e da APAF, confessa que "foi abordado para fazer parte de um projeto de arbitragem que lhe agradou". Fica claro para todos, com este enquadramento, que Nuno Almeida será o próximo homem-forte da arbitragem, no caso, mais que provável, de Pedro Proença ganhar as eleições para a FPF. É mais uma oportunidade que se perde, porque seguramente, com Nuno Almeida vai ser mais do mesmo".


"Poucos setores da vida estarão, no post 25 de abril, tão capturados pelo corporativismo sistémico, como a arbitragem. O atual presidente do Conselho de Arbitragem saiu da APAF para este lugar e o seu papel tem sido não o de gerir a arbitragem, mas de defender os árbitros. E quando não o faz, lá está a APAF, a servir de providencial rabejador".


"Com esta mentalidade, não há maus árbitros, apenas dias menos bons. A sobranceria com que o CA se apressou a escalar o Cláudio Pereira, depois de terem surgido notícias que iria estagiar uns tempos na jarra, é disso prova cabal. Este modelo, em circuito fechado, não serve nem à arbitragem, nem ao futebol. Em 2023 surgiu a ideia de entregar a gestão da arbitragem a uma comissão independente e externa, à semelhança do que ocorre noutras ligas".

"Rapidamente me apercebi, pelas declarações de variados setores, que este projeto iria colidir de frente com numerosos interesses instalados e condenado inexoravelmente ao oblívio, o que é o estado atual das coisas. Lamento que assim tivesse sido, porque mesmo que esta solução implicasse alterações no enquadramento legal, tinha o condão de traduzir um esforço de transparência e meritocracia, que a arbitragem bem necessita. Não desejo mal ao Nuno Almeida, mesmo que, como árbitro não tenha dele as melhores recordações. Agora ir para a FPF gerir o sistema tal como até agora, não lhe vai dar, garantidamente, um lugar na história", rematou.



Futebol

Bruno Alves 'goza' com Nani; Ex Sporting 'ouviu das boas' (Vídeo)

Antigo jogador dos leões, que recentemente terminou a carreira de futebolista, marcou presença num encontro entre antigas glórias do futebol português

Nani, ex Sporting, goza com Bruno Alves
Nani, ex Sporting, goza com Bruno Alves

  |

Icon Comentário0

A Arena Portugal recebeu o jogo "Portugal Legends", disputado por vários antigos internacionais da Seleção Nacional. Uma das principais figuras do encontro foi Nani, antigo jogador do Sporting, que recentemente anunciou o fim da sua carreira como futebolista.


O ex-internacional português mostrou-se bem-humorado ao lado de vários dos seus antigos colegas da seleção nacional. Entre as estrelas presentes destacaram-se Ricardo, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Carvalho, Pauleta, Hélder Postiga, Oceano Cruz e Éder.


Numa conversa divertida com Bruno Alves, Nani disse: "Somos da mesma equipa, não te esqueças." O antigo defesa-central respondeu, em tom descontraído: "Mas tu estás bem? Acabaste a carreira ainda na semana passada. O músculo ainda está fresco!"


Nani passou pelo Sporting em três períodos distintos: entre 2003 e 2007, quando completou a formação e foi lançado na equipa principal. Em 15/16, por empréstimo do Manchester United, e em 18/19, quando chegou a custo zero. Pelos leões, fez um total de 131 jogos, onde marcou 33 golos e deu 24 assistências. Venceu três Taças de Portugal (2007, 2015, 2019) e uma Taça da Liga (18/19).

Depois do Clube de Alvalade, representou o Manchester United, o Fenerbahçe, o Valência, a Lazio, o Orlando, o Veneza, o Melbourne, o Adana Demirspor e o Estrela da Amadora, onde pendurou as botas. Para além dos títulos no Sporting, conquistou um Europeu, pela seleção, e uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, quatro Premier Leagues, quatro Supertaças Inglesas e duas Taças da Liga Inglesa - tudo ao serviço dos Red Devils.


Veja o momento: 


Futebol

Diomande pode deixar o Sporting: Interessados fazem fila

Rui Borges está aberto à venda de um central, como noticiou em Exclusivo o Leonino, e costa-marfinense coleciona clubes dispostos a tirá-lo de Alvalade

Ousmane Diomande pode deixar o Sporting
Ousmane Diomande pode deixar o Sporting

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande tem sido o patrão da defesa do Sporting desde a saída de Sebastián Coates. O central vem colecionando interessados, com Arsenal e Chelsea a chegarem-se à frente pela contratação do jogador verde e branco já neste mercado de inverno.


Segundo informação revelada pelo portal CaughtOffside, os blues estão na frente da corrida pelo 'camisola 26' de Rui Borges e o Clube de Alvalade está disposto a abrir mão do jogador por valores que rondam os 50 e os 60 milhões de euros, numa altura em que um dos centrais deverá estar de saída, como noticiou em Exclusivo o Leonino.


Aa mesma fonte explica que, além de Chelsea e Arsenal, Manchester United e Bayern Munique também têm o atleta bem referenciado. No entanto, os britânicos garantem que Diomande prefere a Premier League, pelo que os bávaros estão praticamente fora de hipótese.


Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 26 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.980 minutos disputados.

Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.



Futebol

Debast não convence especialista; Jogador do Sporting descartado

Internacional belga chegou a Alvalade, proveniente do Anderlecht, por uma quantia a rondar os 15,5 milhões de euros e ainda não se afirmou no onze inicial

Zeno Debast jogou a médio no Rio Ave - Sporting
Zeno Debast jogou a médio no Rio Ave - Sporting

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus acredita que a utilização de Zeno Debast no meio-campo do Sporting é um 'penso rápido' devido às lesões no plantel. O editor executivo do jornal A Bola crê que o belga não fez uma partida de destaque diante do Rio Ave, apesar dos elogios de Rui Borges.


"Zeno Debast foi a meia-surpresa de Rui Borges para o jogo com o Rio Ave nos Arcos. Não completa, porque era mais ou menos percetível que João Simões ainda não correspondera às expetativas do técnico para o desempenho das funções de médio-centro e também porque o belga já tinha substituído o jovem português nos últimos minutos do dérbi com o Benfica, na final da Taça da Liga", começou por dizer, no diário desportivo.


Para o especialista, o 'camisola 6' do Sporting foi "resistente à pressão, graças à dimensão física e à certeza de passe, e veloz", assegurando que "não se pode dizer que Debast como médio seja, por si só, má ideia". No entanto, explica que "o contexto é que não pareceu o mais propício para um exame definitivo, mesmo que o resultado se tenha inclinado a favor desde cedo".


"Em teoria, se a Simões pode ser apontado o excesso de paralelismo com Hjulmand na construção a meio-campo, a verdade é que não foi por aí que Debast se diferenciou. O seu posicionamento foi mais baixo que o do dinamarquês, que teve de assumir funções de '8' sem na realidade o conseguir ser na sua plenitude", assegura, admitindo que "não houve assim verdadeiro teste à dupla de médios".

Para finalizar, Luís Mateus afirma que Debast foi substituído "apenas com a sensação de missão cumprida. Sem rasgos, apenas um registo positivo de quem nunca foi muito incomodado". O jornalista crê que "com Bragança e Morita prontos, a posição será de um deles mais cedo ou mais tarde. A aposta no belga dificilmente será mais do que uma experiência".


Veja os melhores momentos do jogo de Debast contra o Rio Ave:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Bragança com missão complicada; Médio do Sporting ‘desafiado’ por...
Futebol

Bragança com missão complicada; Médio do Sporting ‘desafiado’ por...

 

Icon Comentário0
Arsenal perde a cabeça por jogador do Sporting, mas Rui Borges está tranquilo
Futebol

Arsenal perde a cabeça por jogador do Sporting, mas Rui Borges está tranquilo

 

Icon Comentário0
Avançado que quer jogar no Sporting é alvo do Vitória de Guimarães
Futebol

Avançado que quer jogar no Sporting é alvo do Vitória de Guimarães

 

Icon Comentário0