Futebol
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
06 Out 2025 | 22:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2024 | 17:37 |
Carlos Barbosa da Cruz, Presidente do Grupo Stromp, e figura importante do universo leonino, assinou o seu texto de opinião no jornal 'Record' com alguns comentários acerca do estado da arbitragem, e das organizações que a tutelam, em Portugal e deixa críticas ao árbitro Nuno Almeida.
"O Record de segunda-feira publica uma extensa entrevista com o ex-árbitro Nuno Almeida. Nessa entrevista, o dito cujo, para além de se desdobrar em rasgados elogios a Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves, por acaso, atuais presidentes do Conselho de Arbitragem e da APAF, confessa que "foi abordado para fazer parte de um projeto de arbitragem que lhe agradou". Fica claro para todos, com este enquadramento, que Nuno Almeida será o próximo homem-forte da arbitragem, no caso, mais que provável, de Pedro Proença ganhar as eleições para a FPF. É mais uma oportunidade que se perde, porque seguramente, com Nuno Almeida vai ser mais do mesmo".
"Poucos setores da vida estarão, no post 25 de abril, tão capturados pelo corporativismo sistémico, como a arbitragem. O atual presidente do Conselho de Arbitragem saiu da APAF para este lugar e o seu papel tem sido não o de gerir a arbitragem, mas de defender os árbitros. E quando não o faz, lá está a APAF, a servir de providencial rabejador".
"Com esta mentalidade, não há maus árbitros, apenas dias menos bons. A sobranceria com que o CA se apressou a escalar o Cláudio Pereira, depois de terem surgido notícias que iria estagiar uns tempos na jarra, é disso prova cabal. Este modelo, em circuito fechado, não serve nem à arbitragem, nem ao futebol. Em 2023 surgiu a ideia de entregar a gestão da arbitragem a uma comissão independente e externa, à semelhança do que ocorre noutras ligas".
"Rapidamente me apercebi, pelas declarações de variados setores, que este projeto iria colidir de frente com numerosos interesses instalados e condenado inexoravelmente ao oblívio, o que é o estado atual das coisas. Lamento que assim tivesse sido, porque mesmo que esta solução implicasse alterações no enquadramento legal, tinha o condão de traduzir um esforço de transparência e meritocracia, que a arbitragem bem necessita. Não desejo mal ao Nuno Almeida, mesmo que, como árbitro não tenha dele as melhores recordações. Agora ir para a FPF gerir o sistema tal como até agora, não lhe vai dar, garantidamente, um lugar na história", rematou.
Mítico 'camisola 9' do Clube de Alvalade foi lembrado por várias figuras da sua vida pessoal, tal como da direção verde e branca
07 Out 2025 | 06:39 |
Manuel Fernandes foi homenageado pelo município da Moita. Natural de Sarilhos Pequenos, o eterno capitão do Sporting é agora o nome da rua onde nasceu, num marco que foi celebrado numa cerimónia que contou com a presença da sua família, amigos, mas também alguns dirigentes do Clube de Alvalade, como Frederico Varandas que fez questão de estar presente.
“É um dever o presidente do Sporting estar aqui... Teria muitas histórias para contar com o Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição. Foi um dos maiores da nossa história - do Sporting - um dos maiores capitães e dizia, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]. Agradeço estar aqui presente, em nome do Sporting”, disse o dirigente máximo dos leões.
Quem também esteve presente foi o seu filho, Tiago Fernandes, que não esqueceu aquilo que o seu pai representa para Sarilhos Pequenos: “Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante, não só para ele enquanto figura do Desporto, mas também para a família, por ser uma pessoa de caráter, de respeito... Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”.
Recentemente, Manuel Fernandes voltou a ser homenageado no Estádio de Alvalade. Na partida frente ao Moreirense, do passado dia 22 de setembro, o eterno capitão do Sporting foi recordado numa fotografia, que o juntava ao lado de Francisco Trincão, num gesto que foi muito agradecido pela sua filha, Rita Fernandes.
Vale a pena recordar que, além de ter envergado a braçadeira de capitão, Manuel Fernandes é um dos maiores goleadores da história do emblema verde e branco. De Leão ao peito, apontou um total de 256 golos em 447 jogos com a Listada verde e branca.
Ponta de lança colombiano voltou a marcar frente ao Braga e vai já numa sequência de quatro jogos seguidos a fazer o gosto ao pé
07 Out 2025 | 06:22 |
Luis Suárez deixou o mote aos adeptos do Sporting. O avançado colombiano do Sporting voltou a fazer o gosto ao pé, ao marcar o único golo verde e branco no empate a uma bola contra o Braga do passado domingo, dia 5 de outubro, em partida a contar para a oitava jornada da Liga Portugal.
O ‘camisola 97’ acabou por deixar uma mensagem na sua conta oficial Instagram referente ao jogo, onde deixou também uma palavra de agradecimento à sua mulher: “Terminámos o jogo a somar um ponto que deixa um amargo de boca. Continuaremos a lutar até ao fim. Obrigado à minha esposa por me acompanhar, tudo isto é para ti”.
Vale a pena recordar que Luis Suárez está a atravessar uma das melhores fases da sua carreira. Ao marcar frente ao Braga, o avançado encontra-se numa sequência de quatro jogos seguidos a faturar, algo que apenas tinha acontecido por outras duas vezes, ambas ao serviço do Almería na temporada passada.
Vale a pena recordar que esta sequência impressionante do ‘camisola 97’ do Sporting começou no passado dia 22 de setembro, quando faturou frente ao Moreirense (3-0). Após o golo frente aos cónegos, seguiram-se novos remates certeiros contra Estoril (1-0) e Nápoles (1-2).
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 854 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
Especialista comentou renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado
06 Out 2025 | 23:32 |
Pedro Gonçalves prolongou por três anos o contrato com o Sporting até 30 de junho de 2030. Tomás da Cunha comentou a renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado pela massa associativa pelas exibições algo irregulares.
T. da Cunha sobre Pote: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
"Já anda aí o efeito Pizzi. A conclusão é óbvia: se fosse perfeito, não estaria no Sporting. Isso não tira a Pedro Gonçalves a influência (no estilo, nos resultados) e a importância individual no hábito ganhador do clube", escreveu o analista na rede social 'X' (antigo Twitter).
Ainda assim, Tomás da Cunha respondeu nos comentários que o post que publicou é um elogio ao 'camisola 8' do emblema verde e branco e que não pretende comparar ambos os futebolistas: "Estás a pegar num elogio como uma crítica (...) Não estou a comparar os jogadores", pode ler-se.
O jogador de 27 anos de idade já foi o melhor marcador da Primeira Liga em 2020/21, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga, chegando à seleção portuguesa, pela qual fez quatro jogos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 11 jogos: oito para a Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Durante os 883 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou cinco golos e três assistências.
Veja a publicação:
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
06 Out 2025 | 22:36
Titular do Sporting perdeu a cabeça com Cláudio Pereira nos minutos finais
06 Out 2025 | 22:25
Especialista diz que Rodrigo Zalazar escapou ao cartão vermelho no Sporting - Braga
06 Out 2025 | 22:17