
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Romain Salin, antigo guarda-redes do Sporting que regressou ao Marítimo nesta janela de mercado, está de saída do clube insular. O guardião de 39 anos vai rescindir contrato com efeitos imediatos com o emblema madeirense e, sabe-se agora, tudo se deveu a um assalto a sua casa, em França, com os familiares no interior da habitação.
Os motivos apresentados pelo jogador sensibilizaram os responsáveis do Marítimo. A direção entendeu as razões da saída apresentadas por Salin, que pretende estar mais próximo da família após um episódio que pode ser traumático.
Avaliado em 150 mil euros, o guardião estava sem clube, depois de ter terminado contrato com o Rennes - onde esteve durante quatro temporadas, após ter terminado vínculo com o Clube de Alvalade -, contudo a nova aventura nos madeirenses acabou por ser de pouca duração.
Salin assinou m contrato válido até junho de 2024 naquele que foi um regresso ao clube que tinha representado entre 2011 e 2016. Já em 2023/24, o futebolista francês havia sido titular nos três jogos oficiais disputados - um na Taça da Liga e dois no campeonato.
O guarda-redes de 39 anos esteve duas épocas no Clube de Alvalade, tendo participado em 22 partidas e vencido duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal. O atleta partilhou balneário com nomes como William Carvalho e Bas Dost.
Capitão dos verdes e brancos garantiu ser "muito difícil" travar o jogador leonino que tem inúmeras valências sendo "bom em várias coisas"
|
Portugal e Dinamarca enfrentam-se na Liga das Nações. Com vários jogadores do Sporting convocados, Morten Hjulmand, capitão dos leões, fez uma breve antevisão ao duelo e deixou rasgados elogios a Geovany Quenda, admitindo querer enfrentar o jovem.
"O Quenda faz tudo com grande qualidade, e não é habitual um jogador de 17 anos ser tão consistente e jogar tantos encontros. O talento dele é enorme, e só espero que ele jogue contra nós para o defrontar e os nossos adeptos verem a qualidade dele", disse, à imprensa dinamarquesa.
Para Hjulmand, o ala "é bom em várias coisas", no entanto, o capitão dos verdes e brancos destaca "a condução de bola e as situações de 1x1", admitindo ser "difícil travá-lo pois muda de direção a grande velocidade e, apesar de ser canhoto, gosta de ultrapassar os adversários com o pé direito. É muito complicado enfrentá-lo", terminou o médio, que admitiu "ver vários cartões amarelos estúpidos".
Já, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 44 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.212 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
O primeiro encontro entre Portugal e Dinamarca está agendado para a próxima quinta-feira, dia 20 de março, em Copenhaga e tem pontapé de saída agendado para as 19h45. A segunda mão joga-se dia 23 (domingo), pela mesma hora, no Estádio José Alvalade.
Futebolista dos leões não constava na convocatória do técnico, mas acabou por integrar comitiva à última da hora, para colmatar uma lesão
|
Rui Jorge fez alterações na convocatória da seleção nacional de sub-21. Chico Lamba deixou o estágio, devido a queixas físicas e, para colmatar a sua ausência, o técnico chamou Eduardo Quaresma, central do Sporting, que já está recuperado da lesão que o atormentava.
Embora tenha jogado maioritariamente a lateral-direito desde que Rui Borges chegou a Alvalade, o 'camisola 72' dos verdes e brancos foi chamado para o lugar de outro central, sendo que, para o corredor direito, a convocatória tem Rodrigo Gomes (Wolverhampton) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão).
Além de Eduardo Quaresma, Diogo Pinto e João Muniz também foram chamados, desfalcando o plantel leonino. Dário Essugo, emprestado ao Las Palmas e a caminho do Chelsea, Flávio Nazinho, Mateus Fernandes, Joelson Fernandes e Tiago Tomás são nomes conhecidos dos adeptos do Sporting.
A seleção nacional de sub-21 vai disputar dois encontros nesta pausa FIFA. Os comandados de Rui Jorge enfrentam a Roménia, na próxima sexta-feira, dia 21 de março, pelas 18h30, em Famalicão, seguindo-se um duelo com Inglaterra, dia 24, pelas 19h45, em West Bromwich.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma soma 21 partidas, contabilizando um total de 1.239 minutos de utilização, ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal. Avaliado em 14 milhões de euros – o internacional sub-21 português tem sido utilizado como lateral-direito ou central numa linha e três defesas.
Presidente dos leões tem vários dossiers para resolver no verão, mas há um que preocupa especialmente, em relação ao guardião verde e branco
|
O Sporting prepara-se para uma pequena revolução em Alvalade na próxima janela de transferências de inverno, como ficou provado pelas já anunciadas saídas de Geovany Quenda e Dários Essugo. Espera-se muito trabalho para os responsáveis verdes e brancos e, sabe o Leonino, em Exclusivo, que a situação de Vladan Kovacevic é um dos assuntos para ser resolvidos.
O guarda redes bósnio foi comprado ao Rakow no no verão de 2024, mas nunca teve sucesso nos leões. Foi lançado no primeiro jogo, mas perdeu a titularidade para Franco Israel, que, por sua vez, a viu fugir para as mãos de Rui Silva. Kovacevic ficou no fim das escolhas de Rui Borges, e o Sporting emprestou-o ao Légia de Varsóvia até ao final da época.
Mas as coisas também não têm corrido bem ao guardião ligado ao Sporting na Polónia. Depois de alguns erros nas partidas iniciais, o jogador voltou a perder a titularidade no Légia, e os responsáveis do clube estão cada vez menos agradados com o negócio que realizaram com os leões. Para já, os planos dos polacos passam pela não renovação de empréstimo de Kovacevic.
O bósnio deve, então, voltar a Alvalade no fim da época. Mas desta feita, vai encontrar os lugares à sua frente preenchidos, uma vez que o Sporting parece ter encontrado estabilidade na baliza, com a titularidade de Rui Silva, e o suplente Franco Israel a assegurar qualidade no caso do internacional português não estar disponível.
Assim, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, deverá querer procurar uma solução para o bósnio, apenas um ano depois da sua chegada a Portugal. Ainda não é claro que se o futuro passará pela cedência ou transferência em definitivo, mas os leões já estão atentos às oportunidades que possam surgir no mercado.