
Clube
Pinotes Batista aborda novela Gyokeres-Sporting: "Não o devia tratar como um camelo"
16 Jul 2025 | 17:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
05 Ago 2025 | 18:36 |
Rui Borges continua os preparativos do encontro inaugural da Liga Portugal Betclic, onde o Sporting irá viajar até ao Estádio Municipal de Rio Maior, na próxima sexta-feira dia 8 de agosto, para defrontar o Casa Pia. Em vésperas do jogo entre os rivais lisboetas, vale a pena recordar um facto entre os dois clubes que marca a história do Clube de Alvalade.
Apesar do Sporting apenas se ter encontrado com o Casa Pia no campeonato por oito vezes, tendo vencido todos os jogos, o foco recai sobre um amigável entre os dois emblemas da capital. Foi a 6 de novembro de 1927 que os leões testaram pela primeira vez a camisola listada verde e branca, que viria a prevalecer até aos dias de hoje.
O novo equipamento do Sporting teve uma boa resposta por parte do público, substituindo assim a camisola atualmente designada de Stromp, onde o manto leonino era dividido a meio, entre as cores branco e verde. Os leões costumam, regularmente, apresentar um equipamento a honrar esse símbolo do Clube.
Apesar de ter surgido apenas em 1927, a origem da mudança no equipamento remonta até 19 de fevereiro de 1925, dia em que José Salazar Carreira assumiu a presidência do Sporting. O português apresentava um passado extenso no que toca a modalidades praticadas, entre as quais o râguebi, desporto que ajudou a dinamizar no Clube de Alvalade.
Foi precisamente o râguebi que inspirou o atual design da camisola do Sporting, após uma viagem a França em que José Salazar Correia viu o equipamento do Racing Club de Paris, que envergava as riscas horizontais, só que em tom azul. Assim, a 19 de dezembro 1926, a equipa de râguebi leonina estreou a listada verde e branca num amigável frente ao Benfica, com o modelo a ser imediatamente considerado para integrar os equipamentos das restantes modalidades.
Clube de Alvalade deixou as suas condolências nas redes sociais, após o falecimento inesperado do diretor do futebol do Porto
05 Ago 2025 | 16:11 |
Jorge Costa, antigo internacional português e diretor de futebol do Porto, morreu esta terça-feira, dia 5 de agosto, deixando o futebol português de luto. O antigo defesa central dos dragões não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória sofrida no centro de treinos do Porto. O Sporting deixou uma nota de pesar nas redes sociais, mostrando as suas condolências pelo falecimento do antigo defesa central, aos 53 anos.
Sporting: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Costa"
“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Costa, diretor de futebol do FC Porto e antigo internacional português”, lê-se inicialmente no comunicado oficial publicado pelo Clube de Alvalade nos seus canais oficiais.
Para concluir, o Sporting deixou as condolências a todos os que eram próximos do antigo internacional português: “Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto figura do FC Porto e do futebol português”.
Jorge Costa é uma figura histórica do Porto, bem como da Seleção Nacional, tendo sido capitão dos dragões no ano áureo da conquista da Liga dos Campeões sob comando de José Mourinho. Para além disso, o antigo central conquistou ainda oito campeonatos, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças de dragão ao peito.
Recorde-se que, em 2022, Jorge Costa já tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória, que o obrigou ao internamento no Hospital de Santa Cruz. Na altura, o responsável pelo futebol profissional do Porto foi submetido a uma intervenção cirúrgica, da qual recuperou com sucesso.
Projeto Alvalade 2.0 foi anunciado pela direção de Frederico Varandas em 2021 e processos de renovação estão cada vez mais próximos de terminar
04 Ago 2025 | 18:18 |
As obras do Estádio José de Alvalade estão cada vez mais próximas de serem concluídas. Desta forma, a renovação do recinto construído em 2003 entra na sua fase final e deverá estar pronto para receber os adeptos leoninos na segunda jornada do campeonato, que será frente ao Arouca.
Através de algumas fotos que circulam nas redes sociais, a empresa encarregue do processo vai avançar para aquela que será a derradeira remodelação do anfiteatro do Sporting, que passa pela colocação de um novo relvado. O anterior foi removido para se proceder aos desnivelamento do terreno de jogo, que era necessária para a remoção do fosso.
Para além de um tapete verde novo, o Estádio José de Alvalade vai poder acolher mais 2 mil espectadores, através da criação de duas novas filas, novas Lion Seats, e um novo acesso aos balneários. Desta forma, os jogadores das duas equipas tem uma zona de escadas que os levará ao relvado, cada um, como existe no mítico San Siro em Milão.
Desta forma, está praticamente garantido que o Sporting possa acolher os seus adeptos no Estádio José de Alvalade, na partida frente ao Arouca, ao contrário do que aconteceu no Troféu Cinco Violinos. Na partida de apresentação, os Sportinguistas foram recebidos em casa emprestada, no Estádio do Jamor.
Ainda assim, os leões têm mais um encontro antes de defrontar a formação arouquense. Sporting e Casa Pia medem forças já esta sexta-feira, 8 de agosto, pelos primeiros três pontos da Liga Portugal Betclic. Leões e gansos entram em campo pelas 20h15, em Rio Maior.
Confira os últimos progressos das obras do Estádio de Alvalade:
Clube de Alvalade foi o primeiro emblema do Mundo a ser chamado pela multinacional, num projeto em que os Sócios saem beneficiados
04 Ago 2025 | 17:55 |
O Sporting foi escolhido para integrar a Samsung Wallet. Desta forma, os verdes e brancos receberam o privilégio de ser o primeiro clube do Mundo a inaugurar esta tecnologia que irá facilitar a vida dos Sócios em matérias de compras, pagamentos e entradas no Estádio José de Alvalade, principalmente numa altura em que a Gamebox sofreu alterações com as renovações do reduto leonino.
Nuno Parreira: "O Sporting, é exemplo de como a Samsung vê potencial enorme no mercado português"
Através dos seus meios oficiais, o Clube anunciou as vantagens com que os Sportinguistas podem contar, nesta temporada que está prestes a iniciar: “A Samsung Wallet disponibiliza uma solução integrada que promete transformar a forma como os portugueses fazem pagamentos (Samsung Pay), utilizam bilhetes de eventos, dispõem dos seus cartões de fidelização e cupões, viajam com os seus cartões de embarque, acedem à sua viatura e muito mais”.
Quem também exaltou a grandeza de um emblema como o leonino, num projeto desta dimensão foi Nuno Parreira, Country Manager da Samsung Portugal: “Este marco a nível internacional, de sermos o primeiro país a contar com um clube como o Sporting, é exemplo de como a Samsung vê um potencial enorme no mercado português”.
André Bernardo: "É um enorme elogio para o trabalho de vanguarda que o Sporting tem vindo a fazer"
Já André Bernardo, membro da direção verde e branca e chefe de estratégia e operações do Clube, exaltou o orgulho em trabalhar com a multinacional sul-coreana: “É um enorme elogio para o trabalho de vanguarda que o Sporting tem vindo a fazer em algumas áreas ter tido este convite da Samsung. É uma das maiores marcas do mundo de tecnologia, e é um orgulho ser o primeiro clube a nível mundial a integrar a Samsung Wallet”.
Desta forma, os adeptos do Sporting vão poder ter o seu cartão de Sócio nas suas carteiras digitais e utilizar o seu telemóvel para assegurar a sua entrada no Estádio José de Alvalade através de tecnologia NFC ou de QR Corde. Até ao final do ano civil 2025, esta funcionalidade também deverá estar disponível através de smartwatch da marca Samsung.