Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Genty Catamo vai participar no Campeonato Africano de Nações e, dessa forma, desfalcar o Sporting em janeiro. No entanto, o ala teve autorização de Chiquinho Conde, selecionador moçambicano, para se apresentar mais tarde e, assim, estar disponível para o jogo com o Portimonense.
Uma vez que Ricardo Esgaio é o único ala-direito, os verdes e brancos intercederam junto da Federação Moçambicana, que aceitou dispensar o 'camisola 21' para estar apto durante a visita do Clube de Alvalade a Portimão e, assim, ser opção do treinador.
Desta forma, o canhoto só deverá partir em 2024, e começará a preparar o particular com a Costa do Marfim, que tem em Ousmane Diomande uma das maiores estrelas. O CAN está agendado para decorrer entre os dias 11 de janeiro e 13 de fevereiro.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 1,5 milhões de euros – contabiliza 18 encontros (833 minutos), tendo marcado dois golos, diante do Olivais e Moscavide e Boavista, e feito duas assistências. O atleta tem sido uma das apostas de Rúben Amorim esta época.
Recorde o brilharete contra o Porto:
Na temporada passada, o extremo esteve emprestado ao Marítimo, onde, pela equipa principal, realizou 11 encontros e contabilizou uma finalização certeira e um passe para golo. Adicionalmente, Geny fez, ainda, um jogo pela turma secundária do conjunto insular.
Estrutura verde e branca sabe o que é necessário para garantir a continuidade do atleta na turma de Rúben Amorim, sobretudo no próximo inverno
|
0Viktor Gyokeres está a agitar as águas em Itália. A Juventus, que já tem o avançado do Sporting referenciado há alguns meses, continua interessada no sueco, apesar de a cláusula de rescisão do jogador ser vista como impeditiva para tomar uma decisão repentina.
Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o diário italiano Tuttosport, acabou por dedicar um longo artigo ao internacional sueco de nome "impronunciável" e que é considerado um dos maiores interesses de boa parte dos tubarões europeus. De resto, a mesma fonte destaca a palavra "explosivo" para adjetivar o 'camisola 9'.
Ainda assim, apesar do interesse do emblema italiano, o Sporting pode estar descansado, visto que o valor é considerado incomportável para a Juventus. Na verdade, esse é um dos grandes motivos para o Clube de Alvalade ter conseguido assegurar a sua continuidade no último verão.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em sete encontros (750 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Arranque de temporada protagonizado pelos leões e pelo jogador têm dado nas vistas e emblemas ingleses já voltaram a sondar Alvalade
|
0O bom arranque de temporada de Francisco Trincão não tem passado ao lado de grandes emblemas do futebol europeu. Com uma montra como a Champions League, competição na qual entrou com o pé direito, frente ao Lille, o atacante da turma de Rúben Amorim vai dando que falar.
De acordo com a imprensa internacional, são vários os emblemas da Premier League que estão de olho no 'camisola 17' dos leões, nos quais se destacam Manchester United, Liverpool e Arsenal, que voltam agora a dar atenção ao jogador, que se fixou como titularíssimo na equipa verde e branca.
"A sua velocidade, controlo de bola e visão fazem dele um candidato perfeito a uma transferência para a Premier League", são vistos como motivos, não revelando, no entanto, quaisquer valores ou moldes de uma possível mudança. No entanto, Frederico Varandas quer renovar o contrato do internacional português.
Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270), nos quais acabou por marcar 10 golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, o extremo já leva três golos e duas assistência em oito jogos.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 108 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 15 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Técnico que representou o Clube de Alvalade enquanto futebolista deixa elogios ao 'camisola 21' dos leões, mas avisa que "não é um produto acabado"
|
0Chiquinho Conde acredita que Geny Catamo "não é um produto acabado". O atual selecionador de Moçambique, que passou no Sporting enquanto jogador, deixou elogios ao 'camisola 21' de Rúben Amorim, mas avisou que tem melhorias a fazer.
"Ele vai perceber que se continuar a trabalhar com esta qualidade e as exibições continuarem a ser consistentes, poderá ter a possibilidade de ser cobiçado por outros clubes estrangeiros e nós agrademos, porque é a nossa coqueluche; a nossa referência em Moçambique e na seleção nacional", disse, ao jornal A Bola.
"É sempre bom marcar golos e ainda por cima golos importantes. Com o Benfica na época passada ditou praticamente um campeonato. Este ano sabe-se que perdeu a Supertaça e há questão da rivalidade com o Porto... era imperioso conseguir ganhar e logo com um golo dele", acrescentou Conde.
Sobre a carreira de Geny, o selecionador de Moçambique garante que foi notório "num período inicial, que não tinha muita audácia nem muita chegada na frente, mas sempre que veio à seleção alertei-o que devia ser mais audaz, mais corajoso, arriscar mais no um contra um e nota-se que depois do título, do processo e dos golos que marcou ao Benfica houve uma evolução fantástica".
Para Chiquinho Conde, Geny evoluiu muito "No comportamento posicional em termos táticos, na competitividade, nos duelos individuais. Está a crescer, há sempre margem para o fazer. Não é um produto acabado, tem muito por onde crescer. Tem uma margem de evolução muito grande. Mas o que mais me impressionou foi a compreensão tática que ele está a ter neste preciso momento, jogando no lugar em que está numa linha de três defesas".
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo, somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção de Rúben Amorim dentro das quatro linhas. O Valencia mostrou interesse, mas pagava pouco ao Sporting.
Gonçalo Inácio regressa aos treinos, mas não vem sozinho! Sporting tem mais um recuperado de lesão
0