
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu, na madrugada de quinta para sexta feira, dia 27 para 28 de março, o Corinthians - Palmeiras que decidiu o campeonato estadual Paulistão. Depois da primeira mão ter terminado com vitória do Timão, por 1-0, o segundo jogo decisivo terminou com um nulo, e ditou a derrota de Abel Ferreira. O jogo ficou marcado por várias imagens feias nos instantes finais da partida, relacionadas com Memphis Depay, colega do ex Sporting André Carrillo.
A segunda parte foi de ânimos quentes, com muitas situações a dificultar a vida do árbitro da partida. Destaque para o incidente com Abel Ferreira, que viu o cartão vermelho depois do árbitro assinalar grande penalidade a favor do Palmeiras, mas não mostrar nenhum cartão ao jogador que fez a falta (e que apanharia o segundo amarelo do jogo caso o juiz da partida tivesse admoestado o jogador).
Em relação a esse lance, a situação ganha contornos ainda mais insólitos. Depois uma longa pausa até à marcação da grande penalidade, devido à expulsão de Abel, Rafael Veiga falhou o penálti, e deixou o jogo empatado a zero. Poucos minutos depois, o jogador que tinha feito a falta para penálti viu mesmo o segundo cartão amarelo, e consequente vermelho.
Já no período de descontos, quando o Corinthians tentava manter a bola longe da sua área, outro momento de caos no relvado. Memphis Depay, colega de André Carrillo, ex Sporting, no Timão, provocou o adversário, pisando a bola com os dois pés perto da bandeirola de canto do Palmeiras. Os comandados de Abel Ferreira apressaram-se a perdi justificações ao neerlandês.
Esta situação acabou por criar o caos no relvado, com vários jogadores das duas equipas a envolverem-se em cenário de luta - o árbitro foi mesmo obrigado a expulsar um jogador de cada equipa antes de retomar a partida.
Reveja, aqui, o momento da provocação de Memphis Depay:
Antigo treinador da equipa principal dos leões embarcou para um novo campeonato, mas o percurso não começou da melhor maneira
|
João Pereira tem tido uma temporada de altos e baixos e emoções fortes. O treinador começou o ano na equipa B dos leões, passou a treinador principal, voltou à equipa secundária e acabou mesmo por deixar ao Clube para rumar ao campeonato turco, e orientar a equipa principal do Alanyaspor. Perdeu a primeira partida no comando técnico do novo clube.
O jogo decorreu esta sexta feira, dia 28 de março. O Alanyaspor, de João Pereira, visitou o Antalyaspor, pelas 13h00, mas saiu derrotado por 2-1 da partida referente à 29ª jornada da Superliga Turca.
O jogo até começou da melhor forma para a turma de João Pereira. Os comandados do treinador português chegaram à vantagem logo aos seis minutos de jogo, com golo de Cordova, após assistência de Vilhena. A equipa da casa conseguiu a igualdade a dois minutos do intervalo, por intermédio de Samudio. O jogo chegava ao descanso com empate a uma bola.
A segunda parte parecia encaminhar-se para uma igualdade final, mas, aos 81 minutos da partida, um momento insólito que marcou o jogo. Grande erro do treinador da equipa de João Pereira, que permitiu à equipa da casa marcar, fazer a reviravolta no marcador, e vencer a partida pelo resultado final de 2-1.
Após esta partida, mantém-se o momento complicado da equipa de João Pereira: o Alanyaspor encontra-se na 14ª posição do campeonato, apenas três pontos acima da linha de água. Por outro lado, a equipa da casa sobe ao nono lugar do campeonato turco.
Confira, aqui, o momento que marcou o jogo:
Contratação mais recente do Clube verde e branco tem várias características de destaque, e segue as pisadas de um nome bastante conhecido
|
Está confirmada a contratação de Alisson Santos para o Sporting! O extremo brasileiro, que estava emprestado ao União de Leiria pelo Vitória da Bahia, já oficializou a mudança, e já se encontra a treinar em Alcochete. Segue as pisadas de Ivo Damas no Clube de Alvalade.
Isto porque o extremo brasileiro que agora reforça os leões é o último de um lote de atletas com uma ligação curiosa: jogadores recrutados a equipas de formações inferiores por parte dos leões, uma aposta feita pelo Clube em busca de valores que possam acrescentar à equipa e que estejam 'escondidos' nas divisões mais baixas do futebol nacional ou internacional.
O último exemplo, e um com bastante sucesso, é o de Ousmane Diomande. Apesar de o Sporting ter comprado o seu passe ao Midtjylland, o defesa central alinhava no Mafra quando foi descoberto pelos leões, e foi de lá que se mudou para Lisboa, numa operação que acabou por se provar muito rentável para os verdes e brancos, uma vez que o jogador não tem parado de valorizar desde a chegada a Alvalade.
No entanto, nem todos os exemplos têm sido de tanto sucesso. A tendência começou em 1998, com Ivo Damas: era um promissor avançado que jogava no Maia, e foi contratado depois de assinar um hat trick contra o Porto. Acabou por realizar apenas oito jogos com a Listada verde e branca, numa passagem sem sucesso por Alvalade.
Em 2002 surge outro exemplo: Pedro Moita. Alinhava como avançado no Estarreja, e marcou ao Sporting em jogo a contar para a Taça de Portugal. Boloni, na altura treinador dos leões, convidou o jogador a treinar à experiência com a equipa, mas a experiência não teve sucesso e acabou por não assinar com o Sporting.
Jogador esteve ao serviço da sua equipa nacional durante a pausa das seleções, mas chegou a Alvalade com alguns problemas de desgaste físico
|
Gonçalo Inácio é dor de cabeça para Rui Borges. O defesa central do Sporting esteve ao serviço da Seleção nacional durante a pausa para o futebol internacional, e regressou a Alvalade com alguns sinais de desgaste físico.
O jogador, que foi formado na Academia Cristiano Ronaldo, alinhou um total de 134 minutos ao serviço da seleção nacional, nos jogos a contar para os quartos de final da Liga das Nações - chegou mesmo a demonstrar algumas dificuldades físicas no final da partida da segunda mão, que decorreu no estádio de Alvalade.
Numa altura em que a enfermaria dos leões começa a estar um pouco mais desafogada, devido às recuperações de alguns dos jogadores que se encontravam indisponíveis, a equipa técnica do Sporting continua a gerir algumas situações com muito cuidado - Gonçalo Inácio é um desses casos.
A verdade é que a equipa comandada por Rui Borges ainda tem na memória o período difícil que o Sporting passou no início do ano, em virtude das muitas lesões que se sentiram no plantel verde e branco. Nesse sentido, a prioridade será a proteção do estado físico dos jogadores, sem apressar nenhum regresso ao campo. Gonçalo Inácio pode ser sujeito a esta política, e poupado na partida frente ao Estrela da Amadora.
O Sporting tem, de resto, algumas ausências importantes para esse jogo. Com as opções do meio campo reduzidas, Zeno Debast deverá ocupar esse espaço do campo, o que abre uma vaga no eixo defensivo. Ousmane Diomande deverá ser presença certa no onze, faltando ainda perceber quem acompanhará o costa marfinense, com vantagem para Matheus Reis, faltando, depois, perceber o resto do xadrez montado por Rui Borges.