
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting CP recebeu e venceu o HC Turquel, por 5-3. Gonzalo Romero, de livre direto, inaugurou o marcador ainda no primeiro minuto do jogo. Pouco depois, aos 6’, Toni Perez dilatou a vantagem verde e branca. Ainda antes do intervalo, também de livre direto, Xavier Lourenço fez o 2-1. No segundo tempo, Pedro Gil, aos 13’, fez o 3-1. Contudo, o HC Turquel reagiu e, Vasco Luís, por duas vezes, igualou o encontro. Num jogo impróprio para cardíacos, já dentro do último minuto, Toni Pérez e Pedro Gil fecharam as contas.
O conjunto de Paulo Freitas entrou forte no jogo, talvez com a intenção de fazer esquecer a derrota no último encontro frente ao Reus Deportiu. Deste modo, ainda nem os adeptos presentes no Pavilhão João Rocha tinham tido tempo para se sentar, quando Gonzalo Romero foi carregado em falta por Vasco Luís, que viu o cartão azul. No livre direto subsequente, Romero não perdoou e inaugurou o marcador.
Contudo, após o golo sofrido, o HC Turquel reagiu e dispôs de algumas situações para igualar a partida. Neste capítulo, Ângelo Girão ia chegando para as encomendas. E foi, precisamente depois de uma tremenda defesa do melhor guarda-redes do mundo, que o Sporting CP chegou ao segundo golo. Numa transição rápida, Caio aproveitou a autoestrada que lhe foi estendida e, com muita classe, ofereceu o golo a Toni Perez, que só teve mesmo de encostar.
Apesar da vantagem de dois golos, os comandados de João Simões não desanimaram e continuaram a estar perto do golo, mas acabavam sempre por esbarrar numa muralha chamada Ângelo Girão. Foi, por isso, até com alguma naturalidade que o HC Turquel conseguiu chegar ao 2-1. Já em cima do intervalo, Raul Marin cortou a bola com o corpo quando o jogador do HC Turquel ia isolado para a baliza e o Sporting CP foi penalizado com um livre direto. Na conversão, Xavier Lourenço não perdoou. Foi mesmo com este resultado que as equipas recolheram aos balneários.
Nos segundos 25 minutos, os leões até poderiam ter feito o terceiro golo logo no recomeço. Em lance individual, Pedro Gil tirou tudo e todos do caminho, mas o guarda-redes do HC Turquel realizou uma excelente defesa.
O cenário da segunda parte foi semelhante ao da primeira: o conjunto de Paulo Freitas dominava o encontro, mas o HC Turquel ia saindo com perigo. Já dentro dos últimos 15 minutos, e quando os leões até passavam por uma fase complicada, Pedro Gil fez o 3-1. O espanhol disparou cruzado e fez aquele que se pensaria ser o golo da tranquilidade. No entanto, não foi isso que aconteceu.
A oito minutos do fim, depois de o Sporting CP desperdiçar uma oportunidade flagrante para fazer o 4-1, Vasco Luís fez o 3-2 e relançou o HC Turquel no encontro. Nota para a excelente execução do capitão do conjunto de João Simões. No entanto, o pior estava ainda para vir. Vasco Luís, novamente, apareceu completamente solto ao segundo poste e restabeleceu a igualdade. Girão pouco ou nada podia fazer. Estava feito o empate no Pavilhão João Rocha.
Num jogo impróprio para cardíacos, houve espaço para um herói improvável. A equipa de arbitragem anulou um golo verde e branco e, na sequência, Ângelo Girão viu o cartão azul por protestos. O HC Turquel teve, então, direito a novo livre direto, mas Zé Diogo foi tremendo e impediu que o Clube de Alvalade ficasse em desvantagem.
Com menos um homem em campo quando faltavam pouco mais de dois minutos para o final do jogo, o Sporting CP soube sofrer e haveria de conseguir a vitória. André Moreira, de forma imprudente, atingiu Gonzalo Romero e viu o cartão azul. Tal como no primeiro tempo, o argentino encarregou-se da conversão do livre direto, mas desta vez sem sucesso.
Quando faltavam apenas 35 segundos para o final do encontro, Toni Pérez deu o melhor destino ao passe de Platero e fez o 4-3. Já em desespero, o HC Turquel retirou o seu guarda-redes e, com cinco jogadores de campo, acabou por sofrer o quinto golo. Pedro Gil, com muita classe, fechou as contas.
O Sporting CP, com muito sofrimento à mistura, regressa assim às vitórias e espera agora o resultado dos adversários diretos. No próximo sábado (25 de janeiro), os leões recebem o Riba D´Ave, no Pavilhão João Rocha, pelas 17h30.
Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos
|
Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão.
Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.
Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.
Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.
O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).
Nome histórico do Clube de Alvalade retirou-se recentemente e passou em revista a sua passagem pelo emblema verde e branco
|
Ângelo Girão terminou a carreira de guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25. O ex-atleta do Sporting - que já explicou os motivos da retirada - faz um balanço muito positivo do seu percurso e destaca a subida "a pulso" no Clube de Alvalade, que representou entre 2014 e 2025.
Ângelo Girão: "Sinto que fiz uma excelente carreira"
“Não quero parecer falso humilde, mas sinto que fiz uma excelente carreira. Sinto que podia ter ganho muito mais do que ganhei […]. Acho que é injusto dizer que sou o melhor de sempre, para tantos guarda-redes e grandes nomes ligados a esta modalidade. Tenho um orgulho gigante no que fiz e no que consegui inspirar os outros a fazer”, começou por referir Ângelo Girão, numa entrevista à agência Lusa.
Sobre a passagem de 11 épocas pelo Clube de Alvalade, o ex-guardião afirma que deu “tudo para levar o Sporting ao topo”, apesar de alguns problemas: “Foi muito a pulso e com muitas guerras à mistura, das quais não me orgulho e que, se calhar, não deviam ter sido responsabilidade do capitão assumi-las, mas senti isto como se fosse uma coisa minha, pessoal, e um objetivo de vida, em termos desportivos. Queria bastante devolver o Sporting ao sítio que está e sinto que consegui”.
Ângelo Girão: "Queria bastante devolver o Sporting ao sítio que está e sinto que consegui"
Ângelo Girão lamenta ainda que a sua despedida tenha ficado marcada pela derrota frente ao Porto, nas meias-finais do campeonato de hóquei em patins: “Se houve anos em que éramos inferiores e ganhámos ao Porto, que praticava um hóquei mais bonito e acutilante, este ano sentíamos que éramos superiores. Fomos melhores durante esta eliminatória e custa-nos, mas sou perfeitamente consciente de que o desporto é assim”.
A terminar, Ângelo Girão reconhece que teve alguns comportamentos menos positivos, apesar de nunca ter faltado empenho: “Por vezes, com algum - e quando digo algum é muito – exagero da minha parte em algumas atitudes menos boas que tive, mas entreguei tudo de mim, em todos os momentos e em todos os sítios por onde passei. Nenhum clube que representei, alguma comitiva de seleção, alguém que se cruzou comigo no balneário, me pode apontar falta de entrega ou de compromisso”.
Numa prova que envolve os melhores emblemas do globo, Clube de Alvalade assume papel como um dos principais candidatos ao torneio
|
O Sporting ficou a conhecer os seus adversários para o Mundial de Clubes 2025 de hóquei em patins. A prova irá decorrer entre os dias 1 e 5 de outubro em San Juán, na Argentina. Esta será a primeira competição sem o contributo de Ângelo Girão, que já se despediu dos Adeptos Sportinguistas.
Na nova prova de clubes do hóquei patinado, a equipa orientada por Edo Bosch fará parte do Grupo A, juntamente com a formação do Barcelona (os atuais campeões do torneio em questão), o Andes Talleres, da Argentina, e o Olímpia, outro emblema do mesmo país sul-americano.
Não são só os leões a representar Portugal nesta competição. Para além do Clube Alvalade, o Óquei de Barcelos (campeão europeu em título) também está em prova, com o San Jorge do Chile, os argentinos do Centro Valenciano e os australianos do Melbourne, no grupo B.
Esta prova, que chega para substituir a Taça Intercontinental, tem a duração de cinco dias e será realizada no mítico pavilhão do hóquei em patins mundial, Aldo Catani. Com dois grupos em prova, os dois primeiros de cada irão avançar para as meias-finais da competição.
Vale a pena recordar que esta será a primeira prova em 10 anos, em que o Sporting não terá a contribuição de Ângelo Girão na sua baliza. O recém retirado guarda-redes já teve oportunidade de explicar por palavras o seu amor pelo Clube: “Ficava com mágoa se eu não tivesse dado tudo dentro do rinque, se eu não tivesse lutado pelo Sporting como lutei, se eu não tivesse entregado tudo. A partir do momento em que eu faço isso, saio de consciência tranquila e sem ressentimentos”.
Recorde, aqui, uma das maiores conquistas da história do Sporting, em 2024: