
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2025 | 13:32 |
Iván Fresneda tem visto a sua posição complicar-se no Sporting nos últimos tempos, depois de já ter sido dado como certa a sua saída, o espanhol vai continuando a trabalhar às ordens de Rui Borges. No entanto, com a chegada anunciada de um lateral direito ao plantel - que se diz poder ser Andrés García - a situação do jovem verde e branco muda e a hipótese do Como pode voltar a estar em cima da mesa.
A situação na lateral direita verde e branca não é fácil, uma vez que entradas e saídas são dependentes entre si. Relembrar que numa fase inicial, Fresneda esteve muito perto de reforçar os espanhóis do Valência, mas essa opção acabou por cair e os leões voltaram a procurar colocação para o jovem.
Surgiu, depois, a opção dos italianos do Como, orientados por Cesc Fàbregas. Ao mesmo tempo, os leões negociavam a contratação de Alberto Costa, uma vez que os negócios dependiam um do outro. Quando tudo já estava acertado para Fresneda seguir para Itália e Alberto Costa vir de Guimarães para Alvalade, acabou por ser o vimaranense a ir para Itália, contratado pela Juventus que se intrometeu à última da hora, o que deixou o lateral direito espanhol em Lisboa.
Esta situação deixou as conversas com o Como em stand by. Até há pouco tempo. Conta o jornal 'Record' que, em virtude das boas perspetivas para o negócio de Andrés García, jovem do Levante que se pode juntar aos leões, a SAD liderada por Frederico Varandas já voltou ao diálogo com os italianos, que continuam dispostos a receber Iván Fresneda.
A realizar-se, a transferência dependeria sempre do sucesso da movimentação de Andrés García, tal como aconteceu anteriormente com Alberto. Os moldes para a cedência seriam os mesmos que já tinham sido noticiados anteriormente, ou seja, um empréstimo com opção de compra a rondar os 10 milhões de euros.
Confira os comentários de Rui Borges relativamente à possível saída de Iván Fresneda:
Antigo árbitro referiu que jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta poderia ter dado origem a expulsão em Alvalade
06 Out 2025 | 22:17 |
Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos do jogo entre Sporting e Braga (1-1). Jorge Faustino, especialista em arbitragem, referiu que o jogador uruguaio se excedeu num lance com Maxi Araújo e que a falta "foi despropositada e muito negligente", arriscando assim uma outra admoestação.
J. Faustino: "Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente"
"Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente ao acertar com a sola da bota na zona do tornozelo de Maxi Araújo. Bem no livre direto e cartão amarelo. Arriscou outra leitura disciplinar", escreveu o antigo árbitro português no jornal 'Record'.
J. Faustino: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair"
Ainda antes, aos 62 minutos, Jorge Faustino referiu que o médio uruguaio tentou cavar uma grande penalidade: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair. Contacto entre braços dos dois jogadores foi consequência da ação de ambos e sem influência na queda. Sem penálti".
Caso tivesse visto o cartão vermelho, Rodrigo Zalazar já não seria o autor do golo do Braga, que foi marcado já no período de descontos, já aos 90+7 minutos, depois de Luis Suárez (19') ter aberto o caminho para os leões se aproximarem do primeiro lugar.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Habitual titular do Clube de Alvalade ficou de fora das escolhas de Marcelo Bielsa para o duplo compromisso da celeste no mês de outubro
06 Out 2025 | 22:08 |
Maxi Araújo, ala do Sporting, ficou de fora da lista de convocados do selecionador do Uruguai, Marcelo Bielsa. Apesar de ser presença habitual nos selecionados da celeste, o técnico argentino fez várias alterações, de forma a dar tempo de jogo a futebolistas menos utilizados.
O treinador aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e abdicou de vários nomes importantes. Além do pupilo de Rui Borges, também Federico Valverde (Real Madrid), Ronald Araújo (Barcelona), Darwin Núñez (Al Hilal) e José María Giménez (Atlético Madrid) foram poupados.
Marcelo Bielsa chamou 17 futebolistas que atuam foram do Uruguai, entre eles o ex-leão Franco Israel (Torino), além do médio Rodrigo Zalazar, que ontem marcou no 1-1 em Alvalade, pelo Braga, juntando-lhes mais 12 jovens que dos sub-18 daquele país.
Ambos os particulares, frente à República Dominicana e Uzbequistão, vão decorrem na Malásia. A seleção celeste ficou em quarto lugar nas eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo, à frente do Brasil, com os mesmos 28 pontos da seleção canarinha, agora orientada pelo italiano Carlo Ancelotti.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma oito partidas. Ao longo dos 519 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio ainda não marcou, mas já fez uma assistência para golo.
Presidente de clube português lançou, esta segunda-feira, um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial
06 Out 2025 | 21:22 |
António Salvador, lançou esta segunda-feira um forte apelo à mudança no futebol português, através de um comunicado oficial onde o presidente do Braga aponta críticas à arbitragem, denuncia o “terrorismo comunicacional” de Sporting, Porto e Benfica e alerta para o declínio competitivo de Portugal no panorama europeu.
A. Salvador fala em "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)"
O primeiro ponto foca-se no jogo entre Sporting e Braga, disputado em Alvalade, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. Salvador lamentou a falta de coerência nos critérios das decisões do VAR e do árbitro principal. O dirigente apontou casos concretos do encontro, referindo-se às "não expulsões de Morita (5’ e 21’) e Debast (49’ e 80’)" e a alegados "agarrões de Maxi Araújo e Hjulmand" que não foram sancionados.
A. Salvador denuncia “terrorismo comunicacional promovido por Sporting, Porto e Benfica"
No segundo ponto, António Salvador denunciou o que classificou como “terrorismo comunicacional” promovido por Sporting, Porto e Benfica e amplificado pelos meios de comunicação social. O líder bracarense afirmou que o debate público sobre o futebol português “recuou décadas” e apelou a uma intervenção firme da Federação Portuguesa de Futebol para travar o “ambiente tóxico” que, segundo ele, se instalou no panorama nacional.
Por fim, o presidente do Braga voltou a alertar para a “perda de competitividade” do futebol português no contexto europeu. Lembrou que o Braga teve de disputar seis jogos para garantir presença na Liga Europa e advertiu que Portugal pode ser ultrapassado pela Bélgica no ranking da UEFA. António Salvador apelou à Liga Portugal para transformar o projeto “Meta 2028” em medidas concretas, defendendo a centralização dos direitos televisivos e a revisão dos quadros competitivos.
“O futebol português tem uma oportunidade de ouro para evoluir. É tempo de a Liga agir com coragem e tomar decisões que moldarão o futuro das próximas décadas”, concluiu, um dia após o golo polémico marcado pelos minhotos no duelo frente aos leões.