
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, para defrontar o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions League. Os leões conseguiram um empate a zero na Alemanha, mas terminaram eliminados da prova, depois da derrota por 3-0 em Alvalade. Francisco Trincão, extremo dos leões, foi uma das grandes ausências do jogo.
O jogador internacional pela Seleção A não foi convocado para a partida em solo germânico por opção do treinador Rui Borges, que decidiu-se por dar algum descanso a um dos jogadores que mais tem sido utilizado em 2025.
No entanto, apesar de ter ficado em Lisboa e não ter viajado com a comitiva, para o tão merecido descanso, Francisco Trincão não ficou 'no sofá'. O extremo verde e branco partilhou algumas imagens onde se pode ver a treinar, no jardim de sua casa. O atleta decidiu-se por alguns exercícios leves, de aeróbica, complementando com a passadeira.
Relembrar que o criativo do Sporting vinha numa sequência diabólica de 20 jogos consecutivos a titular, nos quais acabou por ser substituído por muito poucas vezes - e muitas delas já muito perto do minuto 90 das partidas.
Tendo em conta esta utilização, combinada com jogos de três em três, ou quatro em quatro dias, o treinador Rui Borges decidiu dar descanso a Trincão - tal como fez com Viktor Gyokeres - e deixou os craques em Lisboa, também considerando o resultado da primeira mão do play-off, que os leões tinham perdido por 3-0.
Guarda-redes internacional português fez apenas o seu segundo jogo da carreira na Liga dos Campeões e entra para um leque reduzido nos leões
|
Rui Silva, guarda-redes que foi reforço de inverno do Sporting, teve o momento mais alto ao serviço dos leões, na passada quarta-feira dia 19 de fevereiro, no Signal Iduna Park, frente ao Dortmund. Entre várias defesas que mantiveram a sua baliza a zeros, destaca-se naturalmente o penálti defendido ao minuto 59, que lhe vale entrada numa lista restrita.
A defesa ao remate do avançado Serhou Guirassy, não só evitou o golo dos germânicos como o tornou num dos guardiões leoninos que defenderam uma grande penalidade na Liga dos Campeões. Algo que curiosamente já não acontecia desde que Tiago Ferreira, atual treinador de guarda-redes dos verdes e brancos, parou um remate de Mancini, diante da Roma, em 2007/08.
Na baliza leonina, entre Tiago Ferreira e Rui Silva, passaram diversos guarda-redes, com destaque para Rui Patrício, António Adán, ou mesmo Franco Israel, mas nenhum entre o atual guardião e o seu treinador conseguiram defender um castigo máximo na maior prova de clubes da UEFA. Esta exibição valeu a Rui Silva o prémio de melhor em campo.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou sete encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu sete golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
O guardião chegou no mercado de inverno e cumpriu o sonho de disputar a Liga dos Campeões. A estreia, frente ao Dortmund, não correu da melhor forma, porém esta segunda aparição correu na perfeição, que num só jogo evitou a derrota do Sporting, defendeu um penalti e em consequência foi eleito o melhor jogador da partida que ditou o afastamento dos comandados de Rui Borges.
Conjunto verde e branco terminou ontem a sua participação na edição de 24/25 da Champions League, não sem antes faturar muitos milhões
|
O Sporting entrou em campo na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, para defrontar o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Depois da derrota por 3-0 em Alvalade, os leões empataram a zero na Alemanha e foram eliminados da competição. Há, no entanto, boas noticias, uma vez que se faturaram muitos milhões na prova milionária.
O Sporting faturou um valor perto dos 50 milhões de euros com a sua participação na presente edição da Liga dos Campeões. Feitas as contas, que agora já são finais, os leões trouxeram para Alvalade um número que se fixa nos 48,984 milhões deu euros.
Estes valores também refletem o aumento dos valores que são distribuídos pela maior prova da UEFA, e pela maior prova de competição de clubes. Relembrar que, na sua presente edição, a Liga dos Campeões sofreu uma revolução no seu formato, que levou os clubes e jogar mais jogos, e também aumentou as receitas a distribuir pelos conjuntos que fizeram parte da prova.
De resto, em relação ao emblema verde e branco, foram 18,62 milhões de euros como prémio-base, a juntar aos 17,55 milhões de euros do market pool a que o Sporting tinha direito. Adicionou-se, ainda, os 12,81 milhões de euros conseguidos pela equipa através dos resultados alcançados durante a competição.
Adicionar, ainda, que o valor poderia ter sido substancialmente maior: em primeira instância, caso os leões se tivessem apurado para a fase seguinte - os oitavos de final da prova - ganhariam automaticamente mais 11 milhões de euros, o que levaria o valor total praticamente para o total de 60 milhões de euros.
Treinador verde e branco, que se estreou na competição pelos leões, voltou a orientar a equipa no encontro da passada quarta feira, dia 19 de fevereiro
|
O Sporting entrou em campo na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, para disputar a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões, que tinham perdido a primeira mão por 3-0, em Alvalade, saíram da Alemanha com um empate a zero, e terminaram, assim, a participação na competição. Houve, no entanto, registos históricos atingidos em solo germânico.
Isto porque o Sporting, orientado por Rui Borges, tornou-se, com o último jogo da prova milionária, no primeiro clube português a não perder em Dortmund. Até à passada quarta feira, nunca uma equipa portuguesa havia logrado sequer um empate na casa dos alemães. Luís Avelãs já reagiu às decisões do treinador verde e branco.
Contavam-se, até à altura, um total de sete desaires por parte de equipas portuguesas, no reduto do Borussia Dortmund. Depois do resultado conseguido pelos pupilos de Rui Borges, o saldo é relativamente mais positivo para as cores nacionais.
Se se tornou a primeira equipa a não perder, também se podia ter tornado no conjunto com mais derrotas. Isto porque, antes do jogo da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final, os leões já tinham perdido por duas vezes em Dortmund, ambas pelo resultado de 1-0. De resto, também Boavista e Porto contam com duas derrotas no reduto dos germânicos, e Benfica conta com apenas um desaire.
Cumprida a participação na Liga dos Campeões, o Sporting vira atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões, que tinham somado 11 pontos na Fase liga da Liga dos Campeões, fruto de três vitórias, dois empates e três derrotas, têm o próximo desafio marcado para o próximo domingo, dia 20 de fevereiro, frente ao AFS.