
Futebol
Oficial! Rayan Lucas é reforço do Sporting; Médio chega emprestado com opção de compra de...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No próximo domingo (5 de janeiro), o FC Porto visita o Sporting CP, em jogo referente à 15.ª jornada da Liga NOS. Atualmente no segundo lugar do campeonato, com 35 pontos, os dragões estão “proibidos” de perder pontos, caso queiram continuar na luta pelo título de campeão nacional. Contudo, a verdade é que a história nos mostra que os dragões não têm sido nada felizes nas deslocações a Lisboa para defrontar os leões. 5 de outubro de 2009, foi esta a última vez que o clube da cidade invicta triunfou no Estádio José de Alvalade. Na época de 2008/2009, os então comandados de Jesualdo Ferreira venceram por 2-1, com golos de Lisandro López e Bruno Alves. Do lado verde e branco, o treinador era Paulo Bento e golo leonino foi apontado por João Moutinho. Desde esse encontro, os dragões visitaram o reduto leonino por mais 14 vezes, tendo empatado oito vezes e perdido seis. Se tivermos apenas em conta os embates desde que Sérgio Conceição é treinador do FC Porto, registaram-se dois empates e uma derrota. É com o objetivo de terminar com esta maldição que, certamente, o conjunto azul e branco se desloca a Alvalade. O FC Porto é o segundo melhor ataque, com 28 golos marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas seis golos sofridos. Nestes dois registos, apenas superado pelo SL Benfica, com 37 e cinco golos, respetivamente. Em 14 jogos disputados, os dragões perderam pontos em três ocasiões e todas elas fora de portas: Gil Vicente FC (2-1), CS Marítimo (1-1) e Belenenses SAD (1-1). No capítulo individual, Zé Luís é o homem golos dos azuis. Em 12 jogos, o internacional cabo-verdiano já apontou sete golos e é o terceiro melhor marcador da Liga NOS. Moussa Marega e Alex Teles, com quatro tentos certeiros cada um, são os senhores que se seguem. No caso do lateral esquerdo brasileiro, é mesmo um dos homens chave do FC Porto, tendo influência em 29% dos golos da equipa (quatro golos e quatro assistências). Naturalmente, e segundo o site transfermarket, o internacional brasileiro é mesmo o jogador mais valioso dos dragões, estando avaliados em 40 milhões de euros. Nota, também, para Danilo Pereira, que se assume como um dos pilares dos azuis. Nesta temporada, e apesar de algumas lesões, o capitão do FC Porto é o quinto jogador mais utilizado por Sérgio Conceição, tendo já somados 1927 minutos em todas as competições. O internacional português está avaliado em 30 milhões de euros. É certo que, quando a bola começa a rolar, a história de pouco ou nada vale, mas é um indicador que deve estar bem presente na mente de Sérgio Conceição e dos jogadores do FC Porto. Leões e dragões defrontam-se no próximo domingo (5 da janeiro), pelas 17h30, no Estádio José de Alvalade.
Fotografia de FC Porto
Diretor desportivo do clube afirmou publicamente que objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente"
|
O Milan está interessado em Viktor Gyokeres. Massimiliano Allegri, novo treinador da turma italiana, sonha com a contratação do ponta de lança do Sporting já nesta janela de transferências, mas sabe que terá de abrir os cordões à bolsa pelo goleador sueco.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport elaborou uma extensa lista de avançados que apresentam o perfil desejado pelos dirigentes do Milan para concorrer com Santiago Giménez, o habitual titular da equipa transalpina. Igli Tare, diretor desportivo do clube italiano, já afirmou publicamente que o objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente”.
Neste sentido, Gyokeres é o “sonho” dos responsáveis do Milan, embora o elevado valor exigido pelo Sporting para aceitar a saída do atleta seja incomportável para o clube italiano. O referido jornal escreve mesmo que "seria necessário um milagre" para os ‘rossoneri’ garantirem a contratação do goleador internacional sueco – que pode reencontrar Ruben Amorim, no Manchester United.
De resto, o Milan estuda outras alternativas para o reforço do setor ofensivo, com destaque para avançados que atuam no futebol italiano, tais como Mateo Retegui (Atalanta), Dusan Vlahovic (Juventus), Artem Dovbyk (Roma) e Lorenzo Lucca (Udinese). A lista apresentada pela Gazzetta dello Sport inclui ainda outros atletas, nomeadamente Victor Boniface (Bayer Leverkusen), Dominic Solanke (Tottenham), Alexandre Sorloth (Atlético Madrid), Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu (Porto).
Vale lembrar que, em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Antigo treinador do emblema verde e branco foi sondado por André Villas-Boas como possível sucessor de Martín Anselmi no comando dos dragões
|
Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, foi sondado pelo Porto como possível sucessor de Martín Anselmi no comando técnico dos dragões. Ainda sem decisão oficial sobre a continuidade do treinador argentino, a SAD portista tem explorado alternativas, numa altura em que a saída do argentino continua em cima da mesa.
De acordo com informação avançada pelo jornalista Rui Santos na CNN Portugal, o ex treinador dos leões é uma das hipóteses em cima da mesa. O português de 59 anos, encontra-se livre depois de terminar a sua ligação ao Braga. O comentador refere, ainda assim, que Francesco Farioli é o plano A de André Villas-Boas.
“Francesco Farioli está na linha da frente, numa posição muito boa para ser o próximo treinador do Porto”, afirmou Rui Santos. "Estamos perante um treinador muito parecido com Martín Anselmi", avisou, destacando, ainda assim, uma diferença: Farioli "tem experiência europeia", nomeadamente no Nice (França) e Ajax (Países Baixos).
Apesar disso, Carlos Carvalhal, que já passou por clubes como Olympiacos, Celta de Vigo, Braga, Rio Ave e Swansea, conhece bem o futebol nacional e poderá representar uma opção de continuidade com experiência no panorama português, apesar de não ser a escolha inicial.
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira ou Liedson.
Besiktas pretende assegurar jogador com um acordo de empréstimo por um ano, fixando ao mesmo tempo uma cláusula de opção de compra
|
Tomás Handel voltou a ser associado ao Besiktas nas últimas horas. O emblema treinador por Ole Gunnar Solskjaer já terá apresentado uma proposta oficial ao Vitória de Guimarães, tendo em vista a contratação do médio que também está na mira do Sporting.
Segundo a Turkiye Gazetesi, o clube turco pretende assegurar o jogador com um acordo de empréstimo por um ano, fixando ao mesmo tempo uma cláusula de opção de compra do passe do jogador. De resto, o emblema de Istambul estará na disposição de pagar 20 milhões de euros pelo passe do atleta, dentro de um ano, se estiverem reunidas as condições para avançar para a sua contratação.
Ainda assim, a SAD do emblema vimaranense ainda não deu qualquer resposta ao Besiktas para a transferência de Tomás Händel. E se esse cenário não mudar, o médio de 24 anos estará presente no arranque dos trabalhos de pré-temporada, no dia 1 de julho.
O Vitória de Guimarães prepara-se para fazer várias alterações do plantel, sendo Tomás Handel um dos alvos mais valiosos da equipa. Tal como já foi avançado por um Exclusivo do nosso Jornal, o Sporting procura aproveitar a situação financeira periclitante dos vimaranenses que falharam o apuramento para as competições europeias.
Esta última temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.