
No próximo domingo (5 de janeiro), o FC Porto visita o Sporting CP, em jogo referente à 15.ª jornada da Liga NOS. Atualmente no segundo lugar do campeonato, com 35 pontos, os dragões estão “proibidos” de perder pontos, caso queiram continuar na luta pelo título de campeão nacional.
Contudo, a verdade é que a história nos mostra que os dragões não têm sido nada felizes nas deslocações a Lisboa para defrontar os leões. 5 de outubro de 2009, foi esta a última vez que o clube da cidade invicta triunfou no Estádio José de Alvalade. Na época de 2008/2009, os então comandados de Jesualdo Ferreira venceram por 2-1, com golos de Lisandro López e Bruno Alves. Do lado verde e branco, o treinador era Paulo Bento e golo leonino foi apontado por João Moutinho.
Desde esse encontro, os dragões visitaram o reduto leonino por mais 14 vezes, tendo empatado oito vezes e perdido seis. Se tivermos apenas em conta os embates desde que Sérgio Conceição é treinador do FC Porto, registaram-se dois empates e uma derrota.
É com o objetivo de terminar com esta maldição que, certamente, o conjunto azul e branco se desloca a Alvalade. O FC Porto é o segundo melhor ataque, com 28 golos marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas seis golos sofridos. Nestes dois registos, apenas superado pelo SL Benfica, com 37 e cinco golos, respetivamente. Em 14 jogos disputados, os dragões perderam pontos em três ocasiões e todas elas fora de portas: Gil Vicente FC (2-1), CS Marítimo (1-1) e Belenenses SAD (1-1).
No capítulo individual, Zé Luís é o homem golos dos azuis. Em 12 jogos, o internacional cabo-verdiano já apontou sete golos e é o terceiro melhor marcador da Liga NOS. Moussa Marega e Alex Teles, com quatro tentos certeiros cada um, são os senhores que se seguem. No caso do lateral esquerdo brasileiro, é mesmo um dos homens chave do FC Porto, tendo influência em 29% dos golos da equipa (quatro golos e quatro assistências). Naturalmente, e segundo o site transfermarket, o internacional brasileiro é mesmo o jogador mais valioso dos dragões, estando avaliados em 40 milhões de euros.
Nota, também, para Danilo Pereira, que se assume como um dos pilares dos azuis. Nesta temporada, e apesar de algumas lesões, o capitão do FC Porto é o quinto jogador mais utilizado por Sérgio Conceição, tendo já somados 1927 minutos em todas as competições. O internacional português está avaliado em 30 milhões de euros.
É certo que, quando a bola começa a rolar, a história de pouco ou nada vale, mas é um indicador que deve estar bem presente na mente de Sérgio Conceição e dos jogadores do FC Porto.
Leões e dragões defrontam-se no próximo domingo (5 da janeiro), pelas 17h30, no Estádio José de Alvalade.
Fotografia de FC Porto









