
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rafael Leão não escondeu o entusiasmo na noite de quarta-feira, dia 23 de abril, após a vitória do Milan frente ao Inter (3-0), que carimbou o acesso à final da Coppa de Itália. Rafael Leão foi titular no encontro. Na primeira mão, recorde-se, registou-se um empate a um golo.
Luka Jovic foi o herói dos rossoneri ao apontar os dois primeiros golos, aos 36 e 49 minutos. Tijjani Reijnders sentenciou a partida, aos 85'. De referir que o antigo avançado do Sporting jogou todos os minutos e fez uma assistência para o terceiro da turma de Sérgio Conceição.
Bolonha e Empoli disputam a outra vaga na final. No primeiro jogo, o Bolonha venceu por 3-0. O Milan segue assim para a sua 15.ª final da Taça, e primeira desde 2017/18, época em que perdeu por 4-0 com a Juventus. O conjunto milanês procura a sua sexta Taça de Itália, prova que não ergue desde 2002/03, quando bateu a Roma, então a duas mãos (4-1 fora e 2-2 em casa). O encontro decisivo da prova realiza-se em 14 de maio, no Estádio Olímpico de Roma.
De recordar ainda que o Clube de Alvalade não desiste de receber os 45 milhões a que defende ter direito, fruto da rescisão unilateral do contrato de Rafael Leão, no mercado de transferências de verão de 2018, no seguimento da invasão à Academia de Alcochete.
A direção - liderada por Frederico Varandas (que anunciou novidades no Estádio de Alvalade) pretende receber o montante referente à cláusula de rescisão do jogador na altura, pelo que este polémico caso poderá ‘arrastar-se’ durante mais algum tempo. Os leões não se dão por satisfeitos com o facto de o Lille ter assumido o pagamento integral do valor de 16,5 milhões de euros que o jogador deve.
Ex futebolista do Clube de Alvalade foi titular na derrota por 4-0 diante dos encarnados na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
|
O Benfica recebeu e venceu o Tirsense por 4-0 na Luz, esta quarta-feira, dia 23 de abril, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter vencido por 5-0 em Barcelos. Daniel Rodrigues, antigo médio dos escalões de formação do Sporting, foi titular no encontro e saiu aos 69 minutos.
A equipa da Luz venceu 9-0 no total do agregado numa partida que começou a meio gás para os encarnados. António Silva (45+3'), Adrian Bajrami (74'), Andrea Belotti (78') e Leandro Barreiro (90+1') fizeram os golos da equipa orientada por Bruno Lage.
Na terça-feira, o Sporting foi a primeira equipa a garantir a presença na final, ao vencer o Rio Ave, por 2-1, em Paços de Ferreira, na segunda mão das meias-finais. Os leões já levavam uma vantagem de dois golos da primeira parte e confirmaram a presença na final. Gonçalo Inácio (12') e Viktor Gyokeres (50') apontaram os tentos leoninos, com André Luiz (67') a reduzir para os vila-condenses.
De recordar que Daniel Rodrigues chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Resende. O médio fez todo o percurso na ‘cantera’ leonina, contabilizando mais de 100 jogos com o Leão rampante ao peito, tendo feito o gosto ao pé em 16 ocasiões e partilhando balneário com nomes como Geny Catamo ou Daniel Bragança.
Na última temporada em que esteve em Alvalade, o médio de 23 anos realizou 18 partidas pelo conjunto sub-23 dos verdes e brancos e um pela equipa B, antes de sair em definitivo para o S. João de Ver. ingressou no Tirsense no último verão. Esta época, contabiliza cinco golos e duas assistências em 33 jogos.
Avançado internacional sueco dos leões continua a distinguir-se na Europa pela excelente época que tem vindo a realizar em Portugal
|
Viktor Gyokeres vive uma fase de forma excecional. O avançado do Sporting já contabiliza 34 golos na Liga Portugal Betclic - sendo 12 deles marcados nas últimas oito jornadas - e lidera atualmente a lista de melhores marcadores dos campeonatos europeus. Este desempenho notável reacende a esperança de ver o camisola 9 leonino conquistar a Bota de Ouro nesta temporada.
Nesta altura, Gyokeres surge no segundo lugar do ranking, apenas atrás de Mohamed Salah. O internacional sueco tem até mais sete golos marcados do que o atacante egípcio do Liverpool – que leva 27 remates certeiros na Premier League. No entanto, o avançado leonino é prejudicado pela fórmula de cálculo que dá origem à classificação do galardão. Recorde-se que os golos marcados na Premier League, bem como nos restantes ‘big-5’, são multiplicados por dois, enquanto que, nos restantes campeonatos, o valor desce para 1,5. Assim, Salah lidera a classificação, com 54 pontos. Gyokeres surge logo atrás, com 51.
Refira-se que o atacante do Liverpool está a atravessar um período menos produtivo no que que diz respeito aos golos. O internacional egípcio já não marca ao serviço dos ‘reds’ desde o dia 8 de março, quando bisou numa vitória caseira frente ao Southampton (3-1). Desde então, apenas assinou um remate certeiro, mas com a camisola da sua seleção: marcou na vitória frente à Etiópia, por 2-0, num jogo de qualificação para o Mundial 2026 realizado no dia 21 do mês passado.
Outra boa notícia para Gyokeres é a de que o terceiro classificado, Robert Lewandowski, está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Barcelona. O atacante polaco soma 50 pontos no ranking da Bota de Ouro, graças aos 25 golos que já marcou na La Liga. A fechar o top-5 estão o inglês Harry Kan, com 24 golos na Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, que se traduzem em 48 pontos, e Mateo Retegui, internacional italiano da Atalanta que soma 46 pontos, fruto de 23 golos apontados na Série A.
Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pelo ex-internacional brasileiro Júlio Baptista - vai tentar repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou. O antigo atleta brasileiro foi o último jogador fora dos ‘big-5’ a vencer o galardão.
Jogador que tem brilhado ao serviço da equipa orientada por Rui Borges continuar a reunir vários interessados pela Europa fora
|
O futuro de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting em destaque por uma temporada de alto rendimento, continua a gerar debate e interesse crescente à medida que se aproxima o mercado de verão. Entre os mais recentes elogios ao 'homem da máscara' de Alvalade destaca-se a voz de Júlio Baptista, antigo internacional brasileiro, que se junta ao coro de admiração pelo goleador leonino.
Em entrevista ao site FooItalia, o ex-jogador não poupou nas palavras ao analisar o impacto que Gyokeres poderia ter em solo britânico, um dos destinos mais prováveis, apontando até os gunners como o clube ideal para o internacional sueco, eles que já chegaram a tentar, até, levar a cabo este negócio.
"Comprar um avançado não é fácil. Sei que o Arsenal está à procura, mas muitos outros clubes também estão. Há muitos clubes que vão procurar um 9 este verão, mas o Arsenal tem uma vantagem sobre um clube como o Manchester United, por exemplo, simplesmente porque está mais estável neste momento", fez notar o antigo jogador canarinho, antes de prosseguir.
"Viktor Gyokeres tem números incríveis. O Arsenal é uma das equipas que supostamente está muito interessada nele, e percebo o motivo. Penso que o novo diretor desportivo, Andrea Berta, gosta muito dele. Estava, aliás, no seu radar quando era diretor desportivo do Atlético de Madrid", acrescentou. Júlio Baptista.
Importa recordar que Gyokeres - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - já passou futebol inglês, com destaque no Coventry City, antes de rumar a Alvalade. No Sporting desde julho de 2023, o ponta de lança já apontou 91 golos e 27 assistências em 97 jogos com a Listada verde e branca, num total de 7.937 minutos em campo.