
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo esta segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar a equipa do Braga, em encontro a contar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Tal como Rui Borges, também Carlos Carvalhal, treinador dos minhotos, já falou com os jornalistas em conferências de imprensa de antevisão à partida.
Começou por responder a uma questão acerca do ponta de lança verde e branco, Viktor Gyokeres. Para o treinador do Braga, a equipa do Sporting "é mais" do que apenas o avançado sueco, uma opinião que mantém "sem dúvidas".
Carlos Carvalhal falou, depois, do Sporting transversalmente: "Uma equipa que sofreu uma ou outra transformação, organizada, à imagem do seu treinador, com ambição, muito difícil de defrontar no seu terreno, com muitos pontos fortes, como o seu avançado, mas não é só ele", começou por dizer o técnico adversário.
O treinador afirmou que quer que o Sporting olhe para o Braga "como um adversário difícil", prosseguindo, depois, com a mesma ideia: "Acima de tudo estamos focados e otimistas. Uma equipa que vem de seis vitórias seguidas, como o Sporting, estará também num momento positivo. Em 2025 perdemos um jogo".
Chega, então, com ambição a Alvalade, apesar dos últimos resultados do Braga em Lisboa não serem os melhores: "Queremos jogar com raça, ambição, um foco grande e olhos nos olhos. Sabemos das diferenças, mas é dentro do campo que se esgrimem argumentos e onde temos sonhos, como toda a gente (...) Temos honra e vamos respeitar o Sp. Braga, a nossa cidade, a região... Temos de ir à luta e vamos com tudo para conseguirmos os três pontos, que é o nosso grande objetivo", rematou Carlos Carvalhal, treinador bracarense que hoje defronta o Sporting em Alvalade.
Treinador verde e branco tem pela frente um duro desafio a contar para o campeonato nacional, e deverá mexer no eixo defensivo da equipa
|
O Sporting entra em campo esta segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar a formação do Braga, em encontro a contar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo, que se disputa em Alvalade, deve ver algumas surpresas no eixo defensivo dos leões, promovidas por Rui Borges, e com Jeremiah St. Juste no centro das atenções.
Quem avança a informação é o jornal Record. Ao contrário do que o diário A Bola tinha noticiado, Rui Borges deverá mesmo recompensar St. Juste, central neerlandês, pelo desempenho contra o Estrela da Amadora, e voltar a lançá-lo com o Braga, ainda que numa posição diferente.
Isto porque Rui Borges também prepara o regresso de Gonçalo Inácio, que deverá jogar do lado esquerdo do eixo defensivo dos leões, como é habitual. Ousmane Diomande vai ocupar o centro do trio, o que atira St. Juste para o lado direito, rendendo Eduardo Quaresma, que deve iniciar o Sporting - Braga no banca de suplentes.
Segundo o jornal português, para além da entrada de Gonçalo Inácio, apenas mais uma alteração em relação ao 11 inicial utilizado na última partida, contra a equipa da Amadora: Geovany Quenda, poupado nesse jogo, deverá regressar à equipa inicial lançada por Rui Borges para defrontar os minhotos.
Geovany Quenda deve entrar para o lugar de Iván Fresneda que, juntamente com Quaresma, são os dois sacrificados para as entradas de Inácio e do jovem extremo português - que, muito possivelmente, vai regressar à ala direita, posição onde foi inicialmente lançado por Ruben Amorim, no Sporting.
Jogador dos leões foi muito importante na última partida, frente ao Estrela da Amadora, e pode ser recompensado pelo técnico verde e branco
|
Geny Catamo tem-se revelado, nas últimas épocas, um dos jogadores mais decisivos da equipa do Sporting, com vários golos apontados em dérbis e clássicos. O moçambicano voltou a ser importante no último desafio, contra o Estrela da Amadora, e poderá ser recompensado por Rui Borges já no próximo jogo, frente ao Braga.
Começar por relembrar que o extremo verde e branco esteve afastado da competição inicialmente, e depois em gestão física, num processo que durou praticamente dois meses. Pode, agora, estar prestes a fazer o segundo jogo consecutivo sob ordens de Rui Borges, depois de já ter jogado, e mercado, contra o Estrela da Amadora.
E se, por um lado, tal significa o regresso à melhor forma de Geny Catamo, também pode apontar para a recuperação de algumas dinâmicas antigas da equipa, nomeadamente a permuta entre o extremo moçambicano e Geovany Quenda, que Rui Borges quer fazer renascer.
Nos últimos dois jogos, apesar de não ter lançado os dois de início, foi experimentando a solução ao longo da partida. Contra o Rio Ave, foi Geny Catamo a saltar do banco, e contra o Estrela da Amadora foi a vez de Quenda fazer o mesmo.
Depois de feitas as experiências, o jornal Record avança que Rui Borges deverá mesmo avançar com esta solução frente ao Braga: Geny Catamo e Geovany Quenda juntos no mesmo flanco. O moçambicano a ocupar a posição mais interior de extremo, e o português a jogar na ala, tal como fazia com Ruben Amorim no início da temporada.
Técnico verde e branco só chegou a Alvalade pela altura do Natal, em 2024, e desde então tem lidado com algumas dificuldades no plantel
|
Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro de 2024, numa altura complicada para o Clube. O treinador verde e branco tem-se destacado, no entanto, pelo trabalho feito à frente da equipa - e por isso os leões têm sido a melhor equipa desde a chegada do novo técnico.
Relembrar que esta tem sido uma época de altos e baixos. Depois do arranque tremendo com Ruben Amorim, com 11 vitórias em 11 jogos para a Liga Portugal Betclic, seguiu-se o período João Pereira em Alvalade, bem mais complicado para os adeptos.
Amorim deixou o Sporting no primeiro lugar antes de rumar a Manchester, com cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, e uma máquina bem oleada que marcava muito e sofria pouco. Tudo se alterou com João Pereira, que terminou em 12º numa classificação virtual das quatro jornadas que passou à frente do Clube, e que deixaram os leões bem mais vulneráveis no campeonato.
Chegou, depois, Rui Borges, que tem sido... o melhor. Desde 26 de dezembro (ou 29, quando fez o primeiro jogo como treinador do Sporting, contra o Benfica), que ninguém tem, em Portugal, mais pontos que os verdes e brancos.
Com o técnico de Mirandela à frente da equipa, são já 28 pontos. Um número que é igualado apenas pelo Braga, curiosamente o próximo adversário dos leões. O Benfica fecha o pódio destas contas, e o Porto ocupa apenas o sexto lugar no período de tempo entre a 16ª e a 17ª jornadas dos campeonato nacional.