Futebol
Sporting já tomou decisão sobre várias mudanças em Alvalade; Saiba tudo
22 Jun 2026 | 15:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Abr 2025 | 14:04 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Braga, este domingo, dia 6 de abril. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Melhor Braga da temporada
"Penso que vamos encontrar o melhor Braga da época. Tem sido, se calhar, um pouco à nossa imagem em termos de crescendo de confiança. Uma equipa que, nos últimos 10 jogos, tem oito vitórias. Tem apenas duas derrotas fora, Porto e Rio Ave... A seguir ao Sporting, é a equipa que mais pontua fora. Acima de tudo, têm vindo a crescer em termos de forma, têm conseguido recuperar jogadores importantes e nota-se a diferença em termos de confiança e qualidade. Um Braga forte, a querer ganhar e sonhar com algo mais, por mais que o seu treinador diga que está fora da corrida. Espera-nos um Braga forte, motivado, mas também um Sporting confiante, com atitude competitiva. Acredito que será um grande jogo, com duas equipas a quererem ganhar, onde temos de ser muito competentes e competitivos. Mais do que a qualidade coletiva, a parte competitiva será muito importante nesta reta final porque todas as equipas querem os pontos. Vai ser um jogo difícil e, perante os nossos adeptos, queremos fazer um bom jogo".
Pote ausente e resultado do Porto - Benfica
"Pote? Sim, fui sincero e honesto, é por aí que podem esperar. Clássico? A pressão existe há muito tempo. É tentar ganhar os jogos que faltam, dependemos só de nós. É essa a nossa pressão. Pressão de ganhar e ser campeão, não poderia haver melhor. Não passámos esse discurso de estarmos preocupados com o clássico. É natural que vejamos o jogo e não fugimos a isso, mas o nosso foco total é o nosso. Será um jogo difícil contra uma grande equipa, onde temos de ter a capacidade para os ultrapassar e continuarmos a depender de nós".
Dificuldades no fim da época
"Às vezes é natural, vocês têm de olhar sempre para algo. Isso não me preocupa nada. Ganhámos 3-0, 3-1, 3-1, 3-1, 2-0... Marcámos, criámos oportunidades. Supertranquilo nesse sentido. Claro que nem sempre vamos conseguir finalizar da melhor forma, mas fico feliz pela atitude ser cada vez melhor. Sermos mais intensos no último terço. Estaria preocupado se não criássemos ocasiões, mas temos feito isso. Os jogos estão caros para toda a gente, não é só para o Sporting... Ninguém ganha assim tão facilmente como vocês querem que ganhemos. As outras equipas são muito competitivas e, a qualquer momento, é natural que uma equipa grande esteja mais exposta a contra-ataques. Penso até que somos das equipas mais pressionantes no meio-campo ofensivo. É natural que estejamos mais expostos a isso, à profundidade. Em qualquer momento podem criar perigo se não formos rigorosos. E os jogadores vão errar. Mas sinto a equipa a crescer e é isso que me satisfaz e me deixa ainda mais confiante para esta reta final".
Morita lesionado e comparações com Ruben Amorim
"O Morita está fora. Vocês não deviam fazer comparações da era Amorim ou o que quer que seja. Nesse momento, o Sporting estava muito bem, só tinha vitórias, dinâmicas muito positivas. Foi um jogo difícil, estava a perder 2-0, conseguiu dar a volta para um 4-2. Tinha muitos jogadores... Pote, Morita... Acho que o Nuno era o único jogador que estava fora. Refém da ideia? Nem olho para isso. Por mais que o sistema pareça o mesmo, há comportamentos que pedimos diferentes e isso muda logo tudo. Nunca olho para a parte de ser refém do que quer que seja. Claro que, em alguns momentos, os jogadores vão buscar coisas que já têm deles. O hábito leva a fazer algumas coisas de forma automática. Mas dentro do que pedimos, vão acrescentando coisas. Mas nunca olho de forma comparativa para isso. Não faz sentido estar a comparar. Até porque, e já o tenho dito, valorizo sempre o trabalho dos jogadores. E por toda a resiliência que tiveram ao longo deste tempo, por castigos e lesões, não podia estar mais feliz com o que têm dado, demonstrado. Os jogadores fazem muita diferença...".
Onde vai ver o Clássico e adaptação de Debast
"Vamos estar em estágio, devo ver com toda a gente. Com a equipa técnica, staff e a jantar bem, se Deus quiser. O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa. A equipa também reconhece essa qualidade e ele sente isso. É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem".
Impacto da jornada na luta pelo título
"Ainda há um Benfica - Sporting... Há sempre um dérbi ainda. Na penúltima jornada, ainda por cima. Esta é uma jornada importante, com bons jogos, e claro que toda a gente pode perder pontos. Mas eu estou focado no meu jogo. Jamais vou dizer 'quero que o Benfica não ganhe'. Não estejam à espera disso, por favor. Eu quero é ganhar. Ontem vi o Vitória-Santa Clara, também um bom jogo. Mas estou focado no que posso controlar, no nosso jogo. Se formos competentes, continuamos a depender de nós".
Internacional costa-marfinense não se encontra a passar pela melhor fase e verdes e brancos seguem atentos ao momento em questão
23 Jun 2026 | 03:00 |
Ousmane Diomande está longe de viver o Mundial 2026 que idealizou. Sabe o Leonino que o central do Sporting está desagradado com a falta de oportunidades na Costa do Marfim, depois de voltar a não somar qualquer minuto na competição, apesar de ser um dos jogadores mais valorizados do plantel orientado por Emerse Faé.
Ao que o nosso Jornal apurou, o defesa acreditava que poderia assumir um papel mais relevante nesta fase da prova, sobretudo depois de ter recuperado dos problemas físicos que o condicionaram no final da temporada. No entanto, a equipa técnica marfinense continua a apostar noutras soluções para o eixo defensivo, cenário que tem gerado alguma frustração junto do jogador.
A situação não altera o compromisso de Diomande com a seleção, mas o internacional costa-marfinense entende que tem qualidade para ser uma opção mais regular. Recorde-se que o central chegou ao Mundial depois de uma época em que voltou a afirmar-se como uma das figuras do Sporting, despertando o interesse de vários clubes das principais ligas europeias.
Em Alvalade, os responsáveis leoninos acompanham com atenção a situação e até já definiram aquele que pode ser o seu substituto em caso de venda. O Mundial era encarado como uma oportunidade para o jogador ganhar ainda mais visibilidade internacional, mas a ausência de minutos tem impedido Diomande de mostrar as qualidades que levaram o Sporting a blindá-lo com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Na temporada 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 42 milhões de euros – realizou 31 encontros pelo Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, em 2.301 minutos registados, o defesa-central marcou um golo e fez uma assistência.
Jogador dos verdes e brancos encontra-se a aproveitar o período de férias antes de se reapresentar aos trabalhos de Rui Borges em Alcochete
22 Jun 2026 | 17:35 |
Iván Fresneda esteve presente este domingo em Miami, nos EUA, para assistir ao Uruguai-Cabo Verde, que acabou por terminar empatado (2-2). Em declarações à CNN Portugal e antes de entrar no Estádio de Miami, o lateral espanhol começou por revelar que Maxi Araújo - que ainda não garantiu a continuidade no Sporting - lhe ofereceu os bilhetes para poder assistir ao encontro juntamente com amigos e família.
Iván Fresneda: "Foi o Maxi que arranjou os bilhetes"
“Estamos cá para ver o jogo do Uruguai. Foi o Maxi que arranjou os bilhetes. Para mim, para os meus amigos e para a minha família”, esclareceu, antes de abordar o assunto Sporting e de resumir aquilo que foi a sua temporada, onde somou um golo e duas assistências em 39 encontros.
“A nível individual, fiquei feliz pela última época. Tive mais minutos e consegui estar um nível acima do que aconteceu na minha primeira época. Fiquei feliz, mas não acabou e temos de pensar na próxima época e de fazer o melhor”, mostrando que deseja alcançar ainda mais de leão ao peito.
Fresneda referiu ainda do desejo de jogar ao lado de Maxi Araújo - enquanto a permanência deste ainda é uma incógnita - e de Rodrigo Zalazar, reforço já garantido para os verdes e brancos. Por enquanto terá de os continuar a ver representar a seleção uruguaia no maior palco do mundo: “Quero jogar com os dois, claro que sim! O Zalazar é um grandíssimo jogador, toda a gente viu isso em Portugal”.
No entanto, Fresneda tem estado a assistir a um Maxi em grande forma. Apesar dos dois empates dos uruguaios, o jogador dos leões já soma dois golos e uma assistência nas duas partidas que disputou. Ainda assim, o jogo com a seleção espanhola, curiosamente, o país de Fresneda, será decisivo para as contas do grupo.
Com a saída de Geovany Quenda da equipa dos verdes e brancos, o Clube de Alvalade já presenteou alguém com o mítico dorsal
22 Jun 2026 | 16:39 |
Como já tem sido marca, o Sporting está representado no Rock in Rio, com um um stand numa zona do festival, onde já recebeu milhares de pessoas no local. Este domingo, foi a vez de Sam The Kid fazer uma visita até ao posto dos leões.
Nesse mesmo encontro, entre o conhecido rapper português e o stand dos verdes e brancos, o Clube de Alvalade decidiu oferecer uma prenda bem representativa das cores do universo leonino. Numa altura em que a camisola 7 está vaga no plantel da equipa principal, após a transferência de Quenda para o Chelsea, o músico de Chelas escolheu o mítico número para colocar às costas.
Através das suas redes sociais, o emblema de Alvalade assinalou este momento. “O Sam The Kid com a verde e branca no Rock in Rio", sublinharam os verdes e brancos. Recordar que o rapper é um confesso adepto Sportinguista e, por isso mesmo, fez esta visita ao stand.
Com a lotação esgotada no primeiro dia da 11.ª edição do Rock in Rio Lisboa, com milhares de pessoas a marcarem presença, o stand do Sporting tem estado a ser um dos mais movimentados de todo o festival. Os desafios, brindes, fotografias com o Jubas e merchandising à disposição, tem sido fatores muito apelativos para os visitantes.
No entanto, este stand tem sido também um fenómeno nas redes sociais. A poucos dias de se conhecer o novo símbolo do Clube - que muito já tem dado que falar -, no próximo dia 1 de julho, a estrutura implementada pelo Sporting no festival tem gerado algumas apostas no seio do universo leonino.
Confira a publicação: