
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Abr 2025 | 13:04 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Braga, este domingo, dia 6 de abril. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Melhor Braga da temporada
"Penso que vamos encontrar o melhor Braga da época. Tem sido, se calhar, um pouco à nossa imagem em termos de crescendo de confiança. Uma equipa que, nos últimos 10 jogos, tem oito vitórias. Tem apenas duas derrotas fora, Porto e Rio Ave... A seguir ao Sporting, é a equipa que mais pontua fora. Acima de tudo, têm vindo a crescer em termos de forma, têm conseguido recuperar jogadores importantes e nota-se a diferença em termos de confiança e qualidade. Um Braga forte, a querer ganhar e sonhar com algo mais, por mais que o seu treinador diga que está fora da corrida. Espera-nos um Braga forte, motivado, mas também um Sporting confiante, com atitude competitiva. Acredito que será um grande jogo, com duas equipas a quererem ganhar, onde temos de ser muito competentes e competitivos. Mais do que a qualidade coletiva, a parte competitiva será muito importante nesta reta final porque todas as equipas querem os pontos. Vai ser um jogo difícil e, perante os nossos adeptos, queremos fazer um bom jogo".
Pote ausente e resultado do Porto - Benfica
"Pote? Sim, fui sincero e honesto, é por aí que podem esperar. Clássico? A pressão existe há muito tempo. É tentar ganhar os jogos que faltam, dependemos só de nós. É essa a nossa pressão. Pressão de ganhar e ser campeão, não poderia haver melhor. Não passámos esse discurso de estarmos preocupados com o clássico. É natural que vejamos o jogo e não fugimos a isso, mas o nosso foco total é o nosso. Será um jogo difícil contra uma grande equipa, onde temos de ter a capacidade para os ultrapassar e continuarmos a depender de nós".
Dificuldades no fim da época
"Às vezes é natural, vocês têm de olhar sempre para algo. Isso não me preocupa nada. Ganhámos 3-0, 3-1, 3-1, 3-1, 2-0... Marcámos, criámos oportunidades. Supertranquilo nesse sentido. Claro que nem sempre vamos conseguir finalizar da melhor forma, mas fico feliz pela atitude ser cada vez melhor. Sermos mais intensos no último terço. Estaria preocupado se não criássemos ocasiões, mas temos feito isso. Os jogos estão caros para toda a gente, não é só para o Sporting... Ninguém ganha assim tão facilmente como vocês querem que ganhemos. As outras equipas são muito competitivas e, a qualquer momento, é natural que uma equipa grande esteja mais exposta a contra-ataques. Penso até que somos das equipas mais pressionantes no meio-campo ofensivo. É natural que estejamos mais expostos a isso, à profundidade. Em qualquer momento podem criar perigo se não formos rigorosos. E os jogadores vão errar. Mas sinto a equipa a crescer e é isso que me satisfaz e me deixa ainda mais confiante para esta reta final".
Morita lesionado e comparações com Ruben Amorim
"O Morita está fora. Vocês não deviam fazer comparações da era Amorim ou o que quer que seja. Nesse momento, o Sporting estava muito bem, só tinha vitórias, dinâmicas muito positivas. Foi um jogo difícil, estava a perder 2-0, conseguiu dar a volta para um 4-2. Tinha muitos jogadores... Pote, Morita... Acho que o Nuno era o único jogador que estava fora. Refém da ideia? Nem olho para isso. Por mais que o sistema pareça o mesmo, há comportamentos que pedimos diferentes e isso muda logo tudo. Nunca olho para a parte de ser refém do que quer que seja. Claro que, em alguns momentos, os jogadores vão buscar coisas que já têm deles. O hábito leva a fazer algumas coisas de forma automática. Mas dentro do que pedimos, vão acrescentando coisas. Mas nunca olho de forma comparativa para isso. Não faz sentido estar a comparar. Até porque, e já o tenho dito, valorizo sempre o trabalho dos jogadores. E por toda a resiliência que tiveram ao longo deste tempo, por castigos e lesões, não podia estar mais feliz com o que têm dado, demonstrado. Os jogadores fazem muita diferença...".
Onde vai ver o Clássico e adaptação de Debast
"Vamos estar em estágio, devo ver com toda a gente. Com a equipa técnica, staff e a jantar bem, se Deus quiser. O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa. A equipa também reconhece essa qualidade e ele sente isso. É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem".
Impacto da jornada na luta pelo título
"Ainda há um Benfica - Sporting... Há sempre um dérbi ainda. Na penúltima jornada, ainda por cima. Esta é uma jornada importante, com bons jogos, e claro que toda a gente pode perder pontos. Mas eu estou focado no meu jogo. Jamais vou dizer 'quero que o Benfica não ganhe'. Não estejam à espera disso, por favor. Eu quero é ganhar. Ontem vi o Vitória-Santa Clara, também um bom jogo. Mas estou focado no que posso controlar, no nosso jogo. Se formos competentes, continuamos a depender de nós".
Conversações para prolongar o vínculo do futebolista verde e branco estão a decorrer há várias semanas, mas papéis ainda não estão assinados
30 Jul 2025 | 13:29 |
Francisco Trincão foi o escolhido para fazer a antevisão ao Sporting - Benfica da Supertaça. Depois de Rui Borges ter falado à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo, o extremo abordou a situação contratual, garantindo estar bem encaminhada.
Francisco Trincão: "Sporting - Benfica? A equipa que estiver melhor preparada vai ganhar"
"As equipas mudaram os jogadores, mas as dinâmicas são parecidas. É um dérbi, vai no detalhe. A equipa que estiver melhor preparada vai ganhar", começou por dizer o 'camisola 17' dos verdes e brancos, antevendo o dérbi diante dos encarnados.
Quanto à renovação com o Clube de Alvalade estar já fechada, Francisco Trincão foi perentório e admitiu à imprensa: "Ainda não. Há conversas, está tudo a ser encaminhado e acertado, mas neste momento ainda não há nada assinado".
Vale recordar que um novo vínculo para o internacional português vem sendo discutido há algumas semanas. O objetivo é que o extremo integre o lote de capitães, tendo envergado a braçadeira num dos jogos de preparação no estágio em Lagos.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Verdes e brancos conquistaram Bicampeonato Nacional e Taça de Portugal com o técnico transmontano e arranque de 2025/26 pode ditar nova conquista
30 Jul 2025 | 13:11 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves; Conrad Harder. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a Supertaça Cândido de Oliveira, ddiante do Benfica
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca para a temporada que se avizinha, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa apresenta variações entre uma linha de quatro com Iván Fresneda e Maxi Araújo - que deverá ir a jogo apesar da lesão - nas alas, sendo que o espanhol compõe, em determinados momentos, um trio de centrais juntamente com Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio.
No miolo, Hidemasa Morita faz dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo ocupa o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, sendo que, no momento em que o Sporting apresentar uma linha de três centrais, fechará a direita com o moçambicano.
Conrad Harder, novo 'camisola 9' do Sporting, é o homem mais adiantado da equipa. Apesar de Luis Suárez já ter sido apresentado, a falta de treinos e de entrosamento com o plantel devem atirar o colombiano para o banco de suplentes.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica, em jogo válido para o Supertaça Cândido de Oliveira. O duelo que marca o arranque oficial da temporada 2025/26 joga-se pelas 20h45, no Estádio do Algarve.
Leões e águias dão pontapé de saída oficial na nova temporada, com encontro marcado para as 20h45 da próxima quinta-feira, 31 de julho
30 Jul 2025 | 13:11 |
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica, em jogo válido para o Supertaça Cândido de Oliveira. O duelo que marca o arranque oficial da temporada 2025/26 joga-se pelas 20h45, no Estádio do Algarve.
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves; Conrad Harder. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação encarnada.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca para a temporada que se avizinha, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa apresenta variações entre uma linha de quatro com Iván Fresneda e Maxi Araújo - que deverá ir a jogo - nas alas, sendo que o espanhol compõe, em determinados momentos, um trio de centrais juntamente com Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio.
No miolo, Hidemasa Morita faz dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo ocupa o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, sendo que, no momento em que o Sporting apresentar uma linha de três centrais, fechará a direita com o moçambicano.
Conrad Harder, novo 'camisola 9' do Sporting, é o homem mais adiantado da equipa. Apesar de Luis Suárez já ter sido apresentado, a falta de treinos e de entrosamento com o plantel devem atirar o colombiano para o banco de suplentes.
Informações: Quinta-feira – 31 de julho – 20h45 – Estádio do Algarve
Transmissão: RTP1
Quem está fora: Daniel Bragança e Nuno Santos (lesões), Matheus Reis (castigo)
Dúvidas: Maxi Araújo.