
Futebol
Extremo apontado ao Sporting não vem; Futebolista de 22 anos não interessa a Varandas
30 Ago 2025 | 10:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Abr 2025 | 13:04 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Braga, este domingo, dia 6 de abril. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Melhor Braga da temporada
"Penso que vamos encontrar o melhor Braga da época. Tem sido, se calhar, um pouco à nossa imagem em termos de crescendo de confiança. Uma equipa que, nos últimos 10 jogos, tem oito vitórias. Tem apenas duas derrotas fora, Porto e Rio Ave... A seguir ao Sporting, é a equipa que mais pontua fora. Acima de tudo, têm vindo a crescer em termos de forma, têm conseguido recuperar jogadores importantes e nota-se a diferença em termos de confiança e qualidade. Um Braga forte, a querer ganhar e sonhar com algo mais, por mais que o seu treinador diga que está fora da corrida. Espera-nos um Braga forte, motivado, mas também um Sporting confiante, com atitude competitiva. Acredito que será um grande jogo, com duas equipas a quererem ganhar, onde temos de ser muito competentes e competitivos. Mais do que a qualidade coletiva, a parte competitiva será muito importante nesta reta final porque todas as equipas querem os pontos. Vai ser um jogo difícil e, perante os nossos adeptos, queremos fazer um bom jogo".
Pote ausente e resultado do Porto - Benfica
"Pote? Sim, fui sincero e honesto, é por aí que podem esperar. Clássico? A pressão existe há muito tempo. É tentar ganhar os jogos que faltam, dependemos só de nós. É essa a nossa pressão. Pressão de ganhar e ser campeão, não poderia haver melhor. Não passámos esse discurso de estarmos preocupados com o clássico. É natural que vejamos o jogo e não fugimos a isso, mas o nosso foco total é o nosso. Será um jogo difícil contra uma grande equipa, onde temos de ter a capacidade para os ultrapassar e continuarmos a depender de nós".
Dificuldades no fim da época
"Às vezes é natural, vocês têm de olhar sempre para algo. Isso não me preocupa nada. Ganhámos 3-0, 3-1, 3-1, 3-1, 2-0... Marcámos, criámos oportunidades. Supertranquilo nesse sentido. Claro que nem sempre vamos conseguir finalizar da melhor forma, mas fico feliz pela atitude ser cada vez melhor. Sermos mais intensos no último terço. Estaria preocupado se não criássemos ocasiões, mas temos feito isso. Os jogos estão caros para toda a gente, não é só para o Sporting... Ninguém ganha assim tão facilmente como vocês querem que ganhemos. As outras equipas são muito competitivas e, a qualquer momento, é natural que uma equipa grande esteja mais exposta a contra-ataques. Penso até que somos das equipas mais pressionantes no meio-campo ofensivo. É natural que estejamos mais expostos a isso, à profundidade. Em qualquer momento podem criar perigo se não formos rigorosos. E os jogadores vão errar. Mas sinto a equipa a crescer e é isso que me satisfaz e me deixa ainda mais confiante para esta reta final".
Morita lesionado e comparações com Ruben Amorim
"O Morita está fora. Vocês não deviam fazer comparações da era Amorim ou o que quer que seja. Nesse momento, o Sporting estava muito bem, só tinha vitórias, dinâmicas muito positivas. Foi um jogo difícil, estava a perder 2-0, conseguiu dar a volta para um 4-2. Tinha muitos jogadores... Pote, Morita... Acho que o Nuno era o único jogador que estava fora. Refém da ideia? Nem olho para isso. Por mais que o sistema pareça o mesmo, há comportamentos que pedimos diferentes e isso muda logo tudo. Nunca olho para a parte de ser refém do que quer que seja. Claro que, em alguns momentos, os jogadores vão buscar coisas que já têm deles. O hábito leva a fazer algumas coisas de forma automática. Mas dentro do que pedimos, vão acrescentando coisas. Mas nunca olho de forma comparativa para isso. Não faz sentido estar a comparar. Até porque, e já o tenho dito, valorizo sempre o trabalho dos jogadores. E por toda a resiliência que tiveram ao longo deste tempo, por castigos e lesões, não podia estar mais feliz com o que têm dado, demonstrado. Os jogadores fazem muita diferença...".
Onde vai ver o Clássico e adaptação de Debast
"Vamos estar em estágio, devo ver com toda a gente. Com a equipa técnica, staff e a jantar bem, se Deus quiser. O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa. A equipa também reconhece essa qualidade e ele sente isso. É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem".
Impacto da jornada na luta pelo título
"Ainda há um Benfica - Sporting... Há sempre um dérbi ainda. Na penúltima jornada, ainda por cima. Esta é uma jornada importante, com bons jogos, e claro que toda a gente pode perder pontos. Mas eu estou focado no meu jogo. Jamais vou dizer 'quero que o Benfica não ganhe'. Não estejam à espera disso, por favor. Eu quero é ganhar. Ontem vi o Vitória-Santa Clara, também um bom jogo. Mas estou focado no que posso controlar, no nosso jogo. Se formos competentes, continuamos a depender de nós".
Médio dinamarquês do emblema de Alvalade atingiu, recentemente, uma marca redonda pelos leões, que não passou despercebida ao Clube
30 Ago 2025 | 11:11 |
Morten Hjulmand chegou, recentemente, ao jogo número 100 de leão ao peito. No Nacional - Sporting da última jornada da Liga Portugal Betclic, o médio dinamarquês - chamado recentemente à sua Seleção - atingiu essa merca redonda. Os leões não deixaram passar o registo, e colocaram o médio-defensivo verde e branco "à conversa" com outros capitães do Clube de Alvalade.
Morten Hjulmand: "É o meu objetivo: ganhar mais títulos"
O Sporting partilhou um vídeo, através dos seus canais oficiais, onde Morten Hjulmand é confrontado com várias perguntas de diferentes figuras do Sporting. O médio dos leões começou por responder a Salvador Salvador, acerca dos discursos no balneário: "Ainda não fiz um discurso em português. Sinto-me mais tranquilo em inglês ainda. Então falo em inglês".
"Eu tento sempre meter energia positiva quando as coisas não correm bem. Não acontece muitas vezes, mas eu tento sempre", respondeu, de seguida, a João Matos, antes de explicar a Diogo Ventura, da equipa de basquetebol, o que sentiu quando entrou em campo na partida frente ao Gil Vicente, na época passada.
"Eu estava tranquilo ainda. Mas percebi também a importância daquele jogo. Acho que é também a nossa qualidade ter calma quando a situação é difícil. Estávamos quase a perder o campeonato, mas tivemos calma e ganhámos o jogo". Contou, depois, que o jogo mais importante "foi contra o Vitória no ano passado, quando ganhámos no nosso estádio e eu ganhei o meu primeiro título como capitão", sem esquecer o momento mais marcante, quando chegou ao Marquês, em 2024.
Respondeu, depois, a três antigos capitães do Sporting. "Para mim é sempre importante ganhar títulos. Então eu vou experimentar ganhar mais títulos no clube. É o meu objetivo: ganhar mais títulos", explicou a Adrien Silva, para dizer, de seguida, a Iordanov, que percebe a responsabilidade da sua função no Sporting, onde está contente. Por último, falou com Coates, a quem deixou elogios por ter sido uma referência para si, sem esquecer: "Preciso sempre de ajudar os miúdos no balneário. Temos muitos".
A terminar, respondeu aos atuais colegas de equipa. Com Gonçalo Inácio, brincou com a roupa do defesa-central português, antes de terminar, com resposta a Daniel Bragança: "É muito mais difícil perceber as piadas do Paulinho. Mas estou a tentar. Ele fala com as mãos e os braços. É difícil. Quero agradecer aos capitães pelas perguntas. Estou muito feliz por fazer 100 jogos aqui! Obrigado aos meus colegas, staff e adeptos".
Jogador do emblema azul e branco conseguiu debelar problema físico que o afetou e vai ser opção frente no Clássico frente a Alvalade
30 Ago 2025 | 10:44 |
Samu, avançado do Porto, saiu em lágrimas da vitória dos dragões por 2-0 frente ao Gil Vicente, a contar para a segunda jornada da Liga Portugal, após abandonar o encontro com queixas. No entanto, o jogador recuperou do problema físico e vai ser titular frente ao Sporting.
Samu havia sido diagnosticado pelo departamento médico dos dragões com uma “lesão na face anterior da coxa esquerda”, sem apontar para o tempo de recuperação do avançado de 21 anos. Certo é que o problema foi debelado e o avançado será opção na partida da quarta jornada.
O pupilo de Francesco Farioli falhou a terceira jornada do principal escalão de futebol português, disputada no Estádio do Dragão no último domingo, dia 24 de agosto, frente ao Casa Pia, de João Pereira. Ainda assim, os dragões golearam os gansos por 4-0.
Rui Borges também acredita que Samu será escolha inicial dos dragões ao invés de Luuk De Jong. Na antevisão, o técnico dos verdes e brancos destacou as qualidades dos dois avançados dos dragões, mas referiu que o espanhol deve ser titular na frente de ataque (Recorde AQUI).
O emblema verde e branco volta assim a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada pelo técnico italiano, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Jovem dinamarquês tem protagonizado uma das novelas de verão no Clube de Alvalade, mas teve novidades positivas antes do clássico
30 Ago 2025 | 10:27 |
Conrad Harder está convocado e é opção para o Sporting - Porto, partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa este sábado, dia 30 de agosto. O jovem dinamarquês, que chegou a ser apontado como o sucessor de Viktor Gyokeres em Alvalade, parece muito perto de deixar o Clube
Ainda assim, Rui Borges chamou Conrad Harder ao clássico, e conta com o ponta-de-lança de 20 anos para ajudar a equipa naquele que pode muito bem ser o último jogo no Estádio de Alvalade, e que, como tal, terá tons de despedida para jogador e adeptos.
Depois da saída de Viktor Gyokeres, Conrad Harder até foi titular pelo Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, mas a chegada de Luis Suárez atirou o jovem dinamarquês para o banco de suplentes. A chegada de Ioannidis veio tirar ainda mais espaço ao jogador de 20 anos que, parece ter visto, aí, a sua saída do Clube confirmada.
Rui Borges, treinador do Sporting, foi, inclusivamente, questionado acerca do assunto na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Porto, e explicou o seguinte: "O Conrad [Harder] é jogador do Sporting, treinou toda a semana, treinou hoje [ontem]. Está preparado para a exigência do jogo com o FC Porto".
O jornal Record avança, no entanto, que a saída de Conrad Harder é mesmo o cenário mais provável, depois da despedida no Sporting - Porto. O jogador deve rumar ao Rennes, com quem os leões já atingiram uma plataforma de entendimento para uma venda na ordem dos 26 milhões de euros fixos, mais quatro por objetivos.