
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu o Estrela da Amadora por 3-0, no Estádio José Gomes, em jogo a contar para a 27.ª jornada da I Liga. Os leões aproveitaram a superioridade numérica após a expulsão de Guilherme Montóia e marcaram por Viktor Gyokeres (bis de grande penalidade) e Geovany Quenda.
Logo no primeiro minuto, Viktor Gyokeres testou a atenção de João Costa com um remate perigoso, mas o guardião do Estrela da Amadora respondeu com uma grande defesa. A pressão verde e branca manteve-se intensa e, poucos minutos depois, Matheus Reis acertou em cheio no poste.
A situação complicou-se ainda mais para o Estrela da Amadora aos 34 minutos, quando Guilherme Montóia viu o segundo amarelo e foi expulso por travar Iván Fresneda à entrada da área, numa falta desnecessária que deixou a equipa reduzida a dez unidades.
Apesar da superioridade evidente, o Sporting não conseguiu materializar o domínio em golos, adiando a decisão para a segunda parte. Na etapa complementar, os leões finalmente desbloquearam o marcador. Aos 51 minutos, o árbitro recorreu ao VAR e assinalou grande penalidade por falta de Alan Ruiz sobre Ousmane Diomande. Viktor Gyokeres converteu o castigo máximo e colocou a formação de Alvalade em vantagem.
Aos 75 minutos, o Sporting ampliou a vantagem numa jogada de grande classe. Viktor Gyokeres, pela direita, arrastou dois adversários e, de costas para a baliza, entregou para Geovany Quenda, que, num ângulo apertado, rematou forte com o pé esquerdo para o segundo golo dos leões. Aos 89 minutos, o Sporting beneficiou de mais uma grande penalidade, com Viktor Gyökeres a assumir a cobrança e a bisar no encontro.
Veja o resumo do encontro:
Futebolista do emblema verde e branco continua a não ser apostas nas escolhas iniciais, mas treinador optou por chutar a questão para canto
|
Rui Borges reagiu à vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora (3-0), garantindo que os leões controlaram a partida "do início ao fim" e mostrando-se feliz pela "energia" de toda a equipa. O técnico deixou ainda elogios aos adeptos verdes e brancos e abordou a falta de minutos de Biel, afirmando que são meras opções da equipa técnica.
O treinador referiu que a vitória não oferece contestação: "Controlámos o jogo do início ao fim: no 11 para 11, no 11 para 10 e no 11 para nove. Entrámos bem e podíamos ter feito golo. A partir dos 20 minutos, o Estrela da Amadora conseguiu adormecer o jogo e nós ficámos mais lentos", começou por dizer na conferência de imprensa.
No entanto, o técnico confessa que a o cartão vermelho a Guilherme Montóia ajudou ao triunfo: "Depois da expulsão, e com as linhas mais baixas, tínhamos de chegar à largura, criar situações de um para um e aproveitar micro-superioridades nos corredores. Mudámos isso ao intervalo, com a entrada do Geny Catamo, um jogador que nos dá essa capacidade de sair em acelerações – entrou muito bem e fez um grande jogo".
O timoneiro do Sporting deixou elogios a alguns dos seus pupilos: "Vai ser cada vez mais difícil ganhar jogos. As equipas são muito competitivas e temos de fazer a diferença nas poucas oportunidades que criarmos. Não fomos capazes disso na primeira parte, mas prefiro olhar para o colectivo e para a evolução dos jogadores a nível individual. Olho para o Quenda e está muito mais jogador, o Zeno está muito mais competitivo e entregue ao duelo desde que joga a médio. É um miúdo focadíssimo e que quer saber tudo sobre o jogo, começa a gostar de jogar no meio e isso nota-se".
Relativamente aos poucos minutos de Biel, o técnico preferiu destacar o coletivo e chutou a questão para canto: "Tem trabalhado imenso para melhorar e entrosar-se nas dinâmicas da equipa. São opções e todos as respeitam, cientes de que têm de dar o seu máximo, estando disponível para ajudar a equipa. Quando ganhamos, ganham todos e isso é muito claro", completou.
Treinador dos leões considerou que triunfo da sua equipa diante do Estrela da Amadora (3-0), na Reboleira, foi inteiramente justo
|
O Sporting venceu, este sábado, dia 29 de março, o Estrela da Amadora, na Reboleira, por 3-0, e voltou a isolar-se à condição na liderança da Liga Betclic. Após a partida, Rui Borges, treinador dos leões, considerou que o triunfo da sua equipa foi inteiramente justo e mostrou-se feliz com a evolução de Viktor Gyokeres, garantindo que o futebolista "está a crescer e a voltar ao normal em termos físicos".
O treinador começou por fazer uma análise ao encontro: "É um jogo onde controlámos do início ao fim. Um Estrela muito forte em duelos e nós conseguimos trazer, com os adeptos, o ambiente para o nosso lado. E isso sentiu-se em alguns momentos na frustração dos jogadores do Estrela. Entrámos bem, a partir dos 20 minutos o Estrela conseguiu adormecer o jogo. Entrámos nesse ritmo lento, depois com a expulsão fica ainda mais. Depois do 1-0 desbloqueámos, acho que podíamos ter feito mais cedo o 2-0. Comandámos do início ao fim e o resultado surgiu com naturalidade. Foi um jogo simples de analisar", começou por analisar, à Sport TV.
Sobre Viktor Gyokeres, Rui Borges diz-se muito satisfeito por ver o seu pupilo a continuar a brilhar: "Já há algum tempo que está a crescer e a voltar ao Viktor normal em termos físicos. Faz claramente a diferença numa equipa como a nossa, vivemos muito do que a malta da frente nos dá. Hoje, jogámos com o Zeno e o Edu, são dois médios que não nos vão dar muito na criação. Precisamos muito e vivemos muito do que nos dá a malta mais irreverente. O Viktor é o normal dele, é extraordinário. É aproveitar poder desfrutar dele diariamente, não só aqui, no jogo, mas diariamente. A treinar é exatamente a mesma coisa: competitivo, ambicioso e transporta isso para a equipa. E isso é importante porque a equipa é jovem, precisamos de alguém que passe a ambição, a parte competitiva. É um jogador muito importante e não fugimos a isso".
O treinador voltou a falar na atitude demonstrada pelos seus pupilos: "Não só hoje, foi sempre. Com todos os contratempos, jogadores castigados, lesionados, agarramo-nos sempre à atitude. Se estiver lá, vamos ganhar. E a atitude competitiva tem aumentado, já digo isso há uns jogos. A energia é diferente, a ambição".
Em jeito de conclusão, Rui Borges elogiou ainda Zeno Debast, bem como a entrega dos jogadores leoninos: "O Zeno, que era um central com dificuldades nos duelos, a crescer e ganhar essas capacidades. Era algo que lhe faltava e agora está a conseguir conquistar esses atributos. E vai melhorar, vai-se capacitando de outras armas que lhe faltavam. A equipa está focada, o grupo é uma família enorme. Foi importante a pausa para outros jogadores. A dinâmica diária do Sporting, dos jogadores e de toda a estrutura é que faz a diferença", terminou.
Futebolista do Clube de Alvalade voltou a estar em destaque pelos verdes e brancos e apontou dois e uma assistência, no Estádio José Gomes
|
Viktor Gyokeres esteve presente na flash interview após a vitória do Sporting contra o Estrela Amadora (3-0), em encontro a contar para a jornada 27 da Primeira Liga. O jogador dos leões voltou a estar em destaque pelos verdes e brancos e referiu que o descanso dado por Rui Borges em alguns encontros revelou-se "uma boa decisão".
O goleador começou por fazer uma análise à partida: "Eles começaram a recuar muito depois da expulsão. É sempre difícil criar oportunidades com tantos jogadores dentro da área e é complicado marcar. Marcar o primeiro golo foi muito importante e foi importante na segunda parte não os termos deixado criar oportunidades", começou por dizer à SportTV.
O pupilo de Rui Borges falou sobre ter chegado aos 50 golos entre clube e seleção: "É uma boa marca, quero marcar mais golos até ao final da época. Quero igualmente melhorar o meu jogo. O descanso era necessário. Não me sentia a 100%, estive fora de alguns jogos. Foi muito bom descansar e não jogar sempre 90 minutos. A decisão foi boa".
O sueco assumiu que quer que o Sporting se mantenha no primeiro lugar: "É bom competir para ganhar títulos. Estamos em primeiro e queremos lutar pelo título", referiu Viktor Gyokeres, que já leva 42 golos e 11 assistências em 42 encontros disputados ao serviço do Sporting.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.