
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois do empate que o Sporting cedeu frente ao Arouca, em Alvalade, no passada sábado, dia 16 de fevereiro, os leões, orientados por Rui Borges, voltaram aos treinos, para começar a preparar a partida da Liga dos Campeões. Receberam, no entanto, péssimas notícias no que toca às lesões no plantel verde e branco.
A informação é avançada de forma oficial pelo Sporting, através dos seus canais institucionais. Daniel Bragança terá contraído uma lesão muito grave na partida frente ao conjunto arouquense, e vai estar de fora da competição até ao final da época. Os leões escreveram o seguinte: "O médio português sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo".
Para além do médio português, que agora fica, tal como Nuno Santos, afastado dos relvados até 25/26, o Sporting entregou, também, Jeremiah St. Juste à Unidade de Performance, visto que o jogador também saiu lesionado e vai estar em recuperação nos próximos dias.
Vale a pena assinalar, de resto, que para além dos dois mais recentes membros que com problemas físicos, e dos jogadores que já estavam afastados, como Nuno Santos, Pote ou Morita, não houve mais nenhuma indicação dada pelo Clube de Alvalade em relação a mais jogadores indisponíveis.
O Sporting adiciona, ainda, a informação de que o Clube já vai preparando o jogo frente ao Borussia Dortmund, marcado para a próxima quarta feira, dia 19 de fevereiro. Os titulares no jogo frente ao Arouca fizeram o habitual treino de recuperação. Os verdes e brancos voltam, amanhã, aos treinos, em sessão à porta fechada.
Confira, aqui, o golo de Daniel Bragança nesta edição da Liga dos Campeões:
Treinador verde e branco tem apostado na juventude dos leões para suprir as ausências na equipa principal, causadas pelas muitas lesões que se vão sentindo
|
Mesmo com o empate a duas bolas que se verificou no passado sábado, dia 15 de fevereiro, no jogo que opôs verdes e brancos e Arouca - um resultado negativo para os leões - houve alguns destaques positivos, tal como a exibição de Rui Silva na baliza do Sporting, o golo e assistência de Conrad Harder, ou a presença, no banco de suplentes, de um jovem da formação de Alvalade.
Manuel Mendonça, jovem médio dos leões que atua na equipa B do Sporting, onde é capitão, bem como na equipa sub-19 que disputa a UEFA Youth League, estreou-se na ficha de jogo da equipa principal verde e branca no encontro, em casa, frente ao Arouca.
Esta chamada do médio da formação do Sporting prendeu-se, maioritariamente, com a ausência de Hidemasa Morita, que tem passado por vários problemas físicos, e voltou a ficar afastado, por lesão, depois do embate frente ao Borussia Dortmund, a contar para a Liga dos Campeões. Para suprir estas ausências, o treinador leonino tem olhado para a prata da casa, e promovido algumas estreias.
De resto, para além de Manuel Mendonça, também Alexandre Brito, Afonso Moreira e Diogo Pinto foram convocados - os três já começam a ser caras conhecidas nas fichas de jogo do Sporting. A eles, juntaram-se ainda Geovany Quenda e João Simões, jogadores que este ano já conquistaram um lugar na equipa principal dos leões.
Antes do início do jogo, estes seis jogadores juntaram-se ao arouquense Chico Lamba, para tirar uma foto de família de jogadores formados no Sporting que fizeram parte do jogo do passado sábado, entre o conjunto verde e branco, e a equipa de Arouca.
Comentador desportivo especializado na análise de lances de arbitragem não teve margens para dúvidas no comentário ao lance do capitão dos leões
|
O Sporting defrontou, no passado sábado, o Arouca, em Alvalade. O jogo, que terminou empatado a duas bolas, foi marcado por vários casos de arbitragem da equipa comandada por Miguel Nogueira. No fim do jogo, Jorge Coroado, especialista de arbitragem, foi perentório a apontar um erro crasso cometido pelo juiz do encontro.
"Hjulmand usou o braço direito para travar um adversário que, a seu lado, se deslocava lateralmente em relação à área. Exibir cartão amarelo (segundo) foi exorbitância", garantiu o antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo, apontando para a falha do juiz do encontro, que deixou os leões reduzidos a dez elementos aos 62 minutos.
Recorde-se que o primeiro cartão exibido ao capitão do Sporting foi no tempo de compensação da primeira parte e culminou numa grande penalidade a favor dos arouquenses. No entanto, o médio do Sporting e Henrique Araújo, avançado emprestado pelo Benfica, agarraram-se mutuamente.
Com a igualdade registada diante da turma de Vasco Seabra, o Sporting soma agora 52 pontos em 22 encontros (16 vitórias, quatro empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 50 pontos em 22 partidas, e o Porto é terceiro, com 43 pontos em 21 partidas, tendo ainda de disputar a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting vira agora atenções para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem (3-0).
Imprensa nacional tem dado grande enfoque à questão das lesões na equipa verde e branca, e as críticas continuam, com o Clube de Alvalade no centro da polémica
|
Numa altura em que o Sporting atravessa um período complicado, com bastantes partidas para disputar, e um plantel cada vez mais magro devido a todas as lesões que se vão sentindo ultimamente, Luís Avelãs, editor executivo do jornal 'Record', aproveitou para fazer uma análise ao jogo contra o Arouca, e deixar algumas críticas aos responsáveis dos leões.
À questão 'o que correu mal', respondeu o seguinte: "Basicamente... tudo. Desde a forma anedótica como sofreu/ofereceu o primeiro golo até acabar com várias ocasiões soberanas desperdiçadas já em tempo de compensação. Pelo meio, ainda surgiram as lesões de St. Juste e Bragança nos instantes iniciais e, mais tarde, a expulsão de Hjulmand que, claro, tornou bastante complicado o que já não estava a ser nada fácil".
De seguida, refletiu sobre o empate final: "Se é certo que as duas equipas tudo fizeram para vencer – e não faltaram oportunidades –, também convém dizer que o esforço dispendido por ambas não merecia o castigo da derrota. A igualdade acaba por ser o desfecho mais acertado para o que se viu em campo.", escreveu Luís Avelãs.
Sobre o desgaste físico do Sporting, adicionou: "As inúmeras lesões não podem ser apenas obra do acaso. Os jogadores estão no limite como Rui Borges avisou. E ontem jogaram largos minutos em inferioridade. E vem aí a ida à Alemanha".
Por último, o jornalista português abordou a luta pelo título, que agora fica presa por apenas dois pontos, mas recusou-se a afirmar que o Sporting fosse o principal favorito: "Está na frente, mas o Benfica voltou a depender apenas de si. A luta promete", atirou Avelãs.